quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Um olhar sobre este espaço comum...

Olá… Tenho tido alguma vontade de escrever por aqui, os textos por vezes chegam a um patamar tão fabuloso que desisto, estão guardados algures numa pasta, com o nome “Textos Fabulosos”.

Tenho andado ultimamente mais pela Blogosfera Local, é com alguma surpresa que depois do surgimento de tantos blogues, vejo o abrandamento da sequência de posts. Certamente existem temas interessantes, sobre os quais ninguém se debruçou. A cadência dos posts faz-me lembrar as obras realizadas entre mandatos autárquicos, muitas num espaço temporal mínimo.

Existe uma votação para eleger os melhores blogues locais, nas mais variadas categorias, saúdo tal iniciativa e mentor(es). Contudo, gostava de ver algo mais evoluído. O “Campo Maior na Internet” é o maior agregador de Links Campomaiorenses, já merecia ser mais do que um blogue (site)!

Contínuo a tirar o chapéu ao “ De Campo Maior”, na minha opinião, é o melhor blogue Campomaiorense… O Jack contínua a estripar posts com grande delicadeza, sem deixar rastro mas deixando quase sempre marcas! O Maré Baixa, embora mais generalista, é também um local agradável de visitar... ainda bem que os comentários estão de volta!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Piscina Municipal: «Vai ser um espaço com muita dignidade e com sustentabilidade»

O município de Campo Maior pretende inaugurar, dentro de dois meses, um complexo de piscinas de água quente «único no Alentejo e na Extremadura espanhola», equipado com jacuzzi e spa, num investimento de quatro milhões de euros. (...)

De acordo com o autarca, o complexo, em fase final de construção, vai ser inaugurado dentro de «dois meses», depois de um investimento que ronda os quatro milhões de euros, e servirá para «atrair a Campo Maior banhistas de ambos os países».

Os banhistas, além da piscina de água quente, vão poder usufruir de um vasto conjunto de valências instaladas no espaço, como spa, jacuzzi ou banho turco, tendo também a possibilidade de praticar hidroginástica e hidroterapia.

A piscina estará ainda adaptada para acolher campeonatos oficiais de natação e com uma área para tratamento de recuperação para idosos.

«Este espaço é uma mais-valia para o Alentejo e para a Extremadura espanhola, uma vez que, junta num só espaço uma série de vertentes de lazer», explicou o autarca.

O espaço onde está em construção a piscina, cujo investimento é suportado pela autarquia e pela empresa municipal Campo Maior 21, ocupa uma área total de 4.700 metros quadrados.

Além de design moderno, o edifício vai ser dotado de uma arquitectura inteligente, de modo a que todas as divisões recebam luz natural.

O complexo terá ainda instalado um sistema de painéis solares para permitir que o próprio edifício possa gerar grande parte da energia necessária para o seu funcionamento.

«Vai ser um espaço com muita dignidade e com sustentabilidade», asseverou João Burrica.

( terça-feira, 19 de Agosto de 2008 in Diário Digital / Lusa)

Recordar é viver...

Cumprimentos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Fazer política em blogues de Associações...

Confesso, já vi muita coisa... mas ainda não tinha visto em Campo Maior utilizar-se um blogue de uma Associação para atacar politicamente. Atenção não estou a criticar, estou a constatar! Até porque nem estou dentro do assunto.

A forma como se fazem o circuitos estão muito diferentes e originais, agradecidos estamos aos primórdios que vieram romper os laços que abraçavam os desejos de manifestação.

Campo Maior respira internet, blogues e caminha para a tal versão 2.0 que alguns reivindicaram em tempos idos. Para que se faça o tal up grad,e só falta mesmo o Jack The Ripper vir até um qualquer local e trocar as palavras pelos actos, seria positivo, penso eu.

Cumprimentos.

domingo, 6 de junho de 2010

Para esclarecer… Nepotismo Vs. Networking

Surgiram algumas dúvidas no post anterior, relativamente à ultima frase. Serve então o presente, para dissipar as referidas.

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações familiares, mas actualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público.

Vs.

Networking é a união dos termos em inglês "Net", que significa "Rede"; e "Working", que é "Trabalhando". O termo, na sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade dessa pessoa conseguir uma boa colocação profissional.
Por exemplo: Existem reuniões, almoços e confraternizações com funcionários de várias empresas; lá eles se conhecem, trocam experiências e montam sua lista de contatos.
(Adapatção livre da significância dos termos, retirados do Wikipédia: Nepotismo; Networking)

Não confundamos o nepotismo com networking. Agora já deve fazer sentido para a maioria a frase.

Cumprimentos.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mudam-se os tempos… e as vontades?

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades… alguém o escreveu e já milhares o transcreveram, citaram, cantaram e mal utilizaram.
Não existem dúvidas que os tempos mudam, é algo inevitável. Quanto às vontades parece ser bem mais complexo, até porque mesmo que a vontade mude, nunca tal chega para alterar os panoramas ou para fazer revoluções. À vontade deve juntar-se ambição, atitude, destreza, planeamento, clareza, coragem e diferenciação.
Continuamos a ter o nepotismo presente, sempre ao sabor do vento, o qual por capricho, leva a que o risco seja um medo impossível de contrapor, puxando-se pela segurança da facilidade. Não confundamos o nepotismo com networking.

Cumprimentos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Especulador?!?!?

Este escalonamento dos juros da ” nossa” dívida pública, e, a intervenção externa na Grécia, é algo que é necessário perceber, não basta culpar o alvo mais fácil.

A Grécia, Portugal e Espanha, combinam a falta de competitividade aliada a um descontrolo das contas públicas e ainda um crescimento económico quase nulo. Como estes países estão no Euro não podem desvalorizar a sua moeda, para se tornarem mais competitivos.

As agências de rating chamam a atenção para as debilidades dos países referidos acima, pondo em causa que os prazos e os compromissos sejam honrados. Acreditam mesmo que a dívida pode deixar de ser paga e apostam no seu reescalonamento.

Os “benfeitores” que emprestaram dinheiro, recorrem então aos CDS (credit default swaps), que funcionam como seguros para protegerem os credores em caso de incumprimento. Os especuladores aproveitam então para anteciparem prováveis colapsos e ganharem muito dinheiro. Ao venderem dívida, os títulos de empréstimo sobem. Os governos então para se financiarem necessitam de oferecer juros mais altos.

Os governos poderão colapsar, cedendo à vontade do mercado, que especulando leva a que os países não se consigam financiar e consequentemente tenham de pedir ajudar à União Europeia ou ao FMI.

Tanto Portugal como a Grécia não são países exemplares, porém estão a ser vitimas dos especuladores. Estes especuladores tem vindo de todos os locais, até os próprios ministros, por vezes, tem dado o seu contributo negativo.

Qualquer um pode ser um especulador, caso para dizer, cuidado que com a língua…

terça-feira, 16 de março de 2010

Contratos cheios de água!!!

Se é para pagar...é para pagar...

Bendita água, que tanta falta fazes! Este ano tem sido pródigo em águas vindas do céu... e não só!

Infelizmente alguns locais, mediante a falta de cuidado humano (leia-se ornamento territorial) ou por estarem sujeitos a determinadas conjunturas, tem sido notícia pelas inundações.

Tanta chuva… deu mesmo dilúvio! Neste blogue escreveu-se várias vezes sobre a Aqualia, a qual não condeno, pois como qualquer empresa deve gerar lucro, desde que respeitem a lei que a regem.

Não acredito que tenha existido qualquer tipo de favores, acredito sim que existiu uma displicência enorme por parte do anterior executivo camarário, o qual agora vestido com o manto d’ “A Nossa Terra Campo Maior”, tenta passar por cordeirinho, tentado culpabilizar o actual executivo.

O tal contrato, só demonstra a falta de trabalho de casa e uma grande incompetência por parte do anterior, o qual hipotecou os campomaiorenses. Caso governasse o referido, seria caso para dizer: Demitam-se!!!

Aconselho que leiam os textos que escreveu o Cardeal Siripipi no seu blogue.

Cumprimentos

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A cultura da falta de exigência...

Dando uma vista de olhos pelos jornais, pelos noticiários televisivos, alias por todos os espaços onde corre informação, podemos chegar à conclusão que estamos Estatalmente falando num momento delicado que pode hipotecar seriamente o nosso futuro (ainda mais).

Não existe uma linha de orientação, age-se por impulso, a favor ou contra o Manuel ou o António. Visionariamente não se passa do próprio umbigo ou do umbigo do amigo.

Não sou pessimista, pelo contrário, porém parando, analisando bem os números e a conjuntura social, não posso deixar de estar preocupado com o nosso actual momento enquanto país.

Vamos chegar a 2013 com certeza acima dos 3% de défice, a nossa “sorte” serão países como França e Espanha, os quais irão estar em situação idêntica, o que ira dar como resultado um aumento do prazo para que se chegue a um défice com valores estipulados, os tais abaixo dos 3%.

O estado e todos os organismos públicos, devem de funcionar como empresas privadas (nomeadamente aquelas que não tem influências do estado) a vários níveis, a começar pela exigência, se muitas das decisões tomadas por alguns gestores em diversos organismos públicos tivessem sido tomadas em empresas privadas, certamente o futuro destes não seria o da continuidade nesse organismo.

Não se entende, que"algumas" das pessoas que se senta na Assembleia da República sejam "meninos" que tenham chegado até ali sem terem tido qualquer tipo de mérito, bastando-lhe bajular pelos meandros e fazerem uns favores, quem diz Assembleia, diz empresas com participações estatais, até porque nem todos cabem no anfiteatro estatal.

Mas atenção, porque a exigência começa connosco próprios...

Cumprimentos

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A derrocada...

Ora viva!

Tanto tempo sem escrever…aqui! Confesso que tenho dado uma vista de olhos nos blogues da nossa vila.

Ontem através da Sic Notícias soube da notícia que faz a actualidade da nossa vila, a derrocada da muralha do castelo!

Vinha para a lida, quando ouvi na TSF a notícia referida acima, com direito a reportagem ao nosso Presidente da Câmara.

O qual referiu, que para que exista uma recuperação deste património deverá existir uma cooperação entre as diferentes autoridades competentes, pois as finanças da Câmara estão num estado calamitoso.

Muralhas=Calamidade

Finanças=Calamidade

Logo:

Muralhas=Finanças

O dinheiro que se gastou seja em X ou Y não deveria ter sido em parte utilizado para reparar a muralha?

Cumprimentos