sábado, 6 de dezembro de 2008

Solidariedade

Mais um fim de semana prolongado que chega, e com ele a azáfama das compras relacionadas com esta época natalícia. Pelo que vou ouvindo, este ano o Natal será mais comedido em questão de despesas, no entanto infelizmente ainda há crianças que nem uma simples lembrança irão receber. A pensar nesses casos, lanço o apelo aqui no blog para o caro leitor no seu lar olhar em volta, e ver aquele brinquedo com que o seu filho já não brinca e que está encostado a um canto à espera de fazer sorrir uma outra criança. Pegue nesse, ou nesses brinquedos, coloque-o numa caixa ou num saco e dirija-se ao centro de solidariedade mais próximo, certamente neste Natal vai oferecer muito mais que um brinquedo, vai oferecer o sorriso nos lábios de uma criança.
Creio que em Campo Maior o Coração Delta faz a recolha e distribuição desses mesmos brinquedos.
Este Natal seja solidário, faça uma criança feliz...

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Mais & Menos (13)

Mais – “Campo Maior vai ser pioneiro no ensinamento da mais recente modalidade radical que existe em Portugal: O Parkour.”
(Rádio Campo Maior, 4 de Dezembro)
Acho muito positiva esta situação, pois já vi miúdos por aí fazer algumas barbaridades, a brincarem ao “Parkour”, como quem brinca ao apanha.

Menos – A falta de sinalização, nas obras que tem estado a decorrer entre a entrada da vila da Fonte Nova e a nossa Avenida.
Foi através do blogue “ Vila Raiana”, que soube desta situação, porém algumas pessoas já me tinham falado de tal e ontem verifiquei esta triste situação.
Obviamente, as obras tem que ser realizadas (ainda bem), porém devem ser tomadas as medidas correctas, a sinalização é uma dessas medidas.

Cumprimentos.

PS: Um excelente fim-de-semana.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A FNO não traz Vantagens...

Das pessoas que responderam à questão constante acima, 64% acha que a Feira Nacional da Olivicultura não têm trazido vantagens a Campo Maior, 33% opina o contrário.

Recebi um e-mail de um leitor do “Ó mê belo Campo Maiore…”, mais uma situação ligada à Olivicultura, a qual passo a citar: “a Sovena, proprietária da marca de azeite Oliveira da Serra, vai plantar no Alentejo o maior olival da Europa. O olival ficará distribuído por Ferreira do Alentejo, Avis e Elvas. Então e o concelho onde se celebra a Feira Nacional da Olivicultura? Então e o concelho onde está o Lagar Museu?”.

Já agora, gostaria de questionar os leitores que votaram “Sim”, sobre quais as vantagens que trouxe a FNO?

Fico com a sensação que a FNO é um vazio, que não passa de uma feira sem dimensão, planeamento e promoção.
Que dizem meus caros?

Cumprimentos.

PS: Sugestão do “ Ó mê belo Campo Maiore…”, utilizem nas empresas e instituições as pessoas certas para os lugares certos.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mais uma greve

Depois de ontem os CTT (que se prolonga até 6.ª feira), hoje é a vez dos professores. Mais um dia de luta da classe contra o modelo de avaliação imposto pela actual ministra, que ainda assim divide as pessoas, mas que garantidamente obriga os pais a fazer jogo de cintura para arranjar onde deixar as criancinhas.
E você caro leitor, qual a sua opinião sobre as sucessivas greves a que vimos assistindo ultimamente, e de que maneira o afectam? Diga de sua justiça.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

De Blogue a Blogue, Câmara dos Comuns

Hoje, trazemos até ao “Ó mê belo Campo Maiore…” uma entrevista com o editor do Blogue “Câmara dos Comuns”, o Sr. Tiago Abreu. O "Câmara dos Comuns" é um Blogue da Cidade de Elvas, onde o seu editor emite opiniões sobre variados temas ligados ao concelho Elvense. Por vezes, é visível nas exposições alguma conotação política, o que é natural se tivermos em conta, que o Sr. Tiago Abreu é o Presidente do CDS-PP da concelhia de Elvas e do Distrito de Portalegre.

----

O que é o "Câmara dos Comuns"?

O “Câmara dos Comuns” é um blogue pessoal onde todos os dias dou a conhecer às pessoas aquilo que penso acerca de variados temas. Tento neste meu espaço dar a conhecer o outro lado da “Alice no País das Maravilhas” que alguns, nomeadamente a Câmara e o PS local, nos querem impingir através por exemplo do boletim municipal. É nítida e claramente um espaço político.


Como surgiu o blogue "Câmara dos Comuns"?

O “Câmara dos comuns” surgiu após um repto lançado pelo blogue elvense “Zé de Mello”, surgiu também de uma necessidade que tenho de passar aquilo que penso pois tenho a certeza de quem em muitas franjas da nossa sociedade se dá importância às minhas ideias. Foi pois esta a maneira que encontrei para escrever periodicamente após a minha saída como cronista do “Linhas de Elvas” onde tive durante algum tempo uma coluna semanal chamada precisamente “Câmara dos Comuns”.


150.000 visitas é um número redondo, como encara esta situação? Surpreendo-o este número?

Surpreende e muito. É claro que esperava atingir as 150.000 visitas mas bastante mais tarde. Nos últimos 5 meses o “Câmara dos Comuns” atingiu as 10.000 visitas mensais e também por isso deixou de ser ignorado pelo poder e tem suscitado as mais variadas reacções quer do executivo municipal quer do partido que o suporta. Há uma intenção de colocar o meu blogue em tribunal por parte da Autarquia e isso quer dizer claramente que este blogue não se limita a “fazer cócegas” ao poder, este blogue provoca dores de barriga tão intensas que se está tentando tirar-lhe o “pio” através da utilização dos dinheiros públicos contratando o município um advogado com o gabarito do Dr. João Nabais para me interpor uma possível queixa-crime.


No seu blogue está em rodapé a seguinte frase: "AS OPINIÕES EXPRESSAS NESTE BLOG SÃO DA INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR. ESTE BLOG NÃO É ORGÃO OFICIAL DE QUALQUER FORÇA POLITICA". Sendo o Sr. Tiago, membro activo do CDS-PP da concelhia de Elvas e trazendo muitas vezes ao blogue opiniões/questões de envolvimento partidário, não será justo dizer que o "Câmara dos Comuns", é o blogue não oficial do CDS-PP da concelhia de Elvas?

É óbvio que o Tiago Abreu nunca deixará de ser visto como um politico ligado ao CDS, neste momento sou Presidente da concelhia de Elvas do partido e também da Distrital pelo que CDS e Tiago estão umbilicalmente ligados. Está também claro que qualquer coisa a nível público que eu faça, nomeadamente um blogue, poderá ser visto exactamente como o retrata, ou seja, como um blogue “não oficial” do CDS. Não me incomoda nada que seja essa a ideia que passa pois sendo “não oficial” permite-me abordar certos temas de uma maneira muitas vezes politicamente pouco correcta. Digo o que me vai na alma todos os dias enquanto que em nome do partido tem de haver outra contenção e muitas vezes, porque não dizê-lo, outra linguagem. Hoje digo com segurança que os leitores do meu blogue ultrapassam e muito aquilo que é a realidade do meu partido. Estou convicto que frequentam o “Câmara dos Comuns” pessoas de todos os partidos, de todas as raças e de todas as religiões.


Em Elvas têm nascido vários blogues, acha que muitos deles surgiram graças ao "Câmara dos Comuns"?

Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas que sim. Separo aqui o trigo de algum joio, o blogue “cidadelvas” por exemplo é um blogue independente e que surgiu sem qualquer intenção de prejudicar o meu. De outros já não posso dizer o mesmo mas e porque o objectivo não foi construir nada mas apenas e só destruir o “Câmara dos Comuns” dou-lhes aquilo que merecem, ou seja, desprezo. A publicidade de outros blogues (mesmo dizendo mal do meu), da Câmara e do PS local é que fizeram ser possível atingir números tão exorbitantes de visitas.


Muitas pessoas, olham para o surgimento das diferentes associações empresariais elvenses, como um pronuncio da aproximação das eleições autárquicas. Concorda?

Só dei conta do surgimento de uma Associação empresarial, nomeadamente a “Associação Empresarial de Elvas”. A outra Associação que apareceu é uma organização cívica de partilha de ideias e de experiências, neste caso a ADE (Associação para o Desenvolvimento de Elvas). Quanto à Associação Empresarial digo apenas que pode não ter intenções políticas mas no entanto muitos dos seus principais dirigentes são apoiantes de Rondão Almeida e outros são inclusivamente eleitos pelo Partido Socialista para os órgãos locais. A ADE de que faço parte através do “Conselho Consultivo” pretende debater ideias e partilha-las com todos os Partidos e até com a Câmara Municipal, na génese da ADE estão pessoas de todos os Partidos pelo que é uma Associação altamente pluralista. Creio que quem vai a votos não são Associações mas sim partidos ou movimentos pelo que como se costuma dizer “cada macaco no seu galho”.


Os Elvenses e Campomaiorenses, podem estar tranquilos quanto à manutenção das valências do Hospital de Santa Luzia?

Não. Todos devem desconfiar de despachos ministeriais que apenas têm a força de uma ordem de serviço interna. As leis do nosso País são publicadas no Diário da República e os elvenses e Campomaiorenses só devem descansar quando virem a reclassificação do Hospital de Elvas publicada no Diário da República. Além de tudo e para quem leu o despacho digo apenas que se deve torcer e muito o nariz a despachos de “carácter excepcional”. O Hospital de Elvas não quer ser uma situação excepcional, quer que lhe reconheçam méritos e que o classifiquem como efectivamente merece. Com todas as valências!


Como olha neste momento para Elvas? Que urge resolver em Elvas?

Olho para Elvas como uma cidade de cara lavada, mais bonita e mais organizada. Olho para Elvas como uma cidade que devido às escolhas políticas que fez se foi atrasando no tempo. Olho para Elvas como uma cidade que precisa de empresas e empregos como de pão para a boca. Olho sobretudo para Elvas como uma cidade que já teve quase tudo e que hoje tem quase nada, só nos últimos três anos tiraram-nos a Maternidade, os Militares, a EDP, a Portugal Telecom, o Gabinete de Apoio Técnico (GAT) e a Brigada Fiscal. Olho sobretudo com desconfiança para políticos que enchem a boca com o “despir da camisola partidária” mas que por solidariedade partidária não mexeram uma palha para evitar tal sangria na nossa cidade. Olho com desconfiança para políticos que dizem demitir-se se a maternidade fechar mas que se mantêm no lugar mesmo não havendo maternidade em Elvas há quase dois anos!


Campo Maior e Elvas deviam estar mais unidos?

Claro que sim. Elvas e Campo Maior deviam a nível de político de trabalhar em parceria, as afinidades são mais que muitas! No entanto a política tem afastado dois municípios que deviam ser “irmãos” mas que no final de contas e nos últimos anos pouco passam de “vizinhos”.


Como representante do CDP-PP da concelhia de Elvas, mantém relações com os congéneres do seu partido da concelhia de Campo Maior? Se sim, diga-nos na sua opinião, qual o elemento do referido partido que seria o melhor candidato ao Município Campomaiorense.

Como representante Distrital do CDS não posso neste momento cometer qualquer inconfidência acerca dos cenários que nos estão a ser colocados. O CDS deve em todo o lado procurar os melhores e os esses encontram-se muitas vezes, por exemplo, em organizações locais de beneficência. O CDS tem militantes em Campo Maior com um perfil que considero indicado. A seu tempo se saberá!


Qual a sua opinião sobre Campo Maior?

Tenho muitos amigos em Campo Maior pelo que me sinto bem no vosso concelho. Têm umas festas maravilhosas e uma maneira única de receber bem quem vos visita. Tendo que escolher um outro sítio para morar não teria qualquer dúvida em responder – Campo Maior!


Quer deixar alguma mensagem para os leitores d' "Ó mê belo Campo Maiore…"?

Que façam uso daquilo que de mais precioso temos que é a nossa liberdade. Os blogues ao contrário do que muitos têm interesse em fazer passar, não são espaços de calúnia e de má-língua. Os blogues são espaços de liberdade e este é disso um belíssimo exemplo. Sou seguidor do vosso blogue e é raro o dia em que não leio aquilo que escrevem. Parabéns e muito obrigado pelo vosso amável convite.

----

Estejam à vontade para comentar.


Cumprimentos.

PS: Os editores do "Ó mê belo Campo Maiore...", agradecem ao Sr. Tiago Abreu pela sua disponibilidade e prontidão.

domingo, 30 de novembro de 2008

Comentário da Semana (14)

Comentário da Semana (Post: Politiquices):

Fico incrédulo como a maior parte das pessoas acha aceitável o nepotismo, como normal e natural. Privilegiar o filho o amigo ou um companheiro de partido. A pouca vergonha começa a ser institucionalizada. É normal... Mas afinal elegemos os políticos para se safarem? Para ajeitarmos a vidinha deles e das suas famílias? Ou se calhar também temos a esperança de nos safarmos com um taxinho? Provavelmente o Vereador usa esse tipo de discurso para que pessoas que acham "normal" percebam que afinal os filhos dos outros também são filhos da democracia, com melhores notas e cursos de qualidade superior, ou acham que é tudo igual? Nestes concursos públicos chegam a concorrer candidatos de todo o país e até das ilhas. Que se deslocam na vã esperança de poder mostrar e valer as suas competências e afinal o vencedor come à mesa lá em casa. Mas é normal, não é?
(Sr. Sociedadecivil, 26 de Novembro)

Concordo – Não se deve favorecer com “taxinhos” familiares e afins, toda a gente concordará!

Discordo – O Vereador Muacho, perde a razão, sempre e quando traz temas à baila de uma forma inapropriada ou mistura os temas.

E vocês caros leitores, concordam com o Comentário da Semana?

Cumprimentos.