Por apenas 193 votos, Ricardo Pinheiro, de 28 anos, tornou-se, anteontem, o presidente de Câmara mais jovem de Portugal. O recém-eleito autarca, independente que liderou a lista socialista em Campo Maior, Portalegre, obteve 46,31% dos votos, enquanto o opositor, o antigo presidente João Burrica, obteve 44,36%.
"Sinto-me bem, ainda para mais quando foi a primeira vez que aceitei um desafio desta magnitude", garantiu, ontem, o autarca ao JN quando foi informado de que se tinha tornado o presidente mais jovem do país.
Desde logo, agradeceu ao povo de Campo Maior pelo voto de confiança e à "equipa fantástica" que trabalhou consigo durante quatro meses. "Vamos estar cá para trabalhar e dignificar o município", acrescentou.
Ricardo Pinheiro é engenheiro e, muito cedo, quando ainda era estudante, teve um grande contacto com o mundo profissional. Uma experiência que considerou "benéfica" para todos os jovens, já que lhes "dá maiores qualificações e mais mundo".
O autarca considerou que deve haver mais jovens na vida pública e nas autarquias, salientando, no entanto, a importância de existir um meio termo em tudo. "Se mais jovens ocuparem lugares de destaque nas autarquias, devidamente acompanhados de pessoas conhecedoras, isso só trará coisas boas", vaticinou.
O novel presidente deixou, ainda, um conselho a todos os jovens para não se alhearem da política e começarem a preocupar-se mais com as coisas públicas. Porque, "afinal, compensa".
" A Juventude é o Presente..."
Cumprimentos.