sábado, 7 de fevereiro de 2009

"Ó mê belo" Divulga: Workshop sobre Conservação de Aves Estepárias

FORMAÇÃO AMBIENTAL "Workshop sobre Conservação de Aves Estepárias- Gestão de habitat e medidas de minimização de impactos de linhas aéreas de distribuição e transporte de energia"
7 e 8 de Março de 2009 em Campo Maior

Resumo:
As aves dos meios agrícolas são considerados um dos grupos de aves mais ameaçados da Europa, e dentro destes, destacam-se as aves estepárias pelos seus estatutos de conservação. As principais ameaças à sobrevivência destas espécies estão associadas às alterações agrícolas. Por outro lado a principal causa de mortalidade não natural de muitas destas espécies deve-se a acidentes por colisão ou electrocussão com linhas aéreas de distribuição e transporte de energia. Os objectivos desta formação são: evidenciar quais as medidas de gestão de habitat mais adequadas visando a conservação das aves estepárias, assim como identificar as medidas actuais mais indicadas para mitigar o risco de colisão e electrocussão de aves estepárias em linhas aéreas eléctricas.

Para mais informações:

www.aldeia.org

Contextualização:
O RAIA (Recanto Alentejano de Interpretação Ambiental) é um projecto que surge, em Março de 2008, de uma parceria entre a Associação ALDEIA e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.

Este projecto tem como finalidade constituir, em Campo Maior, um espaço de investigação e de valorização pessoal e colectivo, um centro de integração social que promova a participação cívica, a troca de saberes, a aquisição de novas aprendizagens e o desenvolvimento continuado e útil de uma atitude mental desperta, crítica e interventiva no conjunto da sociedade no âmbito ambiental.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mais & Mais

Estamos à porta do fim-de-semana…
Visto esta semana, ter sido fértil em posts de cariz negativo e para acabar a semana de boa maneira, não temos hoje nenhum Menos mas sim dois Mais, ou seja, esta semana temos um Mais & Mais.

1 – Loja do Cidadão em Campo Maior.
“ A criação de uma Loja do Cidadão de 2.ª Geração em Campo Maior visa a modernização da prestação de serviços, bem como a concentração num único espaço de vários serviços (públicos e privados), evitando deslocações e maiores perdas de tempo, proporcionando desta forma, maior conforto ao munícipe.” (in site do Município de Campo Maior)

2 – União de Futebol de Degolados.
Octogésimo primeiro aniversário da União de Futebol de Degolados. Muitos Parabéns, esperamos que continue na boa senda a União, em breve contamos ter notícias sobre esta instituição.

Hoje fui meiguinho, mas é esta a melhor forma de acabar a semana, com positividade na esperança que o amanhã da nossa vila seja melhor.

Cumprimentos

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Direito ao Contraditório - João Alves

A pedido do Sr. João Alves, exponho abaixo o texto que o mesmo me enviou, este serve como resposta "oficial" a todos os comentários realizados ao post “ De Blogue a Blogue… Objectiva Fotográfica – Campo Maior.
O e-mail do blogue está aberto a todos, façam uso dele, meucampomaior@gmail.com!

-----
“Para começar, é certo e sabido que não podemos agradar a gregos nem a troianos.

É certo e sabido que não gosto de falar de e para desconhecidos, incógnitos e afins...

No entanto, o certo, certo, é que aqui estou, presente, todos me vêm, todos me conhecem, sabem quem eu sou.

Se sou calculista, se sou presunçoso, se tenho pose,... é claro que sou Humano!

Tenho defeitos e virtudes, como todos!

Fazia falta uma certa humildade? Pode ser verdade! Mas coragem... todos a têm?

Tudo aquilo que mostro e tudo aquilo que digo, é de frente e sem receio... isto é presunção?

Como disse e volto a afirmar: "...os elogios são aspectos que não me preocupam.

Contudo, e seria hipócrita da minha parte não o aceitar e dizer, é gratificante reconhecerem o trabalho, apesar de singelo!

O que faço é com gosto e desprendido de qualquer interesse!"... isto é arrogância?

Maturidade de pensamento? Na minha modesta opinião, ninguém a possui inteiramente... nem que viva mais de 100 anos! Lembrem-se da frase "Não há machado que corte a raiz do pensamento…"

Tenho o dito!

Para finalizar, e não os maçar mais, quero agradecer a todos (todos) aqueles que leram e comentaram estes "desabafos" e felicitá-los por utilizarem estes meios de divulgação de opiniões, bem como, agradecer e apoiar o responsável por este projecto - um magnífico espaço de ideias e opiniões, desejando que continue por muito tempo a dar oportunidade aos concidadãos de conhecerem as novidades e realidades da sua Terra Natal, o Nosso Campo Maior!

A todos, o meu bem haja!"

João Paulo Alves

Site da Câmara (2/2)

O Site do Município Campomaiorense, tem uma grande importância para Campo Maior, pois grande parte das pessoas que pesquisam sobre a nossa Vila, direccionam-se de para o referido site para obterem informação.

É usual hoje em dia, a maioria dos locais na internet terem hiperligações (Web links), ou seja, ligações para outros espaços na internet. O sítio da Câmara raiana, detém um espaço reservado a este apartado (Weblinks), dividido por cinco temas, dos quais destaco três, a saber:


Comentário: Falta aqui qualquer coisa… Ad Septem Ars, diz-vos algo?

Comentário: Huuummmm…. Quer-me parecer que faltam alguns links…O “Ó mê belo Campo Maiore…” não, até porque prefiro que as pessoas não vejam algumas realidades da nossa vila!
Já agora, mas que tem o blogue Espírito Sólido a ver com Campo Maior?!?! O utilizador deste blogue também não se identifica… logo não se sabe se é Campomaiorense. O editor do Objectiva Fotográfica está identificado… e o blogue fala de Campo Maior, isto para dar um exemplo de um dos blogues/páginas pessoais que mereciam estar neste apartado!

Comentário: Estas é que são as empresas presentes no Concelho de Campo Maior? Visitem o Campo Maior na Internet e actualizem isto sff.
----

Parece-vos bem?

Cumprimentos

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

De Blogue a Blogue... Objectiva Fotográfica - Campo Maior

Hoje, o “Ó mê belo Campo Maiore…” entrevista o Sr. João Alves, na qualidade de editor do “Objectiva Fotográfica”.

Tínhamos muita vontade de fazer esta entrevista, pois n’ “Ó mê belo…” admirarmos o trabalho do Sr. João Paulo, o qual detém quatro blogues, a saber:

Convidamos-vos a visitar os endereços referidos acima, porém o nosso principal destaque vai para o Objectiva Fotográfica, o qual apresenta documentos raríssimos sobre a nossa vila e também boas fotografias dos nossos recantos.
----

O que é o "Objectiva Fotográfica"?
Conforme afirmo na apresentação, o objectivacm é um blog que tem como finalidade mostrar Campo Maior, e não só!
Pretende ser um espaço para descobrir ou redescobrir cantos, recantos e encantos desta que foi, e é, Leal e Valorosa Vila de Campo Maior!
É um blog essencialmente fotográfico, mas possui um ou outro material iconográfico, uma ou outra opinião.
No entanto, quando digo “e não só” refiro-me a que podem encontrar outro tipo de informação mais pessoal, relacionada com o meu ponto de vista sobre alguns assuntos que acho pertinentes.


Um blogue pode ser um meio de consciencialização/intervenção local?
Na minha opinião, acho que sim, tanto a nível nacional como também local!
Contudo, e localmente falando, lamento é a forma como são divulgados! Pela única razão de serem, na sua maioria, anónimos. Podem compreender-se as razões, mas assim, a verdadeira Democracia é ferida com esta atitude, tal como é ferida pela falta de liberdade de expressão, que tantas vezes apregoam, mas pouco, ou quase nunca, respeitam! Por vezes, as opiniões, mais as destrutivas do que as construtivas, não são bem acolhidas, sendo motivo de repressão psicológica, o que leva os indivíduos a refugiarem-se no anonimato e a utilizarem vocabulário menos próprio!
Infelizmente é o que temos – um espaço pseudo-plural!
Mas tudo se resume a uma questão: não desistirmos e lutarmos por aquilo em que acreditamos, como diz o escritor Carlos Oliveira, " Não há machado que corte a raiz do pensamento…".

Qual a razão porque iniciou até agora quatro blogues?
A única razão foi a de divulgar Campo Maior.

Que balanço que faz do "Objectiva Fotográfica"? Está satisfeito com a receptividade do blogue?
O balanço… é positivo, claro! Relativamente à receptividade do blog também estou contente, na medida em que alguns amigos revelam entusiasmo e elogiam o trabalho realizado, focando um aspecto bastante importante – o de “dar a cara”. Mas, sinceramente, são aspectos que não me preocupam. Contudo, e seria hipócrita da minha parte não o aceitar e dizer, é gratificante reconhecerem o trabalho, apesar de singelo! O que faço é com gosto e desprendido de qualquer interesse!
Qual a sua localidade preferida para fotografar?
Nenhuma em particular, gosto de carregar no botão!

Já tirou a fotografia da sua vida? Qual?
Sim já tirei. São todas. ;)

Qual a sua opinião sobre a blogosfera Campomaiorense?
De certa forma acho que já respondi a esta pergunta.

Qual a sua opinião sobre o momento actual de Campo Maior? A fotografia é boa?
A pergunta é bastante pertinente, mas a resposta fica sempre desactualizada. Mesmo assim, temos um grande momento! A fotografia é Sépia!

Qual o problema que merece uma resolução urgente em Campo Maior?
Mártir-Santo é prioridade, é de referir que estamos em 2009! Além de haver o problema da Rede Viária (as consignações demoram uma eternidade), tanto as estradas como algumas ruas em Campo Maior! A recuperação das muralhas…

----

Comentem.

Cumprimentos

Era uma vez....

Era uma vez, um Presidente de Câmara, que muito sabiamente planeou construir uma piscina. Começou então por planificar a construção da referida, criando para tal uma empresa municipal.

Compraram-se depois quase todos os terrenos para o efeito, entre outras formalidades. Começaram as obras e eis que já quando estavam quase terminadas surge um problema! Esqueceram-se de comprar uma parcela de terreno, a qual é imprescindível para fazer o acesso à dita piscina! Mais, a tal parcela de terreno já tinha sido alvo de modificações!

Não era uma vez… é mesmo uma história real!

Obviamente mais tarde ou mais cedo o problema vai ser resolvido (espero), porém é inconcebível este esquecimento por parte dos senhores que estão encarregues de projectar as novas piscinas. Grave é também o facto de ser ter "mexido" nos terrenos sem consentimento dos seus donos.

Onde andamos com a cabeça meus senhores? Era a ver se calhava?

Cumprimentos

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Site da Câmara (1/2)

Mais uma vez, trago o Site da Câmara Municipal de Campo Maior, até ao “Ó mê belo Campo Maiore…”. Aviso desde já, que esta semana irei falar mais uma vez sobre o referido.
Acho que o aspecto gráfico do referido site até está bom, porém é na falta de informação que peca.
----
PATRIMÓNIO NATURAL DO CONCELHO DE CAMPO MAIOR
"O concelho de Campo Maior possui um património natural de valor excepcional, que lhe atribui características únicas no contexto do Alentejo.

Numa região de paisagens onde predominam as planícies, Campo Maior marca a diferença pelos vários espelhos de água que encerra, dos quais a Barragem do Caia e a Barragem do Abrilongo são os mais importantes.

Construí¬das com a finalidade de servir de base a um extenso sistema de rega, acabaram por ganhar protagonismo no plano turístico, graças às óptimas condições que oferecem para a prática de desportos náuticos não motorizados, da pesca desportiva e da natação."
(in Câmara Municipal de Campo Maior)
----
O Património Natural do concelho de Campo Maior, limita-se ao descrito no texto transcrito acima?

Do que se fala, não se poderiam fornecer mais informações?

Cumprimentos

PS: As pessoas que fazem a manutenção de um site, não estão encarregues de “ir buscar” informação.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Comentário da Semana

O Comentário da Semana, foi realizado por um Anónimo, no post Antigo Coreto... Novo Coreto!".

"O coreto existente, já tinha ele próprio, nos anos 50 substituído um outro, também ele desadequado aos tempos de então, este coreto não constituindo uma peça arquitectónica de excepção foi desde logo mal projectado dado que não podia servir para a finalidade para que foi construído, não cabia sobre ele uma banda.
Se o novo coreto, que não conheço, comportar a totalidade dos executantes de uma banda musical, já está justificado.
Quanto à construção de umas novas casas de banho, quem conhece as actuais, mal dimensionadas e sem ventilação natural ou forçada, só pode ficar satisfeito por surgirem umas novas, mais asseadas e arejadas.
O que acham das actuais casas de banho servirem para instalar o turismo? Em todas as localidades os postos de turismo, quando existem, estão no centro e é na minha opinião, que o Posto de turismo deveria ser instalado, opinem sobre isto."
(Sr. Anónimo - 28 de Janeiro de 2009)

Eu acho que seria uma excelente alternativa, pois o local onde se encontra o Posto de Turismo neste momento convenhamos que não é de todo o melhor. Nem defendo que seja propriamente nas casas de banho, mas sim que o Posto de Turismo volte para o interior da vila. A ideia de ter feito o Posto de Turismo na Fonte Nova é algo que é difícil de entender, já a ideia do parque de merendas é mais óbvio, porém a junção destes dois não é necessária de todo nem faz sentido algum. Talvez esta atitude, pudesse ser o início de uma melhora significativa no turismo Campomaiorense, a qual urge fazer!

Cumprimentos