sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Mais & Menos (5)

Boas, espero que o fim-de-semana que se avizinha seja excelente!

Mais – Esta semana o Mais vai para os Bombeiros Voluntários de Campo Maior, não “somente” por na passada Terça-feira, estes terem ajudado uma senhora num parto em casa, mas sim por toda a dedicação que os mesmos têm tido com o povo Campomaiorense. Os bombeiros por vezes são acusados em determinadas situações menos bem conseguidas, acredito que não seja por falta de vontade, mas sim por alguma falta de formação que possa existir e que seja comum à maioria das corporações portuguesas. Se precisarem deles, não duvidem eles vão aparecer, um bravo para os BVCM!

Menos – A pouca participação dos Campomaiorenses nas actividades do passado Sábado. Quando falo em actividades, refiro-me à “Caminhada Saudável” e ao “Percurso dos Contrabandistas”, este último decorreu até ao Domingo.
Da parte da Organização da “Caminhada Saudável” não existiu grandes queixas ao nível da participação, porém as camisolas chegaram (vocês sabem do que falo, senão vão um pouco mais abaixo), já por parte da organização do outro evento, existiram declarações, nas quais se falavam da pouca participação dos Campomaiorenses.


Cumprimentos.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Amigos de Campo Maior???

Hoje quando vim ao blogue, chamo-me especial atenção este comentário o qual passo a citar:

Não queria copiar nada de outros lados mas a verdade é que já existe uma que entrou há pouco tempo em actividade, embora me tenha lembrado disso há bastante tempo, mas a verdade é que deixamo-nos ultrapassar por Elvas, agora se sair-mos também com uma vai ser "copiada", mas também não estava fora de questão visto já existir "amigos do hospital Santa Luzia", amigos daqui, amigos dali, porque não formar em Campo Maior "os amigos de Campo Maior"?
Aceitam-se inscrições para todas as pessoas, quantas mais melhor, a união faz a foça, mas!!!! A direcção tem que ser formada por pessoas afastadas da politica e sem compromisso com qualquer facção do concelho. (…)
jmar”

Este comentário foi deixado pelo Sr. Ou Sra. Jmar, levantando uma questão pertinente.

Muitas boas ideias e propostas, se podem ler por aqui e noutros blogues Campomaiorenses, as quais poderiam melhorar a nossa vila em alguns aspectos. Haverá eventualmente alguém que possa ler as ditas e leva-las quiçá até uma Assembleia da Câmara por exemplo, aliás isso aconteceu mesmo, não neste blogue mas no “Gambozino”. Neste caso o Sr. João Muacho levou um post escrito pela Sra. Júlia Galego, a propósito da remodelação da nossa “Avenida”. Alias até deu em confusão, devido ao "descuido" de alguns presentes.

Porém nem sempre acontece o escrito acima, como tal, deveria haver uma coligação de cidadões, que pudesse salvaguardar os interesses dos referidos, podendo aspirar a algo mais, embora isso já dependa da definição desse “grupo”.

A questão é, estariam dispostos a participar?

Em que condições?

Cumprimentos

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Onde fazem as vossas Compras?

Obrigado, a todos que sugeririam novas sondagens!

Peguei um pouco numa das sugestões do Sr. Jack the Ripper, porém com uma adaptação. De certo irei aproveitar futuramente algumas das sugestões.

Faz algumas semanas atrás, saiu um estudo da "Deco-Proteste", onde era possível concluir que não valia a pena fazer compras à Espanha, só ficando em conta abastecer o veículo.

Passo a citar, alguns dados expostos no Blogue Maré Baixa, cujo título do post é "Carrinho de Compras".

A seguinte tabela, representa o Índice 100, a referência mais económica, para um cabaz representativo do consumo médio de uma família típica, que escolhe os produtos que consome pela marca:

Se o cabaz for constituído por produtos de marca branca, obtemos os valores constantes na tabela abaixo, para as diferentes superfícies comerciais da nossa região.


Agora, analisem e respondam!

Onde vão vocês às compras?

Será que não tratamos mal o nosso comércio em Campo Maior?

Sabiam da existência deste estudo?

Acham que existe variedade suficiente de produtos, que satisfaçam o vosso consumo no nosso comércio?

Cumprimentos.

PS: Este post serve de lançamento à nova sondagem, votem!!!

É com vocês...

Desde que ando nisto dos blogues, algo que sempre me cativou foi a interactividade, para que a mesma aconteça deve ser dada oportunidade aos visitantes, aqui vai uma!
Hoje em vez de iniciar uma sondagem, vou perguntar-lhe a vocês o que querem ver sondado? Que querem perguntar?

Com isto, espero que me digam o que gostavam de perguntar aos Campomaiorenses e as respectivas opções (respostas).

Escolherei a que considerar a questão mais oportuna e actual, e, amanhã falarei um pouco sobre essa questão e será iniciada a sondagem.

Cumprimentos.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Trabalho da Oposição Avaliado como Muito mau

A sondagem que terminou hoje, determinou segundo as pessoas que votaram, que a avaliação do trabalho da Oposição na Câmara Municipal de Campo Maior é Muito Mau.
O Muito Mau venceu com 35% (21 votos), em segundo encontramos o Mau com 27% (16 votos), em conjunto estas duas respostas representam a maioria com 62% dos votos, algo significativo.
Seguidamente, 15% avaliam o trabalho da Oposição como Razoável, 13% como Muito Boa e por último 5% analisam a mesma como Boa.

Estes resultados, são demonstrativos da pouca satisfação do povo Campomaiorense com o trabalho geral realizado pela Câmara Municipal (e não só…), isto porque, já numa sondagem realizada a pouco tempo, a avaliação feita ao trabalho do Presidente do Município foi Péssima!

Tenho estado atento ao trabalho da Oposição, até nem é difícil fazer tal, basta ler-se as Actas das Reuniões de Câmara. Eu considero o trabalho da oposição Razoável, roçando por vezes o Bom.
Têm havido muitas propostas da oposição, principalmente do Sr. João Muacho, mas só depois de se ter renunciado aos pelouros, não sei se antes não o fazia por saber as dificuldades económicas da Câmara ou se porque não tinha tempo!
Por parte do MICM, arrefeceu a sua acção, no princípio do último mandato do Sr. Burrica, tiveram uma acção com muita inércia, cheia de propostas, ultimamente tal tem acontecido em menor “velocidade”.

E vocês que acham do trabalho da Oposição da Câmara Municipal?

Cumprimentos

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Sim, outra vez! Aquamaior

Na semana passada, chegou à casa dos Campomaiorenses (acredito que de todos) um comunicado da Aquamaior (Aqualia), dividido essencialmente em duas partes, a primeira divulga algumas actividades promovidas (reparações/melhoramentos) por esta empresa, a segunda tenta esclarecer algumas informações divulgadas na imprensa. Até aqui nada de anormal, alias é de louvar quando uma empresa comunica com os seus clientes, pois muitas vezes tal acontece. Não obstante isto, passo a analisar a pertinência e veracidade deste “documento”.

  • Primeira Parte
Clique na imagem para melhor visualização do documento

Na primeira parte, é divulgado que foi instalado um novo Hidropressor na nossa Vila. Diz seguidamente o texto que “Em Campo Maior, todos os anos, no período de Verão, existem zonas onde a água chegava com uma pressão muito reduzida e em certas horas do dia, nem corria água nas torneiras…”. Bem eu conheço tanta pessoas de tantos pontos da Vila e nunca ouvi falar neste tipo de problemas, será que os problemas só surgiram quando a Aqualia chegou a Campo Maior? Já agora, a vocês acontecia algo do dito pela empresa Espanhola?

Falasse ainda nesta parte do documento, de algumas obras que eram necessárias e de mais algumas ás quais a empresa irá proceder, ainda bem que assim é, pois a rede de abastecimento estava mesmo a necessitar uma "reforma", não era necessário tanto fogo de artificio.

  • Segunda Parte
Clique na imagem para melhor visualização do documento

A segunda parte é muito engraçada, a Aquamaior devido a informações publicadas na imprensa, através do Comunicado vêm informar os Campomaiorenses, sobre a Data de Emissão, Data de Distribuição pelos CTT e Data limite de Pagamento das facturas.

O que os Campomaiorenses querem ver esclarecidos, é o porque de aparecerem valores brutais nas suas facturas, querem um trato mais humano por parte desta empresa. Toda a gente diz que subiu a água, se assim foi e parece mesmo que foi, porque não fizeram um aviso? Talvez não desse jeito, é claro que proclamar as obras aos sete ventos já o faz.

Outra questão, prendesse com o atraso na facturação da água, isto ainda quando a água estava na chancela da Câmara Municipal, falasse que existiam atrasos de facturas na ordem dos 4 a 5 meses, nada mais se soube a respeito. Essa situação está resolvida?

Sobre estas questões, é que deveria ter incidido o Comunicado. O referido mais não parece que um documento de propaganda politica, do tipo: “já viram as coisas que eles já fizeram…”, enfim não passa de uma operação de charme.

E vocês que acham Campomaiorenses?

PS: A folha tem um tacto agradável, é de boa qualidade... já a informação é mais fraca.

domingo, 28 de setembro de 2008

Comentário da Semana (5)

Boas, espero que o fim-de-semana esteja a correr da melhor forma!

O tema abordado no cometário da semana, têm a ver com as novas iniciaticas da Câmara, as quais foram anunciadas durante a semana passada.
Escolhi, desta vez um comentário do Sr. Jack the Ripper, o qual passo a transcrever uma parte do referido.

"Infelizmente os mais e os menos desta semana, na minha opinião convertem-se em menos e menos.

Se é verdade que é sempre bom haver novas iniciativas por parte do município, já não se compreende é que essas iniciativas surjam coladas a outras iniciativas semelhantes de outras identidades de Campo Maior.
A saber:
Caminhada Saudável vs Percurso dos Veteranos (pelo Geda com apoio Delta Cafés)

Informática Sénior vs Universidade Sénior (penso que pela Santa Casa)

Campeonato de Futsal vs neste caso não há alternativa mas tendo o Sporting Clube Campomaiorense uma equipa de Futsal não seria simpático haver uma colaboração estreita neste ponto. (...)"
(Jack the Ripper/26 de Setembro de 2008)

Na minha opinião, fazem sentido as duas primeiras situações ditas, é como uma reacção em cadeia.

Concordam com esta visão da situação?

Acham que a Câmara só faz depois de ver os "outros" fazerem?

Existem falta de iniciativas/apoios por parte do Município?

Cumprimentos.