sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Mais & Menos (9)

Para fugir à conversa banal das Eleições na América, não inseri nada deste assunto no Mais & Menos, porém espero falar aqui das referidas eleições para a Semana.

Mais – Surgimento de novos blogues na Blogosfera Campomaiorense. Que me tenha apercebido surgiram mais dois blogues nestes últimos tempos, o Vlia Raiana e o Zé da Água, embora com estilos e perspectivas diferentes. Um bem-haja para estes.
A Mãe Camponesa é que desapareceu, será que os filhos não sentem a falta?

Menos – Algumas equipas participantes no I Campeonato de Futsal Campo Maior 2008. Quem passou pelo pavilhão da Escola Secundária de Campo Maior, durante este campeonato, de certo não ficou indiferente às situações despropositadas e parvas exibidas por algumas equipas, que parecem pretender somente a confusão. Num campeonato que se pretende que seja um convívio saudável da prática desportiva, é pena que existam estas situações.

E os vossos Mais & Menos?

Cumprimentos

PS: Aproveitem Sexta-feira e Sábado para irem até ao Centro Cultural, pois os espectáculos propostos são excepcionais (o de Sexta-feira já esgotou).

Esclarecimento ao Post da Segunda-feira (Procuram-se...)

Na passada Segunda-feira, falei do sentimento generalizado do povo Campomaiorense, o de que alguns partidos políticos campomaiorenses, estão em "inactividade". Volto a frizar, o sentimento do Povo!

Hoje, em reacção a esse post, recebi um e-mail com alguns esclarecimentos do trabalho realizado pelo PCP Campomaiorense, o qual não vou expor por pedido da pessoa que me enviou o dito.

Porém, deixo aqui a correcção ao post realizado na passada segunda-feira. Afirmando que o PCP Campomaiorense tem sido um partido activo, sendo o representante deste partido na Assembleia Municipal um dos elementos mais dinâmico, emitindo opiniões e debatendo os temas.

Embora mantenha a minha opinião, de que o povo nada sente e sabe do que se faz pelos referidos partidos, a não ser quando algum comunicado é divulgado na Comunicação Social Local, o que é muito muito raro.

Permitam-me uma sugestão: Divulguem as mensagens para o exterior, nem todos os cidadãos podem ir as Assembleias, por diversos motivos.

Já pensaram que este é o sentimento global do povo Campomaiorense?

Divulguem, denunciem, explorem... por um Campo Maior melhor!

Cumprimentos.

PS: Que tal um blogue ou site para divulgação e comunicação a nível local do partido?
Acho que o trabalho feito pelo Vereador Muacho, a este nível é louvável, um autêntico serviço público, caso contrário muitas pessoas teriam que se deslocar a Câmara para consultar as Actas das Assembleias (já metiam as Actas no site da Câmara, o Sr. Siripipi já falou disto no seu blogue).

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Blá Blá Blá!


Já aqui falei no associativismo em Campo Maior, num post que criou alguma polémica. Hoje, volto a tocar neste tema, pois quero realçar um projecto que tem sido um exemplo a seguir ao nível cultural Campomaiorense, o Blá Blá Blá.

A associação cultural Blá, Blá, Blá – Teatro Jovem de Campo Maior surgiu através do trabalho desenvolvido com base no projecto-piloto de criação de novos públicos escolares, concebido pelo Departamento de Formação do Instituto Português da Artes do Espectáculo – IPAE, actualmente designado por Instituto das Artes – IA.

“Coordenado pelas Doutoras Teresa Duarte e Paula Carichas, em parceria com autarquias locais e escolas/grupos de jovens, teve lugar entre 1998 e 2002, um projecto para quatro anos que, uma vez findo, se pretendia poder reflectir sobre a oportunidade de formação de públicos jovens e, em caso de eficácia comprovada, poder vir a ser extensível a outros concelhos, para além dos cerca de sete do projecto-piloto inicial.”
(Fonte: Sitio do Blá Blá Blá)

Em Campo Maior, o animador responsável foi o Sr. José Mascarenhas.
A partir de 1999, o “Blá Blá Blá” estreou diversas produções teatrais, entre outros projectos, os quais foram representados por todo o país.
Este grupo irá estar presente, no próximo sábado, em Vendas Novas, onde irá participar no terceiro “Encontro de Teatro Amador”, organizado pelo grupo de teatro local, que decorre até dia 1 de Dezembro no Auditório Municipal da referida cidade.

Esta associação tem desenvolvido um trabalho apreciável junto dos mais jovens, captando regularmente membros, que encontram em dita associação um espaço de realização pessoal bem como de formação.
Um exemplo a seguir, sem dúvida! Esta Associação tem tido um apoio incansável da Câmara Municipal de Campo Maior e de outros agentes da nossa comunidade.

Cultura desta natureza é de salutar, nada de populismo e "pimbalhadas" como é hábito. Já agora, aproveitem o facto do Sérgio Godinho vir até Campo Maior!

Produções Teatrais representadas:

- As Troianas, de Eurípedes / Jean-Paul Sartre

- A Visita da Velha Senhora, de Durënmatt

- A Menina e a Estátua, de Jaime Gralheiro,

- Visitação, Ciganas e Índias, sobre Gil Vicente

- A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca

- A Birra do Morto, de Vicente Sanches

- Eurípedes para duas mulheres e um homem

- O Papão e o Sonho, de José Jorge Letria

- Caixas, Caixinhas e Caixotes

- Lisístrata, de Aristófanes

- A Comédia: Ai, como é que se chama?...

Um bem-haja para o Blá Blá Blá!

Já viram peças deste grupo? Que acharam?
Concordam comigo que é uma excelente iniciativa?

Para mais informações sobre esta associação clique aqui.

Cumprimentos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Plataforma Logística: Realidade ou Sonho?!?!

Existe um projecto muito interessante para a nossa região, a Plataforma Logística do Sudoeste, que se irá situar no lado Espanhol do Caia. Este projecto englobasse na criação da linha do TGV entre Madrid e Lisboa.

Não tenho a menor dúvida, que se este projecto se realizar, irá beneficiar antes demais Badajoz, seguida de Elvas e depois Campo Maior. Como tal, apresenta-se como uma oportunidade de reavivar as economias locais.

O certo é que estamos a passar uma grave crise económica, existindo vozes que estão contra este investimento (entre outros que o governo esta a pensar projectar), podendo este projecto ficar condicionado devido às condições conjecturais.

Pelo que se lê na imprensa Espanhola, as obras da linha de TGV seguem a bom ritmo por terras de “nuestros hermanos”, por cá nada se vê e o que se lê são opiniões contra o dito projecto.

Será que isto vai mesmo avante?

Cumprimentos.

PS: Não deixem de votar na Nova Votação relacionada com o exposto.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Em Campo Maior existe falta de Informação!

Das pessoas que votaram, a grande maioria (75%) concluiu que existe falta de informação em Campo Maior. Os votantes com uma opinião diferente ficaram-se pelos 21%.

Estas votações, poderão não ser um espelho da realidade, porém demonstram um sentimento generalizado pelos blogues Campomaiorenses.

É possível combater a falta de informação em Campo Maior? Se sim, como?

Cumprimentos

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Procuram-se!!!

Diz-se que o povo Campomaiorense está descontente com certas situações, seria então este momento o mais oportuno para as forças políticas se unirem ao povo e protestarem junto dos organismos competentes.
Pois o facto de não terem sido eleitos, não significa que desapareçam até à Campanha Eleitoral para as eleições autárquicas.

A questão é: Onde andam o PCP Campomaiorense? E o PSD Campomaiorense?

Cumprimentos

PS: Não inseri o PS pois o Sr. Burrica foi eleito por este mesmo partido político, embora não tenha a confiança e solidariedade do Presidente da Concelhia do dito partido.

PS1: Não inseri o CDS-PP pois nunca teve significação em Campo Maior, o que não quer dizer que não intervenha, além isso desconheço por completo qual o momento desde partido no nosso concelho.

PS2: Surgi na blogosfera mais um Espaço de Liberdade de Expressão Campomaiorense, o "Vila Raiana" (clique aqui para aceder). Desde o "Ó mê belo Campo Maiore..." desejamos que tenha o maior sucesso!

domingo, 2 de novembro de 2008

Comentário da Semana (10)

Está de chuva, ficasse por casa ao quentinho a conviver! Espero que o fim-de-semana esteja a correr de feição.

O Comentário da Semana, foi escolhido no post "Boicote as Eleições?!?!" e redigido pelo Sr. Urso. Escolhi o exposto abaixo, por ser um exemplo de sobriedade, simplicidade e objectividade. Tenho quase a certeza, que quem ler este comentário, irá concluir que o Boicote talvez não seja a melhor via para a resolução de problemas.

"Caros amigos, um boicote a um acto eleitoral, não deixando de ser uma forma de manifestar o desagrado de uma comunidade face a determinados actos de gestão de quem exerce o poder, seja no poder central, seja no poder autárquico, constitui também um desrespeito pelos direitos que muitos dos nossos antepassados reivindicaram e por isso sofreram na carne a tirania dos essbirros da PIDE.
E o que vale um boicote? Umas horas de exposição mediática. Porque no dia seguinte tudo continua na mesma, o acto volta a ser marcado e quem está continua a estar e quem não quer que estejam continua pregar no deserto.
E os furas? Que podem inviabilizar um acto colectivo. Não se esqueçam que vivemos numa sociedade pequena mas profundamente dividida.
Lembro-os que a freguesia de Canas de Senhorim já boicotou mais de 6 eleições (e em unidade) e nada ganhou, continua a fazer parte de o concelho de Nelas.
As reuniões da Câmara, na segunda quinzena de cada mês são públicas, porque não irem os cidadãos do centro histórico e outros interessados e solidários manifestarem nessas reuniões ao executivo municipal o seu descontentamento e pedirem soluções, vão ver que indo uma e outra e outra e mais outra e as vezes que forem necessárias fazer pressão, vamos, todos, conseguir resolver o problema do Mártir Santo.
Boicote não, exigir soluções sim.
Vamos lutar por isso?"
(Sr. Urso, 29 de Outubro de 2008)

Concordam com o Sr. Urso?

Cumprimentos.