sábado, 18 de outubro de 2008

Carta do Leitor (2) - Prioridade em Campo Maior (Zona Histórica/Mártir Santo)

O texto e as fotos constantes abaixo, são da autoria do Sr. Joaquim Gordo, o qual me enviou o dito para o e-mail do blogue. Exponho o seu trabalho, para lhe dar voz e por ser um tema que continua sem solução, sendo que a sua "denúncia" deve ser feita!
Além isto, o texto é o testemunho e opinião de alguém que basta sair de casa para se deparar com esta situação exposta no texto e nas fotos.

Eu não estou de acordo com os resultados da sondagem das prioridades para os CAMPOMAIORENSES (alusão à sondagem realizada neste blogue, clique aqui para ver), eu tenho a certeza que a primeira prioridade será restaurar por completo a zona histórica e dar uma nova cara de Campo Maior.

É uma vergonha a entrada de uma vila ser uma lixeira a céu aberto, as muralhas todas a caírem, uma igreja do XIII a cair e cheia de lixo e talvez perigoso, é isto que o povo de Campo Maior quer acabar o mais rápido possível, é este o problema central para a maioria dos CAMPOMAIORENSES.

Tudo o que for bom para a vila é bem-vindo (prioridades - novas vias, empresas, etc.), porém também digo que os políticos eleitos nestes últimos anos do Partido Socialista de Campo Maior são os grandes responsáveis desta situação que se vive nesta zona, só aparecem aqui há parte velha da vila 4 em 4 anos para a caça ao voto, mas para o ano vão ter uma surpresa, temos Campo Maior hoje toda cheia de lixo, onde estão os 300 empregados do Município? Se o Município não era competente para fazer a gestão da água como pode ser competente para dirigir os destinos da Câmara, é uma tristeza esta maneira de fazer política, os que mandam em Campo Maior só mostram as coisas positivas o resto metem de baixo do tapete é uma vergonha.
(Sr. Joaquim Gordo - Campo Maior, 15 de Outubro de 2008)

Seguidamente, são apresentadas algumas fotos que foram tomadas no passado dia 15, as quais ilustram esta triste realidade descrita no texto.

  • A Igreja

  • A sujidade nas nossas muralhas

  • "A urbanização"

Todos falamos deste tema (zona histórica/Mártir Santo), agora imaginemos os que moram perto deste local, deve ser um “Martírio” para esses Campomaiorenses, conviverem com a falta de higiene, naquele ambiente depravado.
Aqui fica o desabafo do Sr. Joaquim Gordo, ao qual agradeço o seu trabalho.

Deixo aqui uma sugestão, visitem no Blogue "Objectiva Fotográfica" do Sr. João Paulo, o post "Muralhas - o agora...", contém umas boas fotos que ilustram também esta situação.

Comentem sff.

Cumprimentos.

PS: As restantes fotos enviadas pelo Sr. Joaquim Gordo, serão apresentadas outro dia.

PS1: Enviem as vossas "cartas", estaremos aqui para as publicar.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Município Campomaiorense deixa "Inovação"

Ontem o post "Município Campomaiorense “Inova”", foi alvo de muito comentário, como normal uns de acordo e outros nem por isso. Como sempre, respeitei todos, sempre sabendo a verdade e não a expondo a mesma na sua totalidade.

Uns defenderam o dito na exposição, outros argumentaram que as colaboradoras estavam de folga.

Pois bem, deu-se um mero acaso! Vejam esta enorme casualidade, então não é que as colaboradoras do nosso Município acabaram as " folgas" hoje! A vida tem cá umas coisas, as referidas já estão hoje ao serviço na Biblioteca Municipal, a desenvolver as suas actividades.

Houve alguém que deu uma sugestão aqui no blogue, “ porque não arranjam um sitio para as pessoas desenvolverem o papel para que estão contratadas? Visto o Posto de Turismo estar em obras”. Então não é que foi seguido na íntegra! Espectáculo!

Assim sim, uma gestão mais cuidada!

Seriam as folgas que acabaram mesmo? Hummm….

Será que se tivesse sido publicado esta situação no blogue antes, teriam terminado as folgas mais cedo?

Cumprimentos.

PS: Tenho todo o respeito pelas colaboradoras em questão, a incompetência é só de uma pessoa, talvez não seja quem estão a pensar, é um pouco mais para o lado direito.

PS1: Os eleitos são escolhidos pelo povo, através das obras (no caso do candidato ter ocupado a cadeira do poder anteriormente) e propostas dos candidatos, como tal, não façam filmes sff.

Mais & Menos (7)

Sexta-feira está aí, Bom Fim-de-Semana!

Mais – Rádio Campo Maior. Desde “Ó mê belo Campo Maior…” damos os Parabéns pelo Sétimo Aniversário à RCM e desejamos que continue no bom caminho.
A RCM celebrou no passado dia 13 (segunda-feira) deste mês, sete anos de emissões regulares. Parece ontem que a RCM começou e já passaram sete anos. A festa ocorre hoje, naquela que será a primeira gala de aniversário da RCM. Pelas 22.00h, no Centro Cultural de Campo Maior.

Menos – A crise! Até nos comentários se nota a preocupação das pessoas com a crise, mesmo que sejam temas que nada tenham a ver.
Sem dúvida ela está aí, alias faz já algum tempo que ela anda a perseguir-nos. O mais grave é que estamos numa recessão mútua, ou seja, tanto a Europa como os Estados Unidos não vão crescer economicamente, o que vai prejudicar o mundo globalmente se não forem tomadas as medidas correctas.
Vejam estes dois temas fulcrais e que já estão a ser "esquecidos" por alguns países, o aquecimento global e a fome em África. Muitos países estão a pensar em abandonar o seu plano de redução de emissões de CO2 e outros a pensar cortar nas suas ajudas para África.
Assim vai o mundo, devido às más decisões e politicas erráticas dos gestores e governantes das nações mais ricas.

Cumprimentos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Município Campomaiorense "Inova"

Muitos sonham trabalhar em casa, hoje em dia tal é possível, através das novas tecnologias, a internet permite-nos algumas situações inimagináveis faz algum tempo!

Pois bem, é com muito orgulho que constato que a Câmara Municipal de Campo Maior, aderiu a esta situação. Existe entre 2 a 3 pessoas no nosso Município que trabalham em casa. Muitos se interrogarão sobre quais as funções destas pessoas… trabalham no Posto de Turismo da Fonte Nova… esperem …hummm… mas isto assim não bate certo, como vão os turistas a ter com elas?!?! Marcam pela internet e combinam na “Avenida”, para lhe mostrarem a vila e lhe darem um panfleto? E os que decidem vir de repente visitar a nossa vila?...

Sim estou a ser irónico!

O Posto de Turismo de Campo Maior, está em obras há faz mais de um mês pelo menos, e, as pessoas que trabalham neste local estão em casa a receber o ordenado sem nada fazerem em prol do Municipio, a não ser quando existem visitas guiadas, as quais ocorrem muito de vez em vez. Assim sim, dinheiros públicos bem gastos, também quero, vocês não?

Como é possível tal acontecer?

Então se estão em casa é porque?
Hipótese 1: “Não fazem falta”. Existe pessoal por lá que pode fazer tal.
Hipótese 2: Não vêm turistas a Campo Maior.
Hipótese 3: As pessoas (que “trabalham” no Posto de Turismo) têm muitas coisas para fazer em casa.

Não sei… e vocês?

Convém referir, que o “Posto de Turismo “neste momento funciona no Museu-Lagar, mas isto são contas de outro rosário para outro dia.

Nada nos move contra as pessoas que estão neste caso, as ditas não tem culpa alguma, a incompetência sabemos perfeitamente de quem é…

Tenham votado neste ou naquele, de certeza que estas situações vós devem fazer pensar! E não me venham fazer comparações com empresas, porque para essas não descontamos e além disso, se não dão lucro os patrões é que estão numa situação desfavorável, é completamente diferente!

Comentem sff.

Cumprimentos.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nova Votação - "Take Away" em Campo Maior

A pedido de várias famílias…cá vai!

De certo, que muitos de vós, já encomendaram comida para levar para casa (Take Away).
Hoje a nova votação que se dá inicio, serve para escolher o melhor local onde se pode comprar comida para fora.

Seria injusto, fazer uma votação para os Restaurantes e não o fazer aos “Take Away”, embora alguns deles se repitam, ou seja, existem determinados Restaurantes que vendem comida para fora.

A minha preferência, ao nível da comida para fora comida para fora, vai para o Mónaco e para o Churrasco de São Pedro, quanto a pizzas prefiro o Lagartini.

E vocês qual ou quais preferem (podem ver a lista na Sondagem)?

O que acham dos preços?

Cumprimentos.

PS: Visto poder haver mais do que uma preferência, nesta votação é possível votar em várias escolhas, isto numa só vez que se vota, ou seja, podem escolher mais do que uma das opções e votar. Votem!!!

PS1: Bem-vindo! Nasceu mais um blogue Campomaiorense, o “Castelo de Campo Maior”, desejamos-lhe um bom trabalho e sorte (clique aqui para aceder)!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

"Compras" é em Badajoz!!!

Esta sondagem foi muito equilibrada, sendo que as opções “C.Maior/Elvas/Badajoz”(28%) e “C.Maior/Badajoz” (25%), foram as mais votadas, seguidas ainda de perto pela opção “Badajoz” com 21%.

Apenas, 11% fazem compras exclusivamente em Campo Maior, 7% em Elvas, a opção “C.Maior/Elvas” foi a menos votada com 5%.

Temos aqui alguns dados curiosos, como por exemplo o facto de 74% das pessoas fazerem compras em Badajoz alternadamente com as outras opções, a soma de Campo Maior nesta instância ficasse pelos 69%, no mínimo curioso, o que demonstra uma apetência dos votantes para irem fazer compras ao outro lado da raia. Elvas neste apartado detém 37% das preferências.

Esta mini amostragem não deixa de ser curiosa, pois segundo um estudo, o qual foi exposto aqui (clique aqui para consultar), diz-nos que fica mais em conta fazer compras em Portugal, porém e segundo a sondagem continuamos a ir a Badajoz.

Curioso não é? Será o hábito?

Cumprimentos.

PS: O caso do combustível é abismal, não se entende a diferença de preços, mesmo com a diferenciação de impostos que existe, de facto alguém anda a ganhar muito bem com isto! E não me venham com a qualidade, o combustível da Galp é igual nos dois lados da fronteira e a diferença no preço continua a ser abismal!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Lapso...ou nem por isso?!?!

Durante esta semana que passou devem ter recebido em casa o Programa Cultural, do Centro Cultural de Campo Maior, referente ao mês de Outubro.

Como normalmente na contracapa, vem uma “mensagem”, desta vez escrita pelo Presidente João Burrica. O referido traz-nos uma mensagem positiva, falando de alguns eventos solidários que irão ocorrer, com o intuito de ajudar um conjunto de Instituições e Associações, que em muito dignificam Campo Maior, a Festa dos Avós também é referida, nada de mal nos temas da “Mensagem”. Porém…

Deveria ter tido um maior cuidado nas palavras e expressões utilizadas, em especial numa das expressões! Muitos de vós saberão, que o actual Presidente, se irá candidatar através de um Movimento, que se vai intitular “A Nossa Terra, Campo Maior". Pois bem esta expressão aparece no texto, como se pode ver na imagem, envolta a amarelo, quero acreditar que não fosse propositadamente muito menos para "picar".

(Clique na imagem para melhor visualização)

Deveria haver maior cuidado, principalmente de quem está no poder, na forma em que se "dizem as coisas", pois nos tempos que correm tudo é pretexto para dizer “vejam o que eles fez ou disse…”, felizmente ainda não chegamos a displicência dos EUA, nem queremos.

É inevitável questionar isto, acham propositada esta situação?

Não séria facilmente evitável?

Cumprimentos, boa semana de trabalho!

domingo, 12 de outubro de 2008

Comentário da Semana (7)

O comentário da semana, foi realizado por um Anónimo, ao post "À Atenção dos Campomaiorenses e Elvenses!".

Escolhi este comentário, por o dito levantar algumas questões pertinentes e que nos dão que pensar.

"Boas tardes a todos Quando a estrada em questão e mesmo a estrada de Campo Maior - Ouguela e Campo Maior - Retiro foram arranjadas, perguntei a alguém da empresa que a arranjava, o porquê de não tirarem as curvas e alargarem as pontes, por exemplo a curva da Meia Légua, duas pontes da estrada do Retiro, a ponte da Ribeira de Caia, e esta ponte, mais algumas que agora não vem ao caso. Sabem qual foi a resposta que obtive? Para se mexer em pontes e curvas, tinham que acertar as cartas topográficas, podem rebaixar lombas (estrada de Campo Maior - Arronches), mas mais nada. Arranjaram estas porque morreu alguém numa lomba perto de Arronches (Tinoca) lembram-se? Terá que morrer alguém nestas pontes para serem arranjadas? Ou vão culpar os mortos por excesso de velocidade. Se os Ministros não cumprem a velocidade, não dão exemplos, como vamos nós cumprir os 50 (passo caracol). É sempre a mesma coisa, só depois de haver mortes é que se resolvem as coisas. Portugal no seu melhor. Já agora esse Cidadão das 10h19 não deve de ser de Campo Maior, ou não utiliza a referida, mas olhe que passa aqui muita gente de Elvas, inclusivamente a ultima morte nessa estrada ( 1000 mtr.do local em questão) foi um Elvense. Não serve isto para glória, se não pesar, sempre é uma morte seja de Elvense ou Camponês, como o amigo refere, agora o que se devia, era irem todos no mesmo sentido, se houver outras situações iguais, mesmo eu não passando lá, seja em qualquer estrada do distrito, também farei força para, perante o Governo Civil e Associações de Municípios a nossa Câmara faça força. Enquanto andar-mos 100 a puxar para frente e 80 a puxar para trás, não saímos do mesmo "Marasmo"."
(Anónimo, 9 de Outubro de 2008 13:56)

A união dos Campomaiorenses e Elvenses, para quando em interesses comuns?
Talvez a próxima “guerra” seja o TGV e a Plataforma Logística.

Concordam com o exposto?

Cumprimentos.