sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Mais & Menos (10)

Sexta-feira, dia de Mais & Menos.

Mais
– A Solidariedade do Povo e das Instituições Campomaiorenses. Vários têm sido os eventos promovidos em prol de algumas instituições Campomaiorenses, tendo sido a Câmara Municipal de Campo Maior a principal mentora de tais iniciativas. Este Domingo é o Sporting Clube Campomaiorense a dar do mote, no jogo a contar para o distrital de Futsal, da segunda jornada, que vai defrontar o SCC à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, pelas 18h30, Quem comparecer, poderá contribuir para o jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, comprando um bilhete, o qual além de ajudar o habilita a uma trotinete.

Menos – Churrasco de São Pedro (CSP). É com muita "pena" (por ser um local que aprecio bastante) que vejo a situação actual deste Restaurante Campomaiorense. O CSP é só por si um pólo de atractividade, sendo muitos os que se deslocam até a Campo Maior para degustar as especialidades desta casa, porém neste momento atravessa uma conjuntura muito complicada, estando em execução por dividas acumuladas (publicado no Correio da Manhã).
Andam por aí rumores que a próxima gerência do CSP será oriunda da vizinha Espanha…

E os vossos Mais & Menos quais são?

Cumprimentos

PS: Bom fim-de-semana para todos.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

De Blogue a Blogue, com Zé de Mello

Hoje, iniciamos uma nova rubrica denominada “ Blogue a Blogue”, onde o “Ó mê belo Campo Maiore…” entrevista via e-mail blogues e bloggers amigos. A entrevista é conduzida conforme a natureza do blogue entrevistado, tendo sempre em conta a actualidade. Hoje, faz as honras o “Zé de Mello”, para próxima semana vamos ter mais duas entrevistas, fiquem atentos!

O Zé de Mello é um blogue Elvense, que nasceu em Julho de 2005, o qual admiramos muito no " Ó mê belo Campo Maiore..." pois ao longo destes anos teve um papel activo no seio da cidadania Elvense, sempre de uma forma ordeira e respeitadora. Tendo também levado a cabo variadas iniciativas, como as Maravilhas Vs. Horrores de Elvas e os Grandes Elvenses, entre outras.

--

- Quem foi Zé de Mello?
Num primeiro momento houve quem confundisse este personagem com o Zé de Melo do Linhas de Elvas ou ainda com a escultura que se encontra colocada sobre uma das portas seiscentistas da cidade. Na verdade este Velho Conselheiro é o alter ego do autor do blogue, que usa este nome sonante no burgo para criar proximidade com quem o lê.

- Como surgiu o "Zé de Mello" (blogue)?
O blogue surge como resultado de conversas de café e numa primeira fase da necessidade de expor o descontentamento por o Regedor permitir ou impulsionar que o seu nome fosse atribuído a vários equipamentos construídos nos seus mandatos. Em Julho de 2005, com a inauguração do parque subterrâneo do Centro Histórico nasce o Zé de Mello.

- O que é o "Zé de Mello" (blogue)? É mesmo só um blogue?
Se entendermos que um blogue serve para expressar-se em liberdade, postando a visão particular deste Velho Conselheiro, ao igual que o podem fazer quem o entenda utilizando o mail zedemelo@gmail.com, então o Zé de Mello é "mesmo" um blogue. Têm sido anos de comentários e textos que expressam a forma como independentemente vemos o Concelho. Já ouvi pessoas de fora do Concelho dizerem que só ainda nao mudámos o nome do Concelho para Rondão Almeida porque seria gritante, mas é o que falta, dizem. é uma viso que me parte comparto, mas tenho noção que o trabalho do Regedor é exemplo e inveja de muitos outros Presidentes de Câmara!

- O que é um blogue para si? Um local de consciencialização?
Como disse antes os blogues são diários, mais ou menos públicos, onde descarregarmos as nossas visões do mundo. No caso do Zé de Mello é uma visão sobre o Concelho, muitas vezes não as comparto mas a pluralidade é essencial para perceber a sociedade. Não serve de consciencialização de nada e para nada; serve de exposição da minha visão do Concelho.

- O "Zé de Mello" possui um programa? Qual?
O Zé de Mello tem sofrido mutações ao longo dos anos. Em breve entrará numa nova, dado que surgem outros blogues no Concelho e há que adaptar-se a esta nova situação para a qual sempre lutei. Quanto mais existam mais rica será a pluralidade de opiniões.

- Qual a sua opinião sobre o frenético desenvolvimento das novas Associações Elvenses? Acha que é uma situação temporal?
Neste momento, e após anos sem qualquer associação empresarial, o Concelho conta com duas. Infelizmente, e não é algo exclusivo de Elvas, a sociedade civil está morta, e ambas nascem na sombra de acções partidárias, inclusive a ADE, que deveria ser mais aglutinadora. Espero que apesar destes "handycaps" estas cumpram os seus objectivos pois isso poderá ajudar a Cidade e o concelho a melhorarem. O Zé de Mello é optimista!

- Nova Plataforma Logística, realidade ou ficção? A crise económica, poderá causar a morte deste projecto?
Na verdade a Plataforma elvense não existe. É a única que não avançou até agora das várias anunciadas pelo Governo! Isso preocupa-me, pois esta plataforma devia ir lado a lado com a de Badajoz, criando um grande espaço ibérico de movimentação de mercadorias. Aproveito para perguntar a Rondão Almeida: "Que lhe diz o Eng. Sócrates quando, e se é que o faz, lhe coloca a interrogativa sobre a Plataforma Multimodal?"

- Estamos a menos de um ano das Eleições autárquicas, prevê alguma surpresa por Elvas?
Neste momento temos 3 candidatos já anunciados que espero apresentem programas de governação que possibilitem uma discussão sobre a evolução social e económica do Concelho. Sinto muito que a nova legislação não esteja aprovada para estas eleições. É urgente a reforma da governação das instituições locais. Executivos fortes, Assembleias reforçadas de poderes e dignificadas são urgentes para um melhor exercício da política local.

- Qual a sua opinião sobre Campo Maior na actualidade?
A Vila tem um encanto especial para todos os que a olhamos desde os arredores. O próximo ano vai ser emocionante e determinante para o futuro do concelho.

- Quer deixar alguma mensagem para os leitores do "Ó mê belo Campo Maiore…"?
Pensem, opinem, ouçam, debatam pois só assim se pode ter uma visão global sobre o mundo...

--
Zé de Mello | www.zedemello.blogspot.com


Quero agradecer ao Zé de Mello pela sua disponibilidade, fazendo desde aqui votos para que continue com o excelente trabalho.

Estão à vontade para comentar a entrevista e dizerem também o que acham desta rubrica.

Cumprimentos.

Ps: Visitem o Zé de Mello!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Nova Votação: Quinto aniversário do Centro Cultural de Campo Maior!

In Tudo Ben:

"A Câmara Municipal de Campo Maior está a comemorar o quinto aniversário do Centro Cultural da vila com uma programação variada. A autarquia fala numa aposta ganha com a inauguração do equipamento e aponta para um total de 40 mil bilhetes.

Durante este mês de Novembro a Câmara Municipal de Campo Maior celebra o quinto aniversário da abertura do Centro Cultural.

(…) A vereadora Ana Golaio fala numa aposta na formação de públicos que vai continuar com uma programação diversificada. “Vamos ter no próximo sábado um espectáculo de dança com a Companhia de Dança de Évora (…) Vamos ter também cinema, algumas sessões vão ser gratuitas e como já é costume, há três anos a esta parte, a nova revista vai estrear dia 22, o dia em que comemoramos os cinco anos de existência deste Centro Cultural. Na mesma altura iremos inaugurar uma exposição”, adianta a vereadora.

O espectáculo de estreia “A Revista é Isto” vai ser levado à cena pelo Grupo de Teatro do concelho “Blá, Blá, Blá”, em conjunto com outro grupo de munícipes e ficará em exibição até ao final do mês.

Pelas contas da autarquia já terão passado pelo Centro Cultural 40 mil espectadores. “No período que decorre entre termos a bilheteira informatizada e este mês já contabilizámos mais de 20 mil bilhetes. Como a bilheteira está informatizada há muito pouco tempo, apontamos para um total de 40 mil bilhetes vendidos e gratuitos”, afirma a vereadora sublinhando ser “um bom resultado” para uma população de nove mil habitantes.

O presidente da Câmara, João Burrica, acredita que a população sabe valorizar a infra-estrutura. “Temos feito questão de comemorar ano após ano o surgimento deste Centro porque os campomaiorenses há mais de 70 anos que desejavam uma casa de espectáculos com boas condições”
(…)
Para lá do quinto aniversário, a dinamização do Centro Cultural de Campo Maior vai continuar com novas aulas de dança, formação em teatro e em breve um espaço para artes plásticas."
(Tudo Bem - Centro Cultural de Campo Maior regista 40 mil espectadores em 5 anos, autor M.G, 11 de Novembro 2008)

E vocês qual o balanço que fazem destes 5 anos do Centro Cultural de Campo Maior?

Dos espectáculos que viram por lá, qual foi o que gostaram mais?

Acham que o espaço tem sido bem aproveitado?

Cumprimentos.

PS: Este tema serve de “assas” para a Nova Votação, a qual está relacionada com o tema.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Boicote, o Sim vence mas....

Na sondagem relativa à questão do Boicote às Eleições Autárquicas, venceu o Sim com 50% (35 votos) seguido de muito perto pelo Não à distância de somente dois votos ficando-se pelos 45%.

Tinha alguma expectativa sobre esta votação, pois falasse tanto deste tema que pensei que estivesse a criar raízes. É verdade que isto das votações “são meia dúzia de gatos”, mas não deixa de nos dar uma ideia. Esperava uma vitória do Sim, mas com uma percentagem superior, até porque é mais fácil falar antes de fazer.

Apesar, o Sim ter vencido não é nada de especial e significativo, acho que em Campo Maior e em qualquer ponto onde aconteça um Boicote é mau para a democracia e o seu resultado é apenas uns minutos de fama.

Esperavam outro resultado?

Cumprimentos.

PS: Que se passou com o melhor Restaurante Campomaiorense?

PS1: Durante a semana tenho aí uma nova rubrica….

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

De barriga cheia ou de bolsos vazios?!?!

No passado dia 8 de Novembro (Sábado) às 21h30, onde andavam?

O grande Sérgio Godinho, cantor de almas enamoradas e de ideais revolucionários por um mundo mais justo e ponderado, esteve em Campo Maior, a fazer jus à boa fama que o persegue. Seria de esperar casa cheia, porém infelizmente o Centro Cultural(C.C) não estava cheio, digamos que estava algo “composto”!

Cada um faz o que quer e gostos também não se discutem, mas ouve-se tanta queixa de que não existe nada para fazer em Campo Maior… Se é que me faço entender… E afinal, o dia em que temos por cá um dos GRANDES, não se consegue encher o C.C! Poderia falar-se dos preços, mas 5 € (5€ podem fazer diferença para algumas bolsas...lá isso é verdade!) para um concerto desta qualidade e intimismo é praticamente à borla!

Mas porque não encheu o C.C para ouvir o Sérgio…

Será a “falta de cultura “? Será que estão de barriga cheia? Ou será que estão de bolsos vazios (crise)?

Já nem falo da divulgação, pois "existem artistas que nem de divulgação precisam". Sou da opinião, que os espectáculos à borla habituam mal as pessoas.

Cumprimentos

PS: O texto não é uma crítica, mas sim uma reflexão!

PS1: No dia 7 de Novembro o C.C encheu para ver um punhado de bons fadistas, a receita deste espectáculo foi doada aos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

domingo, 9 de novembro de 2008

Comentário da Semana (11)

O Comentário da Semana, foi escrito pelo Sr. Siripipi Alentejano e escolhi o mesmo por não "entender" algumas situações…

Passei hoje por este post e li todos os comentários. Ficaria mal com a minha consciência se não tivesse uma palavra de apreço e consideração pelo elemento do PCP na Assembleia Municipal e adianto-vos que é um dos Deputados que discute e emite mais opiniões, o que não sucede com os elementos da bancada do PS, que ao longo destes três anos de mandato nunca, mas nunca, fizeram ouvir a sua voz.
Não sendo militante do PCP, posso afirmar que é um Partido que faz imensa falta em todos os Órgãos pela qualidade das suas intervenções.
Saudo igualmente o Joel pela oportunidade do seu comentário.
(Sr. Siripipi Alentejano, 6 de Novembro de 2008)

Afinal quem é a VERDADEIRA oposição do Sr. Burrica?

a) O MICM

b) Vereador Muacho

c) PCP

d) CDS-PP

e) PSD

f) Campo Maior está uma maravilha e não é preciso fazer oposição!

Já agora se os deputados do PS não se fizeram ouvir nestes três anos, que têm feito?

Cumprimentos.

PS: A imagem exposta é uma paródia ao "Congresso" no Brasil, mas está bem conseguida, como tal, decidi partilha-la com vocês.