sábado, 1 de novembro de 2008

Encontro de Blog´s - Borba 2008

(Para mais informação clique na imagem)

Atenção: Terminam amanhã as inscrições (2 de Novembro)!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mais & Menos (8)

O fim-de-semana está a bater à porta! Como tal, hoje é dia de Mais & Menos.

Mais – Festa dos Avós. Decorreu entre os dias 18 e 26 do corrente mês, a Festa dos Avós, a qual reuniu os nossos queridos idosos e permitiu a muitos sairem da rotina. Diga-se em abono da verdade, que o Município Campomaiorense ao longo do ano tem desenvolvido iniciativas para os idosos. Independentemente de ser concordar ou não com os moldes das iniciativas, todos concordarão que são iniciativas importantes e de aplaudir.

Menos – A Estrada do Retiro. Sim, já sei que estão previstas as obras (em principio irão começar em Fevereiro), que até meteram por lá umas placas a avisar que o piso está em mau estado e que a estrada não é Municipal mas sim Nacional, não estando a cargo da nossa Autarquia. Mas será que a dita, não poderia tapar ao menos os buracos? É que estes estão a tomar uma dimensão tal, que os condutores vão mais preocupados em fugir aos malditos buracos do que em conduzir correctamente. Tapar os buracos até que comecem as obras seria de louvar.

E o vosso Mais & Menos da Semana?

Cumprimentos

PS: Excelente fim-de-semana.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Opinião de alguém que passou por cá....

Faz alguns dias um Anónimo (ao qual agradeço), num comentário deixou a morada de um blogue, no qual estava exposto um texto sobre Campo Maior, o qual vou citar mais à frente.

Este post vai dedicado aos "Amantes de Catalogar", que se queixam do lado esquerdo e direito! Aqui têm como uma pessoa Não Campomaiorense que nos visitou vê Campo Maior, por outras palavras, como um forasteiro percepciona Campo Maior.

Post exposto no Blogue “Mar da Palha”, do Sr. António Soares, com o título “Estarão Assim Tão Mal as Nossas Muralhas?”, no dia 21 de Maio de 2008.

"Nos últimos tempos temos assistido a umas quantas opiniões de que as nossas muralhas são alvo de abandono e de maus tratos. Esquecem-se os autores de tais opiniões de que as suas posições são vistas, através da NET, por esse País fora e não só, dando a ideia para quem não vive em ALMEIDA de que o nosso património não é preocupação para os actuais responsáveis camarários.

Aqui edito umas fotografias do que realmente se pode considerar maus tratos e um completo desprezo pelo património. Estas fotos foram tiradas no dia 18 deste mês em Campo Maior, Alentejo.

AINDA BEM QUE O NOSSO PATRIMÓNIO, AO CONTRÁRIO DO QUE SE TENTA "PINTAR" , NÃO ESTÁ ASSIM TÃO MAL!!!!"

Barracas nas Muralhas


Sofás velhos, camas, colchões...lixo nos fossos!


Portas de entrada "abandonadas"!

Passo a citar, um comentário realizado ao post descrito acima, o dito foi escrito pelo mesmo autor do post, o Sr. António Soares e fala-nos sobre a razão pela qual decidiu escrever o texto acima exposto.

"(...)Quando passei em Campo Maior iam comigo no carro 4 pessoas, todas de Almeida, e que por um motivo ou por outro não conhecem muito bem o nosso País e a dada altura foram estas pessoas que comentaram o seguinte:
" ...andamos nós a dizer mal das nossas muralhas e das nossas estradas...se vissem isto até se arrepiavam..."
Ao ouvir isto na viagem de regresso resolvi tirar umas fotos e fazer o poste. Esqueci-me de tirar umas fotos da estrada que vai de Campo Maior até Badajoz mas posso-lhe dizer que era uma estrada daquelas não existem em Almeida há muitos anos...uma vergonha estradas ainda do Estado Novo e sem manutenção com a agravante de serem o nosso cartão de visita para quem entra no País."

Infelizmente... é assim que um forasteiro olha para Campo Maior!

Comentem sff.

Cumprimentos

PS: Obrigado a todos os que nos mandam e-mails, se por vezes demoramos a responder é por falta de disponibilidade.

PS1: Nasceu mais um blogue Campomaiorense, o blogue dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior (clique aqui para aceder). Bem-vindo!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Nova Votação: Boicote às Eleições?!?!

Boicote, é o acto de abster-se, de não agir numa determinada situação, comprar ou combinar com alguém ou alguma organização como forma de protesto ou coerção. É comum nas eleições, quando os votantes de uma certa região ou grupo combinam não votar, boicotando assim a eleição por sua parte.

Tenho lido aqui no blogue e ouvido algumas pessoas pelas ruas, falarem que os Campomaiorenses residentes na “parte velha” da vila (eu prefiro chamar-lhe zona histórica), estão a pensar em fazer um boicote às próximas eleições autárquicas, não sendo de excluir que tal seja estendido as outras eleições. Isto porque, para o próximo ano vamos ser chamados às urnas três vezes, para as autárquicas, europeias e legislativas.

A origem, deste protesto deve-se ao caso “Mártir Santo” não ter tido sido solucionado. A população residente no “antigo casco” está farta desta situação, o pior é que a situação tem ido a pior, ao ponto das pessoas durante o Verão não poderem estar à "fresca", isto para não falar de que algumas pessoas que nem dentro de casa estão descansadas.

A verdade é que muitas das vezes, o boicote serve para chamar a atenção, incluindo o da comunicação social, que fazem questão de "promover" a causa (normalmente).

A questão é: estão dispostos Campomaiorenses a fazerem boicote caso até as eleições, não seja resolvida a questão do Mártir Santo?
Sim? Não? Porque razão?

Acreditam que isto se possa vir a concretizar?

Cumprimentos.

PS: Votem na nova votação relacionada com o post.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

E o melhor "take away" Campomaiorense é...


E o melhor “take away” Campomaiorense é….City Grill com 35%, seguido de muito perto pela Pizzaria Lagartini com 34%!

Em terceiro lugar temos o Mónaco com 15%, seguido proximamente pelos seguintes: Churrasco de São Pedro (14%), Pizzaria Cardozo (13%) e Ferreirinhas (11%).

Existem claramente dois vencedores, o City Grill como local para ir buscar grelhados e a Pizzaria Lagartini como o melhor local onde se pode adquirir a “melhor massa”.

Sinceramente, não sou muito fã do City Grill, acho que ao nível do comer para fora o Churrasco de S.Pedro continua a ser imbatível, porém os preços também são imbatíveis (ironia)! Ao nível da variedade os Ferreirinhas têm muita, não se limitando aos grelhados. Quanto as pizzarias tanto me faz, é chato é as vezes ir por lá a uma delas e a porta estar fechada!

Cumprimentos

PS: Amanhã acho que o tema vai ser do agrado de todos.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Turismo em Campo Maior, as Visitas Guiadas!

Campo Maior é uma Vila que possui uma enorme beleza e um rico e vasto património, histórico, arquitectónico, etnográfico, entre outros! Como tal, a Câmara Municipal de Campo Maior, em articulação com o seu Posto de turismo (o qual funciona provisoriamente na Biblioteca Municipal), realiza visitas guiadas.

Estão expostos no sítio do Município Campomaiorense 4 Itinerários, para que os turistas que nos visitam possam conhecer algumas das nossas riquezas, repito algumas! Podendo sempre fazer-se alterações nos Itinerários.
Assim, quem desejar realizar alguma visita ao nosso concelho, serão disponibilizados técnicos ao serviço da Autarquia para acompanharem os turistas durante todo o itinerário definido.

Seguidamente, são mostrados os Itinerários.
O itinerário 1, até não é dos piores, “faz-se bem a pé” (já explico), pena é que neste momento não seja possível visitar o Castelo, pois esta encerrado para obras, ou pelo menos isso parece, pois as obras encontram-se paradas (responsabilidade do IPPAR).

O itinerário 2, é igual ao 1, não acreditam?!?! Pois bem, a única diferença é que na parte da tarde existem duas visitas mais, ao Castelo de Ouguela e ao Museu do Café, contem só com esta parte se tiverem uma viatura disponível, na qual possa viajar o técnico do Município, ou seja, este itinerário oferece uma Visita Guida sem transporte.
Uma referência para o Convento, o qual se diz que a sua visita “não é para todos”!

O itinerário 3 volta a ter o problema do transporte, neste caso para o Museu do Café.


O quarto e último itinerário apresenta-se como o mais alternativo, sendo diferenciador dos restantes. Porém, não é alvo de grande representatividade dos nossos “argumentos”. Talvez seja mais dedicado para as crianças, mesmo assim, deixa muito a desejar.

Já aqui falei, que acho que Campo Maior deveria apostar mais na sua promoção, temos todos os argumentos para tal. Falta muita promoção e uma melhor adequação dos recursos às necessidades de quem nos visita.

Um exemplo do dito, são estes itinerários, os quais estão muito desadequados, acho positivo que se façam as visitas guiadas, mas deveriam ser feitas muitas melhorias a este nível, ou mesmo uma reforma por completo do turismo do concelho e repensar o que realmente se quer fazer (para fazer mal, mais vale muitas vezes não fazer).

Por exemplo, em todo o sítio da Câmara não existe referência ao facto do Posto de Turismo se encontrar em obras (clique aqui para ver), são estes pormenores que por vezes marcam de maneira decisiva as pessoas que nos visitam, podendo estes ser a melhor promoção que se possa fazer (o "boca a boca").

Cumprimentos

domingo, 26 de outubro de 2008

Comentário da Semana (9)

Tem estado um fim-de-semana agradável, espero que o estejam a desfrutar.

O Comentário da Semana escolhido, foi escrito pelo Sr. Urso, o qual elucidou algumas pessoas que não sabiam na perfeição o que é o PIDDAC.

PIDDAC/PROGRAMA DE INVESTIMENTOS E DESPESAS DE DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL, é isto mesmo que a sigla quer dizer, ora depois do desconhecimento patenteado por vários comentadores no blogue, deve ser dito que, em abono da verdade não se trata de dar mais dinheiro aos autarcas, mas sim executar determinadas obras suportadas integralmente pelo Orçamento do Estado ex.,estradas, escolas, barragens, etc. Estou de acordo que mais dinheiro na mão de alguns NAO, pois quem gasta mais de 2 000 000 de euros em festas, festinhas e festarolas, ele são os idosos, os menos idosos, as crianças, os teatros, as varandas, as tradições, o carnaval, o natal, as passeatas, as “almoçaradas” e por ai fora, não merece ter mais dinheiro. Mas aqui e o Estado que perante a menor pressão dos autarcas destes concelhos desvia investimento para quem os aperta.
(Sr. Urso, 24 de Outubro de 2008)

Para receber dinheiro do PIDDAC é necessário que se apresentem projectos válidos e que os mesmos sejam aprovados, através dos parâmetros que foram previamente estabelecidos.

Como tal, para que o nosso Distrito tenha sofrido uma quebra tão grande poderá ter acontecido uma das seguintes situações:

1- O Governo decidiu cortar a despesa no Distrito de Portalegre.
2- A maioria dos autarcas e as suas equipas não fizeram um bom trabalho, ou seja, apresentaram projectos mal fundamentados.
3- As autarquias não apresentaram projectos para concorrer a fundos do PIDDAC (esta não acredito mesmo).
4- O Governo decidiu diminuir o investimento no nosso Distrito e os projectos apresentados também não foram os melhores.

Na minha opinião, acho mesmo que o Governo cortou conscientemente no PIDDAC para o nosso Distrito, tenho conhecimento que houve muitos projectos que não foram aprovados, ou seja, não foi por falta de candidaturas de projectos. Ontem, podia ler-se na imprensa escrita: "Governo aposta no Litoral", isto relativo aos fundos do PIDDAC.

Vejamos o caso de Elvas, sofreu também um corte enorme, mas também foi a autarquia que em 2007 mais dinheiro recebeu de PIDDAC no Distrito. Basta ir a Elvas e notasse o dinheiro do PIDDAC por lá investido (é possível contemplar obras!).

A questão é: como existem pessoas com tanta capacidade de mobilização de fundos e outros que nem por isso?
Será que conhecem muita gente (influência)? Serão as equipas autárquicas(projectos bem conseguidos)? Ficam aqui as questões.

Cumprimentos.