quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal

A equipa do "Ó Mê Belo Campo Maiore..." deseja a todos os seus leitores, amigos e respectivas famílias um santo e feliz Natal.
Hoje não é dia de dizer bem ou mal, não é dia de criticar ou aplaudir, hoje é dia de pedir a todos um pouco mais de compreensão e respeito para com os seus semelhantes.
Hoje, acima de tudo é o dia da família, da nossa, da vossa, da família campomaiorense.

UM SANTO E FELIZ NATAL


terça-feira, 23 de dezembro de 2008

De Blogue a Blogue, De Campo Maior

O Blogue “De Campo Maior”, iniciou a sua actividade em Agosto deste ano. Desde esse momento, têm vindo a trazer à baila temas de muito interesse, não se limitando a temas de âmbito regional.
N’ “Ó mê belo Campo Maiore..”, admiramos este blogue, pela profundidade dos temas e a maneira cuidada e astuta de como os mesmos são tratados. Como tal, aconselhamos vivamente a leitura do Blogue “De Campo Maior”.

---

Como surgiu o "De Campo Maior"?
Quando começámos a tomar contacto com o que existia acerca de Campo Maior na Internet, devido ao carácter intermitente e irregular de uns e à falta de qualidade de alguns outros, concebemos o projecto de, colectivamente, elaborarmos um blogue que abrisse um espaço de diálogo com outras pessoas ligadas a Campo Maior. Não tínhamos, à partida, a ideia de nos cingirmos apenas a questões directas sobre Campo Maior. Demorámos algum tempo a tomar a iniciativa, até porque os elementos que colaboram no "De Campo Maior" estavam envolvidos em projectos pessoais que lhes tomavam praticamente todo o tempo.

Como operacionaliza o "De Campo Maior"?
Como é natural, um dos elementos exerce a função de gestão do blogue. Os outros elementos apresentam projectos de textos ou textos já elaborados que propõem para publicação. Funcionamos como uma espécie de conselho redactorial para tomar decisões sobre os conteúdos e a forma mais adequada de os apresentar.

"De Campo Maior" para o Mundo ou "De Campo Maior" para Campo Maior?
É absolutamente indiferente dependendo apenas da ocasião, do tema e do conteúdo. Claro que privilegiaremos sempre aquilo que nos parece ter mais a ver com Campo Maior e os campomaiorenses.

Por vezes, leio alguns textos no Blogue "De Campo Maior" e fico com a sensação que algumas pessoas não os conseguem interpretar. Considera o "De Campo Maior" intelectual?
É um risco que assumimos conscientemente. Sem sofismas, nem hipocrisias, quem escreve assume uma atitude claramente intelectual. Além disso, é-nos muito cara a função pedagógica que, cada um de nós, ao escrever, assume para com os que se dispõe a ler os nossos textos. Nunca escrevemos para entreter ou para dar "recados". Toda a escrita que se assume como séria deve fazer pensar.

Campo Maior é hoje uma Vila a caminhar para Aldeia? Ou uma Vila para Cidade? Que urge fazer em Campo Maior?
Já temos entre nós falado da circunstância de Campo Maior, tendo tantas ou mais condições que outras que o fizeram, nunca assumiu o projecto de se transformar em cidade. Achamos interessante que assim seja. Mas, neste momento, as coisas caminham de tal forma, que inevitavelmente começa a nascer o receio de estar a declinar rapidamente para aldeia. Para inverter esta tendência, terá de haver um esforço muito grande de desenvolvimento sustentável. Para isso, será necessária uma liderança forte, inteligente, capaz de elaborar e conduzir projectos adequados a todos os níveis. Não se pode conceber que a gestão de uma terra se limite a assegurar rotineiramente o andamento burocrático das coisas correntes e a reduzir praticamente tudo a actividades de entretenimento que mais não visam que a simples perspectiva de ganhar alguns votos.

Eleições autárquicas em 2009 rimam com esperança?
É bom que rimem com esperança e com mudança. Senão, que futuro haverá?

Um tema que muito se tem debatido nos blogues são Festas do Povo. Acredita que as Festas do Povo estão a morrer?
Como todas as coisas humanas, também as Festas do Povo poderão um dia desaparecer. Basta para isso que deixe de haver razões e condições para que elas se realizem. Agora, uma verdade é certa: tentar mantê-las apenas com objectivos de curto prazo e de vantagens meramente pessoais, é adiar o problema.

Se fosse o Pai Natal, que prenda daria a Campo Maior?
Gestores empenhados e competentes. Projectos exequíveis e úteis. Muita atenção às questões sociais: educação, saúde, infra-estruturas de apoio às actividades económicas, saber e inteligência para preservar o património (natural e construído) e para promoção da cultura local.

Quer deixar uma mensagem para os leitores d' " Ó mê belo Campo Maiore…"?
Recusem tudo o que carecer de qualidade. Sejam exigentes relativamente ao que vos apresentam. Mais vale que não entendamos bem logo à primeira do que percebermos imediatamente, sem que isso traga qualquer vantagem ou proveito. Em Campo Maior há excesso de mediocridade, maledicência e oportunismo. A vila carece de obras e factos que a promovam e a dignifiquem.
Para o colectivo do "Ó mê belo Campo Maiore…" enviamos votos de sucesso e de incentivo para que continuem, numa linha de dignidade, a lutar pela melhoria das condições gerais da vila e do concelho.

2008/12/18 De Campo Maior

----

Estão à vontade para comentar a entrevista. Repito a Entrevista!

Cumprimentos.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Abriram as Votações dos Prémios Zé de Mello...

Abriram as votações dos Prémios do Blogue Zé de Mello, não deixe de votar nas diferentes categorias.

Como aqui, já foi referido, o "Ó mê belo Campo Maiore..." encontra-se nomeado na Categoria Blogosfera Regional.

Para aceder à página da votação clique aqui.

Cumprimentos

Ambição, visão, objectividade...

Foram duas situações, que me alertaram para uma conjuntura que considero preocupante, devido à falta de mobilidade, de ambição e de concretização “física”.

A primeira situação, foi um texto que encontrei no site do Município Campomaiorense, o qual passo a citar parcialmente.

“João Manuel Borrega Burrica, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, AVISA que, de harmonia com a deliberação da Câmara Municipal do dia três de Dezembro do ano dois mil e oito, deliberou, por unanimidade, dar inicio à Elaboração do Plano Pormenor de Expansão da Zona Industrial.”

Importante sem dúvida, a expansão da Zona Industrial é algo vital para o desenvolvimento da nossa Vila.
----

A segunda situação, encontrei-a no Blogue Zé de Mello, no post CENTRO COMERCIAL AVANÇA NO CAIA.

“O futuro centro comercial que se contruirá apartir de Abril, na Avenida de Elvas em Badajoz, junto à rotunda do IFEBA no Caia pretende tornar-se no centro de comercio minorista mais importante na zona raiana.
A abertura deste espaço está previsto para 2010, coincidindo com a conclusão da Estação de TGV Caia/Badajoz e do inicio da exploração da plataforma logística.”

Um investimento de futuro, com visão estratégica, ao que se diz, além deste investimento estão previstos na Zona de Badajoz mais alguns, tendo em conta as oportunidades que vai trazer a futura Estação de TGV e a Plataforma Logística.
----
O que me preocupa, é a falta de ambição e de visão estratégica em Portugal. O único projecto afecto à nova estação/plataforma logística é o “Corredor Azul”, o qual é muito importante, porém é necessário muito mais, principalmente atrair investidores privados!

Além isto, é preocupante não ter ouvido falar em Campo Maior da situação do TGV como uma oportunidade, por parte dos nossos governantes. Acredito que se forem criadas as condições necessárias, poderemos ter alguns investimentos relacionados com esta situação.
A postura da maioria das pessoas com que tenho falado sobre este tema, resume-se à ideia que o beneficio desta situação será literal, ficando-se por alguns postos de trabalho que se consigam, o que já é muito importante...

Porém...

A minha sugestão, é que se alie esta expansão da Zona Industrial a novas medidas de atracção de empresas, tendo em vista a oportunidade que se apresenta para esta região. Não podemos ficar pelos protocolos transfronteiriços, os quais a maioria não vão passar de boas intenções.
O poder económico Campomaiorense, também deverá ter uma palavra a dizer, pois certamente que detém contactos privilegiados que podem fazer a diferença.
O ideal seria uma união entre estes dois campos.

Haja vontade! Mais vale tarde do que nunca...

Cumprimentos

domingo, 21 de dezembro de 2008

Comentário da Semana (16)

Eu não diria melhor...

"Cheguei a casa e confesso que venho saturado, cansado...

E isto não é por uma questão de se gostar ou não das festas de Natal.

Mas... é que ao passarmos pelas ruas , no rádio da viatura, em casa a ver as televisões ,no restaurante, no dentista, no supermercado, na farmácia, nos cafés, nos telemóveis, no barbeiro nos blogs, etc.etc., e... termos que suportar todas estas músicas alusivas a esta quadra, em altas berrarias... depois, são os bom natal... boas festas... bom ano... que toda a gente deseja a toda a gente...

Será que não temos direito á verdadeira paz ( silêncio) que deveríamos usufruir nesta época ?

Irra que é demais...

Porquê...falar tanto na pobreza na quadra Natalícia, e ignorar-se todo o resto do ano?

Porquê... o Natal continuar a ser esta montra de vaidades, e da caridadezinha hipócrita?

Porquê... se a pobreza é tão necessária à riqueza... como a riqueza é à pobreza ?

Porquê... se os dois, são males que se misturam, e que se sustentam um ao outro ?

Porquê... se os (alguns) ricos sempre precisarão dos pobres para demonstrar a sua pobreza de espírito... e que melhor altura do ano para a suprema demonstração do seu poder... do que o Natal ?

Porquê... toda esta “pedinchice”, para a maioria aproveitar e dar o que já está a “mais”... ou “fora de moda”... ou muito usado... e nalguns casos até estragado?

E porquê... se a verdade é que a riqueza e pobreza, são ambos fracassos monstruosos da m**** desta sociedade?

Deus. Não podes gostar que tratem assim os teus filhos!!! Pois não !!!???

Eu sabia que sim."
( Sr. Dealoendro, 17 de Dezembro de 2008)

Cumprimentos.