sexta-feira, 6 de março de 2009

Mais & Menos (22)

Mais – Inovação “Campomaiorense”.
"A "Delta Q", marca da Delta para o café por cápsulas, acaba de lançar um produto único que faz nascer uma nova categoria.
O 'Red Q' é uma espécie de chá expresso feito através da planta Rooibos, utilizada para o chá vermelho."
(in Económico)

Menos
– Estrada do Retiro.
Fez-se a cerimónia, assinaram-se protocolos, previu-se que em Janeiro deste ano se iniciariam as obras, porém contínua tudo na mesma. Caso para dizer blá blá blá…

Cumprimentos

PS: Bom fim-de-semana

quinta-feira, 5 de março de 2009

De Blogue a Blogue... As Chamas do Fénix

Hoje trago até vós, uma entrevista com o Sr. Paulo Gaminha, o editor/escritor do Blogue “ As Chamas do Fénix”.
O Blogue “As Chamas do Fénix”, é um local onde podemos encontrar a prosa no seu esplendor, onde as palavras tomam sentido e são domadas com mestria pelo “Fénix”.
Conheci este blogue através de um tropeço, porém hoje sou seu leitor assíduo, dá gosto ler os poemas que vagueiam por lá.
Antes demais, devo referir que o Sr. Gaminha, irá lançar brevemente (28 Março) o seu primeiro livro, que se irá intitular “Domador de Palavras” (para mais informação, clique aqui).

---
Como surgiu o Blogue "As Chamas do Fénix"?
Dois amigos (Blog Dualidades) criaram um blog onde continham uma rubrica em que todas as semanas convidavam alguém para realizar um “post” com tema em aberto. Numa dessas semanas fui eu o convidado e gostei de participar, tanto que me aventurei no meu próprio espaço.

Qual a origem do nome do blogue "As Chamas do Fénix"?
O nome é anterior ao blog, no dia 8 de Julho de 2006 sofri um brutal acidente onde sobrevivi milagrosamente sem lesões de gravidade. Passado um ano, no dia 08 de Julho de 2007 decidi fazer uma tatuagem para de certa forma assinalar a data. Depois de ver e rever montes de livros com centenas de imagens fiquei emocionado ao encontrar aquilo que procurava uma “Fénix”. Foi essa a escolha, a ave que renasce das suas próprias cinzas, a ave que vence a morte. A partir desse dia passei a assinar os textos como “Das Chamas do Fénix”.

Como tem sido a sua experiência no mundo da Blogosfera? Acompanha a Blogosfera local?
O blog “As Chamas do Fénix” é a minha segunda experiência no mundo da blogosfera, o primeiro e também para mim muito querido tinha por nome “Espírito Sólido”.
Na blogosfera desenvolvi amizades muito bonitas, intensas e que se transferiram para o mundo real. Hoje sou sem dúvida um homem mais rico, pois tenho muitos mais amigos.
Acompanho a blogosfera local, mas não tinha por habito manifestar-me nela porque em certa medida queria preservar o anonimato. Repare que na primeira vez que o fiz fui praticamente identificado sem grande dificuldade.

Desde quando essa sua paixão por poemas?
Sempre adorei escrever, sempre foi uma paixão, embora por vezes deitada ao esquecimento.

Qual a parte do dia que gosta mais de escrever?
Qualquer hora para mim é boa, posso até dizer que não há hora perfeita para a minha escrita. Eu não escolho um tema, eu não imagino um poema… simplesmente é um fervilhar de emoções que me irrompe da mente e é jogado numa folha de papel tipo “vomito” de letras. Alguns dos meus textos foram escritos em guardanapos de papel enquanto tomava um simples café.

Qual a sua maior fonte de inspiração?
A minha maior fonte de inspiração é a vida. Tudo o que fomos, somos e aspiramos ser.

O que sente a poucos dias da estreia do seu livro?
Confesso que um pouco nervoso, afinal de contas a quebra do meu anonimato e logo com a notícia do lançamento de um livro surpreendeu muita gente. Mas acredito que vai correr tudo bem estou bastante confiante.

Considera-se um Domador de Palavras ou está Domado pelas Palavras?
Um domador de palavras, sem dúvida, pelo menos é a minha opinião. O amigo o que acha, que estou domado ou que sou domador?

Escrever é um vício?
Para mim mais que vício é uma necessidade, uma fuga de mim para encontrar o equilíbrio.

De onde surgiu a ideia de lançar o livro?
Posso dizer que fui “empurrado” a fazê-lo. Amigos que me lêem começaram a incentivar-me, a dizerem que deveria tentar. Um dia acordei e avancei. Hoje estou muito feliz com o resultado obtido.

Guarda o seu primeiro poema? Se sim, quer partilhar connosco?
Nem sei qual foi o meu primeiro poema e com toda a certeza não o guardo, provavelmente daqueles que se escrevem para os primeiros amores de adolescência muito sofridos e melosos. Mas tenho muito gosto em partilhar convosco um poema meu.

“Corações de Ouro”

Corações de ouro … tumbas de medo
Guardam em si a cobardia
Corações de ouro… com um segredo
Que nunca verá a luz do dia!!!

Corações de ouro…sem consciência
Egoístas…desalinhados
Corações de ouro…sem clemência
Pelos que a eles estão amarrados!!!

Corações de ouro… perdidos
Desajustados no seu sentir
Corações de ouro… escondidos
Chegam, para só pensar em partir!!!

Corações de ouro… decadentes
Sucumbem à vil conveniência
Corações de ouro… descrentes
Aniquilam tudo sem complacência!!!

Corações de ouro… estropiados
Com mascaras de doçura
Corações de ouro… camuflados
Levam outros à loucura...

Corações de ouro… escrevem vida
Sem saberem o que proferem
Corações de ouro… de saída
Atrás deixam os que ferem!!!

Julgo ter editado este poema no meu antigo blog mas é certo que não está no livro “Domador de Palavras”.

Está agendada mais alguma iniciativa além do lançamento do livro em Lisboa?
Gostaria muito de realizar algo a nível local, mas ainda não tenho nada previsto.
Mas é realmente uma ideia que tenho vindo a madurar em mim.
Quais as expectativas que tem em relação ao livro?
As expectativas que um pai tem para um filho… às melhores…
O lançamento do livro é uma aventura e espero que tenha final feliz e se torne o primeiro de muitos…

Onde poderão os interessados adquirir o “Domador de Palavras”?
Após a apresentação em Lisboa indicarei no meu Blog e noutros espaços que se mostrem interessados as livrarias onde poderão encontrar o livro à venda. Aqui a nível local poderão contactar-me directamente para adquiri-lo.


Quer deixar alguma mensagem aos leitores do “Ó mê belo Campo Maiore…”?
Espero que gostem do livro, lá irão encontrar paixão, sensualidade, amor, dor, critica social, esperança, enfim um somatório dos sentires que nos classificam como humanos. Leiam cada frase, cada poema com abertura de espírito, mas sejam audazes e críticos, só com a vossa critica poderei evoluir e crescer como poeta, mas sobretudo como Homem.
Aproveito para agradecer publicamente a todos os amigos que me têm incentivado e apoiado nesta iniciativa...a todos eles, obrigado.


Uma grande chama para todos… das chamas do Fénix (Paulo Gaminha)
----

Estão à vontade para comentar.

Cumprimentos

PS: Visitem "As Chamas do Fénix".

quarta-feira, 4 de março de 2009

Parabéns RCM!!!

“A 13 de Outubro de 2001 a Rádio Campo Maior emitia pela primeira vez na vila campomaiorense, transmitindo nesses primeiros tempos na sede da santa Casa da Misericórdia desta localidade.

Mas os primeiros quase cinco meses foram aquilo a que se chama de emissões especiais. Foi a 4 de Março de 2002, faz amanhã 7 anos, que se realizou o primeiro dia de emissões efectivas, com uma grelha de programas montada e que durou até aos dias de hoje…”
(in Rádio Campo Maior)

O “Ó mê belo Campo Maiore…”, felicita a Rádio Campo Maior pelo seu sétimo aniversário, desejando também as maiores felicidades para o futuro que se avizinha.

Hoje, deixo aqui este espaço, para que felicitem a RCM e também para que possam deixar a vossa opinião, sobre a nossa rádio local de uma forma construtiva.

Cumprimentos

terça-feira, 3 de março de 2009

Nova Ambulância

"Uma nova ambulância chegou sábado para os Bombeiros Voluntários de Campo Maior, atribuída através de um subsídio da Câmara Municipal de Campo maior a esta corporação. Uma cerimónia simples decorreu no jardim Municipal desta localidade, com a chave a ser entregue ao presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, José Carvalho, referiu à RCM que o objectivo é, ainda neste ano de 2009, em que o Bombeiros campomaiorenses comemoram 60 anos de existência, sejam adquiridos mais dois carros para os soldados da paz.
Uma necessidade de ser solidário também com aqueles que todos os dias estão ao lado da população. Um dos ímpetos que levaram a autarquia a ajudar os Bombeiros de Campo Maior, disse-nos João Burrica, Presidente da Câmara Municipal.
Também neste ano do 60.º aniversário dos Bombeiros, vai ser construído o Monumento aos Bombeiros, que ficará situado em frente ao quartel dos bombeiros."
(in Rádio Campo Maior)

Um bem-haja para os Bombeiros Campomaiorenses.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Toda a gente sabe...ninguém se lembra!


Acabamos de entrar em Março, acabou o Carnaval, a próxima “paragem” é a Páscoa e com isso a inevitável Festa da Enxara. Alias, existe muita gente que com o bom tempo aproveita para ir até à Enxara passar os dias em família.

Porém, existe uma situação na Enxara que deveria merecer a preocupação e atenção dos nossos governantes, a famosa Ponte da Enxara.

“Segundo quem já por lá andou, e percebe do assunto, continuam a existir três pilares em estado muito deficiente, e como se sabe o inverno não costuma ser meigo para aquelas bandas. Como é sabido todos os dias passam naquela ponte camiões que fazem o transporte do leite, e o estado em que a ponte está não augura nada de bom. Esperemos que não seja necessário que algo de grave aconteça para que medidas sejam tomadas. Fica o aviso...”
(in Vila Raiana - Ponte da Enxara)

Sentem-se seguros a passar a ponte?

Cumprimentos

domingo, 1 de março de 2009

Comentário da Semana

O comentário da semana, é desta vez uma opinião pessoal a cerca de Campo Maior e os seus habitantes, tendo sido escrito no post "Ó mê belo" Divulga: Lançamento do Manual do Empreendedorismo...".
---

"A propósito desta notícia, não posso deixar de analisar esta interessante questão que tanto espanto causa a quem, trabalhando e vivendo em Campo Maior, se começa a aperceber da maneira como certas coisas funcionam nesta terra:
- Aqui, as melhores iniciativas culturais no campo das artes e da educação são tomadas pela iniciativa privada, com principal destaque para o grupo empresarial mais importante, dos sedeados em Campo Maior;
- Entretanto, a autarquia que pouco faz no domínio cultural e que, mesmo esse pouco, é de valor frequentemente muito discutível, não tem um gesto de apreço por aquilo que outros fazem para colmatar o que, por natureza caberia à Câmara fazer;
- Isto tem, como é evidente, reflexos nas atitudes sociais e culturais de uma boa parte da população, pois, por um lado, revelam um fraco critério na apreciação do património arquitectónico e histórico da terra; por outro, têm em pouca consideração as benesses que as empresas oferecem a esta população.
Dizem-me que noutros tempos, alguns empresários eram distinguidos com elevado apreço pela população local. Não é isso que actualmente se verifica. O que é que se passou que tanto mudou as atitudes?
Parece-me que esta atitude da autarquia e da população nenhuma vantagem trará para Campo Maior, sobretudo em tempos de crise. A ingratidão pode provocar o cansaço e levar à desistência das boas vontades. Qual seria o futuro desta terra se tal acontecesse?
Às vezes, as pessoas e as comunidades, adoptam comportamentos muito estranhos e parecem agir à revelia do seu próprio interesse. Desculpem meter-me nas vossas questões mas parece-me que uma gente simpática e acolhedora como vocês são, não estará a ver as coisas da melhor maneira.
Escrevo isto com toda a consideração que devo a muitos dos amigos que tenho em Campo Maior e movido pelas melhores intenções."
(Sr. Alberto Mestrinho, 26 de Fevereiro)

Hoje, o Sr. Alberto faz as perguntas, não que concordo com o texto na totalidade, mas em algumas situações não deixa de ter razão.

Cumprimentos