sexta-feira, 17 de julho de 2009

Constatação de uma triste realidade...

Por um lado a falta de qualidade da água da barragem, por outro as queixas daqueles que acampam no parque de campismo de Campo Maior.

A RCM visitou ontem o Parque de Campismo de Campo Maior, onde não encontrou campistas muito descansados nem contentes. São cerca de 70 famílias que a esta altura estão neste complexo, e desde há oito dias que não há água, durante quase todo o dia, no depósito que serve aquela Parque campista.

Francisco Marques, afirma que esta é uma situação recorrente ao longo de todo o ano, e que agora se prolonga já há uma semana, e sem resolução à vista.
E este parece ser um ping pong no que diz respeito a responsabilidades. A empresa que administra, a Escape SA passa responsabilidades para a autarquia e vice-versa, conta-nos Francisco Marques.

E a água parece não ser a única queixa. Também os quadros da luz parecem não estar nas melhores condições.

E quanto à Administração da Escape SA, Francisco Marques afirma que pouco atendem os utentes do Parque.

Por fim, Francisco Marques refere que o próprio parque não tem alvará, algo que não sabia aquando da compra do seu terreno.
(…)
Problemas no Parque de Campismo de Campo Maior, sendo que já contactámos a empresa Escape SA que não se mostrou, para já, disponível para nos responder às criticas. Também contactaremos a Câmara Municipal, no sentido de esclarecer o que se passa nesta Parque.
Ali ao lado, a barragem do Caia, guarda outros problemas e mais uma vez são enviados alertas por Carlos Pepe, do Grupo de Ecologia e Desportos Ambientais, sobre a qualidade da água da barragem. Carlos Pepe chama a atenção para que desde 1995 a água está no patamar da água de Má qualidade.

Carlos Pepe afirma que a classificação D nem se refere a água potável.
(…)
(Fonte: Rádio Campo Maior)

Responsáveis sobre a qualidade da água da Barragem do Caia:
Instituto Nacional da Água - Tutela;
Associação dos Beneficiários do Caia - Aproveitamento para Regadio
Águas dos Norte Alentejano – Abastecimento Público
Autarquias – Ornamento do território

Vamos chegar a concenso?

E quanto ao parque de campismo qual a vossa opinião? Já frequentaram o referido?

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pelos caminhos de Campo Maior...

Estrada do Retiro

“Fez-se a cerimónia, assinaram-se protocolos, previu-se que em Janeiro deste ano se iniciariam as obras, porém contínua tudo na mesma. Caso para dizer blá blá blá…”
(6 de Março de 2009)

“Falou-se que as obras iriam ter início em Janeiro/Fevereiro, mas foi mesmo só falar! Porque razão não avança a obra?
Agora que é EN e não ER, já não podemos responsabilizar o poder local, porém podemos pedir explicações.
Sr. Presidente diga-nos o que se passa, tenha consideração por nós, pois a estrada está cada vez mais miserável, não deixando de ser uma das imagens de marca do Concelho de Campo Maior, pelo menos para quem entra em Portugal pelo Retiro. Não o preocupa? Acredite que a maioria dos Campomaiorenses sim.”
(20 de Abril de 2009)

Estrada do Retiro para quando? Nem as eleições parece que vão vencer esta batalha!

Estrada da Barragem
"Já iniciaram as obras de restauro da ER 243 (Estrada da Barragem), via que liga Campo Maior a Santa Eulália. Esta obra, responsabilidade da Câmara Municipal, vai dotar o percurso com um novo tapete de alcatrão, melhorando significativamente as acessibilidades da vila.
Com esta obra a Câmara Municipal de Campo Maior pretende melhorar a circulação rodoviária nos acessos à vila, promovendo a segurança e conforto dos que usufruem das suas vias.
Tentaremos ser breves nesta intervenção, de modo a restabelecer a circulação normal desta estrada o mais rápido possível."
(31 de Janeiro de 2009)

Fiquei contente pelo início desta obra, que bem era necessária, porém as obras ao que parece já terminaram.
Quem for de Campo Maior até a Santa Eulália, pela ER 243, vai deparar-se com duas estradas, uma que fica no Concelho de Campo Maior e outra no Concelho de Elvas, estes pedaços de estrada ficam separados pela Ponte da Barragem do Caia, digamos que são dois mundos algo diferentes.
A estrada no lado do Concelho de Campo Maior foi remediada, está melhor é óbvio, porém fica muito atrás do que foi feito no Concelho de Elvas, onde a referida teve direito a um tapete novo na íntegra.

Dá que pensar…

São estas as estradas que temos dentro do nosso concelho, isto para não falar das municipais.

Uma grande pedra no sapato do Sr. Burrica ou algo "normal"?

Cumprimentos

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Doze anos... (para alguns oito...)

Existem momentos em que devemos fazer avaliações.

O Sr. João Burrica, está perto de comemorar o décimo segundo ano à frente dos destinos do nosso Município, como tal, está na hora de fazer uma avaliação do trabalho do dito pelas gentes de Campo Maior.

Existem pessoas que acham o Sr. Burrica um bom presidente, porém e como seria de esperar existem opositores ao trabalho do referido.

Da parte dos que acham o trabalho do actual Presidente da Câmara positivo, destacam o Centro Cultural, a nova “Avenida” (quase pronta), a nova piscina, "municipal" o arranjo das ruas na parte mais antiga da vila e de algumas artérias circundantes da Avenida Calouste Gulbenkian, entre outras. A cultura parece ser um dos pontos que os “apoiantes” do Sr. Burrica elogiam mais, pois a Câmara tem promovidos e apoiado espectáculos de variadas índoles.

Já os "opositores/críticos" do Sr. Burrica, defendem que o seu trabalho tem sido populista, existem algumas críticas à “cedência da água” à privada Aqualia. A maneira como a nova piscina foi financiada e todo o “modus operandi” parece não ter sido o mais claro, havendo pedidos de esclarecimento sobre este assunto. A demora no arranjo Estrada Regional (ER) 371, que liga Campo Maior à vizinha Espanha, continua ser uma pedra no sapato deste executivo, de facto esta situação não esta dependente da Câmara neste momento, porém não parece ter havido grande esforço/pressão por parte do Município.

A crítica principal, reside sobre a falta de ambição e visão do executivo, limitando-se o referido a fazer o básico, não deixando evoluir Campo Maior.

E vocês campomaiorenses, quais acham que são o pontos fortes e os pontos fracos da governação do Sr. João Burrica, durante estes quase doze anos à frente dos destinos da Câmara Municipal?

Estão contentes/satisfeitos com a governação do actual executivo camarário?

Cumprimentos