sábado, 17 de janeiro de 2009

Obrigado a todos...mas mesmo a todos...

Este “projecto” tem poucos meses, porém já conseguiu o reconhecimento de diversas formas.
A forma mais visível, foi a consagração d’ “Ó mê belo Campo Maiore…”, como vencedor do Prémio Zé de Mello na categoria Blogosfera Regional.

“Por primeira vez, e para além da blogosfera elvense quisemos olhar para a região, e premiar também os melhores blogues do Alentejo. Em relação a Elvas o Prémio vai para o blogue Dualidades e o blogue regional agraciado pela votação é Ó mê belo Campo Maiore…”
(Zé de Mello - Agradecimentos)

O Blogue não foi feito para vencer prémios, mas sim para contribuir para um Campo Maior Melhor!

Aos quantos fizeram questão de ver um inimigo neste Blogue, o nosso muito obrigado! Principalmente aos blogues que surgiram entretanto, tais como o Este Campo Maior e a Janela Indiscreta! Pois com certas atitudes, só conseguiram realçar a veracidade e integridade dos editores e colaboradores do blogue!

Com esta situação, fica mais que provado, que em Campo Maior existem cidadãos preocupados com a sua Vila e que querem melhorar a referida!

Obrigado a todos, continuaremos na mesma senda, pois o caminho faz-se caminhando…

Cumprimentos

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mais & Menos (17)

Fim-de-semana à porta, dia de Mais & Menos, esta semana com dois Mais e um Menos.

Mais – Paulo Carrilho. Uma Expedição portuguesa com 1 elemento campomaiorense do GEDA partiu no passado dia 6 de Janeiro para a Argentina, para tentar alcançar o cume da montanha mais alta do hemisfério Sul, com cerca de 7 mil metros, o Aconcágua.
De referir que a exposição é composta por três diabéticos dependentes de insulina, que com este façanha tentam provar que a doença não os impossiblita de realizar um feito desta natureza.
A primeira etapa teve início no dia 9 de Janeiro. Podem seguir passo a passo a aventura deste Campomaiorense, através dos “Relatos de um Alpinista” Paulo Carrilho, disponível no Site do GEDA, clique aqui para ver. Força Paulo!!!

Ad Septem Ars - Associação Cultural de Campo Maior. É necessário promover, divulgar e ensinar a ARTE em todas as suas vertentes e linguagens, como tal, nasceu a Ad Septem Ars, bem-vinda!

Menos – Etnia Cigana. “Há dois dias atrás (publicado no passado dia 14) pelas 8:30 da manhã, três indivíduos de etnia cigana entraram pelo Quartel dos Bombeiros dentro, partindo tudo o que puderam, como se pode ver na foto abaixo.”
(texto e foto retirados do Blogue Vila Raiana)


Concordam com este Mais & Menos? Façam o vosso.

Cumprimentos.

PS: Visitem o Vila Raiana e vejam a sua mais recente exposição, a qual considero excelente e triste, clique aqui.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Um pontapé na Indiferença e na Pasmaceira….

Através de um dos colaboradores do blogue, recebi alguns excertos de textos retirados da última edição do Jornal Expresso. Os quais passo a citar:

Texto 1: “José Maria Pós-de-Mina, Presidente da Câmara Municipal de Moura”

“Foi considerado uma das dez personalidades do ano pela One Worl, devido ao projecto da central fotovoltaica da Amareleja, que entrou em pleno funcionamento no final de 2008. A OneWorld tem como objectivos a defesa dos direitos humanos e o combate à pobreza e destaca o facto de Pós-de-Mina ter lançado um dos maiores negócios "verdes" a nível mundial num dos concelhos mais pequenos e pobres de Portugal.”

Texto2: “Aldeias organizadas em rede”

“Soajo e Lindoso, fazem parte de uma rede europeia de aldeias com tradição. Mais a Sul, no Alentejo, também Telheiro ou o Crato funcionam em estreita cooperação com outras aldeias europeias, na Toscania ou na Lapónia com o objectivo comum de atrair turistas”
----

Duas excelentes iniciativas do interior profundo!

No primeiro texto, é de destacar a acção e o interveniente da acção, o Sr. Pós-de-Mina, o autarca de Moura, que viu esta oportunidade e concretizou-a, sendo reconhecida tal acção até pela "One World".

Aqui ao lado, na Estremadura Espanhola, pelo menos que tenha conhecimento existem duas estações deste género, uma delas em Olivença. Isto deixou-me a pensar… e o nosso Concelho??? Não poderia ter um projecto desta índole??? Temos as condições necessárias, falta é alguém com visão, pode ser que o próximo regedor da nossa Câmara, pense em investir num projecto desta natureza!

No segundo texto, parece-me ser uma situação mais óbvia e mais ao alcance do nosso Município, pelo menos de concretização mais simples. Para tal, seria “simplesmente” fazer um ou vários protocolos com localidades estrangeiras (de preferência), de maneira a existir uma troca cultural (bem ao jeito da Vereadora) e também uma maior atractividade de turistas oriundos dessas "paragens" (agora que as muralhas vão ser limpas...).

Até podíamos ir mais além, porque não unir intimamente laços com o nosso Campo Maior irmão no Brasil? Se bem, que não fosse tão vantajoso ao nível do turismo como com outras localidades europeias.

Ficam aqui estas duas ideias. Algo deve ser feito para tornar a nossa Vila Maior e Melhor, não podemos continuar indiferentes a assobiar para o ar. O contributo do “Ó mê belo Campo Maiore…” está aqui. Pode ser, que alguém os inclua no seu próximo programa eleitoral.

Não podemos, nem devemos ficar contentes com o óbvio, devemos exigir mais! Gostava de ver um Campo Maior a caminhar para Cidade e não para Aldeia! Existem muitos projectos que se poderiam realizar, porém não parece haver vontade nem visão estratégica para tal.

----

Não custa nada fazer ”Benchmarking”, ou seja, copiar as boas iniciativas dos outros, basicamente é inovar sem praticamente investir em tal, pois todos sabemos que muitas vezes se gastam milhões em investigação, em programas e estudos que nunca vão a lado nenhum.

Não olhem para este texto, somente como uma critica ao nosso executivo camarário, olhem sim, como uma critica a "todos nós", pois muitas vezes deixamos ficar-nos pelo óbvio em detrimento de uma exigência que nos leve à excelência. É preciso acordar Campo Maior!

Deixem aqui as vossas ideias e opinem sobre as citadas acima.


Cumprimentos

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Boa Notícia para Campo Maior...

Eis uma Excelente Notícia Campomaiorenses…

"As operações de limpeza e desmatação das muralhas do Castelo de Campo Maior (Portalegre) vão começar até Março deste ano, garantiu o Director Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), José Nascimento.

Segundo o responsável da DRCA, o organismo por si tutelado e a Câmara Municipal de Campo Maior (CMCM) vão assinar “até ao início do mês de Março” um protocolo para que se proceda à limpeza e desmatação das muralhas.
O acordo entre ambas as partes vai responsabilizar a autarquia a proceder à limpeza e desmatação daquela área.
“Este protocolo vai ser assinado desta forma por nós (DRCA) porque não temos nem equipamento nem mão-de-obra para esse tipo de serviços”, justificou.
O lixo acumulado em redor das muralhas, que se encontram em avançado estado de degradação, e o mato que cresce entre as seculares pedras que a constituem são o “cartão-de-visita” para os turistas que visitam aquela vila alentejana.
No interior das muralhas sobrevivem há vários anos, em barracas e carros degradados, mais de duas centenas de pessoas de etnia cigana que reivindicam junto da autarquia uma casa para viver.
De acordo com José Nascimento, o protocolo que vai ser assinado “poderá ser o ponto de partida” para desbloquear todo aquele “problema” social.
“Vamos sugerir à CMCM que desenvolva contactos com mediadores que tenham ligações àquela comunidade para que se encontre uma solução e para que a comunidade saia paulatinamente”, declarou.
À margem deste processo, os habitantes daquela vila alentejana, consideram que o avançado estado de degradação das muralhas “deve-se aos ciganos” que residem naquela zona e à autarquia que não procede à limpeza do monumento.
Em declarações à agência Lusa, Maria Leonardo Morcela considerou que “as muralhas atraem lixo e estão destruídas graças ao ciganos e à autarquia que não olha por aquele espaço”.
A mesma opinião é partilhada por António Molina, assegurando que “as muralhas estão destruídas porque vivem lá os ciganos”.
As acusações dos moradores são de imediato contestadas pela maioria da comunidade cigana que vive diariamente sem água, luz eléctrica e esgotos.
“Não é verdade, nós não destruímos nada. Já basta a miséria onde vivemos”, garantiu à Lusa José Soares Romão.
As muralhas foram erguidas na sequência da edificação do Castelo de Campo Maior, mandado construir por D. Dinis, em 1310.
O Castelo foi profundamente alterado em meados do século XVII, aquando das guerras da Independência.
Mais tarde, D. João V ordenou a sua reconstrução e no século XX o Castelo foi classificado como Monumento Nacional.
Na primeira metade da década de 1940, a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais iniciou obras de consolidação e restauro do conjunto.
Na segunda metade da década de 1960, realizaram-se intervenções nas muralhas do Castelo e na Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, conhecida também como Igreja de São Sebastião “o Mártir Santo”.
De acordo com a DRCA o interior do Castelo foi recentemente alvo de “obras de requalificação” e “provavelmente” abrirá ao público em Março. Outro dos projectos que a DRCA tem delineado para aquele espaço é a abertura de um posto de turismo. A Lusa tentou ainda contactar o presidente do município de Campo Maior, João Burrica, mas as várias tentativas efectuadas ao longo dos últimos dias revelaram-se infrutíferas."
(in Diário do Sul)

Agora é esperar para ver…

Boa notícia não acham? Será desta?

Cumprimentos

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Janela da Palhaçada...

Hoje, postei sobre um tema que o Blogue Janela Indiscreta falou ontem.

Parabéns, por tal feito! Que alegria! Fui o Primeiro... Até parece que o tema já foi resolvido!

Porém, o referido blogue publicou o tal post sem fotos. Quando hoje saiu o post d' "Ó mê belo Campo Maiore...", com as fotos que eu próprio tirei, eis que se fez magia e a Janela passado algum tempo também meteu fotos. As mesmas fotos!

Tudo seria normal se tivesse metido a fonte (de onde as fotos foram retiradas), mas não... isto para ficar com a alegria de simplesmente dizerem que foram copiar à Janela desde o "Ó mê belo..."!

Só posso qualificar essa atitude de mesquinha e de idiota.

Mas isto não fica por aqui, na semana passada a Janela fez uma exposição, pondo em causa a veracidade do post "Responsabilidade do caso Martírio Santo", isto para não falar do seu post de início, entre outras.

São uns campeões estes senhores, uns campeões cobardes... pois apagam os post quando não lhe correm bem ou sofrem alguma pressão. Aqui nunca se apagou nenhum post, como é óbvio cometemos erros, porém quando assim foi admitimos e foram corrigidos.

Estes senhores sofrem de obsessão cobarde!
-----
Os colaboradores deste blogue, já percebemos que não somos indiferentes a muita gente, até porque a verdade dói!

Quanto a esta guerra de blogues, que iniciou o Este Campo Maior e agora continua com a Janela Indiscreta (blogues que apareceram graças ao surgimento d' "Ó mê belo...", dá que pensar...), achamos que é um erro. Deveria haver uma união de todos, no final de contas acredito que todos temos o mesmo objectivo... ou não e aí deve estar o problema!

Mais, a guerra da Janela, está mal direccionada, pois não é contra o "Ó mê belo...", mas sim contra uma pessoa em particularm, a qual não faz parte do blogue.

Não querem... não conseguem... acreditar que existem pessoas que escrevem e outras que colaboram com este blogue, simplesmente com a intenção de fazer deste Campo ainda Maior e Melhor.

Não querem... não conseguem... porque vocês tem um blogue por interesse.


Cumprimentos

P.S: Isto não é levar os blogues a sério demais, é sim meter os pontos nos i's. Quem não deve não teme...

Adivinhe...

Observe bem as seguintes fotografias e tente adivinhar, que estrada é esta... tão diferente e tão igual...

Foto 1
Foto 2

(Para melhor visualização, clique nas fotos)

Através das fotos e das pistas que passo a citar, adivinhe que estrada é esta....

Pistas:
1 – São fotos da mesma estrada, tiradas no mesmo dia;
2 – As duas situações estão separadas por uma ponte;
3 – Apesar de ser a mesma estrada, as fotos foram tiradas em concelhos diferentes;


Adivinhou?
Claro que sim! Falamos da Estrada da Barragem! Mais uma das pérolas do nosso Concelho!

Foto1: Concelho de Campo Maior
Foto2: Concelho de Elvas

De um lado uma estrada reparada, do outro, bem do outro buracos e afins, o normal no nosso Concelho!

Já agora, alguém sabe elucidar-nos sobre a razão de ser desta situação?


Cumprimentos

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Nova Associação Cultural Campomaiorense...

"Nasceu ontem, oficialmente, a nova Associação Cultural de Campo Maior, a Ad Septem Ars, presidida pelo Professor de Música, Vasco pereira, que na abertura do primeiro recital organizado por esta nova estrutura, onde estiveram cerca de uma centena de pessoas, referia que esta é uma Associação que existe no papel, há cerca de uma semana, que foi começada a discutir à cerca de 3 meses, e idealizada na sua mente há cerca de 25 anos.

À RCM Vasco Pereira referiu desde já algumas ideias que tem na sua mente e no seio do grupo para projectos para esta nova Associação: Uma mostra de cinema dedicada a Charlie Chaplin, criação de uma Academia de Música e de um clube e Xadrez, para além de um Festival de Teatro de Rua.

Para Vasco Pereira este dia de apresentação superou as expectativas, em particular com o muito público que apareceu.

Um dos presentes foi, como já ouvimos, Amadeu d'Oliveira, pianista, que falou à RCM e realçou a importância que esta Associação vai ter para Campo Maior."

(retirado do site do Rádio Campo Maior)
-----

Sem dúvida alguma, uma excelente notícia, é deste género de iniciativas que Campo Maior necessita, para reavivar o Associativismo.

Desde o "Ó mê belo Campo Maiore...", desejamos as maiores felicidades a Associação Cultural de Campo Maior.

Cumprimentos

PS: Podem obter mais informações, sobre a referida Associação, no Blogue do Sr. Prof. Vasco Pereira, clique aqui para aceder.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Comentário da Semana

O comentário da semana, foi feito ao Post “Responsabilidade no caso “Martírio Santo”…

Quando os “políticos” nos Governos, nos IPPAR, nas Autarquias, têm como prioridade, ou desleixo, ou incompetência, - para culturas diferentes - a marginalização, e a exclusão social, todos sabemos as consequências a que conduzem tais caminhos...
...assim, e em vez de perdermos tempo a arranjar culpados “aqui no ò mê belo” vamos ser todos mais inteligentes e actuantes como o “ Sr.Garcia Gordo” e encher com emails as caixas da Câmara...Governação Civil... S.Social... IPPAR...Governo... Assembleia e Presidência da República... e denunciar esta vergonhosa situação em Campo Maior.

(Sr. Dealonendro, 7 de Janeiro de 2009)

Basicamente, escolhi o supra citado, pelo facto de falar em acção, ou seja, passar da “teoria” à acção.

Visto não haver ao que se sabe, nenhuma acção prevista por parte da população, para pressionar as autoridades a arranjar uma solução para o Mártir Santo, podemos nós, pessoal dos blogues, fazer uma campanha.

Que dizem?

A ideia de escrevermos um texto tipo (discutível), sobre o assunto em questão e enviarmos para as diferentes autoridades não seria de todo descabida, se a tal fosse unida alguma divulgação extra, tipo televisão poderíamos ter sucesso.

Podemos contar convosco?

Sugestões são bem-vindas.

Cumprimentos.