sábado, 13 de dezembro de 2008

Temos que pensar bem...

Este texto que passo a citar, foi retirado do blogue Siripipi Alentejano, no dito post abordasse o Orçamento de 2009 da Câmara Municipal de Campo Maior, espero que leiam essa exposição pois é elucidativa.

“…não quero terminar este post sem deixar um alerta e faço-o socorrendo-me das palavras dos Vereadores eleitos pelo MICM na sua declaração de voto " no entanto entendemos, em defesa dos interesses dos Campomaiorenses deixar aqui a quem gere os destinos da Autarquia dois avisos, dois sérios avisos: 1- Redução urgente do pessoal contratado, 277 pessoas num Município desta dimensão, sem a responsabilidade das redes de águas e esgotos e a curto prazo da gestão das piscinas, que irão ser da responsabilidade da Empresa Campomayor XXI que irá ter quadros orgânicos próprios, é muita gente... Nada nos move contra as pessoas, todas precisam de assegurar o seu sustento, mas não é o Município que compete fazer a politica social de emprego...”
(Sr. Siripipi, 12 de Dezembro de 2008)
Justificar completamente
Será esta altura a ideal para pensar em redução de pessoal na autarquia? Ou será preferível um melhor aproveitamento dos quadros?

Acredito piamente que a Câmara Municipal não é uma instituição de Solidariedade, porém neste momento não se deverá ir por uma política de redução de pessoal, sob pena de se contribuir desta forma para a crise social que se poderá formar.

Cumprimentos.

Bom fim-de-semana.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mais & Menos

Mais - Concorde-se ou não, a estratégia que algumas empresas têm adoptado para manterem as suas portas abertas, apesar da época de "vacas magras" que atravessamos. Certamente se poderá pôr em causa os métodos utilizados, tais como as paragens de produção durante alguns dias, no entanto entre fazer qualquer coisa e não fazer nada deixando o barco afundar, prefiro a primeira opção.

Menos - Numa altura em que tanto temos alertado para a ausência de sinalização nas obras em Campo Maior, eis que mais uma pérola nos chega via e-mail, então não é que a bonita iluminação de Natal na Calouste Goulbenkian "faz o favor" de tapar o semáforo que ali está colocado!!! Lindo!!!


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Hutchinson suspende produção

Surgiram ontem notícias alarmantes na comunicação social, sobre a Hutchinson, diziam que a fábrica instalada em Campo Maior iria parar a produção até ao final do ano.

Para repor a verdade e para que estejam informados, aqui cito uma noticia publicada em Oje.com.

“A União de Sindicatos de Évora (USE) garantiu hoje que a unidade fabril da Hutchinson, em Campo Maior, vai voltar a suspender a produção este mês por um período de dois dias alternados "por falta de encomendas".
Em declarações à agência Lusa, José Serra dirigente da USE, garantiu que "a unidade já suspendeu a produção em Dezembro por dois dias e vai voltar a fazê-lo ainda no decorrer deste mês durante os dias 12 e 19. Depois entram de férias durante duas semanas".

De acordo com o sindicalista, no decorrer do mês de Janeiro, a empresa vai voltar a suspender a produção durante "quatro dias" intercalados.

A suspensão na produção no início do próximo ano vai ocorrer nos dias 09, 16, 23 e 30 de Janeiro.

No decorrer do último mês de Novembro e no início do mês de Dezembro, a unidade de Campo Maior, que se dedica à produção de componentes de borracha para automóveis, já tinha também suspendido a produção.

O dirigente sindical explicou que "a administração da Hutchinson justificou as paragens na produção alegando que as encomendas nos últimos meses têm vindo a baixar significativamente entre a ordem dos 30 a 50%".

"Para não terem que recorrer a medidas mais drásticas, optaram por estas suspensões", sublinhou.

No entanto, a empresa "garantiu" que está a reagir à crise que se vive no sector automóvel e que perspectiva a curto prazo "investir" na produção.

A administração da Hutchinson afiançou ainda a José Serra que "vai manter o quadro de pessoal efectivo".

Instalada em Campo Maior há mais de dez anos, a unidade fabril não renovou, recentemente, contrato com 63 trabalhadores que estavam colocados por uma empresa de trabalho temporário e reduziu para um turno laboral o sector da verificação.”
(Oje/Lusa, 10/12/08)

A comunicação social por vezes, torna-se na pior forma de terrorismo social.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Campo Maior, mais uma vez de fora!

Foi através de um colaborador/leitor do Blogue que ficamos a conhecer o projecto “Corredor Azul”.
A Rede Corredor Azul faz parte de um instrumento de políticas de Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação, que visa ultrapassar as fragilidades das localidades portuguesas através de estratégias de cooperação inter-urbana e da constituição de redes urbanas com dimensão e massa crítica suficientes para desenvolver novas funções e atrair actividades inovadoras.

As linhas de cooperação apostam em iniciativas comuns que valorizem a rede de plataformas logísticas e multimodais, explorando oportunidades geradas pelas grandes infra-estruturas de comunicações que estruturam transversalmente o Alentejo e asseguram uma parte importante da conectividade ibérica e internacional do País, na expansão e gestão das áreas de acolhimento de actividades económicas, no desenvolvimento turístico, na valorização do património natural e cultural e no fomento da inovação e de novas oportunidades empresariais.

Boa noticia, não acham? Nós n’ “Ó mê belo Campo Maiore…” também achamos que sim! Temos é muita pena que mais uma vez Campo Maior não entre neste projecto.

O projecto alentejano reúne, numa rede territorial de cooperação, os municípios de Évora, Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa.

Perguntamos nós e o leitor que nos alertou sobre a situação…
Então e este Corredor Azul não chega a Campo Maior? Então mais uma vez deixámos de participar nesta acção que me parece de grande interesse para todos? Quando é que o elenco liderado pelo presidente Burrica vais deixar de ter uma visão pequena e hermética da realidade. Vamos continuar fechados a olhar para dentro de nós próprios com a política pequena do bailarico e da festarola?

“Ó mê belo Campo Maiore…” entrou em contacto com a organização do Corredor Azul, porém sem frutos, pois gostaríamos de fornecer mais informações.

Cumprimentos.

PS: "Ó mê belo Campo Maiore..." agradece ao Senhor que nos alertou para este tema.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Estrada do Barro

Através de um leitor do nosso blog, devidamente identificado, vimos hoje mostrar o estado em que se encontra aquela que é conhecida como a "Estrada do Barro". Aproveitamos este alerta para evidenciar o estado lastimoso em que se encontram as estradas dentro da vila devido às obras que se encontram em execução. Ninguém põe em causa que as obras tenham de ser feitas, o que se põe em causa é a fraca ou em alguns casos ausência de sinalização no pavimento, avisando o estado deplorável em que a vias se encontram. Em baixo deixo uma foto tirada pelo nosso leitor em relação à "Estrada do Barro".


domingo, 7 de dezembro de 2008

De Blogue a Blogue, Loja de Conveniência

Mais um “De Blogue a Blogue”, desta vez com o Blogue “Loja de Conveniência”, o qual é editado pelo Sr. José Camões. Este Blogue é um local singular, onde podemos encontrar um pouco de tudo.
O seu editor desde o inicio, definiu que o seu blogue surgiu para colmatar a necessidade de expor alguns assuntos de interesse pessoal, que ao mesmo tempo, dizem respeito a todos nós.

----

Que produtos podemos encontrar na sua "Loja de Conveniência"?
Na minha loja de conveniência é possível encontrar todos os produtos que deseja, cabe não só a mim, como ao leitor, fazer propostas de temas que gostaria de ver tratados. O meu espaço é um local que pretende mostrar ao Homem um pouco mais daquilo que ele é e leva-lo a reflectir naquilo que ele escolheu.
Gosto de poesia, cinema, teatro e literatura, entre outros, assim dá-me imenso prazer oferecer ao leitor a critica dos diversos temas e procurar o seu ponto de vista através do diálogo a salutar.
Para lhe ser franco, loja de conveniência é um local onde nós compramos aquilo que nos faz falta no momento, quando já está tudo fechado é lá que nós procuramos, assim, esta loja não é mais do que um espaço a pensar nos leitores: Eles vem, compram o que lhes interessa e no dia seguinte se não necessitarem, não voltam, vem só passado duas semanas :).


Já agora, faz compras nas Lojas de Conveniência ou prefere as Grandes Superfícies?
Como lhe respondi anteriormente só vou a lojas de conveniência quando necessito algo mais urgente e de ser atendido um pouco mais rápido. Sou fiel ás grandes superfícies, pois lá há mais variedade e melhores preços.
Pareceria parvo se me estivesse a contradizer, ou seja, a desdenhar neste caso a "minha lojinha", mas não, pois nas lojas de conveniência sempre encontra um ambiente acolhedor e o possível reconforto das suas necessidades.


Que significa para si Camões?
Neste caso Camões é mesmo o meu nome… Zé Camões … lool.
Não o meu nome não é Zé Camões, mas como tenho referido o meu mestre é o Grande Luís de Camões, dai ter escolhido este nome o Zé é o diminutivo de José, poderia ser qualquer um de nós, pois é um nome ao bom estilo lusitano.


Onde vai encontrar a inspiração para "postar"?
A maior parte das vezes posto coisas que me interessam, ou de cariz noticioso, que devem ser comentadas, ou algum poema que me vem à memoria e decido coloca-lo nas estantes da loja, ou em reacção a algum sentimento que possuo no momento.
Devo dizer-lhe que não sou linear, pode acontecer um dia chegar a um blog, ler um texto interessante e ai peço autorização para o colocar no meu espaço.


Para quando um post dedicado à nossa Vila?
Lool. É verdade para quando será? Até tenho uma ideia para uma postagem sobre a nossa vila, mas tenho de a readaptar, pois como compreende, os outros leitores do meu espaço poderiam não perceber o contexto daquela postagem.
Mas em breve irem postar sobre a transformação que tem sofrido a Romaria à Nossa Senhora da Enxara, com a melhoria das estradas, com o crescente poder de compra da população, será que a tradição ainda se mantém?
É um tema que eu já trabalhei, mas que tenho de resumir para que caiba no meu espaço.


Qual a sua opinião sobre o Anonimato nos Blogues?
Em primeiro lugar tenho de referir que existem dois tipos de anónimos, um é o mau – aquele que fala mal e desmerece, apenas pelo prazer de o fazer. O outro é aquele que por diversas razões quer preservar a sua identidade.
Em relação ao primeiro acho que deveria viver numa casa de Cristal, só assim poderia ver-se todos os dias reflectido, em relação ao segundo não tenho nada a dizer, só posso apontar para os diversos exemplos: Álvaro Cunhal ( Manuel Tiago), José Maria dos Reis Pereira (José Régio), Adolfo Correia Rocha ( Miguel Torga), entre outros.


O seu blogue fala muito do Homem e de valores, acha que a humanidade esta inundada numa crise de valores?
Não tenho a mais mínima duvida disso, não tenho a mais mínima dúvida de que é importante devolver o Homem ao Homem. Desde há muitos séculos atrás o Homem é a sombra dele próprio, é mais uma pedra na existência, um escravo de doutrinas e de dogmas, e o que resta dele? Nada.
Há poucos dias tive um flash na minha cabeça e pareceu-me ver outra vez o Homem no seu estado mais puro, despido de tudo, não tinha medo da morte, não tinha medo do frio, não era lacaio de uma religião, não estava sequer sujeito a uma refeição, era o Homem. É sobre esse tema que me vou debruçar e tentar escrever um ensaio.

Sendo um Campomaiorense que não vive regularmente na nossa vila, como vê Campo Maior desde fora?
A minha terra devo vê-la sempre com bons olhos, é o local onde eu cresci e me tornei naquilo que sou agora, há nela motivos de orgulho, que me levam a dizer "eu sou de Campo Maior", mas toda a moeda tem um verso. É este verso que tem de ser trabalhado para que façamos da nossa terra um local agradável e apelativo, não par os outros, mas para nós.


Quer deixar um mensagem aos leitores do "Ó mê belo Campo Maiore…"?
A mensagem que eu quero deixar aos leitores é a seguinte: este blog é um local agradável, onde se podem debater temas interessantes é importante preserva-lo assim como está.
Não permitam que este fórum caía na vulgaridade dos comentário obscenos e da facticidade, pois aqui neste espaço Campo Maior tem tido voz.
Quanto ao Senhor meu "3 da Manhã" dou-lhe os meus parabéns por ter esta iniciativa e resta-me encoraja-lo a continuar da maneira que tem feito até hoje.
Parabéns ao Blog e obrigado por se lembrarem da minha loja.

Zé Camões/ Loja de Conveniência

----

Estão à vontade para comentar.


Cumprimentos

PS: Visitem a Loja de Conveniência.
PS1: "Ó mê belo Campo Maiore..." agradece ao Sr. José Camões pela sua disponibilidade.