sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mais & Menos


Mais - O novo espaço de babysitting do Centro Cultural que mesmo com toda a polémica que houve, é útil para quem quer ir ver espectáculos e não tem onde deixar as crianças.

Menos - Como alguém disse nos comentários, o jogo de pingue pong entre as diversas instituiçoes em relação às muralhas. Quem fica a perder é Campo Maior.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Não há quem compreenda....

No passado dia 14 de Janeiro, o “Ó mê belo Campo Maiore…”, divulgava uma notícia da Agência Lusa, na qual se falava de uma solução para a limpeza das muralhas e do Mártir Santo.

Mas eis que….
“Na passada semana saiu a público, através da Agência de Notícias Lusa, a notícia de que o director regional de Cultura do Alentejo, José Nascimento, avançava a assinatura de um protocolo entre a autarquia campomaiorense e aquela Direcção Regional, para a desmatação das muralhas do Castelo de Campo Maior.

A RCM tentou, ao longo destes dias obter reacções, tanto da Direcção Regional de Cultura, bem como da autarquia campomaiorense. Hoje mesmo tivemos acesso a um ofício enviado ao Director do Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre, Arménio Toscano, e ao Director Regional de Cultura, José Nascimento com pedidos de esclarecimentos, a estas duas instituições, sobre a “ocupação indevida das Muralhas de Campo Maior por indivíduos de etnia cigana”, pode ler-se no cabeçalho deste documento.

Neste ofício a autarquia pergunta ao Director Distrital da Segurança Social "em que artigo, número e alínea da Lei das Competências das Autarquias Locais se baseou para responsabilizar a Câmara Municipal por este problema social” referindo-se às informações publicadas pela comunicação social nacional e regional, “sobre a ocupação indevida das Muralhas de Campo Maior por indivíduos de etnia cigana, nas quais deram a entender que a responsabilidade da resolução deste problema será da Câmara Municipal de Campo Maior, nomeadamente no que diz respeito à manutenção e recuperação do espaço e ao realojamento dos referidos indivíduos”.
As perguntas continuam, por parte da autarquia, questionando a Direcção Distrital de Segurança Social “qual a Lei em que se baseia para referir que os problemas habitacionais daquela comunidade são competência da Autarquia” e ainda “qual é o apoio que a Segurança Social dá aos idosos e a tantas outras famílias carenciadas do concelho de Campo Maior”.

Olhando para as declarações do Director Regional da Cultura do Alentejo, sobre a desmatação do Castelo de Campo Maior, a Câmara Municipal aponta neste ofício que “o Castelo e as Muralhas de Campo Maior [são] património classificado Monumento Nacional”, referindo que é da “responsabilidade da Direcção Regional da Cultura do Alentejo”, acrescentando que “a Câmara Municipal sempre se mostrou preocupada e empenhada em colaborar na resolução desta situação”.

Conta, o documento que nos chegou à redacção, que “no passado mês de Setembro [de 2008], foi solicitada uma reunião ao Senhor Director Regional da Cultura do Alentejo com o intuito de encontrar uma solução consensual para o problema. Durante a mesma, ficou acordado entre as duas instituições que a Câmara Municipal iria disponibilizar os seus meios humanos e técnicos para a limpeza do Castelo, de forma a que o mesmo pudesse ser aberto ao público e devolvido aos Campomaiorenses no menor espaço de tempo possível, não tendo sido estabelecido qualquer protocolo, nem sequer proposta e/ou agendada a sua elaboração”.
Perante isto, e contínua o texto, “a Autarquia solicitou ao Senhor Director Regional da Cultura do Alentejo que esclarecesse (…) que tipo de protocolo vai ser elaborado e proposto à Câmara Municipal de Campo Maior” e ainda “porque insiste em evocar um protocolo que não existe quando é questionado pela comunicação social sobre este assunto”.

Ainda sobre a questão dos residentes nas muralhas do Castelo, de etnia cigana, a autarquia questiona o Director Regional de Cultura, José Nascimento, “porque considera (…) que deve «sugerir à Câmara Municipal de Campo Maior que desenvolva contactos com mediadores que tenham ligações àquela comunidade (de etnia cigana) para que se encontre uma solução e para que a comunidade saia paulatinamente», quando está em causa um espaço que é responsabilidade da instituição que dirige”, sendo que termina por pedir um esclarecimento sobre qual o “artigo, número e alínea da Lei das Competências das Autarquias Locais se baseou para responsabilizar a Câmara Municipal por este problema social?” e ainda “qual é a Lei em que se baseia para referir que os problemas habitacionais daquela comunidade são competência da Autarquia”, conclui este comunicado que recebemos na nossa redacção, nesta quarta feira.”
(Fonte: Rádio Campo Maior)

E agora? Como é?
Vamos continuar na mesma pois então!

Curiosa “discussão”, entre o Sr. Burrica e o Sr. Arménio, parece mesmo uma antecipação da campanha eleitoral para as autárquicas… ou não… mais tarde veremos!

Como cidadão campomaiorense, não me interessa de quem é a responsabilidade, quero é que este tema seja resolvido!

Esta situação da responsabilização, é sempre uma boa deixa (leia-se desculpa) para não assumir responsabilidades. Isto em altura de eleições dá muito jeito, pois desta maneira consegue-se não ser responsável “por nada” e deitar as culpas para o vizinho, típico da política portuguesa!

E a vossa leitura sobre este assunto qual é? Quem deve resolver este assunto?

Cumprimentos

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Aviso à Navegação!

Devido a algumas divergências, nomeadamente sobre os temas e também a alguma indisponibilidade, chegou ao fim a colaboração do Sr. Latino neste espaço.
Foi de facto, um erro de casting a sua incorporação neste projecto.
Desde já, agradeço-lhe o seu contributo.

Para colmatar a vaga do referido, entraram não um mas sim três colaboradores, o Desta Vila, o Correm as bicas da Fonte e o Rapaz deixa a Rapariga.

Já agora, deixo aqui o apelo a alguém que seja natural ou morador de Degolados, para integrar o blogue ou colaborar.

Cumprimentos

Babysitting no Centro Cultural...

A pedido de várias famílias, cá vai o tema mais sonante da semana!

“O Centro Cultural de Campo Maior vai disponibilizar um serviço de Babysitting para todos os Campomaiorenses que queiram vir assistir aos espectáculos em cena e queiram deixar os seus filhos em boas mãos. Para tal, uma das salas do Centro Cultural será equipada com todo o material necessário para garantir a segurança e diversão dos mais novos, bem como contará com a presença de colaboradores na área da animação.

No entanto, nem todos os espectáculos vão ter este serviço disponível, sendo assim necessário consultar a Agenda Cultural, onde serão anunciados os respectivos eventos com serviço babysitting.

Para mais informações é favor dirigir-se ao Centro Cultural ou então ligar para o 268699510.”
(retirado do Site da Câmara Municipal de Campo Maior)

Goste-se ou não, seja uma medida populista ou não, o que é um facto é que esta é uma medida que já urgia ser tomada no Centro Cultural, onde agora os pais passam a ter um local para deixar os mais pequenos sempre que queiram ver um espectáculo.

Com esta medida, passaremos a ter no Centro Cultural um “infantário” público e não um privado como até agora.

Além demais, através desta acção, pode ser assim rentabilizado alguma espaço do C.C e também os alguns dos seus recursos humanos...

Será mesmo assim?

Qual a vossa opinião?

Cumprimentos

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Desafio...à moda da Dra. Manuela Ferreira Leite...

Acredito, que os cargos dentro de um executivo camarário absorvam muito tempo, porém não compreendo a constante falta de disponibilidade que o executivo apresenta para esclarecimentos à comunicação social. Muitas vezes, quando as noticias são relacionadas com Campo Maior, podemos ler no final da referida algo deste género:
“A Lusa tentou ainda contactar o presidente do município de Campo Maior, João Burrica, mas as várias tentativas efectuadas ao longo dos últimos dias revelaram-se infrutíferas."

Esta falta de cultura comunicacional, por parte desta classe política é de lamentar, pois todos teríamos a ganhar se houvesse outro tipo de disponibilidade. Mas também, que não se digam as coisas por dizer, que sejam concretos! Onde mais podemos encontrar a frase citada acima é nas Noticias do Rádio Campo Maior, comecem a reparar nisso.

Já agora, deixamos aqui um desafio à Rádio Campo Maior e ao Sr. Burica, porque não convida a RCM o nosso Presidente para uma entrevista especial?

Ficam aqui, algumas sugestões para as questões/temas a abordar, a saber:

- O que se passa com o Centro Geriátrico?
- As últimas notícias sobre a limpeza das muralhas são reais? Que alcance detém esta noticia? O Mártir Santo será limpo?
- Em que fase se encontra a limpeza do Castelo? Quando será devolvido este aos Campomaiorenses?
- Qual a posição do executivo quanto ao TGV?
- Que medidas tomou ou pensa tomar o executivo para minimizar os efeitos da crise?

Fiquemos por aqui. O que pretendo demonstrar, é que existe uma notória falta de comunicação entre o nosso executivo camarário e a população, pois o executivo não se presta muitas vezes a esclarecimentos.
Mas a culpa não é só dos políticos, estes tem estas atitudes, porque muitas vezes nós povo não exigimos mais e não somos tão activos quanto seria desejável. Já alguém foi a uma reunião de Câmara?

Sabem quando vai haver muitos esclarecimentos? Este ano!

Cumprimentos

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Juntas de Freguesia...

Como todos os Campomaiorenses sabem, existem na nossa Vila três Freguesias e consequentemente três Juntas de Freguesia.

- Junta de Freguesia de São João Baptista
- Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Expectação
- Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados

Nas próximas eleições autárquicas, vamos também escolher o Presidente da nossa Junta de Freguesia. Como tal, será interessante fazer um balanço sobre as diversas Juntas de Freguesia.
Falei com diversas pessoas de São João e da Expectação, as quais não conseguiram fazer nenhum balanço, nem sei bem porque!

E você que balanço faz? Qual foi a última obra/iniciativa levada a cabo pela sua Junta de Freguesia?

Já agora, não entendo porque razão no site da Câmara, não existe nenhuma referência às Juntas de Freguesia! O site deveria deter alguma informação sobre estas, quanto mais não fossem os contactos das referidas. Fica aqui a sugestão!

Cumprimentos

PS: Deixo aqui o apelo, para as pessoas oriundas de Degolados, ou que vivam por lá e queriam contribuir com o blogue. Enviem um e-mail para meucampomaior@gmail.com! Gostaríamos de trazer Degolados até ao Blogue.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Comentário da Semana

"O Comentário da Semana, foi realizado pelo Sr. José Matias no último Mais&Menos, o referido comenta o Menos desse post, o qual falava do desacato passado no Quartel dos Bombeiros, o qual teve o "patrocínio" da etnia cigana."

É evidentemente difícil suportar o vandalismo sem sentir uma grande revolta interior. Eu próprio já fui confrontado com a estúpida atitude de alguns ciganos aqui em Campo Maior.
Os ciganos que se instalaram aqui, em Campo Maior são,de facto, dos mais rudes, agressivos e mal educados que me tem sido dado conhecer.
Isto suscita uma questão: Porque é que as coisas se passam assim?
Como é que se permite que eles possam, impunemente, afrontar e prejudicar uma comunidade sem que lhes sejam impostas as consequências legais de tais comportamentos?
Porque não são responsabilizados como seria, e é, um não cigano quando desenvolve comportamentos semelhantes?
Porque, bem vistas as coisas, ciganos ou não ciganos, estas acções são casos de polícia e de apelo aos tribunais.
Alguém não está a cumprir o seu dever de garantir e assegurar a tranquilidade, a segurança e as condições de vida que são devidas a esta comunidade.
QUEM TEM MEDO? DE QUE TEM MEDO? PORQUE TEM MEDO?
PORQUE, REALMENTE, ALGO ESTÁ MUITO MAL NESTA VILA DE CAMPO MAIOR.
CHEGA A NÃO SE ENTENDER COMO É QUE ESTA NOSSA GENTE AGUENTA PASSIVAMENTE TANTA HUMILHAÇÃO.
SERÁ QUE PERDEMOS COMPLETAMENTE A RAÇA, A DIGNIDADE E O ORGULHO QUE NOS CARACTERIZARAM NOUTROS TEMPOS?"
(Sr. José Matias/ 16 de Janeiro de 2009)

O Sr. José faz as perguntas...


Cumprimentos