terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

De Blogue a Blogue... Objectiva Fotográfica - Campo Maior

Hoje, o “Ó mê belo Campo Maiore…” entrevista o Sr. João Alves, na qualidade de editor do “Objectiva Fotográfica”.

Tínhamos muita vontade de fazer esta entrevista, pois n’ “Ó mê belo…” admirarmos o trabalho do Sr. João Paulo, o qual detém quatro blogues, a saber:

Convidamos-vos a visitar os endereços referidos acima, porém o nosso principal destaque vai para o Objectiva Fotográfica, o qual apresenta documentos raríssimos sobre a nossa vila e também boas fotografias dos nossos recantos.
----

O que é o "Objectiva Fotográfica"?
Conforme afirmo na apresentação, o objectivacm é um blog que tem como finalidade mostrar Campo Maior, e não só!
Pretende ser um espaço para descobrir ou redescobrir cantos, recantos e encantos desta que foi, e é, Leal e Valorosa Vila de Campo Maior!
É um blog essencialmente fotográfico, mas possui um ou outro material iconográfico, uma ou outra opinião.
No entanto, quando digo “e não só” refiro-me a que podem encontrar outro tipo de informação mais pessoal, relacionada com o meu ponto de vista sobre alguns assuntos que acho pertinentes.


Um blogue pode ser um meio de consciencialização/intervenção local?
Na minha opinião, acho que sim, tanto a nível nacional como também local!
Contudo, e localmente falando, lamento é a forma como são divulgados! Pela única razão de serem, na sua maioria, anónimos. Podem compreender-se as razões, mas assim, a verdadeira Democracia é ferida com esta atitude, tal como é ferida pela falta de liberdade de expressão, que tantas vezes apregoam, mas pouco, ou quase nunca, respeitam! Por vezes, as opiniões, mais as destrutivas do que as construtivas, não são bem acolhidas, sendo motivo de repressão psicológica, o que leva os indivíduos a refugiarem-se no anonimato e a utilizarem vocabulário menos próprio!
Infelizmente é o que temos – um espaço pseudo-plural!
Mas tudo se resume a uma questão: não desistirmos e lutarmos por aquilo em que acreditamos, como diz o escritor Carlos Oliveira, " Não há machado que corte a raiz do pensamento…".

Qual a razão porque iniciou até agora quatro blogues?
A única razão foi a de divulgar Campo Maior.

Que balanço que faz do "Objectiva Fotográfica"? Está satisfeito com a receptividade do blogue?
O balanço… é positivo, claro! Relativamente à receptividade do blog também estou contente, na medida em que alguns amigos revelam entusiasmo e elogiam o trabalho realizado, focando um aspecto bastante importante – o de “dar a cara”. Mas, sinceramente, são aspectos que não me preocupam. Contudo, e seria hipócrita da minha parte não o aceitar e dizer, é gratificante reconhecerem o trabalho, apesar de singelo! O que faço é com gosto e desprendido de qualquer interesse!
Qual a sua localidade preferida para fotografar?
Nenhuma em particular, gosto de carregar no botão!

Já tirou a fotografia da sua vida? Qual?
Sim já tirei. São todas. ;)

Qual a sua opinião sobre a blogosfera Campomaiorense?
De certa forma acho que já respondi a esta pergunta.

Qual a sua opinião sobre o momento actual de Campo Maior? A fotografia é boa?
A pergunta é bastante pertinente, mas a resposta fica sempre desactualizada. Mesmo assim, temos um grande momento! A fotografia é Sépia!

Qual o problema que merece uma resolução urgente em Campo Maior?
Mártir-Santo é prioridade, é de referir que estamos em 2009! Além de haver o problema da Rede Viária (as consignações demoram uma eternidade), tanto as estradas como algumas ruas em Campo Maior! A recuperação das muralhas…

----

Comentem.

Cumprimentos

10 comentários:

Anónimo disse...

Esperava mais do Joao Paulo, muito calculista nas respostas.

Anónimo disse...

Ele há boas vidas...!

Ass: Itália

Elvascidade disse...

Bom blogue.

Anónimo disse...

esta de parabens o senhor joao paulo pelo blog , nao so interessante como mt serio. as pessoas nao aderem tanto aos comentarios enao lhe axam mta graça pk gostam mais lavar roupa suja, como ja se lavou aki. ainda bem k existem mtas pessoas como p joao paulo k se dedica a observar e ao mesmo tempo dar a conhecer certos aspectos da nossa vila k por vezes nos passam ao lado, mas k ele nao deixa de nao ter razao. PARABENS, nao desistas

Kustanilha disse...

Todo o trabalho que é feito em prol de Campo Maior e que sirva para melhorar a vila, deve ser louvado e elogiado.
Os meus parabens!

Anónimo disse...

Merecido sem duvida o destaque dado ao blogue e à pessoa. Quer o blogue, quer a entrevista só comprovam o que já se sabia, um excelente profissional, uma excelente pessoa e acima de tudo um grande amigo. Um grande bem haja ao amigo João Paulo com votos de que dês continuidade a esse projecto.

Anónimo disse...

mais homens como o JOÃO PAULO, é que devia ter campo-maior, está a fazer um bom trabalho na parte da fotografia e da cultura e não só.os meus parabens

Anónimo disse...

mais homens como o JOÃO PAULO, é que devia ter campo-maior, está a fazer um bom trabalho na parte da fotografia e da cultura e não só.os meus parabens

Anónimo disse...

Parabens. Para alem de um bom trabalho, tambem é um homem de coragem por dar o seu nome.

Anónimo disse...

Tenham cuidado com os elogios! Não é que os não mereça, mas ele, por temperamento tem uma certa tedência para a presunção e para a pose. Fazia-lhe bem uma certa humildade.
Talvez venha com alguma mauturidade de pensamento de que ainda carece.
Mesmo que não seja muito agradável, mas é uma opinião sincera e nada hostil. Garanto.