Campo Maior é uma Vila que possui uma enorme beleza e um rico e vasto património, histórico, arquitectónico, etnográfico, entre outros! Como tal, a Câmara Municipal de Campo Maior, em articulação com o seu Posto de turismo (o qual funciona provisoriamente na Biblioteca Municipal), realiza visitas guiadas.
Estão expostos no sítio do Município Campomaiorense 4 Itinerários, para que os turistas que nos visitam possam conhecer algumas das nossas riquezas, repito algumas! Podendo sempre fazer-se alterações nos Itinerários.
Assim, quem desejar realizar alguma visita ao nosso concelho, serão disponibilizados técnicos ao serviço da Autarquia para acompanharem os turistas durante todo o itinerário definido.
Seguidamente, são mostrados os Itinerários.

O itinerário 1, até não é dos piores, “faz-se bem a pé” (já explico), pena é que neste momento não seja possível visitar o Castelo, pois esta encerrado para obras, ou pelo menos isso parece, pois as obras encontram-se paradas (responsabilidade do IPPAR).

O itinerário 2, é igual ao 1, não acreditam?!?! Pois bem, a única diferença é que na parte da tarde existem duas visitas mais, ao Castelo de Ouguela e ao Museu do Café, contem só com esta parte se tiverem uma viatura disponível, na qual possa viajar o técnico do Município, ou seja, este itinerário oferece uma Visita Guida sem transporte.
Uma referência para o Convento, o qual se diz que a sua visita “não é para todos”!

O itinerário 3 volta a ter o problema do transporte, neste caso para o Museu do Café.

O quarto e último itinerário apresenta-se como o mais alternativo, sendo diferenciador dos restantes. Porém, não é alvo de grande representatividade dos nossos “argumentos”. Talvez seja mais dedicado para as crianças, mesmo assim, deixa muito a desejar.
Já aqui falei, que acho que Campo Maior deveria apostar mais na sua promoção, temos todos os argumentos para tal. Falta muita promoção e uma melhor adequação dos recursos às necessidades de quem nos visita.
Um exemplo do dito, são estes itinerários, os quais estão muito desadequados, acho positivo que se façam as visitas guiadas, mas deveriam ser feitas muitas melhorias a este nível, ou mesmo uma reforma por completo do turismo do concelho e repensar o que realmente se quer fazer (para fazer mal, mais vale muitas vezes não fazer).
Por exemplo, em todo o sítio da Câmara não existe referência ao facto do Posto de Turismo se encontrar em obras (
clique aqui para ver), são estes pormenores que por vezes marcam de maneira decisiva as pessoas que nos visitam, podendo estes ser a melhor promoção que se possa fazer (o "boca a boca").
Cumprimentos