domingo, 26 de outubro de 2008

Comentário da Semana (9)

Tem estado um fim-de-semana agradável, espero que o estejam a desfrutar.

O Comentário da Semana escolhido, foi escrito pelo Sr. Urso, o qual elucidou algumas pessoas que não sabiam na perfeição o que é o PIDDAC.

PIDDAC/PROGRAMA DE INVESTIMENTOS E DESPESAS DE DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL, é isto mesmo que a sigla quer dizer, ora depois do desconhecimento patenteado por vários comentadores no blogue, deve ser dito que, em abono da verdade não se trata de dar mais dinheiro aos autarcas, mas sim executar determinadas obras suportadas integralmente pelo Orçamento do Estado ex.,estradas, escolas, barragens, etc. Estou de acordo que mais dinheiro na mão de alguns NAO, pois quem gasta mais de 2 000 000 de euros em festas, festinhas e festarolas, ele são os idosos, os menos idosos, as crianças, os teatros, as varandas, as tradições, o carnaval, o natal, as passeatas, as “almoçaradas” e por ai fora, não merece ter mais dinheiro. Mas aqui e o Estado que perante a menor pressão dos autarcas destes concelhos desvia investimento para quem os aperta.
(Sr. Urso, 24 de Outubro de 2008)

Para receber dinheiro do PIDDAC é necessário que se apresentem projectos válidos e que os mesmos sejam aprovados, através dos parâmetros que foram previamente estabelecidos.

Como tal, para que o nosso Distrito tenha sofrido uma quebra tão grande poderá ter acontecido uma das seguintes situações:

1- O Governo decidiu cortar a despesa no Distrito de Portalegre.
2- A maioria dos autarcas e as suas equipas não fizeram um bom trabalho, ou seja, apresentaram projectos mal fundamentados.
3- As autarquias não apresentaram projectos para concorrer a fundos do PIDDAC (esta não acredito mesmo).
4- O Governo decidiu diminuir o investimento no nosso Distrito e os projectos apresentados também não foram os melhores.

Na minha opinião, acho mesmo que o Governo cortou conscientemente no PIDDAC para o nosso Distrito, tenho conhecimento que houve muitos projectos que não foram aprovados, ou seja, não foi por falta de candidaturas de projectos. Ontem, podia ler-se na imprensa escrita: "Governo aposta no Litoral", isto relativo aos fundos do PIDDAC.

Vejamos o caso de Elvas, sofreu também um corte enorme, mas também foi a autarquia que em 2007 mais dinheiro recebeu de PIDDAC no Distrito. Basta ir a Elvas e notasse o dinheiro do PIDDAC por lá investido (é possível contemplar obras!).

A questão é: como existem pessoas com tanta capacidade de mobilização de fundos e outros que nem por isso?
Será que conhecem muita gente (influência)? Serão as equipas autárquicas(projectos bem conseguidos)? Ficam aqui as questões.

Cumprimentos.

8 comentários:

Anónimo disse...

olá bom dia, eu penso que a equipa que tem o senhor burrica não está interessada em fazer projectos porque dá muito trabalho, e esses senhores não querem trabalhar para bem dos campomaiorenses toda a gente já viu isso,e as obras estão há vista praticamente nada fêz, campo-maoir esta se atrazar muitos dos outros concelhos porque a politica do senhor burrica está já ultrapassada obrigada

siripipi alentejano disse...

Como é do seu conhecimento eu comento regularmente a maioria dos blogues de Campo Maior. No post que referiu eu teci um comentário e expliquei como se processa a inscrição de projectos no PIDDAC. Como muito bem foi referido o PIDDAC são investimentos da Administração Central e eles só são elegiveis por pressão das Autarquias e dos Deputados desse circulo eleitoral. No nosso caso, temos dois deputados por sinal do P.S., todavia, esses senhores só são visto quando necessitam do voto do Zé Povinho, fazem propostas muitas vezes, para não dizer na maioria dos casos, impossíveis de ser cumpridas.
Uma das suas obrigações era visitarem o Distrito e em contacto com as populações que os elegeram e seus Autarcas aperceberem-se das suas necessidades mais prementes e então elaborarem projectos susceptíveis de ser incluídos no PIDDAC e junto do Governo exercerem uma pressão constante para que sejam aprovados. Os Autarcas têm igualmente uma palavra a dizer, vejamos o exemplo de Elvas, é o concelho do Distrito que é sempre mais contemplado, em 2008 foram investidos, através do PIDDAC 5.403.464 € e em 2009 é contemplado com 1.676.557 €.
Pergunta-se porque é que Campo Maior, onde existem algumas lacunas, não as vê contampladas? O Senhor Presidente da Câmara tem a obrigação de se justificar perante os seus conterrâneos.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

O sr. burrica não tem equipa, esta sozinho.
A esta hora estão a encher o cú com o dinheiro dos contribuintes!

Três horas da manhã disse...

Sr. Siripipi, tive quase a inserir o seu comentário, no comentário da Semana, por também dar uma boa replica sobre o assunto, mas optei por dar voz a outro senhor que também explicou muito bem o tema.

Para mim isto não passa de um jogo de interesses, o Sr. Rondão tem uma enorme capacidade de atrair investimento do estado, o mesmo já não acontece em termos privados, poucos são os exemplos neste campo.

Agora o Sr. Burrica, não tem essa capacidade, talvez porque não conhece tanta gente como o Sr. de Elvas.

Bastam verem as diferenças entre os valores atribuídos a Elvas e ao resto das localidades do Distrito.

Quanto aos deputados, só fazem corpo presente na Assembleia da República, não temos um deputado activo.

Cumprimentos.

PS: Somos mesmo o 4º Distrito que mais contribui para o PIB?

Anónimo disse...

A culpa é dos politicos,não precisam buscar mais culpados. E nós também somos pois fomos quem os metemos por lá.

Anónimo disse...

Desgraçado povo que tais anomalias gera com o seu voto! L

Anónimo disse...

Pensem bem, então quem tem influência e é de Campo Maior?
Vamos lá ver...

Anónimo disse...

Anónimo das 18:06
então e para que andam eles de costas voltadas?
Estão mesmo como " A Crise"
Quem paga?
É sempre o Povo
Para a próxima escolham outro, que lhe saiba fazer frente sem lhe voltar as costas.
Aguenta Zé Povinho