quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Feira Nacional de Olivicultura , Quais as Vantagens?

Estive indeciso entre dois temas, mas como estamos em tempo da colheita da azeitona, que este ano tem sido mais a colheita dos caroços, devido ao “mau tempo”, decidi optar por trazer o tema da Feira Nacional da Olivicultura (FNO).

Para o ano segundo será de prever, Campo Maior irá receber mais um ano a FNO, como tal, será interessante reflectir sobre a referida.

A FNO tem vindo a albergar, um número cada vez maior de expositores, além isso tem vindo a afirmar-se de fundamental para a promoção e valorização da olivicultura, uma das principais actividades agrícolas em Campo Maior.
Um dos principais destaques deste evento é a realização do Concurso Nacional do Azeite, sendo um dos mais prestigiados concursos do género em Portugal Até aqui tudo bem e de louvar.

Mas que têm ganho Campo Maior com a FNO?

Não temos um lagar, nem uma cooperativa e pouca tem sido a promoção feita à Azeitona de Conserva de Campo Maior e Elvas de Denominação de Origem Protegida (azeitona conhecida popularmente por azeiteira), salvo excepção da Agrodelta. Em abono da verdade é de destacar o Lagar-Museu, o qual celebra as nossas raízes.

As feiras do tipo da FNO, servem como promotor de um determinado tema, porém as suas sinergias devem ser aproveitadas para alcançar outros objectivos e isso na minha perspectiva não tem sido uma realidade.

Quanto à Feira em si...

Quem foi à Feira da Vinha e do Vinho em Borba nesta última edição, pôde contemplar uma feira recheada de pessoas, apesar dos 2,50€ de entrada. A promoção, a organização e o formato da feira fizeram a diferença, tornando-a apelativa e o resultado foi a adesão das pessoas mesmo em tempos de crise. Quero com isto dizer, que se deveria olhar à nossa volta e repensar toda a formulação da FNO, sem entrar em disparidades.

Fica aqui a minha opinião, qual é a vossa?

Cumprimentos.

PS: O Post serve para dar inicio a uma Nova Votação. Não deixem de Votar!

8 comentários:

Anónimo disse...

Qualquer tipo de evento, seja qual for a temática, acaba por trazer benefícios à vila, quanto mais não seja a visita de forasteiros, que assim, muito ou pouco,sempre acabam por fazer consumo em Campo Maior.
Sou da opinião que deveríamos ter mais eventos temáticos, pois assim obrigaria as pessoas a passar por cá e consequentemente dar outra visibilidade a Campo Maior. Concordo no entanto que a organização deste tipo de eventos teria de ser algo de apelativo, para não defraudar expectativas.

Anónimo disse...

Também não pude deixar de fazer a comparação entre a feira de Borba e a FNO de Campo Maior. Enquanto a primeira revelava organização e um bom processo divulgação que a torna um evento regional, a de CM é apenas um evento local.

Anónimo disse...

Creio que todas as iniciativas são bem vindas! Acho que a organização de tais eventos deveria ser muito bem pensada e elaborada para poderem ter uma visibilidade interior e exterior de grande escala. E em tempo de crise e falta de recursos financeiros, o objectivo é valorizar todos os euros gastos!

Anónimo disse...

É uma vergonha, tanto da parte dos particulares como da Câmara pois não unem esforços para meter a nossa olivicultura no sitio que merece. Podíamos ter além das azeitonas um azeite dop, podíamos até criar um marca.Quanto à FNO para nada serve!

Anónimo disse...

Uma marca Campo Maior, que se aplicasse a vários produtos e temas seria uma excelente ideia...
Fica aqui a sugestão para o Sr. Arménio.

Anónimo disse...

Estou inteiramente de acordo com a realização da FNO, é um evento que se vem cimentando ano após ano, necessita de facto de ser repensada em termos de divulgação e, sobretudo de internacionalização, tem de se constituir como uma verdadeira mostra das potencialidades olivicolas do nosso concelho, mas tem de atravessar a fronteira, tem de se internacionalizar.
Não podemos fazer um certame só "virado" para dentro, temos de o "vender".
A Câmara deve aproveitar a próxima edição para relançar a feira.....e que diabo, até vai haver eleições para o ano.
Quanto ao espaço denominado "Lagar Museu" também tem de se abrir ao exterior, este sim, abrir-se para dentro, quantos pessoas de Campo Maior já visitaram o espaço, 3 centenas, 4 centenas, talvez não tantos.
A Câmara deve repensar a acessibilidade ao Museu a partir da rua e não de um pátio interior, deve "dar-se a ver a quem passa" é um espaço digno, bem acessorado e não tem por isso de estar escondido.

Rapaz deixa a Rapariga disse...

Obviamente que a feira terá de ser melhorada. Houvesse por aí que a FNO será junta à semana da juventude, esperem para ver.

Anónimo disse...

metam os olhos no que este senhor diz, ou então façam só o que ele faz, estavamos bem melhor.
FOrça 3h