quinta-feira, 20 de novembro de 2008

De Blogue a Blogue, Cidade d' Elvas

O Cidade d’ Elvas, começou as suas exposições no dia 16 de Janeiro de 2008, este tem mantido até hoje uma postura construtiva e positiva, sendo um dos blogues Elvenses mais respeitados.
Decidimos entrevistar este blogger, por ser uma referência para o “Ó mê belo Campo Maiore…” e também por haver questões que são interessantes serem vistas na perspectiva do nosso vizinho.

- O que é o "Cidade d' Elvas"?
O cidadelvas é um espaço de debate e troca de ideias sobre a cidade de Elvas, onde as sugestões aparecem de uma forma aberta, saudável, sem rodeios mas onde a ética e o respeito predominam. Um espaço livre dissociado de qualquer associação ou partido político.

- Um blogue pode ser um meio de consciencialização local?
Sem dúvida nenhuma. Poderá servir como complemento a tantos outros meios se for bem utilizado e bem interpretado, basta para isso haver uma boa aceitação por parte de todos. O mais importante é ser visto de forma sempre democrática e onde a critica deverá ser sempre construtiva.

- O "Cidade d' Elvas" tem um projecto próprio, possui um programa? Qual?
O objectivo de este blog é como já referi debater tudo o que se relaciona com a minha cidade. Procura demonstrar o amor que todos sentimos por Elvas apontando o que possivelmente esteja mal e enaltecendo o que de bom se faz nesta terra. Através do debate e da troca de ideias todos poderemos ajudar por uma Elvas melhor.

- Que balanço que faz desde o lançamento do "Cidade d' Elvas? Esta agradado com a receptividade do blogue?
Extremamente positivo, nestes quase 10 meses apenas retiro uma coisa negativa de toda esta experiência, a falta de ética, educação e respeito de alguns comentadores que me obrigaram a moderar os comentários.

- Qual a sua opinião sobre o frenético desenvolvimento das novas Associações Elvenses? Acha que é uma situação temporal?
As associações recém criadas em Elvas vêm de encontro a uma necessidade premente do tecido empresarial da cidade. Em Elvas neste momento não existia uma associação que viesse dar apoio aos empresários locais e a todos aqueles que futuramente se quiserem estabelecer no concelho. Uma “ferramenta” importantíssima a meu ver para o futuro que se espera risonho a nível empresarial para o concelho com as oportunidades que se avizinham com a chegada da plataforma logística, assim as saibamos aproveitar.
Apesar de tudo penso que neste aspecto se passou do oito para o oitenta, do não existir nenhuma para o existirem de 3 associações. (agora “apenas” 2). Na minha opinião penso que uma será o ideal, uma cidade como a nossa não suportará duas associações que se querem a trabalhar em prol do mesmo.

Sente que existe péssimo entre os Elvenses, no que respeita ao possível encerramento do Hospital de Santa Luzia ou da perca de valências?
Penso que será mais desconfiança, depois do que aconteceu aos militares na nossa cidade e à maternidade é para estar realmente preocupado. Espero bem que tudo se resolva da melhor maneira e que se confirmem todas as garantias dadas pelo Presidente da Câmara e pelo próprio Primeiro-ministro.

- Nova Plataforma Logística, realidade ou ficção? A crise económica, poderá causar a morte deste projecto?
Na minha opinião penso e quero acreditar que será uma realidade, será o grande motor para o desenvolvimento da região. Teremos de nos preparar para uma nova realidade que aí vem, muita coisa ainda se terá de fazer.
É certo que a crise económica poderá ser um entrave a tal desenvolvimento mas sou optimista por natureza e acredito que só com investimentos de este tipo poderemos ultrapassar esta crise.

- Qual a sua opinião sobre Campo Maior?
Uma Vila amiga e cheia de encanto, com grandes potencialidades, embora eu ache que deveria estar mais “perto” de Elvas. Penso que em muitos aspectos vivemos ainda de costas voltadas, embora já tenha sido bem pior.

- Quer deixar alguma mensagem para os leitores do "Ó mê belo Campo Maiore…"?
Que apoiem o blog , sejam participativos e construtivos através dos seus comentários. O blog pode ser um meio de consciencialização local como aqui foi referido onde todos podem ter voz, basta para isso que todos queiram que assim seja. Um blog pode ser uma fonte de informação para todos, este blog cumpre esse requisito sem dúvida nenhuma, preservem-no e mantenham-no vivo.
Cidade d´Elvas/ www.cidadelvas.blogspot.com

Estejam à vontade para comentar…

Cumprimentos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Constato com grande satisfação que a sua ideia das entrevistas funciona bem. Começam a revelar-se-lhe as potencialidades na medida em que se vão evidenciando as suas funções. Na que hoje publica é visivel a vantagem que consiste em contribuir, por um lado, para cimentar as relações entre "blogosferas locais" e, por outro, para consensualizar atitudes e comportamentos como o de serem os gestores de cada blogue a assumirem o cuidado e o dever ético de eliminarem mensagens que se configurem fora das regras mínimas dua sã comunicação e relação entre pessoas.

Anónimo disse...

Mais um bom blog que ficamos a conhecer com esta nova rubrica.
Cada vez mais este é um blog de referência em Campo Maior.

Rapaz deixa a Rapariga disse...

Muito bom! Gostei mais desta entrevista do que a do Zé de Mello. Quem é o próximo?

Anónimo disse...

Bela entrevista. Gostei

Anónimo disse...

As perguntas são muito oportunas. Gostava de ver aqui um blogue entrevistado. Mas vou enviar-lhe para o mail isso.

Anónimo disse...

A entrevista é boa e o primeiro comentário que recebeu é fantástico de pertinência e rigor. Quando assim é resta escrever:
Muitos parabéns!

Anónimo disse...

Sei que é difícil alimentar um blog diariamente.

Sei que é muito mais difícil alimentar um blog diariamente quando este aborda “só” assuntos locais e regionais.

Sei que será muito difícil rejeitar as “medalhas” - dos lugares comuns - do “muito bom” “gostei” “muito melhor” “grande satisfação” ...

Sei que lhe será ainda muito difícil suportar o “peso” da inconveniência de tais medalhas .

Mas não será que se põe a jeito ?

Acho que está na altura de libertar-se, e conduzir o “seu” blog para um patamar superior de “substância”.

Mais superficialidades, não ...

Cumprimentos

Três horas da manhã disse...

Enquanto um dos bloggers d' "Ó mê belo Campo Maiore...", muito me apraz que tenham palavras de apreço em relação ao nosso trabalho.

Sendo as sugestões e criticas construtivas também muito bem-vindas, pois um blogue inicia-se e nunca se termina, a evolução é constante.

Inovar num blogue é por vezes complicado, mas n' "Ó mê belo Campo Maiore..." já se fizeram algumas coisas novas.

Não entendo alguma insatisfação. Talvez seja o mau hábito de algumas pessoas que visitam este espaço, que julgam que isto é mais do que um blogue. Ir postando todos os dias já não é mau...

Quanto aos temas vão aparecendo ao sabor do vento, o qual por vezes nem sopra.

Além isso existe limitações de ética, pois se assim não fosse muito haveria por dizer. Isto vem de encontro a superficialidade de alguns temas.

Cumprimentos

Ps: Sempre foi mais fácil falar do que fazer...