segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Esmiuçar a Blogosfera Local - Parte I


No rescaldo do polémico voto em branco para a Assembleia Municipal, o “Mê Belo Campo Maiore” decidiu ver o que os seus homólogos bloguistas escreviam. Numa dessas incursões, neste caso no blog “Campo Maior na Internet” (http://campomaiornanet.blogspot.com/), deparamo-nos com parte do comunicado oficial do PC acerca do assunto.

Em linhas gerais diz o seguinte:


“ Nas últimas eleições para as Autarquias, o candidato da CDU, António João Gonçalves, não votou nos chamados independentes, nem votou nos candidatos do Partido Socialista, não se bateu por lugares, não se ofereceu, não procurou tacho, não (…….).


Na eleição da Mesa da Assembleia, e para que fique claro em relação aos Bloguistas do anonimato, aos democratas de ocasião, a Socialistas ou independentes por oportunismo, o eleito da CDU votou nos candidatos do PS à mesada Assembleia, como decisão (…….).


Existe um voto em branco e tem que ser procurado nesse saco de gatos que é o Partido Socialista e os chamados Independentes, todos eles da área do Partido Socialista.”


O munícipe menos informado poderá desconhecer a função do Presidente da Assembleia Municipal e para este esclarecimento, nada melhor do que visitarem o blog do Cardeal Siripipi (http://siripipi-alentejano.blogspot.com/), como lhe chama respeitosamente o amigo Jack The Ripper.

Entre outras coisas o Cardeal diz o seguinte:

“A Assembleia Municipal é o Órgão Deliberativo por excelência do Município e funciona como um autêntico parlamento municipal. Isto significa que as deliberações mais importantes que dentro das atribuições do Município devam ser tomadas são da competência da Assembleia Municipal (...)

Segundo o Prof. Freitas do Amaral (Cursos de Direito Administrativo) escrevia a este respeito: “A Assembleia Municipal pode obrigar a Câmara a demitir-se, se quiser, uma vez que a Câmara não poderá exercer as suas funções se não tiver o orçamento aprovado (...)
(sem o orçamento aprovado não é possível realizar despesas, não é possível pagar ao Pessoal, por conseguinte, toda a administração municipal ficará paralisada).

Na prática, é muito raro a Câmara «cair» (...)

(...) autor do voto em branco, esse Eleito foi um traidor para a sua Força Política, a sua conduta pode vir a inviabilizar a acção de Ricardo Pinheiro (...) ”

No nosso espaço acreditamos que a o mandato irá ser cumprido, pois resta no meio disto tudo a vontade unânime de ver Campo Maior progredir, esperamos que a Vontade Eleitoral do Povo seja respeitada.

E os senhores, o que dizem deste comunicado do PC, pessoalmente respeito o Sr. Gonçalves e não o imagino faltar à palavra, que me dizem?

Em relação à assembleia, acreditam que o Presidente Rui Pingo irá ser por Campo Maior, ou pelo contrário tentará transportar as quezílias do plano pessoal para as suas decisões?

Cumprimentos

28 comentários:

Quim_paralelo disse...

Bom dia

Gostei do trato ao Sr. Siripipi…sinto-o como um conselheiro bloguista, as suas análises falam por si.
Não acredito que aqueles que concorreram para a Câmara Municipal como independentes queiram o mal da vila mas também se quiserem, o povo não é parvo, e tanto não é parvo que o mostrou nas últimas eleições. Acabou com o domínio despropositado do Sr.Burrica e da sua equipa retardada.
Não sei como há pessoas que pensam no contrário, o bem da vila é o bem de todos nós.
Sr.3 da manhã ou outros elementos, os senhores já pensaram falar de quem apoiou a campanha do Movimento Independente? Fala-se tanto na Delta e ninguém toca nas outras empresas do concelho que apoiaram o Sr.João Burrica, porquê será?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

vamos regaçar as mangas da camisa, e vamos todos trabalhar no memso sentido, para bem de campo maior, e deixem de andar só acriticarem uns aos outros, assim não vamos a lado nenhum... deixem trabalhar o novo presidente e a sua equipe para bem de todos......

Anónimo disse...

O que importa é remar para o mesmo lado, também sou a favor de ir assistir a algumas assembleias e ver se deixam o Ricardo trabalhar, ao menos deixem os outros fazer o que eles não fizeram.
Há por ai uns anónimos bem ressacados, que só se manifestam quando interessa, defendem uma causa da mentira.

Anónimo disse...

O que importa é remar para o mesmo lado, também sou a favor de ir assistir a algumas assembleias e ver se deixam o Ricardo trabalhar, ao menos deixem os outros fazer o que eles não fizeram.
Há por ai uns anónimos bem ressacados, que só se manifestam quando interessa, defendem uma causa da mentira.

Anónimo disse...

Px o Quim deve estar a falar dos Silveiras, esses o que queriam era encher a Pança à custa da Autarquia, dai sair-lhes o tiro pela colatra, apostaram no cavalo errado

PSEUDO-POETA disse...

Dizem-me que sou poeta
deprimido nunca estou
Vale mais andar na vida
De cabeça levantada
E sem uma xeta no bolso
Semeando amizade
E na medida do possível
Ao deserdado da vida
Atenuar a desgraça
Com um pedaço de pão
Ou um abraço de irmão
Que trilhe caminhos ímpios??
Por aí é que não vou
Vale mais ser como o povo
Em seu saber infinito
Que prefere ao brilharete
Ser humilde e andar sempre
Pobrete mas alegrete.

Anónimo disse...

Senhor Zé Camões, eu não concordo com a guerra entre a política e os empresários, a delta foi uma empresa que deu muito a nosa terra e vai continuar a dar, se deus quizer os silveiras podiam seguir o exemplo e empregar tb pessoas desempregadas e jovens e ai o seu valor era visto por todos os nosos conterraneos.
Pessoal vamos seguir pa frente e deixar a nosa terra crescer.

Zé Camões disse...

Lamento informar que não serão publicados comentário ofensivos em relação a terceiros e por favor debatam o tema sem alastrar para outros assuntos. Se alguém tiver alguma sugestão a fazer aos administradores do Blog, referente a um tema para uma postagem posterior, somos à vossa disposição.
Cumprimentos.

Zé Camões disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

"Encher a pança à custa da autarquia".... já não digo tanto, mas que de empresários têm pouco,isso sim.
Não há pois comparação possível para quem cria tanta riqueza para Campo maior, mesmo em tempo de crise, e que prefere sempre investir . Isto sim é empresário. Os que preferem contar diáriamente os tostões e metê-los no banco, estão(estiveram...) com o JB por inveja e ódio ao RN(mais uma condecoração a passada semana,a Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica).Palavras para quê...
Campo Maior ficou em 19º. entre todos os concelhos portugueses em qualidade de vida ?? E então deve-se a quem ??? A quem cria riqueza, emprega, e , com tudo isto,gera um movimento circular da economia local, que integra todos os seus agentes( restaurantes, comercios, serviços, etc). Se têm dúvidas vão por esse Alentejo, vejam e comparem ...

tino disse...

espero muito sinceramente que a assembleia se entenda com o novo executivo, mas deixo tambem um pequeno desabafo: e se invertecemos os papeis como seria?? o ps iria facilitar a vida a joão burrica?? gostava que alguem comentace...

Anónimo disse...

Vocês de facto são os donos dos V/blogues e publicam apenas o que lhes convém. Mais uma vez fui censurado, pois pelo que disse não vejo a razão. Os Silveiras já não anterior eleição apoiaram o JB assim como o J.G.. ´Vocês são sectários na V/selecção.Mas eu que já vi muita coisa na vida, normalmente são os primeiros a morder a mão de quem lhes deu de comer quando as coisas não correrem de feição.

Anónimo disse...

“M`Avergonho”

Mas agora o voto em branco... não é democrático ?

...ou não é (foi) democrático só pelo facto de não ter sido favorável ao actual Sr. Presidente da Câmara?

Qual o interesse em apodar de termos como “traidor” + “quizilento” pessoas que têm a coragem de tentarem serem livres, ter opinião própria, nesta fatídica terra?

Porquê toda esta sanha pressucutória para quem votou conscientemente em branco?

Quais os critérios de carácter morais ou políticos em exibição neste blog ?

E se cada um de nós exigisse ao amigo ou colega ou familiar que nos revelasse em quem votou ? Qual seria a resposta ?

Hã ??? Ah... Sim ?

Então porque havemos de exigir aos outros o que não queremos para nós?

Este delírio ( progressista?) dos administradores do “omêbelo” vai resvalar até onde?

E se fizessem antes uma introspecção aos valores censórios que aqui defendem, praticam, e que por vezes os devia fazer corar?

Ou esses padrões censórios movem-se:

- não pela qualidade dos textos apresentados por comentadores.

- não em prol da defesa dos valores democráticos dos campomaiorenses.

Ou será...

... antes pela irreverente irresponsabilidade juvenil que dão mostras?

...ou por estranhíssimas conveniências pessoais momentâneas?

Anónimo disse...

Oh tino,então tem dúvidas que assim seria ?? Compareceu às AM da ultimo quadrienio ??Se não compareceu então digo-lhe que, aparte umas quantas questões mais polemicas, sempre o PS se absteve ou ate votou a favor do apresentado.Como tem de ser , aliás, pois se afinal todos queremos o melhor para Campo Maior.
A dúvida ponho-a eu, mas ao contrario: será NTCM vai deixar passar alguma das propostas do PS?Se sim, tudo bem, é porque de facto estão empenhados em servir Campo MAior, se não, então ninguém compreenderá o que afinal estão lá a fazer, ou se só estão a servir o ódio e a vingança: un-amo-nos por Campo Maior, para trás dAS costas o passado!

Anónimo disse...

Não acham vergonhoso chamar sério a um individuo que, swendo lider de uma força politica, sabe-se lá com que interesses se VENDEU a uma força antagónica para inverter o sentido da lei.
Será que foi traidor quem fruiu os direiros democráticos e expressou o seu voto de uma forma legal e è "sério" auem se vendeu a terceiros.
E ainda dizem aue os comunistas são isentos.

Zé Camões disse...

Meu caro Anónimo das 20.15,

"T`Avergonhas?"

Aqui ninguém se compra ou se vende, não há gestos neste ciber espaço que procurem dividendos, tudo é uma questão de acreditarmos no melhor para a nossa Vila.
O Sr. Anónimo não terá as suas crenças…mas diga-me, é tão imatura a nossa “Way” que o incomode tanto? Será que o anterior executivo lhe estendia a mão e dai a sua indignação? Não. Acredito que o Caro Anónimo é por Campo Maior e quer o melhor para a sua terra, então faça para ela melhorar pois o restante povo já fez a sua parte e você, já pensou em tentar ;)
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Á por ai muita inveja agora só tou curiosa em saber o que vai acontecer aos meninos do centro comunitário, ainda por cima sem a sua madrinha vereadora.
Mas não se preocupem pois o posto de professor de educação física, esse tá bm seguro, dessas vergonhas autarquicacas já não falam nem na empresa das aguas, só falam mal do maior empresário da região o único que dá emprego.

GARCIA GORDO disse...

por favor deixem de creticarem uns aos outros, agora estamos todos no mesmo barco, se ele vai ao fundo todos nós vamos sofrer, portanto dêm as mãos para bem da nossa vila, e deixem trabalhar o RICARDO, depois ao fim de 6 meses já podemos então fazer algum balanço, do seu trabalho, até lá é permaturo estarmos a criticar o presidente, sejamos honestos por favor... para mim estou contente com a mudança, é uma esperança.......

oINDIEpendente disse...

Em relação a como irá ser trilhado o "novo" caminho que Campo Maior irá seguir, ninguém o poderá prever, especular é fácil.

A assembleia municipal foi formada, foi votada. Sim, é democracia e há que respeitar as decisões de cada pessoa.
O facto de uma suposta traição é um tema bastante delicado, ao qual não se devem fazer juízos precipitados.

"Em relação à assembleia, acreditam que o Presidente Rui Pingo irá ser por Campo Maior, ou pelo contrário tentará transportar as quezílias do plano pessoal para as suas decisões?"

Esta pergunta no meu ver não me faz sentido algum...

Alguém quererá o mal de Campo Maior?
Não me parece...

Querer Campo Maior parado no tempo?
Ninguém quer e ninguém irá fazer com que isso aconteça na nossa vila.

Quantos às possíveis quezílias faladas, acho que é um algo que à partida poderá acontecer, mas não passará de mero preconceito, é algo frívolo no meu ver.

Alguém poderá fazer melhor por Campo Maior do que tem sido feito ao longo dos últimos mandados?
Sim, obvio, melhorias são sempre possíveis.

Estou convencido que qualquer que seja a assembleia, apesar de beltrano, fulano ou cicrano, esta irá ter sempre uma postura altruísta pela nossa vila! A assembleia como um todo, para o bem da comunidade!

Esta minha postura/opinião expressa neste comentário assenta um pouco no conceito de "realidade perfeita", sei que é algo que nunca irá acontecer, irão sempre existir discórdias. No entanto, lembrem-se, está tudo no mesmo barco, as cores política acabaram no dia 11 de Outubro!

Cumprimentos!

Anónimo disse...

...e a estatura moral e intelectual ?

Sr. Zé Camões:

Tenho coluna.
...e todas as vértebras.

E a vértebra “Atlas” está em muito bom estado de saúde.

Portanto:

...mesmo que me sejam emitidas ordens cerebrais para rastejar, curvar, contorcer, ou descer tão baixo como ao seu nível das 11,08 h, todo aquele conjunto de ossos que acima menciono,em articulação com o cérebro, não me permite...felizmente.

carlos disse...

Amigo Zé Camões,
Sabe dizer-me o que aconteceu ao meu comentário desta manhã?
E já agora também ao comentário d anónimo a que eu respondi?

carlos disse...

amigo Camões,
não ligue...estava a ver no post errado...sorry ;-)

Zé Camões disse...

“Não. Acredito que o Caro Anónimo é por Campo Maior e quer o melhor para a sua terra, então faça para ela melhorar pois o restante povo já fez a sua parte e você, já pensou em tentar”

Baixo nível? Não acredito que o meu seja baixo…

Atlas “Aquele que suporta os céus” ou será a falta daquela 1ª que suporta a coluna?

Nem suporto céus nem suporto insolências, com todo o respeito, leia novamente o meu comentário e a resposta que faço às minhas próprias perguntas…
Tenha bom senso e não falte ao respeito a quem tão longe está de lhe faltar a si.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Ferrari com motor 4 L?

Sr.Zé Camões:

“Será que o anterior executivo lhe estendia a mão e dai a sua indignação?”

...isto que acabou de ler, e que foi escrito pelo Senhor direccionado a mim...

Posso considerar:

... um elogio?..
... uma ofensa ?
... uma infantilidade?
... ou o quê ?

... e está na hora da meditação... apreciando o requintado sabor de um café Silveiras de CM... acompanhado por um copo da puríssima água da aqualia de CM...é servido ?

Anónimo disse...

Meu caro anonimo das 8,15, é triste sim como o sr. que até me parece ter uma prosa de pessoa intelectualmente formada não chegue á conclusão que a comparação que fez entre as pessoas da rua, nossos familiares até e o tal senhor covarde que se escondeu atraz dos outros para trair uma causa é demasiadamente infantil pra sequer existir.
esse senhor fazia parte dum grupo que se supunha defender um ideal e uma causa, se ele não estava de acordo com ela nunca se deveria ter sustentado nela pra ser eleito porque ele foi eleito pra defende-la, não era um homem da rua qualquer que podia votar onde queria ele estava obrigado pelo compromisso que assumiu com os companheiros e com quem o elegeu a defender essa causa e ele o que fez. já todos sabemos, traiu e apunhalou pelas costas a causa as pessoas os votantes tudo.
portanto é tarefa dificil até impossivel defender o indefensável.
mas continue meu amigo continue a baixar a cabecinha e tentar pode ser que esses ossos tão robustos que diz ter qualquer dia não aguentem o peso da mesma e ela ao bater no chão comece a funcionar devidamente coisa que no momento não me parece que suceda.
deslumbramento talvez, democracia nunca.
se é assim que o sr. pensa que deverão ser os tais politicos honestos que nos devem representar então fique com eles pra si porque politicos assim não nos interessas nem a mim nem aos Campomaiorenses.
tenho dito

Zé Camões disse...

Caro Anónimo filtrado...
Ferrari... aqui ninguém anda de Ferrari, andámos 4 anos de Mini e nunca nos queixamos, champanhe também não bebemos e nem pela falta dele damos, agora da inteligência e do espírito critico...disso sim nunca abdicaremos.

Com a sua cultura, acredito que no passado mandato, o pelouro do centro comunitário até não lhe assentaria nada mal, pois tão artística é a sua visão que um burro a três passos não passará desapercebido...a três passos, não disse em 4 anos.

Se é pelas silvas que se consola, então nas silvas poderá ficar pois à água da rede, prefiro a do garrafão ou a Vidago.

Com muita e(lá)stima.

Anónimo disse...

Sr. Zé Camões porque ficou a foto tão tremida ?

... o que poderão pensar os leitores - e até os restantes administradores - deste blog ao ler o post das 23,57 ?

Que por aqui se responde a fantasmas ?

...com esta atitude nada democrática – 1º censura-se um comentário – e em seguida respondem-lhe em termos que em que nada dignificam o seu autor, arrastando por contágio o “omêbelo” que é hoje, por hoje o blog porta voz ( ou devia ser) a ”face mais visível do novo governo democrático ” desta vila !!!

Como querem os senhores que “amanhã” todos os que em CM confiaram o seu voto na “chamada oposição” ( e olhem que são mesmo muitos) sejam aliciados para um projecto em comum em prol desta terra , se revelam não ter um mínimo poder de encaixe democrático, e nem sequer sabem diferenciar o que é um “post”com sentido; humorístico, politico, provocador ou difamador ?

Ou consideram-me por acaso vosso inimigo, (santa ingenuidade) só porque considero retrógradas, e que constituem um verdadeiro disparate a defesa enviesada de alguns valores e atitudes que os senhores aqui tanto penhoradamente defendem ?

Se os senhores pensam que são com medidas repressivamente iníquas, e censórias, que aqui estão a querer implementar, que vão resolver algo... pois continuem a abrir mais o fosso entre “bons” e “maus “ e a dar tiros nos próprios pés... eu pela minha parte defenderei e confrontarei as minhas ideias com todas as pessoas livres... que obviamente queiram .

E se não for aqui, devido á vossa intransigência monopolizadora, - estão a ver porque me oponho sempre a qualquer resquício que possa levar a ditaduras – não me afectarão minimamente porque os meus “textos-comentários-opiniões” continuarão a ser feitos e publicados.

E se continuei – depois de toda a censura que tenho sido alvo - a insistir enviando para o “omêbelo” “posts” , é porque considero, ainda assim, que o blog tem pernas para ser o melhor no concelho, para debate de ideias que interesse a todos e não a uma facção, mas para isso é necessário mais “tarimba” e pedir ás "alminhas " que a sua promissora juventude (3hm+rapaz..+Zé) amadureça mais um pouco, para que possa elevar-se a outro patamar, debatendo civilizadamente, assuntos importantes para todos os Campomaiorenses e não limitar-se a publicar todo um chorrilho, de provocações, difamações ou “ódiozinhos” pessoais que se lêm por aqui diariamente, com a vossa complacência só porque são da “côr”, e em que em nada, mas mesmo nada (em minha opinião) os dignifica.

… e (está-me no sangue) porque temos que ajudar todos os campomaiorenses -especialmente os mais necessitados - vou beber um cafezinho da marca ( proibida porquê?) que já sabem... são servidos ?

... e para aqueles que vos tentarem “chatear” ( como eu) lembrem-lhes que nada na vida é importante...

... não sei se é da máquina, se do ambiente, se da companhia, mas que o café está mesmo saboroso está!!!

Fiquem bem.

Anónimo disse...

Caro anónimo(comentário do dia 3 de Novembro, às 10h06m):
Em resposta ao seu comentário, começo por dizer que o mesmo é, sem dúvida, difamador e lesivo da honra de qualquer pessoa. Ora, é bastante grave fazer este tipo de afirmações, difamatórias e lesivas da honra, de alguem que nem sequer conhece... Sim, porque se conhecesse, concerteza que não faria tal comentário!
Além disso, a quem quer revelar tanto moralismo e ter tanto "sentido da Lei", fica mal julgar alguém em praça pública, acusando-o de não ser sério e de se vender movido por determinados interesses (que acaba por não indicar quais), pois desta forma é que está a violar grave e culposamente a Lei.
E já agora, o sr. anónimo não defendeu, também, alguém que usou o seu direito de voto de forma legal? Então, lá está, vivemos num Estado de Direito, em que todos podemos exercer o nosso direito de voto democraticamente.
Caro anónimo, é importante, também, não esquecer que, apesar de sermos livres, a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros, e, por isso mesmo, não temos o direito de injuriar ninguém, nem de proferir este tipo de acusações!
É triste o ser humano ser assim...