segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008 (1/2)

Espero que o vosso Natal, tenha sido pleno de Alegria, Amor e Conforto.

Hoje, o vosso blogue, inicia uma pequena retrospectiva por 2008, pelos temas que aqui foram tratados desde Agosto, altura em que surgiu o “Ó mê belo Campo Maiore…”.

Este post, irá ser dividido em dois, o primeiro e actual, vai ser o resumo dos meses de Agosto e Setembro, o próximo abordará os restantes meses.

----

Festas do Povo, das Flores e dos Artistas!

Muito se falou, pouco ou nada se fez. Para 2009, como já sabemos devido entre outras ao calendário politico, não iremos ter novamente Festas do Povo. Cada vez mais, surge a dúvida sobre se de facto irão voltar, pelo menos da forma como as conhecemos. Entretanto, terras como o Redondo continuam a copiar a nossa festa, tirando frutos de tal.

Tradições 2008

O Povo aderiu, porém o que são e significam estas “Tradições”? Que simbologia tem para Campo Maior?

Continuo a acreditar, que as Tradições são um chamariz para fazer esquecer as nossas verdadeiras Festas, as Festas do Povo!

Mártir Santo...Martírio para muitos...Soluções necessitam-se!

Talvez seja o tema mais debatido n’ “Ó mê belo Campo Maiore…”, o certo é que razões existem para tal.

Não se pode compactuar mais com esta situação, todos atiram as culpas uns para cima dos outros. Todos sabemos, que este problema vai muito mais além da esfera local, porém os Campomaiorenses querem é uma solução. Esperemos que 2009, traga a solução definitiva, quero acreditar que assim seja!

Carta do Leitor (1) - "Baixa Lisboeta” à moda de Campo Maior!"

Faz falta um plano sério e objectivo, de recuperação da nossa “baixa”, sob pena de ficar cada dia mais degradada.

Não deixem Ouguela cair ainda mais no esquecimento...

Triste e abandonada presencia o seu lento desmoronamento, a que outrora foi Cidade, hoje não passa de "ruínas".

Ouguela merece atenção, carinho e investimento! Seja ele público ou privado. Acredito que aquele local ainda vai sorrir.

Remodelação da "Avenida" (Jardim Municipal)

O jardim está mais bonito, porém mais frio e mais pobre. Parece uma contradição, correcto?

Adivinhe então, o que está na foto que nunca mais vai voltar a ver?

E o candidato ao Município pelo P.S é....Prof. Arménio Carapinha!

Segundo se diz, a votação feita aqui no blogue foi assertiva.Pois ao que parece o candidato à Câmara pelo PS é mesmo Professor.

Presidente João Burrica entre o Péssimo e o Excelente...

Segundo os visitantes do blogue, existem diversas avaliações ao trabalho realizado pelo Sr. Burrica, durante os sete anos de mandato. A Próxima avaliação será já em 2009.

Sim, outra vez! Aquamaior

Bem, a Aquamaior teve em grande durante 2008, pelo menos no que diz respeito aos esticões nas facturas da Água e aos sucessivos enganos!

Cumprimentos.

14 comentários:

Anónimo disse...

Para quem não conhece os termos do acordo entre a Camara e a empresa Aquamaior, poderá de facto parecer-lhe que o preço da água sofreu grandes "esticões", de facto não é assim, o preço praticado é o mesmo que a Câmara vinha praticando só que, o que a empresa fez foi por as contagens e cobranças em dia, passando por isso a facturação a estar normalizada a partir de Outubro/Novembro.
Temos conhecimento que a empresa esteve sempre aberta e dialogante com os consumidores para se reverem e explicarem as facturas.
Tem a empresa Aquamaior vindo, desde Março, a fazer o chamado investimento invisivel, isto é tem melhorado o que o consumidor nornalmente não vê.
Têm sido substituidos todos os sistemas electricos e bombas pressurizadoras, de modo a evitarem-se roturas no abqastecimento normal da água ao consumidor.
Em suma, julgo que os municipes não ficaram a perder.

Anónimo disse...

Tudo isso seria muito bonito se não tivesse já por 3, sim três, vezes sido a minha agua facturada com 33 dias, ou seja, o suficiente para subir de escalão e consequentemente pagar mais. Justíssimo sem duvida.

Anónimo disse...

Bela retrospectiva, serve em muitos casos para um bom programa politico.

Anónimo disse...

O anónimo das 9.37 deve ser alguém ligado à Aquamaior para falar assim, a verdade é que está a puxar a braza à sua sardinha. Se no tempo em que a água era da responsablidade da Câmara, os utentes estavam mal servidos, agora em nada melhoramos. É bom olharem para a facturação e verificarem que os valores são muito mais elevados, além de por vezes aparecerem valores, para pagamento, sem leitura e por estimativa e no mês do acerto deduzindo o valor estimado, os metros a pagar ao distribuídos pelos vários escalões, do que resulta um valor muito mais elevado.
Camponês disse...

Anónimo disse...

O problema é que estavam todos habituados á mama, não pagavam agua e os que pagavam, só pagavam o que queriam porque os leitores punham os consumos que queriam, tanta vez que ouvi dizer "ó leitorizinho põe la este mês 5 metros que a coisa esta mal". Porque e que pensam que apareceram tantas facturas com valores altos??? foram os espanhois que inventaram as leituras, eram consumos acumulados que não eram lidos nem pagos. Mas so nesta terra é que se via leitores/cobradores de agua.... é para rir. Então eu que leio os contadores vou ter de ouvir as pessoas a reclamar, quero la saber diziam eles. Perguntem ao burrica pelas dividas dos compadres que estão acumuladas na camara??? E claro que agora com uma empresa privada acabou-se a bandalheira e as pessoas queixam-se... os que estavam habituados a gastar a agua que queriam e a pagar o mesmo que outros que não eram amigos. Eu pagava e não bufava e agora igual. É importante é a analizar o tarifario antigo e o actual .... diferenças abismais ahahahahah 4 centimos 12 centimos no escalão mais alto... subiram em flecha os preços.
Temos é que vigiar a qualidade do serviço e que a empresa cumpre os investimentos que prometeu fazer. O serviço esta mais rapido.. as roturas já não ficam para depois das 6 da tarde para se receber horas extras.... entendem
E os que não tinham cunhas e não davam uns presentes ao encarregado quanto tempo tinham de esperar para que fossem a sua casa ver uma avaria ou um problema?
E os dos bairros da tecnidelta que tinha que tomar banho de mangueira no quintal??? Que digam como esta a pressão da agua agora??? ou é so dizer mal....
Degolados ... Lembram-se quando ligavam as mangueiras e pressão nada e roturas quantas havia por semana... e quando acordavam de manhazinha tinham agua??? só se fosse do poço. eheheheheh....
Como esta a pressão agora e quantas vezes faltou a agua depois de estar os sistemas novos instalados?? poucas.... 'aaa''a pois é mas isso não convém dizer...
E os meninos que enchiam os reboques dos tratores de agua na fonte de degolados para regarem os nabos... a esses acabou-se tambem a mama... por isso reclamam....essa água tambem era paga pelos campomaiorenses, mas claro os outros é que são ciganos....
A aquamaior tem é de acabar de vez com as estimativas, ou então quando é feita a leitura dividir a agua pelos meses para não haver subidas de escalões ... isso temos nós que reclamar e pedir que o façam... e que publiquem os resultados das analises á agua uma vez que o decreto lei 306/2007 a isso obriga e ainda não os vi publicados em lado nenhum....
Uma coisa tenho que dizer têm dados as obras a empresas de campo maior o que parece correcto...

foi só uns desabafos de quem não se pode identificar por questões de censura politica ....
so mais uma coisa já viram por acaso o estado das bombagens... ui ui ui dignas do filme jurassico parque... o que adavam la os electricistas a fazer????? obras particulares desculpem enganei-me obras da camara... onde andam agora.. pergunto eu...???? misterio eehhehehe é só rir....

Anónimo disse...

O senhor aguas deve ser funcionario , so pode esta na cara pelo k aki diz. Bairro da tecnidelta??? a tecnidelta tb tem bairro??? nao sabia, moro para esses lados e pelo menos nao e assim k tenho no meu endereço.. lol... kd a empresa espanhola tem mt k se lhe diga, kd eram os empregados da camaraa tratar de uma ruptura, eram fexadas as condutas para trabalharem a vontade. Agora com a nova empresa sempre k ha uma ruptura fazem o seguinte como ja tive oportunidade de ver varias x.... partem a conduta com a makina por lapso claro mas em x de fexar a conduta , metem um motor a bombar agua da rede para a rua ate k a avaria dure... mas isto e kuase sempre para nao dizer sempre.... Quanto a agua de Degolados seria kestao de taparem a saida dakela agua uma x k ja todos tem agua canalizada em cada... nao seria mais facil assim?? o Burrica pode nao ter feito tudo bem , sim pk nao se pode agradar a todos mas, nisto da agua era mais barato kd era da camara, mas tenho a dizer k se temos os espanhois ca foi pk ele assim o kis... entao kem nao ker um emprego para um filho?? so se fosse parvo...digamos e é como no tempo antigo, olho por olho, dente por dente... ele deu as aguas aos espanhois e a troca meteram la o filho... esta na cara, mas ai tenho k admitir k foi esperto...e ja agora para o senhor "Aguas" ter noçao dos estiçoes da akualia, eu pagava 4 euros no maximo e agora o minimo k pago sao 13.. e no antes numca pedi para nao pagar nem para meterem la no papel menos... ate pk se o senhor sabe disso pk numca falou??? ou tb era dos k nao pagava??? á poissss

Anónimo disse...

Sr Akualia deve ser burro... então a agua em alta custa 0,56 € o metro cubico, á empresa e esta deixa a agua a correr para que? para pagar mais as aguas do norte alentejano e ter prejuizos??? Onde chega a ignorancia... Não sou empregado da empresa isso garanto-lhe, mas conheço bem o processo...
Se o senhor pagava quatro euros de água então devia ser um dos mamões. Porque 4 euros meu deus então o senhor não toma banho... ehehehhehehe.... Do filho do Presidente quem não sabe, a conciencia fica com quem pratica as acções e nisso não meto. São afirmações graves para se fazerem sem se dar a cara... É que o senhor ao dizer que o presidente deu as aguas em troca do emprego do filho - esta acusar de corrupção.
Tecnidelta foi uma expressão.......

Anónimo disse...

Gostaria de dizer ao Sr. O aguas, que sabe tanta coisa, inclusivé, de legislação, e relativamente ao facto da aquamaior não ter publicado os resultados das análises conforme o decreto-lei 306/2007, experimente ler o n.º 3 do Artigo 17º do mesmo, talvez assim fique mais esclarecido. Está lá a palavra "OU" e como é que nós sabemos se os resultados das análises são fornecidos ao município???? Não sabemos, portanto cale-se!!!!

Anónimo disse...

O mestre ou aprendiz não sei....
Então o que é que o municipio tem a ver com a publicação das analises???? Isso se leu com atenção o decreto lei é da responsabilidade da entidade gestora que neste caso é a aquamaior. Assim deveria ser a empresa a publicar ou afixa-los em lugar onde o publico tenha acesso. Editais na sua sede, na imprensa etc... mas tera de o fazer. Alias deixem ir la o IRAR e verão que o terão que fazer ( as coimas para uma entidade gestora privada são a doer).

Anónimo disse...

Vamos lá então transcrever o n.º 3 do referido artigo:

3 — As entidades gestoras em baixa que actuem por
delegação ou concessão devem publicitar na imprensa
regional os dados trimestrais da qualidade da água ou, em
alternativa, fornecê -los aos respectivos municípios, para
que estes procedam à sua publicitação por edital.


e esta heim?

Anónimo disse...

Bom então estamos falar do mesmo... a responsabilidade e da empresa ou não???

Anónimo disse...

Que blog tão confuso, tanto tipo de letra, tanta cor,,, Acho que deverias repensar o blog senão vão te passar à frente

Anónimo disse...

Um dia cheguei a Campo Maior após algum tempo ausente e dei pela falta da cobertura do coreto. E eu, na minha inocência, pensei que teria sido retirada para restaurar e que, depois, voltaria. Depois desapareceu o resto do coreto. E mais tarde descobri que a cobertura tinha ido parar ao "Zé da Água". Cada vez me dão mais tristezas as remodelações da vila. Vejo constantemente o património a ser delapidado com a substituição de elementos originais nas estruturas antigas, por réplicas modernas, sem qualquer interesse. Suponho que o que é retirado é depois destruído, tal como o coreto. Porque é que o coreto teve um fim tão triste? Creio que a estrutura seria dos inícios do séc. XX. Não merecia ser preservada? Apenas vejo esta destruição no nosso concelho.
Qualquer dia arriscamo-nos a que a Matriz ou a igreja de S. João desapareça tb, porque afinal, tb são estruturas velhas…

inspectora raiana disse...

Ter um homem da natureza humana, politica e social de Armenio Carapinha à frente da autarquia de Campo Maior representaria certamente, alto defice de indole democratica em toda a linha. Pragmatismo, arrogância, prepotencia, vaidade, deslealdade... adjectivos que tem ponto de encontro numa só identidade: Armenio Carapinha. A seriedade e valoração politico-democratica seria certamente destituida do concelho de Campo Maior. Os constantes e sucessivos falhanços politicos de Armenio Carapinha, encobertos, iludibriados "por quem de direito", deixam e comprometem decisivamente a credibilidade da sua candidatura. Credibilidade essa tambem questionavel fora do ambito politico. Em 1974 ofereciam-se licenciaturas a troco monetario. O percurso politico de Armenio Carapinha traz-nos consigo incapacidade, demagogia, irresponsabilidade. Como pode um homem com o seu alto defice intelectual e humano ser colocado à frente de cargos tão socialmente dimensionados? Eu tenho a resposta. Basta olhar para trás para ver o que um carapinha é capaz, para ter poder. Sinto vergonha de um Partido Polito nacional considerar um homem como Armenio Carapinha. Campo Maior exige seriedade, dignidade, honestidade politica!