sábado, 3 de janeiro de 2009

Inovação Campomaiorense...

Confesso, que já sabia desta notícia faz algum tempo, porém senti que seria interessante partilhar convosco.

"Uma empresa da cidade (somos sempre cidade na boca dos outros) de Campo Maior, no Alentejo, pretende lançar no mercado um azeite com sabor de café, um produto inovador para aliar as duas principais actividades económicas da região, mas a iniciativa está atrasada.

O proprietário da empresa, António Gralha, disse à Agência Lusa que, embora este produto já tenha sido apresentado, ainda estão sendo feitos testes. A comercialização deve ser iniciada logo que seja possível.

António Gralha revelou que a empresa necessita de mais tempo para poder lançar no mercado "um produto para ser consumido com todas as garantias".

O empresário explicou que há testes elaborados, mas existe a necessidade de atribuir um determinado prazo de validade ao produto, para não "correr o risco de perder as suas propriedades e o aroma" antes de ser consumido.

"Necessitamos de mais tempo, para poder assegurar que o produto mantém o paladar", disse Gralha.

De acordo com o responsável técnico da empresa, Mário Bernardo, a marca Azeitonas Café de Campo Maior constitui um produto inovador, com características que vão "surpreender os apreciadores de azeitonas e de café".

Divulgação

A apresentação deste produto, criado pela empresa Azeitonas e Azeite Gralha de Campo Maior, foi efetuada durante a Feira Nacional de Olivicultura, em 2007, na cidade alentejana.

Durante a divulgação do produto, foi produzida uma pequena quantidade de azeite com sabor de café, mas sem entrar no circuito de comercialização.

O lançamento deste produto no mercado chegou a ser anunciado para o mês em que foi feita a sua apresentação.

A região de Campo Maior é conhecida pelas suas fábricas de café, sendo ainda a principal região de Portugal em termos de produção de azeites.

De acordo com Mário Bernardo, o novo produto surgiu com a adição de café na azeitona de conserva, com uma formulação desenvolvida pela empresa, que considera ser "um segredo industrial".

Esta empresa produz vários tipos de azeitona de conserva, à maneira tradicional de Campo Maior, temperada habitualmente com ervas aromáticas, sobretudo oréganos, e que, segundo o proprietário, "estão com grande aceitação no mercado".

António Gralha declarou ainda que a empresa produz também o azeite Gralha de Campo Maior, azeite virgem extra, que também tem tido "grande aceitação", por ser "diferente", visto que inclui uma mistura de azeitona da região, o que o torna um produto de "alta qualidade"."
(Agência Lusa - Empresa portuguesa quer lançar azeite com sabor de café, 27-12-2008)

----
Alguns poderão achar "descabida" esta situação, porém na peculiaridade e na inovação, é que muitas vezes se encontra o caminho.

Esta situação, até me deu uma ideia, ligada à nossa cultura da Olivicultura. Poderíamos fazer um centro de investigação e inovação sobre a referida cultura. Isto sem esquecer o lagar.

Que dizem?

Cumprimentos

6 comentários:

Anónimo disse...

Café com sabor a azeite ou azeite co sabor a café, vem dar no mesmo. estragam-se dois belos gostos e fica-se com uma porcaria.
Cheira-me mais a um golpe de "Marquitingue" muito parolo. mais uma para as anedotas de alentejanos?

Anónimo disse...

Não sou de contestar antes de provar, por isso vou dar o beneficio da duvida e aguardar para ver, no entanto não me parece uma mistura muito apropriada.

Anónimo disse...

Sei que não é o post adequado, mas o Sr. da Janela Indiscreta, não aceita os comentários que critiquem o blogue dele! Assim se vê tudo.

Anónimo disse...

Mistura apropriada também não me parece, mas por exemplo há uma gelataria que produz gelados com sabor a bacalhau, cozido à portuguesa, entre outros sabores da cozinha portuguesa. É por estas e por outra que o azeite com sabor a café não me parece assim tão descabido. Enfim, a ver vamos...

JPS disse...

Em vez de se preocuparem com "invenções" serie preferível darem prioridade à QUALIDADE. Mas enfim, desde que vejo pessoas a consumir àgua com sabor a morango já acredito em tudo. Eu cá por mim gosto de azeite que sabe a azeite, cerveja que sabe a cerveja, vinho que sabe a vinho,... e àgua que não sabe a nada.

Anónimo disse...

Mas antes de anunciar não deveria ter produzido?
Sou a favor da inovação, mas será que em Campo Maior tudo tem de estar ligado ao café?
Já era hora de inovar no sentido de nos tornamos independentes do café! Qualquer a Delta dá para o torto (não quero ser pessimista, mas mais cedo ou mais tarde, todos os grandes impérios se desmoronam!) e depois?