quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Blá Blá Blá!


Já aqui falei no associativismo em Campo Maior, num post que criou alguma polémica. Hoje, volto a tocar neste tema, pois quero realçar um projecto que tem sido um exemplo a seguir ao nível cultural Campomaiorense, o Blá Blá Blá.

A associação cultural Blá, Blá, Blá – Teatro Jovem de Campo Maior surgiu através do trabalho desenvolvido com base no projecto-piloto de criação de novos públicos escolares, concebido pelo Departamento de Formação do Instituto Português da Artes do Espectáculo – IPAE, actualmente designado por Instituto das Artes – IA.

“Coordenado pelas Doutoras Teresa Duarte e Paula Carichas, em parceria com autarquias locais e escolas/grupos de jovens, teve lugar entre 1998 e 2002, um projecto para quatro anos que, uma vez findo, se pretendia poder reflectir sobre a oportunidade de formação de públicos jovens e, em caso de eficácia comprovada, poder vir a ser extensível a outros concelhos, para além dos cerca de sete do projecto-piloto inicial.”
(Fonte: Sitio do Blá Blá Blá)

Em Campo Maior, o animador responsável foi o Sr. José Mascarenhas.
A partir de 1999, o “Blá Blá Blá” estreou diversas produções teatrais, entre outros projectos, os quais foram representados por todo o país.
Este grupo irá estar presente, no próximo sábado, em Vendas Novas, onde irá participar no terceiro “Encontro de Teatro Amador”, organizado pelo grupo de teatro local, que decorre até dia 1 de Dezembro no Auditório Municipal da referida cidade.

Esta associação tem desenvolvido um trabalho apreciável junto dos mais jovens, captando regularmente membros, que encontram em dita associação um espaço de realização pessoal bem como de formação.
Um exemplo a seguir, sem dúvida! Esta Associação tem tido um apoio incansável da Câmara Municipal de Campo Maior e de outros agentes da nossa comunidade.

Cultura desta natureza é de salutar, nada de populismo e "pimbalhadas" como é hábito. Já agora, aproveitem o facto do Sérgio Godinho vir até Campo Maior!

Produções Teatrais representadas:

- As Troianas, de Eurípedes / Jean-Paul Sartre

- A Visita da Velha Senhora, de Durënmatt

- A Menina e a Estátua, de Jaime Gralheiro,

- Visitação, Ciganas e Índias, sobre Gil Vicente

- A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca

- A Birra do Morto, de Vicente Sanches

- Eurípedes para duas mulheres e um homem

- O Papão e o Sonho, de José Jorge Letria

- Caixas, Caixinhas e Caixotes

- Lisístrata, de Aristófanes

- A Comédia: Ai, como é que se chama?...

Um bem-haja para o Blá Blá Blá!

Já viram peças deste grupo? Que acharam?
Concordam comigo que é uma excelente iniciativa?

Para mais informações sobre esta associação clique aqui.

Cumprimentos.

13 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ao bla bla bla

Anónimo disse...

Ohhhhh belissimos! LOL! Um gastadero de dinheiro que até mete nojo!

Anónimo disse...

Já assisti e gostei muito, são um grande grupo e muito bem orientado! Parabéns!

Anónimo disse...

em resposta ao lipo:

Lavar cabeças a burros é que é um grande gastadeiro de dinheiro em sabão!!!

O que vale é que vozes de burro não chegam ao céu!

Anónimo disse...

Aí filhó gostó tantó do Teatro, o que me rió!

Anónimo disse...

Este grupo ble bla bla, é so almoçaradas e janataradas à borla! Não passa disso!
Mais valia ajudarem os necessitados em vez destas porcarias!

Anónimo disse...

pois é so almoços e jantaradas á borla, mas tem que ver que alem disso não recebem mais nada.

Anónimo disse...

Sou da opinião que o teatro é uma boa iniciativa jovem em Campo Maior. Concordo com a opinião do anonimo das 16:01. Para além disso esta iniciativa tem dado alguns frutos já que alguns dos membros do Bla Bla Bla já foram a Itália em representação do nosso país pelo facto de este grupo ser a associação a nivel nacional que registou o maior nivel de organização.
Assim sendo esta viagem, por exemplo, não tem nada a ver com a Câmara, tendo sido financiada pelo IPJ.
Com isto podemos constatar que, esses jantares que a Câmara paga aos membros do teatro é um gesto simbolico e um incentivo pelo seu trabalho realizado.

Anónimo disse...

sal grosso...lol

Anónimo disse...

A cultura é a “comida” do cérebro...
Aos que nela trabalham, aos que a promovem, aos que lutam por ela, aos que a subsidiam, para eliminação nem que seja somente de um “descerebrado”... é uma vitória que vale bem todos os almoços e jantaradas !!! e... bom proveito. Continuem.

Anónimo disse...

Enquanto existirem pessoas a acreditar que a cultura não é um bem essencial para a nossa terra, continuarão a ser eleitos semelhantes aqueles que assim pensam. Já nos chega um com o nome, não precisavamos de mais... Se os nomes de Brecht, Satre não te dizem nada então provavelmente votaste na maioria.

Anónimo disse...

Eu apoio incondicionalmente o grupo de Teatro Bla Bla Bla demonstram ser bons actores/actrizes sem na verdade serem profissionais.Por isto e por bla bla bla...bebam e comam à vontade - bom proveito!

Anónimo disse...

Meus caros...
De todos os comentarios existentes, poucos são os que dizem alguma coisa. É só mesmo criticar e nada mais " Falam do que pouco sabem". Pois fiquem sabemdo que este grupo tem feito bastante pela cultura de Campo Maior, este Grupo educou as pessoas de campo Maior a ver Teatro. Embora as pessoas achem muito mais interessante outros tipos de espectaculo.
vejam a quantidade de encenaçoes que este grupo ja fez, os palcos por onde ja passou, e deixam-se de converça da treta.
E o mais importante aprendam a respeitar o trabalho dos outros.