segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Turismo em Campo Maior, as Visitas Guiadas!

Campo Maior é uma Vila que possui uma enorme beleza e um rico e vasto património, histórico, arquitectónico, etnográfico, entre outros! Como tal, a Câmara Municipal de Campo Maior, em articulação com o seu Posto de turismo (o qual funciona provisoriamente na Biblioteca Municipal), realiza visitas guiadas.

Estão expostos no sítio do Município Campomaiorense 4 Itinerários, para que os turistas que nos visitam possam conhecer algumas das nossas riquezas, repito algumas! Podendo sempre fazer-se alterações nos Itinerários.
Assim, quem desejar realizar alguma visita ao nosso concelho, serão disponibilizados técnicos ao serviço da Autarquia para acompanharem os turistas durante todo o itinerário definido.

Seguidamente, são mostrados os Itinerários.
O itinerário 1, até não é dos piores, “faz-se bem a pé” (já explico), pena é que neste momento não seja possível visitar o Castelo, pois esta encerrado para obras, ou pelo menos isso parece, pois as obras encontram-se paradas (responsabilidade do IPPAR).

O itinerário 2, é igual ao 1, não acreditam?!?! Pois bem, a única diferença é que na parte da tarde existem duas visitas mais, ao Castelo de Ouguela e ao Museu do Café, contem só com esta parte se tiverem uma viatura disponível, na qual possa viajar o técnico do Município, ou seja, este itinerário oferece uma Visita Guida sem transporte.
Uma referência para o Convento, o qual se diz que a sua visita “não é para todos”!

O itinerário 3 volta a ter o problema do transporte, neste caso para o Museu do Café.


O quarto e último itinerário apresenta-se como o mais alternativo, sendo diferenciador dos restantes. Porém, não é alvo de grande representatividade dos nossos “argumentos”. Talvez seja mais dedicado para as crianças, mesmo assim, deixa muito a desejar.

Já aqui falei, que acho que Campo Maior deveria apostar mais na sua promoção, temos todos os argumentos para tal. Falta muita promoção e uma melhor adequação dos recursos às necessidades de quem nos visita.

Um exemplo do dito, são estes itinerários, os quais estão muito desadequados, acho positivo que se façam as visitas guiadas, mas deveriam ser feitas muitas melhorias a este nível, ou mesmo uma reforma por completo do turismo do concelho e repensar o que realmente se quer fazer (para fazer mal, mais vale muitas vezes não fazer).

Por exemplo, em todo o sítio da Câmara não existe referência ao facto do Posto de Turismo se encontrar em obras (clique aqui para ver), são estes pormenores que por vezes marcam de maneira decisiva as pessoas que nos visitam, podendo estes ser a melhor promoção que se possa fazer (o "boca a boca").

Cumprimentos

14 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia estas pseudo visitas. Enfim malta, é o q temos, como se diz no texto mais valia não se ter.

Anónimo disse...

Mais uma, tantos trabalhadores...acho que a Sr. Vareadora, deveria fazer algo...

Anónimo disse...

Turismo em Campo Maior é a dormir a sesta e à noite beber uns copos nas mais variadas tabernas que a vila tem para nos oferecer.Já pensaram no circuito das tabernas!?

Anónimo disse...

O que é certo é que elas estão a ganhar cerca de 700 Euros ( mais do que muitos que estão na Câmara há um porradão de anos ), e o resto é conversa ...

Anónimo disse...

O Senhor três horas da manhã está completamente centrado apenas num tema no turismo, já que não têm mais nada para fazer na vida se não andar feito turista, mas até isso faz mal...Tenha a decência de não usar o proximo pra atingir objectivos mais altos só lhe fica mal.
os meus sinceros cumprimentos.

Anónimo disse...

anónimo das 15:12
está completamente enganado/a elas tão a ganhar cerca de 2000 mil euros ai tão tão....lol ai a inveja é um sentimento muito feio.

Anónimo disse...

Castelo não há, já houve.
Museu não há, já houve.
Capela dos ossos, se não estiver o cónego, está fechada.
Portanto ficam os turistas pela Igreja Matriz, Museu de Arte Sacra, Museu do Azeite e Pelourinho.
Em ultimo caso, se dispuserem de transporte próprio, ainda podem ir até Ouguela e ao Museu do Café, que me parece que é por marcação, não tenho a certeza. Tá feito e os turistas agradecem, é pena que não vejam o Castelo que normalmente é o cartão de vizita de qualquer vila ou cidade raiana.

Três horas da manhã disse...

Não sei quanto ganham, mas isso não tem nada a ver para a questão do post. Gostava que comentassem o tema e não banalidades.

Lá está o Anónimo das 17h45 com a concentração total na pessoa e não no post. Continue a visitar o blogue, muito obrigado!

Objectivos pessoais, um Campo Maior melhor, a nossa terra!

Um abraço fraterno!

PS: Guloso/a!

Anónimo disse...

Não sei qual a formação das pessoas que orientam estas visitas guiadas. Porque, a avaliar pelo "programa" logo ali se detectam vários erros de datação e de identificação de monumentos.
Por outro lado, só quem não conhece a vida da vila desconhece que a maior parte dos monumentos está fechado, e mesmo os museus, têm dias. Sobre isto já se referiu o comentador Jmar. Acrescento só mais uma nota: uma vila ou cidade não se resume às igrejas e capelas. Há outros aspectos de interesse que nem sequer são referidos nos itinerários.
Proponho um exercício interessante: procurem nos portais de alguns municípios do distrito de Portalegre e vejam as propostas de itinerários. Comparem com os de Campo Maior e cheguem a conclusões.

Anónimo disse...

olá. por favor não me falem em turismo que é uma vergonha aqui em campo-maior, os turista quando vêm a campo-maior só vão a dizer muito mal, quando chegam a esta zona das muralhas do castelo cheio de lixo tudo abandonado e ainda vêm a falar de turismo, primeiro de tudo é a limpar esta zona e não só, campo-maior podia ter muito turismo era bom para a vila, mas com esta politica errada e ultrapassada não há turismo de verdade em campo-maior, é só uma camuflaje obrigado

Anónimo disse...

Gratificante:
Conseguir emprego para desempregados, ainda que para um imaginário Dep. de Turismo, em vila sem turistas!!!

Angustiante:
É herdar uma câmara com +- 250 empregados, e não conseguir do Governo mais financiamento, para os mandar desenvolver as muitas obras necessárias...

Frustrante:
É concerteza para pessoas (responsáveis), exercerem cargos nestas condições.

O que faria você?
-Demitia-se em carta aberta ao 1º Ministro ?
-Mandava para o desemprego cerca de metade dos trabalhadores e consequentemente +- 400 pessoas (1/3) para as margens da miséria?
-Continuava a remar nesta lagoa de águas paradas, no seguimento do que outros anteriormentes fizeram?

Olhe eu (a brincar q tb é preciso), talvez engravidasse (...com amor) Campo Maior, e daqui a 9 meses o nosso rebento (á boleia do governo) "se quedasse" por Badajoz e chamar-lhe-ia "Campo Mayor".
Fiquem bem !!!

Anónimo disse...

AS VISITAS GUIADAS EM CAMPO MAIOR BEM OU MAL, LA VÃO SENDO FEITA,AS TECNICAS DE TURISMO LA ESTÃO PARA TAL, EM DOMINGOS.. FAÇA SOL OU CHUVA, COISA QUE MUITA JENTE NÃO SABE O QUE É LEVANTAR-SE NUM DOMINGO DE MANHÃ..
E SERA QUE ALGUEM JA SE PREOCUPOU EM MELHORAR ESSES TAIS RUTEIROS...
QUEM MANDA... MANDA SEMPRE BEM..

Anónimo disse...

Vejam o que diz um turista que passa por Campo Maior

http://toalbano.blogs.sapo.pt/42874.html

E importante ler o post e os comentários.
Será que os responsáveis por esta situação não sentem vergonha?

As Artes da Bete disse...

É um facto, o nosso concelho peca por muitos factores, mas o do turismo é a olhos vistos!
Muito poderia ser feito para divulgar o nome da nossa terra, os nossos costumes e tradições, a nossa gastronomia, a arquitectura, a história da nossa terra!
Divulgação??? Talvez...Mas não é suficiente.
Campo Maior tem tudo para ser aproveitado a nível de turismo: tem monumentos (o castelo que eu adoro e está fechado e por aproveitar), tem uma óptima albufeira para desportos radicais, tem os espanhóis mesmo aqui ao lado, tem alguns restaurantes,o nosso saboroso café,tem lindos montes alentejanos, paisagens iguais a si próprias, tem Ouguela também com as suas magníficas paisagens, tinha já não tem(também não compreendo o motivo) alguma vida nocturna que podia aliar-se ao turismo na perfeição...
E e as nossas festas, que são um assunto muito "delicado", e que poderiam muito bem ser a imagem de marca da nossa terra.
Imaginem à entrada da nossa vila um cartaz enorme a dar as boas vindas aos turistas, com flores de fundo e o slogan: Bem vindos á terra das flores! ou então com flores e café no fundo: Bem vindos à terra das flores e do café!
Sei lá...talvez esteja apenas a divagar. Mas nada é impossível...
Era importante um projecto direccionado para o aproveitamento turístico da região, porque digam o que disserem contribui para o desenvolvimento do concelho.
Enfim poderia até dizer-se QUE CAMPO MAIOR ESTÁ A FICAR PARA TRÁS!!!

Um bem haja ao seu blog