quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Opinião de alguém que passou por cá....

Faz alguns dias um Anónimo (ao qual agradeço), num comentário deixou a morada de um blogue, no qual estava exposto um texto sobre Campo Maior, o qual vou citar mais à frente.

Este post vai dedicado aos "Amantes de Catalogar", que se queixam do lado esquerdo e direito! Aqui têm como uma pessoa Não Campomaiorense que nos visitou vê Campo Maior, por outras palavras, como um forasteiro percepciona Campo Maior.

Post exposto no Blogue “Mar da Palha”, do Sr. António Soares, com o título “Estarão Assim Tão Mal as Nossas Muralhas?”, no dia 21 de Maio de 2008.

"Nos últimos tempos temos assistido a umas quantas opiniões de que as nossas muralhas são alvo de abandono e de maus tratos. Esquecem-se os autores de tais opiniões de que as suas posições são vistas, através da NET, por esse País fora e não só, dando a ideia para quem não vive em ALMEIDA de que o nosso património não é preocupação para os actuais responsáveis camarários.

Aqui edito umas fotografias do que realmente se pode considerar maus tratos e um completo desprezo pelo património. Estas fotos foram tiradas no dia 18 deste mês em Campo Maior, Alentejo.

AINDA BEM QUE O NOSSO PATRIMÓNIO, AO CONTRÁRIO DO QUE SE TENTA "PINTAR" , NÃO ESTÁ ASSIM TÃO MAL!!!!"

Barracas nas Muralhas


Sofás velhos, camas, colchões...lixo nos fossos!


Portas de entrada "abandonadas"!

Passo a citar, um comentário realizado ao post descrito acima, o dito foi escrito pelo mesmo autor do post, o Sr. António Soares e fala-nos sobre a razão pela qual decidiu escrever o texto acima exposto.

"(...)Quando passei em Campo Maior iam comigo no carro 4 pessoas, todas de Almeida, e que por um motivo ou por outro não conhecem muito bem o nosso País e a dada altura foram estas pessoas que comentaram o seguinte:
" ...andamos nós a dizer mal das nossas muralhas e das nossas estradas...se vissem isto até se arrepiavam..."
Ao ouvir isto na viagem de regresso resolvi tirar umas fotos e fazer o poste. Esqueci-me de tirar umas fotos da estrada que vai de Campo Maior até Badajoz mas posso-lhe dizer que era uma estrada daquelas não existem em Almeida há muitos anos...uma vergonha estradas ainda do Estado Novo e sem manutenção com a agravante de serem o nosso cartão de visita para quem entra no País."

Infelizmente... é assim que um forasteiro olha para Campo Maior!

Comentem sff.

Cumprimentos

PS: Obrigado a todos os que nos mandam e-mails, se por vezes demoramos a responder é por falta de disponibilidade.

PS1: Nasceu mais um blogue Campomaiorense, o blogue dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior (clique aqui para aceder). Bem-vindo!

17 comentários:

Anónimo disse...

este senhor não diz tudo, mas diz muito. Se ele passou por ali uma vez e viu, pq os governantes não viram?

Dr. Estranho Amor disse...

Para o forasteiro incauto, uma passagem pelas muralhas de Campo Maior pode ser uma experiência mais marcante que passear pela pacata zona histórica de Cabul com uma bandeira americana aos ombros ou caminhar pelos tranquilos arredores de Bagdad com uma t’shirt do G.W. Bush. E tudo isto graças ao IPPAR, que para além do Parque Temático “Cidades em Guerra” também nos permite poupar em viagens ao Rio de Janero através da recriação da mega-favela A Rocinha. De chorar e pedir por mais.

Anónimo disse...

Euribor, então andares pela estrada do retiro, que experiência é? andar na montanha russa ao som de chiquita?

Anónimo disse...

Raios e coriscos, mas serão todos vós uns eternos insatisfeitos? Passo a explicar, para ver se, de uma vez por todas entendem a situação.
Vivemos numa vila que se preza por manter as tradições, logo, não faz sentido recuperar as muralhas nem as portas da vila, uma vez que o desgaste natural é só por si o manter de uma tradição. Por tradição também outros anteriormente nada fizeram pela recuperação das mesmas, logo, é tradição, e como tradição que é, não se deve alterar.
Quanto à estrada do retiro, só não vê quem não quer, que é a pensar em nós utentes daquela via, que se adia constantemente o arranjo da mesma, senão vejamos, a estrada está má? Está! por isso só temos é que andar devagar consumindo e poluindo menos, evitando assim também coimas por excesso de velocidade. Entendem agora caros conterrâneos o porquê de tudo isto?
Não era assim tão difícil, pois não?

E assim vai a nossa terra, orgulhosamente só no desfile da vergonha.

Anónimo disse...

Éu fui a comentar este poste lá no amigo, e, ainda só nos enteiramos deste, quantos não havera pelo pais fora. outra coisa, o Latino é que tem razão e, por mor das duvidas deste nosso pessoal de Campo Maior, lguem anda a ler a "comunicação social de Campo Maior" senão vejamos; não foi comentado há dias que quem tivesse um acidente nestas vias que apresentasse queixa que alguem pagava? pois, alguem andou a por placas de sinalização novas nesta estrada, " transito proibido a veiculos peso superior a 20 ton, exepto cargas ou descargas; mais uns metros e; sinal de perigo, placa com; piso em mau estado.
pois já vêem, alguem anda a informar que foi informado, acidente? paga quem o provoca, nem mais.
bom dia de trabalho

Anónimo disse...

olá bom dia amigos...este sr. ANTONIO SOARES veio pelos visto visitar campo-maior e fez o seu comentário aqui hás muralhas do castelo, só é pena ter tirado só estas fotos que não mostram a realidade do problema, mas em fim tudo bem. toda a gente em campo-maior sabe bem como está esta vergonha aqui nas muralhas do castelo e não só, tambem quero dizer a verdade a respeito da festa dos avós, tanto dinheiro mal gasto e o sr. BURRICA não é capaz de ajudar as familias mais carenciadas a pagar a factura da água isso sim era um dinheiro bem gasto obrigado

Anónimo disse...

Bem visto, uma pessoa exterior, assim não se podem queixar dos lados, hoje nem piam!

Anónimo disse...

olá boa tarde, há dias um senhor anónimo deixou no ar a ideia de se fazer uma associação « OS AMIGOS DE CAMPO-MAIOR« eu estou desponivel para esse fim quero lutar para um campo-maior mais moderno mais justo e mais limpo obrigado

siripipi alentejano disse...

Quando referiu o endereço do Senhor António Sioares, de imediaro o cliquei e li com atenção as suas palavras, o que refere não é nem mais nem menos do que se tem escrito nos diversos blogues de Campo Maior. Importa referir que é pertinente a sua reação, uma vez que a bela Vila de Almeida está toda cercada por muralhas, a vida urbana é inter muros e sofre dos mesmos problemas.
Como foi referido o verdadeiro culpado é o IPPAR e a nossa Autarquia por não pressionar esta entidade.
Quantos aos comentários que me antecede concordo com eles e congratulo-me com o ar jucoso de alguns, temos que nos unir e exigir que todo o Património Arquitectónico e Monumental de Campo Maior seja recuperado.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Ora bem! Este senhor António Soares julga que pode enganar a todos, mas a mim não engana ele. Veio aí com coisas, falinhas mansas, mais isto e mais aquilo, que passou por cá e que é de Almeida, mas o que ele é, é um anti-burriquista infiltrado, para deitar abaixo a monumental política do nosso querido presidente e da boa vereadora da cultura de que pode dispôr para tudo quanto é gastar adequadamente o orçamento da Câmara de Campo Maior. O que eles queriam lá em Almeida era terem uma política cultural como a que temos em Campo Maior. Afinal as nossas estradas não servem como estão? E para que nos servem as muralhas? Aquilo é velho e está tudo estragado. Ao menos, os ciganos sempre as aproveitam e as vão deitando abaixo. Até pode ser que assim, acabem de vez com elas. Querem comparar um só almoço dos avós com as lérias desses tais de Almeida? Tenham juízo!

Zé Camões disse...

Este senhor, o Zé Paródias faz mesmo juz ao nome.
As muralhas não servem para nada, isto tudo é uma cabala para acabar com as burrices, as estradas não servem para nada. Optimo, vamos viver da enriquecedora cultura raiana, falar mal do visinho, ter a sabedoria da vida e fazer joguinhos maldosos para prejudicar os conterraneos, tudo isto rechedao de muita farça e muitas cenas tristes.
Cumprimentos

Anónimo disse...

“…m` espanto ás vezes, outras m` avergonho”

E tal como Sá Miranda eu também me espanto e me envergonho que cidadãos da minha terra
que se consideram democráticos, progressistas e mais os” istas” todos, com que gostam de bater no peito, e de gritar bem alto aos sete ventos, tenham depois estas atitudes de desprezo, marginalização, e desumanidade para com outros SERES HUMANOS...

O gheto já têm!!! Está a faltar-lhes o quê ?
A cruz suástica e o forno crematório?

Não. Não estou em desacordo - bem pelo contrário -que se exponha na montra do mundo, a face de desleixo que se encontram os nossos monumentos, ou que se deixe de apontar "com veemencia" tudo o que for que se encontre em condições de ser criticável ...


Todos nós sabemos como é fácil tirar fotos e montar uma “boa”
reportagem “turística” ou uma “boa” reportagem de” miséria”

...porque se tivermos memória curta, basta recuar um pouquinho
no tempo e observamos que todas as guerras (Ex:Iraque) começam
baseadas na manipulação e na mentira , por políticos (Bush,Blair,Aznar,Durão) eleitos em países que são as “vanguardas da democracia” do “sucesso”
“e do bem estar dos seus cidadãos” - agora parece que já não é bem assim - e depois - agora parece q tb já não conseguem esconder tanto - vem-se a saber -tarde de mais, sempre tarde de mais - toda a panóplia de roubos, misérias e desgraças que tranportaram e arrastaram de (e) para outros...

Deixem de olhar só a árvore...observem também com atenção a floresta que está logo logo atrás.

Por fim não estou de acordo e considero até que não é digno dum “blog” credível – Sr3hm- aproveitar umas fotos - só porque é tirada por um forasteiro - para lhe dar todo este “realce de credibilidade” que afinal não tem , para denegrir Campo Maior ( sabemos que o alvo é sempre o seu Presidente) e consequentemente as suas gentes...

“Diz-se” Alma até Almeida das suas “gentes” o que concordo , mas no resto olhe que a “miséria” por lá não fica nada a dever á nossa (conhecimento de causa)... e quanto ao outro tipo de “miséria” basta ler um pouco do que se escreve no blog que endeusa.

Sr. Siripipi: Pela sua cultura de vida, pela sua idade,pela sua postura "muitissimo" politica, custa-me a admitir que se congratule com comentários jocosos...

Carlos: Está-se perigosamente a generalizar a ideia que o país é uma “anedota”, e até eu por vezes me sinto tentado a sucumbir , tantas são as “anedotas” infiltradas em lugares chaves da governação:
Lembro-lhe - entretanto - que somos nós, pessoas, o espelho mais fiel do país...
Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

Sr. de Aloendro, caso não saiba, a jocosidade (eu chamar-lhe-ia ironia) tem como intuito despertar consciências, e ao ser utilizada pode-se de uma maneira humorista tratar de assuntos sérios.
Fui um dos que ironizou nos comentários, e voltarei a utilizar esta técnica sempre que achar oportuno, porque, de cinzentismos estamos nós (sociedade) fartos.
Ver a floresta e não só a árvore, é bonito, mas lírico, porque se por um lado há que aplaudir o que de bem se faz, por outro há que chamar (e cada vez mais) a atenção do que está mal. Despertar consciências não é necessariamente marcar uma posição politica, mas sim uma obrigação de quem vive em sociedade. Infelizmente, constato que na maior parte dos comentários aqui expressos há uma maior preocupação de defender este ou aquele, do que marcar uma posição de acordo com aquilo em que realmente se acredita. Eu faço parte daqueles que expresso o que penso e não o que me mandam pensar.

Dr. Estranho Amor disse...

Caro amigo de Aloendro,

Sociedade que não consegue rir de si própria, das suas gentes e dos seus costumes, das suas particularidades e dos seus problemas, é fatalmente uma sociedade doente e doentia. Estes comentários jocosos não visam, como você dá a entender, uma perigosa deriva xenófoba nem menosprezar qualquer grupo de cidadãos. São apenas reflexões desenfadadas sobre uma realidade que cada vez mais se nos escapa por entre os dedos e em que a nossa impotência para mudar o curso das coisas apenas se torna mais confortável com bom humor e encolher de ombros.

E já agora, caro de Aloendro, não acha que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e obrigações perante as leis da República?

Um abraço,

Três horas da manhã disse...

Caro Aloendro,

Hoje não concordo consigo, deve ser das poucas vezes ou mesmo a primeira.

Quanto à razão de ser do post, bem não sei, se alguma vez lhe aconteceu o seguinte: Trazer amigos a Campo Maior e eles comentarem negativamente quando observam as muralhas e as estradas.
Quando li o que o Sr. António escreveu, foi como se tivesse a ouvir outros forasteiros amigos meus.

Eu tal como você certamente, gosto muito da nossa vila, sinto um enorme orgulho em ser Campomaiorense, Campo Maior é um terra magnifica e de enorme beleza. Porém, pode e deve ser mais linda e acolhedora, para tal existem situações que devem ser resolvidas.

Tanto me faz, que seja a pessoa A ou B que esteja à frente dos nossos destinos, continuarei a louvar e a criticar as situações decorrentes.

Já pensaram quantos Senhores António, terão passado por cá?

Cumprimentos

Três horas da manhã disse...

Sr Anónimo,

Aqui tenho os dados que consegui da Aquamaior.

Pelos vistos não existe e-mail, somente a Aqualia (Espanha) é que tem, mas suponho que o mesmo não lhe interessa.

Tel: 912 231 248
Fax: 268 689 088

Cumprimentos

Anónimo disse...

Tambem eu passo por Campo Maior muita vez, e devo dar a razão de que o (valioso!!) patrimonio de Campo Maior esta num estado deploravel!
É verdadeiramente incrivel como se deixa arrastar uma situação assim durante tanto tempo e sem fim a vista! Não dignifica uma bonita vila e seus habitantes!
P.S. o comentario proferido pelo "zé parodias" é realmente uma parodia! o mal é que ele pareçe acreditar no que diz..
cumprimentos