terça-feira, 7 de outubro de 2008

Prioridades: Novas Empresas e Boas Acessibilidades!

A maioria dos Campomaiorenses que votaram (52%), acha que a máxima prioridades do Município Campomaiorense deverá ser a Atracção de novas empresas para o Concelho. A segunda opção com maior votação foi a Reparação da Rede Viária com 24%.

Aparecem depois mais distanciadas as outras opções, sendo que a Manutenção/Reparação do Património Histórico obteve 8%, o Arranjo das entradas da Vila 6%, Outra com 4% e a opção com menos votação, foi a Limpeza/Manutenção da Barragem do Caia com 3%.

São notórias, duas preocupações principais por parte dos Campomaiorenses, o trabalho e as acessibilidades.

Campo Maior detém uma enorme tradição na torrefacção de café, apresentando-se o conjunto de empresas da referida actividade, como os maiores empregadores do Concelho, além isso, temos a fábrica da borracha (Hutchinson), a Câmara Municipal, alguma agricultura e outra actividades. Não obstante isto, os Campomaiorenses sente que Campo Maior necessita algo mais, até mesmo para um maior desenvolvimento da nossa vila. A nossa localização até se apresenta como uma vantagem, se de facto o projecto do TGV e da Plataforma Logística forem em frente, mas…

Para tal, será necessário que o nosso concelho detenha umas acessibilidades em condições, esta é considerada na Sondagem como a segunda prioridade que a Câmara Municipal deverá ter em consideração (Reparação da Rede Viária), diga-se que alguns passos já foram dados (tardiamente), mas muito ainda há por fazer.

Concordam com os resultados?

Quais outras eventuais situações que deviam ser alvo prioritário do Município?

Cumprimentos

12 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a votação, e com a conclusão que o administrador do blog tirou da respestiva votação.
Só um pequeno ( ) , não foram 52% dos campomaiorenses mas sim 52% da amostra recolhida em votação.
Mas sim, para campo maior era e será muito bom atrair novas empresas para o concelho já que estamos numa posição priveligiada junto á fronteira.

Três horas da manhã disse...

Obrigado pela correcção, já alterei.

Anónimo disse...

Amigos,

Concordo plenamente com o resultado da sondagem. Infelizmente, nos ultimos 20 anos, nada se fez para melhorar estes dois aspectos.

1- Não foi criado ambiente para as empresas nascerem e crescerem, e neste ponto não critico apenas a autarquia, mas toda a sociedade campomaiorense em geral pela falta de iniciativa e pela falta de ambição. Porque não um Polo tecnológico? Que proveitos temos tido da Feira da Olivicultura? Apenas fotos junto do Ministro?

2- Não foram feitas melhorias na rede viária, deixando Campo Maior, em relação a Espanha, servido por um caminho de cabras enquanto que Elvas, por exemplo, é acessível a Badajoz por uma auto-estrada.

Estamos atrasados mas com a Plataforma Logística e o TGV talvez ainda vamos a tempo de melhorar estes dois aspectos

Anónimo disse...

A Plataforma Logistica vai trazer só uns empregos a Campo Maior, mais do q isso não acredito, aqui não vai mudar nada

Anónimo disse...

Fora de tema

Oh Sr Três horas da manhã, já se inscreveu no encontro de blogs?

Então e quem são os seu convidados?

Três horas da manhã disse...

Ainda não me inscrevi, irei tomar a decisão de ir ou não, no próximo fim-de-semana, só depois irei sondar alguém para ir.

Anónimo disse...

Concordo em toda a linha com esta votação. Agora tenho dúvidas que se altere a actual situação, com crises financeiras, subidas dos juros, desemprego, aumento do preço dos produtos, até do nosso valioso café, dúvido que no espaço de 5 a 10 anos no maximo, o clima económico nao sofrerá melhorias, por isto tudo dúvido que as acessibilidades em C.Maior melhorem.
Preparem-se para os cortes orçamentais lá para 2010, depois das Eleiçoes Legislativas!

siripipi alentejano disse...

Apesar da crise económica Mundial, torna-se muito difícil cativar investidores para Concelhos como o nosso. Felizmente somos dos poucos concelhos onde o desemprego não tem significado, graça à industria do café e outras aqui sediadas.
No entanto Campo Maior, pela sua situação geográfica, pela massa humana e infraestruturas existentes, tem condições para um maior desenvolvimento. A verdade é que o desenvolvimento só pode ter lugar se houver condições e uma dessas condições são a existência de uma zona industrial e das respectivas acessibilidades. Um dos nossos problemas é a rede viária, zona industrial existe, todavia, faltam iniciativas por parte da Autarquia para cativar potenciais investidores, é aqui o principal busilis da questão, os Investidores só estão disponíveis quando lhes sejam postas à sua disposição algumas benesses e essas passam pela cedência de terrenos infraestruturados a preços símbólicos, isenção de licenciamentos e taxas. Termino com um adágio popular "Não é com vinagre que se apanham moscas" ou "para se colher é preciso semear". Será que o nosso Município tem feito isto!
siripipi-alentejano

Elvascidade disse...

As acessibilidades são realmente uma prioridade premente do Município de Campo Maior. Em relação ao emprego, existem concelhos bem perto do vosso que se podem queixar bem mais que vocês.

Anónimo disse...

Não sei porque se queixam... Campo Maior está em plena expansão "urbanística". É só passar pelo baluarte do Mártir Santo e vejam o crescimento que aquilo tem. As "vivendas" de tijolo e outras mais precárias na forma de tendas, crescem a olhos vistos.
Será que a Aquália vai consentir naquelas puxadas de água? A EDP já se sabe que não se importa. E o executivo camarário deve esfregar as mãos de contente com o aumento das receitas via IMI...
Se tivessemos de clasificar a vila seria do terceiro, do quarto, do quinto... mundo?

Anónimo disse...

Caro anonimo, o sr. referiu um dos grandes problemas da vila. Mas se houvesse vontade politica teriamos outra situaçao. Lamento é que o Zé Povinho de Campo Maior nao demonstre o seu descontentamento! Quanto á EDP e a Aqualia como ão de se importar, se o que uns não pagam, pagam os que pagam sempre, o contribuinte sério e honesto!

Anónimo disse...

Que pressão tem sido feita pelos Srs. Presidentes das Câmaras, Governadores Civis, e mais entidades junto dos Governos do país, no sentido de alterar o trajecto (melhorar) a situação da estrada ( ratoeira) que liga Arronches - C. Maior - Elvas na qual passam centenas de autenticos comboios rodoviários que são um constante perigo para eles e restantes automobilistas ?