quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Nova Votação: Boicote às Eleições?!?!

Boicote, é o acto de abster-se, de não agir numa determinada situação, comprar ou combinar com alguém ou alguma organização como forma de protesto ou coerção. É comum nas eleições, quando os votantes de uma certa região ou grupo combinam não votar, boicotando assim a eleição por sua parte.

Tenho lido aqui no blogue e ouvido algumas pessoas pelas ruas, falarem que os Campomaiorenses residentes na “parte velha” da vila (eu prefiro chamar-lhe zona histórica), estão a pensar em fazer um boicote às próximas eleições autárquicas, não sendo de excluir que tal seja estendido as outras eleições. Isto porque, para o próximo ano vamos ser chamados às urnas três vezes, para as autárquicas, europeias e legislativas.

A origem, deste protesto deve-se ao caso “Mártir Santo” não ter tido sido solucionado. A população residente no “antigo casco” está farta desta situação, o pior é que a situação tem ido a pior, ao ponto das pessoas durante o Verão não poderem estar à "fresca", isto para não falar de que algumas pessoas que nem dentro de casa estão descansadas.

A verdade é que muitas das vezes, o boicote serve para chamar a atenção, incluindo o da comunicação social, que fazem questão de "promover" a causa (normalmente).

A questão é: estão dispostos Campomaiorenses a fazerem boicote caso até as eleições, não seja resolvida a questão do Mártir Santo?
Sim? Não? Porque razão?

Acreditam que isto se possa vir a concretizar?

Cumprimentos.

PS: Votem na nova votação relacionada com o post.

22 comentários:

Anónimo disse...

O boicote seria uma boa ideia. Talvez considerasse dar o voto a forças políticas alternativas tal como o bloco de esquerda (se viesse a apresentar lista), mas esses com o apoio cego às minorias ainda davam mais força aos ciganos.

Anónimo disse...

Sem duvida alguma, pq não? no norte não o fazem? e deu resultados não foi? o Sr. Burrica que se cuide, que se até lá nada fizer, nada mais vai fazer...na câmara!

Anónimo disse...

Boicotar eleições? Não me parece. No meu entender isso seria uma falta de respeito para com todos aqueles que lutaram e sofreram para que hoje em dia tenhamos esta liberdade de poder votar. Não gostam de quem lá está, votem noutro, ou em alternativa votem em branco para manifestar o desagrado em relação às listas que se apresentam, mas por respeito às gerações que nos permitem votar hoje em dia, façam uso desse direito adquirido e votem.

Anónimo disse...

Os políticos de hoje é que são um insulto aqueles que "lutaram e soferam".

Anónimo disse...

Isso tem pouca viabilidade! E no final as pessoas cortam-se sempre, e só os dois ou tres que dão a cara é que se lixam!! Os ciganos é um tema que é originário no medo da camara, nas grandes divergencias politicas que houve em campo maior e na falta de autoridade. E a situação só se encontra assim porque ainda não houve uma situaçao drastica,(por ex:á uns anos na passagem de ano houve conflitos, agrediram 1 cidadao e a familia e ninguem apareceu, autarquia partidos politicos, quem de direito, ninguem se pronunciou! ),que leva-se a populaçao a mobilizar-se, só numa situaçao assim é que haveria força e vontade para expulsar os ciganos de campo maior.

Zé Camões disse...

Se assim for é lamentável, pois um boicote eleitoral é uma atitude pouco responsável. Sou a favor da resolução de todos os problemas, agora não sou a favor de boicotar as urnas nem de abstenção.
É engraçado, tantos e tantos anos para se conseguir o direito ao voto, e agora utiliza-se este mesmo direito para se protestar.
Acho que as pessoas tem de buscar novas soluções para fazer face aos seus problemas, nomeadamente manifestações que chamem a atenção dos meios de comunicação social nacionais, efectuar cortes de rua em dia chave e manifestar-se em frente à autarquia.
Um abraço.

Anónimo disse...

não haja duvida que a melhor forma era o boicote as eleições, mas, pergunto eu: quem vai à cabeça do boicote? quem se quer meter em problemas com a justiça? todos sabemos que é uma situação que tem que ser resolvida, e, quanto mais depressa melhor, vejam bem os politicos o que vão fazer porque com o dinheiro dos contribuintes não se brinca. E, como dizem aqui alguns comentadores, com o devido respeito de opinião, o Latino e o amiga Zé Camões, não é faltar ao respeito àqueles que lutaram para que nós agora pudesse-mos votar, eles tambem fizeram isso para que nós soubesse-mos aproveitar a liberdade para nos opormos a situações deste tipo, falta do resolver de situações onde o dialogo não existe, é tudo feito com o deixa andar, pra semana logo se vê, e coisas do genero.
não deixem morrer a situação porque qualquer dia acontece o mesmo que em Borba, eles tiveram um monte de anos sem lá entrar mas teve que alguem morrer primeiro.
Aqui em Campo Maior já faltou mais.

Anónimo disse...

Caro JMar,
Apesar de defender a tese de que o não votar é uma falta de respeito para com aqueles que lutaram para que hoje isso seja possível, não deixo de considerar que o mal da mentalidade do povo português é termos tido uma revolução com cravos em vez de uma na verdadeira acepção da palavra, tal como os nossos vizinhos aqui do lado. Aí certamente iria-mos dar o real valor à palavra liberdade, e mais, saberíamos ter respeito por essa mesma liberdade e concluir que a nossa acaba onde começa a dos outros, só assim é possível viver em sociedade. Quanto ao problema em concreto, reconheço que não vai ser fácil de resolver, até porque toda a situação irá ter um aproveitamento politico de ambas as partes, como já tem vindo a acontecer de há uns anos a esta parte.

Anónimo disse...

Não deixando de concordar com o Srs. Latino,Camões ...

... sou de opinião que o boicote é uma forma de protesto e indignação tão válida como qualquer outra...
com a vantagem de ser mais visível na opinião pública pelo grande “circo” - que a comunicação
social monta á volta de tudo isto –e o consequente “ medo”que normalmente todos os políticos sentem, de serem envolvidos - a nível nacional – negativamente numa questão da sua “paróquia” que
até por ( não) acaso tem a "marca" Campo Maior.

Claro que conscientemente todos sabemos que é uma fórmula difícil de pôr em prática, até pq quando estiverem + próximo as eleições o “Santo” estará mais “limpo e arrumado” que outros santos noutros altares...

Por tudo isto... porque não juntar alguns cidadãos da zona afectada pelo lixo, pedirem uma reunião
com o Sr. Presidente - e em diálogo – tentar saber o que realmente se passa ?
Algo se deve estar a acontecer para o problema não estar já resolvido... pq não acredito que o assunto seja do seu desconhecimento, com tanta “boca” ao seu redor , ou haver - sejamos honestos – da sua parte qualquer interesse que esta situação de desleixo se mantenha.

E quanto á marginalização de pessoas/pessoas quer sejam de - maiorias ou minorias – Não. Não. Não.

Se há alguma “coisa” de que alguém possa ser incriminada é assunto que só pode e DEVE ser tratada pelas autoridades (GNR+ tribunais)...
não queiram pôr o Presidente da Câmara a gerir a “Justiça” pq não
é área da sua competência.
Cumprimentos

Anónimo disse...

olá... alguem me sabe explicar porque o blog da mãe camponesa não permite que ninguem o leia????

é uma pena!!!

um abraço;

De La Rocha

Anónimo disse...

olá meus amigos... o anónimo das 9,39 disse que o BE. é ao lado dos ciganos, o que o BE. quer é a limpar aquela zona toda que é uma vergonha, e que a camara que lhe arranje um terreno para eles, isso sim é o que quer o BE. é por isso que o bloco de esquerda vai apresentar uma lista para as proximas eleiôes, porque a politica socialista está cansada e ultrapassada aqui em campo-maior, e quem estiver interessado em participar na nossa lista é bem vindo no BE.

Anónimo disse...

Caros amigos, um boicote a aum acto eleitoral, não deixando de ser uma forma de manifestar o desagrado de uma comunidade face a determinados actos de gestão de quem exerce o poder, seja no poder central, seja no poder autárquico, constitui também um desrespeito pelos direitos que muitos dos nossos antepassados reivindicaram e por isso sofreram na carne a tirania dos essbirros da PIDE.
E o que vale um boicote? Umas horas de exposição mediática. porque no dia seguinte tudo continua na mesma, o acto volta a ser maracado e quem está continua a estar e quem não quer que estejam continua pregar no deserto.
E os furas? que podem inviabilizar um acto colectivo. Não se esqueçam que vivemos numa sociedade pequena mas profundamente dividida.
Lembro-os que a freguesia de Canas de Senhorim já boicotou mais de 6 eleições (e em unidade) e nada ganhou, continua a fazer parte de o concelhho de Nelas.
As reuniões da Câmara, na segunda quinzena de cada mês são públicas, porque não irem os cidadãos do centro histórioco e outros interessados e solidários manifestarem nessas reuniões ao executivo muncipal o seu descontentamento e pedirem soluções, vão ver que indo uma e outra e outra e mais outra e as vezes que forem necessárias fazer pressão, vamos, todos, conseguir resolver o problema do Mártir Santo.
Boicote não, exigir soluções sim.
Vamos lutar por isso?

Anónimo disse...

anonimo "De la Rocha" o blog Mãe Camponesa deve ter fechado porque alguns escreveram o que não entendem e falaram de vidas privadas das pessoas

Anónimo disse...

Boa tarde,

Já há algum tempo que não participava mas eis que regresso para dizer umas poucas palavras mas que julgo poderem dizer muito.

Estou com o Urso...as reuniões de câmara são públicas, as reuniões da assembleia municipal também então é o sítio próprio para haver estas manifestações e não num mero boicote que apenas mediatizará durante 3 minutos um problema que as pessoas de Campo Maior suportam há muito mais tempo.

Por haver esta falta de participação é que o Burrica não dá solução ás coisas...adormece o povo com festas e festinhas e os problemas esconde-os debaixo do tapete pensando "o povo é sereno isto é só fumaça"

Vamos fazer ver a nossa posição já na próxima reunião e não vamos adiar para o acto eleitoral...o acto eleitoral será o derradeiro julgamento

Anónimo disse...

Caro amigo Latino
Continua a não deixar de ter razão, esta questão vai ter aproveitamento politico, concordo plenamente, agora o actual presidente não faz e nunca fez nada pelo problema, inclusivamente, há dois ou três anos atrás, pagou todo o material para as barracas que caíram e ficaram danificadas, quando foi aquele temporal grande, para o ano vai haver eleições e se ganhar o PS, já se sabe que fica outro presidente, continuam a não fazer nada, mesmo que este (Burrica) se torne a candidatar como independente, continuará a nada fazer. E essa de a revolução ter sido com cravos, coincidimos, só que não era nessa altura, o culpado foi o Salazar em não ter entrado na guerra, 39 – 45, mas isso é outro assunto. Ainda para o amigo “Joaquim” você acha mesmo que o BE tem hipóteses em Campo Maior? Mesmo que concorra aposto que não passa os 5% como muito.
Um abraço fiquem bem

Três horas da manhã disse...

Caro Anónimo, amanha irei dar-lhe o dito e-mail da Aqualia, de facto já deviam ter nem que fosse um "mini-site" em português, ou pelo menos o actual que detém tivesse traduzido para Português.

Quanto ao tema, bem acho que o boicote não é viável, porque haverá sempre quem o fure, porém deveria haver uma comissão de cidadãos que se juntassem e que expusessem o problema!

Recordem: Esta altura é a melhor para "exigir"! ;)

Anónimo disse...

visitem http://bombeiroscampomaior.blogspot.com/

carlos disse...

"Se há alguma “coisa” de que alguém possa ser incriminada é assunto que só pode e DEVE ser tratada pelas autoridades (GNR+ tribunais)... "

Amigo dealoendro,
essa foi de longe a melhor andota que ouvi nos ultimos tempos.

siripipi alentejano disse...

Aqueles que como eu já passaram dos 60 anos sabem como foi difícil viver-se antes de Abril de 1974, foram mais de 50 anos de ditadura e de opressão. A Liberdade foi conquistada e o direito de nos expressarmos através do voto numa democracia que há muito era ansiada. Pessoalmente não concordo com os boicotes porque eles não se conseguem realizar com uma participação massiva, há sempre quem fure esses boicotes e como já foi dito é um acto mediático com uma duração diminuta.
O problema do Mártir Santo é efectivamente um caso que tem que ser resolvido com a máxima urgência, é necessário que a população exija que a Câmara reinvindique junto do Poder Central a sua resolução, ao longo deste Mandato, quer no Executivo, quer na Assembleia Municipal, o problema do Mártir Santo e da População de Etnia Cigana foi diversas vezes discutido, consta nas actas, mas o Senhor Presidente mantem-se impávido e sereno.
Como já foi dito é necessário que a População compareça nesses dois Orgãos e manifeste o seu desagrado, exigindo uma solução imediata, nada de boicote às Eleições, sim à presença de muitos elementos da População junto da Câmara e Assembleia Municipal.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Dá-me graça ler sobre a Liberdade e a Revolução de Abril. O povo português nada fez para se livrar da ditadura, tal como ninguém de Campo Maior irá manifestar publicamente para se livrar dos ciganos. Uma coisa é protestar à sombra do anonimato, outra é dar a cara. Se não fossem os militares nunca teria havido golpe de estado. Porque, na verdade, foi isso que aconteceu e não uma Revolução. Rapidamente os militares como Otelo foram afastados e embrulhados em julgamentos vergonhosos e a ditatura voltou disfarçada de democracia. A actual democracia é uma farsa. Porquê? Porque não existem alternativas. Porque todos os polítios pertencem a um mesmo grupo de interesses que se protegem uns aos outros.

Anónimo disse...

Boicote, vigilias, protestos, manifestações... liguem para a tvi, sic, rtp.. cortem as estradas...
façam o que tiver que ser feito, em nome de todos, e da vila!
para acabar com essa vergonha!

Anónimo disse...

em meu enterder o problema dos ciganos resolvia -se bem . qualquer pessoa que quer casa o que é que faz? trabalha e areenda ou vai ao banco pedir emprestimo nao é?? entao a autarqui o que tinha que fazer era tirar dali os ciganos e eles que fossem á vidinha deles e façam o mesmo que as outras pessoas ou a nós alguem nos da casas e rmg e sei la mais o quê... subsidiodependentes é quilo que o nosso estado sabe fazer melhor!!