sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Menos: A Hutchinson e a Crise!

Hoje não vai haver Mais & Menos e não por falta de situações. Hoje vamos ficar restringidos ao Menos (opção tomada a pedido de várias famílias)!

Hutchinson:
A Hutchinson, multinacional Francesa chegou a Campo Maior há mais de uma dezena de anos, "trazendo" consigo um "bom par de empregos" para os Campomaiorenses e não só, em alternatica à indústria do café e ao Município.

Algumas dezenas de pessoas, na sua maioria Campomaiorenses e Elvenses, passam por estes dias momentos difíceis. A crise que afecta o mundo e que muitos de nós pensam que não nos vai afectar neste cantinho, esta aí e as suas afectações também.

Não sei o número correcto, mas são há volta de 30 pessoas aquelas que viram os seus contratos a não serem renovados pela Hutchinson. Além isto, algumas das pessoas a contrato assinam por prazos que chegam a ser semanais ou quinzenais, vivendo estes numa incerteza constante.

A Hutchinson produz entre outras coisas componentes para automóveis, a crise tem afectado muito as marcas automóveis, havendo cortes de produção de automóveis e consequentemente uma diminuição das encomendas dos componentes necessários para a produção dos referidos. Como tal, deixaram de chegar "algumas" encomendas a Hutchinson e a empresa viu-se na obrigação de não renovar alguns contratos e renovar alguns a curto prazo, como já foi referido. Apesar se viver esta situação descrita, não acredito que exista o perigo da Fábrica encerrar.

Resta esperarmos que sejam tomadas a nível mundial medidas que permitam uma melhor recuperação económica mundial. Os dados não são os melhores, porém existem já algumas acções positivas tomadas.

A Crise:
A crise é uma bola de neve, que tem vindo a crescer, em Portugal desde que o Governo (altura do Durão e Manuela Ferreira Leite, o famoso apertar o cinto) tomou medidas para reduzir o défice, começou toda uma depressão, basta ligar a televisão desde há alguns anos e ouvimos falar na crise. Défice que teve origem no despesismo da governação do Eng. Guterres.

Como se tal não bastasse, temos agora uma crise económica mundial, que teve origem nos Estados Unidos da América (EUA) no mercado imobiliário e na Banca (maldito crédito fácil/imediato). Esta crise alastrou-se pelo mundo, originando uma recessão mútua, ou seja, tanto a Europa como os EUA não vão crescer economicamente.

Isto vai afectar o mundo mais do que se pensa, não gosto de ser nem sou negativo por natureza, mas esta situação é grave e soa por aí que por Campo Maior poderá haver mais despedimentos. Esperemos que a situação económica mundial mude e a “Fábrica da Borracha” volte a ter muitas encomendas.

Para as pessoas que se encontram nesta situação de incerteza e desemprego, desde o “Ó mê belo Campo Maiore…”, desejamos-lhe a maior sorte do mundo e muita força!

Cumprimentos.

PS: Bom fim-de-semana.

11 comentários:

Zé Camões disse...

Muito bom dia.
Está tudo em crise, aliás, na minha postagem de ontem até satirizei a situação, pois não concordo que a “nossa crise” só dura há poucos anos. A nossa crise dura desde a fundação da nação, somos um povo endémico nos hábitos e nos maus costumes.
É necessário beber o exemplo dos nossos governantes e superiores, mas infelizmente o exemplo não é o melhor.
A fábrica da borracha está em crise, despede, pois claro é o que acontece por esse mundo fora, a fábrica da borracha é uma multinacional, está-se nas tintas para todos, menos par o lucro.
Por isso é importante haver empresas com responsabilidade social, onde quem suporta a crise são os seus accionistas ou donos e não os trabalhadores.
- Se há crise temos de trabalhar a dobrar.
Bom fim-de-semana e um abraço.

Anónimo disse...

o meu voto de solideriedade para as pessoas da Borracha, força malta. ABC
Também passei por lá e sei o que isso é.

Anónimo disse...

Força pessoal, isto melhora!

Anónimo disse...

Correcção: a crise começou no despesismo de António Guterres, que ignorou por completo as recomendações da OCDE, FMI e da UE que apontavam para a contenção da despesa, numa altura em que todo o mundo começava a reduzir o défice e a conter os investimentos. Depois disso Durão Barroso só fez o que há muito devia ter sido feito!
Já se esqueceram da crise financeira dos 90 que começou na Ásia???
Que memória curta a deste povo!

Três horas da manhã disse...

A crise foi causada pelo despesismo de António Guterres, tem razão Sr. AP. Porém a crise começou a fazer sentir-se quando foram tomadas as medidas pelo Governo de Durão Barroso, as quais obviamente eram necessárias, embora sejam discutíveis.

Anónimo disse...

Quanto a mim o que está em causa nem é tanto os contratos não renovados na Hutchinson, mas sim a ausência de alternativas de emprego que esta vila manifesta. Obviamente que aqui estou a excluir a Delta. O que gostaria de saber é se alguma força partidária tem feito ou pretende fazer algo pela implementação de novas empresas em Campo Maior, até porque com a chegada do TGV seria algo de apelativo para que tal sucedesse.

Anónimo disse...

A questão fundamental, ao nível da pequenas comunidades, não é o disutir a crise, pois qualquer pessoa relativamente bem informada, sabe que as crises são cíclicas no nosso sistema económico. O drama é essas pequenas comunidades ter o poder de previsão, de diagnóstico e de decisão, entregue a gente tão incapaz de exercer uma verdadeira governação. Para alguns aproveitarem em benefício próprio, lixam-se outros. Onde estão as alternativas? Que vai o poder local fazer? Estabelecer almoços regulares animados a música pimba para os desempregados e suas famílias?

Anónimo disse...

Ao menos assim vão encher a barriga!enchem um dia para o resto do ano LOL!

Anónimo disse...

ñ venha aqui dizer q isto esta mau desde altura do durão e da manuela, quando o grande culpado desta situação é o guterres, e como podemos ver o socrates tem inventado empregos com estas formações que so servem pra fzr nº. axo por bem que mude o post pois toda a gente sabe q tu tens as costelas todas socialistas.

Três horas da manhã disse...

Este Anónimo das 16:10, nunca mas nunca comenta os post, é só ataques, caso tivesse lido aqui os comentários viria a minha rectificação, alias no post também esta rectificado.

"axo por bem que mude o post" LOL, já manda.

Para sua felicidade aqui vai: A CULPA FOI DO DESPESISMO DO GUTERRES!

Contente? esperemos que sim.

Cumps fraternos

PS: Quanto as ideologias, as pessoas podem terem as que quiserem, não podem é ser cegas.

Anónimo disse...

Então boas tardes
Agora só espero que as pequenas empresas em Campo Maior, sejam capazes e, tenham capacidade economica e financeira para se aguentar nas "canetas", porque se estas começarem a despedir também, é que vai ser o caos, já se nota alguns despedimentos na construcção civil, e, tanto a Camara como o grupo Delta, que são os maiores empregadores do concelho, não podem estar a suportar tanta gente. E pergunto eu, o que vamos fazer? Aquilo que à muito tempo podiamos ter feito. As pessoas hoje querem um emprego, não querem um trabalho, não se lembram que têem que o preservar trabalhando.
Bom fim de semana.