domingo, 5 de outubro de 2008

Comentário da Semana (6)

Boas, espero que o fim-de-semana esteja a correr de feição a todos!

O comentário da semana, foi escrito por um Anónimo, no post "Trabalho da Oposição Avaliado como Muito mau", o qual foi lançado no dia 30 de Setembro.

Este tem por base uma afirmação referida no dito post, a qual passo a citar: “Estes resultados (referência à avaliação feita pelos visitantes do blogue ao trabalho da Oposição, o qual foi classificado como Muito Mau), são demonstrativos da pouca satisfação do povo Campomaiorense com o trabalho geral realizado pela Câmara Municipal (e não só…), isto porque, já numa sondagem realizada a pouco tempo, a avaliação feita ao trabalho do Presidente do Município foi Péssima!

Comentário da Semana:

Quem faz os políticos que temos é o eleitorado: ignorantes desinformados elegem políticos oportunistas e mal formados.
Por isso esses políticos desenvolvem aliciantes projectos de contra-cultura e vão dizendo às massas que são muito populares e fazem politica contra as elites. Mas comem como as elites, vestem como as elites, ganham como as elites, habitam em casas como as das elites, educam os filhos para serem das elites e arranjam-lhes empregos próprios das elites.
E os papalvos continuam a votar neles?
Claro que sim! A menos que os mais esclarecidos se empenhem em desenvolver acções que transformem papalvos em cidadãos.
Sempre assim foi e sempre assim será: só as elites têm a capacidade de transformar papalvos em cidadãos.
As elites são o fermento que faz levedar as "massas". Por isso é que os populistas odeiam tanto as elites.
(Sr./Sra. Anónimo(a), 30 de Setembro de 2008
)

Vocês concordam com este comentário?

Que opinam sobre o mesmo?

Que seria de nós sem a nossa Elite?

Cumprimentos.

15 comentários:

Anónimo disse...

Se não fossem as Elites tavam bem lixados. Falam sem olhar bem para Campo Maior. Alias como se diz no comentário do Anónimo, quem meteu o Sr. Burrica onde esta foram as Elites, curta memória...grande ingratidão!

Anónimo disse...

Bom Domingo a todos
O problema está ai, nas elites, são como a monarquia, de pais para filhos e filhos para netos.
Quem vai querer o "próximo" da elite? Sim porque o homem está velho mas ninguem lhe tira valor, mas quem vem na susseção? Acham por acaso que tem competência para governar a "elite" numa altura em que o problema economico está à porta? se ele não consegue gerir uma associação de festas ou um club de futbol, como vai ele gerir uma empresa como essa e ainda por cima sobrecarrega-lo com o destino da nossa vila? O "Rei" ainda está vivo e deus o conserve, porque o principe está como o Carlos de Inglaterra, a Rainha não lhe entrega o Trono.
jmar

Anónimo disse...

Quem vota é para tentar pertencer à elite, e elitistas tentamos ser todos, quer papalvos ou cidadãos. A hegemonia não existe, e se existe, é aplicada por alguns papalvos que ainda acreditam na supremacia monarca. Porque só se curva perante o "Rei" quem quer, ou quem tem (infelizmente) a necessidade de o fazer. Mas vocês acham que a maioria do povo vota pela pessoa e/ou pelo partido? Não! Vota para um interesse, para garantir os trocos ao fim do mês e tentar dar aos filhos uma educação de nível. O dia que o povo mudar a maneira de pensar a política muda também, numa relação simbiótica.

"Não somos ricos por causa das coisas que possuímos, mas pelo que podemos fazer sem possuí-las" - Immanuel Kant

Anónimo disse...

Então pelo que lê por aqui não passamos de piões num jogo liderado pelas elites.
Campo Maior é uma vila singular, temos que nos reger por normas, que embora não estejam escritas em lado nenhum todos as sabemos.
Acredito que a liderança esteja assegurada, as pessoas têm uma ideia muito errada da realidade.

Anónimo disse...

Donde saiu toda esta ignorância comentativa? Esta gente nem sabe o que é elite?
Em quatro comentários apenas um compreendeu o texto que foi considerado comentário da semana.
Recuso-me a acreditar que isto seja uma amostra do que existe em Campo Maior. Se assim fosse, estávamos lixados. O populismo burriquista iria eternizar-se até transformar tudo isto numa aldeia de papalvos. Ponham-se a pau. Qualquer dia vai haver uma reestruturação administrativa e alguns concelhos irão desaparecer por não terem razão de ser. Vejam lá se não perdemos agora o que foi conquistado com tanta luta pelos nossos antepassados.
Já pensaram no que se tornaria Campo Maior se a sua maior empresa resolvesse deslocar-se para Elvas?

Anónimo disse...

Anónimo das 14:35 então e qual dos quatro faz sentido pra ti? Não disseste nada sobre o tema comentaste os comentários, ou seja, não disseste nada sobre o tema!

siripipi alentejano disse...

A prova de que a oposição é má está defenida numa deliberação que o executivo tomou no passado dia 1 de Outubro ao reprovarem uma proposta de João Muacho sobre um Plano Municipal de Vacinação (gratuíto) contra a Meningite.
Vide meu post sobre o assunto.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Amigo Tiago Siripipi,

A proposta de que fala tem todo o sentido de existir e de ser aprovada, no entanto penso que o objectivo destas propostas do Sr. João Muacho não tem como principal objectivo os interesses da população. Estão a surgir muitas propostas avulso vindas dele só como o objectivo de provocar o Presidente Burrica. Ora isso não passa de uma estratégia pessoal da qual Você também se deve desmarcar. Ele (Sr. João Muacho) que diga quais são os reais motivos que o fizeram demitir de funções porque as razões que apontou não convencem a ninguém. Gasta-se muito agora? Então e quando ele estava do "lado de lá"?

Se se demitiu que saia de cena porque não faz falta nenhuma!

Anónimo disse...

Amigo Tiago Siripipi

Desculpe-me mas já agora definida escreve-se definida e não defenida!

Anónimo disse...

Ups... O Siripipi está a dar tiros no pé!!! A oposição é má? Então mas o senhor não é a oposição, não foi eleito pelo movimento que é a oposição em Campo Maior?
Ai ai... isto começa a ficar confuso demais.
Afinal, senhor Siripipi, segundo o que diz, o executivo não presta e a oposição (na qual o incluo a si, por muito que agora me venha dizer que não) ainda é pior. É isso?

siripipi alentejano disse...

Ao anómimo das 21:29 pretendo informá-lo que os meus post politicamente são isentos, não os escrevo ao sabor de qualquer onda política, pretendo é dispor dos meus conhecimentos técnicos na feitura desses trabalhos. Quanto à oposição, eu refiro-me ao Órgão Executivo, pois o próprio nome indica que a sua acção é executar. A Assembleia Municipal onde estou Eleito é um Órgão Deliberativo, que por força da Lei, tem o dever de fiscalizar a actividade do Executivo à posterior e é aí que eu actuo e faço valer os meus direitos.
Como deve calcular, se os eleitos pelo M.I.C.M. no Executivo não tiverem uma acção positiva na defesas dos Municipes que os elegeram, eu tenho o dever e o direito de os criticar e é isso mesmo que pode ler nas entrelinhas do que escrevi,independentemente de já lhes ter dito o mesmo na sua cara.
Agradeço-lhe o reparo, mas aqui fica o que efectivamente penso.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Portanto, deixe-me ver se entendi, o senhor é a oposição à oposição!

E já agora, diga-me lá se nas competências da Câmaras Municipais existe alguma que as obrigue a substituírem o estado na sua obrigação de proporcionar cuidados de saúde gratuitos ao estado.

É que não me parece, pelo que a sua posição é, no mínimo, incoerente. Não podemos ir por aí a apregoar as papeladas quando interessa e esquecermos-nos delas quando dá jeito.

siripipi alentejano disse...

Ao anónimo das 2:08 convido-o a ler o que escrevi no meu blog sobre o chumbo da proposta do Vereador João Muacho, ou então consulte o Dec-Lei nº 159/99, de 14 de Setembro (transferência de competencias para a Adm. Local).
siripipi-alentejano

Camponês disse...

Sr. Siripipi, a referência legal que faz não está correcta. Não é um Dec-Lei, é a Lei nº 159/99 de 14 de Setembro e ainda que a mesma transfira algumas competências no âmbito da saúde para as autarquias, em nenhum momento sugere que estas tenham que assegurar os cuidados de saúde dos cidadãos e muito menos garantir o plano nacional de vacinação.

De todas as formas, o senhor afirma que as transferência de competências no âmbito da educação é um mau negócio, mas sugere que seria bom a Câmara arcar com as despesas de vacinação da população.

Se calhar, se a Câmara não tem assinado o protocolo da educação, o senhor diria que o deveria ter feito e se a Câmara tem levado avante a proposta, demagógica e populista diga-se de passagem, do Sr. Vereador João Muacho o senhor viria a público censurá-la.

siripipi alentejano disse...

Ao Camponês disse... que me comentou agradeço-lhe rectificar o meu lapso, é efectivamente uma Lei. Quanto à participação das Câmaras, as alíneas d) e h) do artº. 22 podem consubstanciar uma situação destas pois o assumir essa despesa é uma forma de participar na definição de políticas de saúde e de acções de saúde pública e nenhuma das Inspecções (IGAL ou IGF) a consideraria ilegal. A Vacina da meningite é um acto de saúde pública.
Quanto ao que afirmei relativamente à transferências de poderes na Educação, mantenho o que afirmei e posso garantir-lhe que na última reunião da Assembleia Municipal esse protocolo foi aprovado e o Presidente da Câmara reconheceu que as verbas eram insuficientes.
A Associação Naciomal de Municipios também veio a público afirmar que era um mau negócio para os Municípios!
Já por muitas vezes disse que as minhas intervenções são sustentadas na legislação que se lhes aplica e na minha esperiência profissional.
siripipi-alentejano