sábado, 18 de outubro de 2008

Carta do Leitor (2) - Prioridade em Campo Maior (Zona Histórica/Mártir Santo)

O texto e as fotos constantes abaixo, são da autoria do Sr. Joaquim Gordo, o qual me enviou o dito para o e-mail do blogue. Exponho o seu trabalho, para lhe dar voz e por ser um tema que continua sem solução, sendo que a sua "denúncia" deve ser feita!
Além isto, o texto é o testemunho e opinião de alguém que basta sair de casa para se deparar com esta situação exposta no texto e nas fotos.

Eu não estou de acordo com os resultados da sondagem das prioridades para os CAMPOMAIORENSES (alusão à sondagem realizada neste blogue, clique aqui para ver), eu tenho a certeza que a primeira prioridade será restaurar por completo a zona histórica e dar uma nova cara de Campo Maior.

É uma vergonha a entrada de uma vila ser uma lixeira a céu aberto, as muralhas todas a caírem, uma igreja do XIII a cair e cheia de lixo e talvez perigoso, é isto que o povo de Campo Maior quer acabar o mais rápido possível, é este o problema central para a maioria dos CAMPOMAIORENSES.

Tudo o que for bom para a vila é bem-vindo (prioridades - novas vias, empresas, etc.), porém também digo que os políticos eleitos nestes últimos anos do Partido Socialista de Campo Maior são os grandes responsáveis desta situação que se vive nesta zona, só aparecem aqui há parte velha da vila 4 em 4 anos para a caça ao voto, mas para o ano vão ter uma surpresa, temos Campo Maior hoje toda cheia de lixo, onde estão os 300 empregados do Município? Se o Município não era competente para fazer a gestão da água como pode ser competente para dirigir os destinos da Câmara, é uma tristeza esta maneira de fazer política, os que mandam em Campo Maior só mostram as coisas positivas o resto metem de baixo do tapete é uma vergonha.
(Sr. Joaquim Gordo - Campo Maior, 15 de Outubro de 2008)

Seguidamente, são apresentadas algumas fotos que foram tomadas no passado dia 15, as quais ilustram esta triste realidade descrita no texto.

  • A Igreja

  • A sujidade nas nossas muralhas

  • "A urbanização"

Todos falamos deste tema (zona histórica/Mártir Santo), agora imaginemos os que moram perto deste local, deve ser um “Martírio” para esses Campomaiorenses, conviverem com a falta de higiene, naquele ambiente depravado.
Aqui fica o desabafo do Sr. Joaquim Gordo, ao qual agradeço o seu trabalho.

Deixo aqui uma sugestão, visitem no Blogue "Objectiva Fotográfica" do Sr. João Paulo, o post "Muralhas - o agora...", contém umas boas fotos que ilustram também esta situação.

Comentem sff.

Cumprimentos.

PS: As restantes fotos enviadas pelo Sr. Joaquim Gordo, serão apresentadas outro dia.

PS1: Enviem as vossas "cartas", estaremos aqui para as publicar.

11 comentários:

Anónimo disse...

Óra então muito boas tardes e espero que estejam a passar um bom fim de semana.
É verdade aquilo que está esposto na carta enviada pelo Sr. Joaquim, eu que o diga, passo e repasso pelo local e é sempre a mesma vergonha, desde a sujidade à vista de quem a quer ver, passando pelos ciganitos que se metem à frente dos carros, e, eles é que têm razão e ainda brigam com as pessoas (alguns comigo não) porque bozinam para se desviar (eu não buzino), até as pessoas que vivem perto serem apredrejadas durante a noite, (há uma esposição no meu ultimo post), é uma vergonha.
por isso eu dediquei o meu primeiro post a este tema, mas penso que não são os politicos que têm que resolver isto, mas sim o povo.

Anónimo disse...

De facto é uma vergonha! devia existir uma solução, mas algo que detenha pessoas de vários quadrantes, não defendo que os tiremos da-lá à estalada.

Anónimo disse...

Conheço o Sr.Joaqui Gordo, este senhor tem sido incansável para que haja uma solução para esta situação.
A partir do momento em que os ciganos entram na Câmara e gritam nos corredores como selvagens para exigir algumas coisas, como é possível alguém fazer alguma coisa do nosso executivo.
Vamos para a batalha!

Anónimo disse...

São mesmos tristes, no outro dia como era algo contra o Sr. Burrica comentaram e bem, hoje como é um assunto diferente já se estão nas tintas.
Este caso do Mártir Santo é uma vergonha, mas não compete a Câmara resolve isso.

Anónimo disse...

Tem razão "joselito"
Só quem os pode tirar dali é o IPPAR mas a camara tem que lhe arranjar sitio para os por,como já fizeram outros municipios, Elvas, Monforte, Cabeço de Vide, etc.etc.etc.
Mas isto dos ciganos tambem só interessa a quem os tem ao pé da porta, como quem vem comentar não mora CÁ para baixo, simplesmente Burricam-se.
Assim vai a nossa vila, só comentam quando o pau cai para o lado deles.
Bom fim de semana.
A todos os que por aqui passarem

Anónimo disse...

Quer dizer Joselito, a Câmara não tem responsabilidades? Então onde fica o Mártir Santo? Em Lisboa não?
O IPPAR é responsável pela conservação do património, mas o primeiro passo deve ser dado pela Câmara! Para o ano como diz o Sôr Gordo os candidatos vão passear por lá, vão sempre, só nunca nada fizeram!
A solução é óbvia, arranjar casa noutro local para os ciganos, o problema da solução também é óbvia, ninguém os quer à porta!

Anónimo disse...

Áo pé da porta? claro que não, senão passem ali pelos quatéis, é fugareiros, é motas, é carro em contra mão, são os rapases no meio da rua, até os cães deles não se deviam para passarem os carros! O Sôr burrica que tome atenção, se não vai ter que ficar mais um tempinho na camara porque já se soa, BOICOTE ÀS ELEIÇÕES.
Fiquem bem.

Anónimo disse...

Concordo com o Castelo, se isto não se resolver, vamos boicotar as eleições!

Anónimo disse...

fuOLÁ EX.SENHOR JMAR O PROBLEMA NÃO É VIVER AQUI OU LÁ EM BAIXO COMO O SENHOR DIZ,EU COMO CIDADÃO TENHO O DEVER EO DIREITO DE3 DIZER O QUE VAI MAL EM CAMPO-MAIOR, E DOU A MINHA CARA SEM MEDO ESTAMOS NUM PAIS DEMOCRATICO JÁ TENHO DENUNCIADO PROBLEMAS NOUTRAS ZONAS DA VILA NÓS QUEREMOS UM CAMPO-MAIOR MAIS MODERNO MAIS LIMPO, ESTE PROBLEMA AQUI DAS MURALHAS É UM PROBLEMA DE SAUDE PUBLICA É NÃO SÓ, É UM INSULTO HÁ CIVILIZAÇÃO E HA DEMOCRACIA OBRIGADO

Anónimo disse...

Meus caros colegas! eu já não sei que dizer... acho que dizer que aquilo é uma "VERGONHA" já não chega! Aquilo não tem nome! Eu deixo aqui uma pequena sugestão, porque não apanhar nestas mesmas fotos e envia-las para o "Nós Por Cá" expondo bem o que se passa naquela zona da vila! Que dizem?

Anónimo disse...

finalmente um post decente senhor tres horas da manha, finalmente