quinta-feira, 9 de outubro de 2008

À Atenção dos Campomaiorenses e Elvenses!

(Clique nas fotos para melhor visualização)

Faz alguns meses, houve um acidente (já houve mais…) na EN 373 que liga Campo Maior a Elvas, acidente no qual um pesado embateu contra umas baias de protecção, danificando as ditas, tal aconteceu num dos dois estreitamentos (estreitamento com curva) da referida estrada, o qual fica mais perto da cidade de Elvas, sendo que o outro se situa junto a Estação de Tratamento de Águas. Os frequentadores desta via identificarão de imediato o local e o acidente.

O certo é que já passaram alguns meses desde o acidente e essas mesmas baias continuam danificadas, sem nenhuma intervenção de fundo, apenas alguns sinais indicativos (já não é mau), os que conhecem o local sabem que é uma zona de muito perigo, é verdade que esta sinalizada, sendo o limite de velocidade de 50 km/h, porém aquelas baias podem salvar vidas, pois depois das mesmas só resta mesmo o abismo até ao solo que fica uns bons metros abaixo da ponte.

Passam naquela via centenas de veículos pesados e ligeiros durante o dia, o que quer dizer que o arranjo destas baias deveria ser uma urgência, de maneira a evitar males maiores.

As Câmaras de Elvas e Campo Maior, não podem ser acusadas directamente da não reparação do dito, porém cabe a estas intervir junto das autoridades competentes de maneira a que se proceda a reparação.
Os mais “espertos”, poderão dizer que o Município de Campo Maior nada têm a ver com isto, uma vez este local encontrar-se no Concelho de Elvas, correcto! Porém, são os Campomaiorenses e Elvenses quem mais usufruem desta via, como tal, compete às Câmaras “olhar” pelos seus munícipes. Digo mais, a culpa dos Municípios nesta estrada já vêm detrás, pois existia um projecto para o alongamento da mesma que não foi cumprido, se existia por algo seria, digo eu!

Mais vale prevenir do que evitar…esperemos que este problema tenha uma resolução breve!

Que acham desta situação?

Cumprimentos

22 comentários:

Anónimo disse...

já o ultimo jornal RNCM tinha alertado para isso mesmo.

é uma vergonha

Anónimo disse...

A solução não se resolve colocando pensos rápidos (baias) ou remendos numa estrada projectada e realizada há um século... "Isto" passa pelos responsáveis do distrito,( municipios, Gov. civil,partidos politicos, empresários (por ex:Delta) e as as outras entidades com "peso" na região fazerem "ver" ao governo central que existe este problema que não é (só) de C. Maior, mas nacional ( uma vez que a maioria do trânsito pesado de mercadorias (provém) (e) destina-se ao sul de Espanha).
Os " Camponeses" ( gosto mais) são os que mais sentem na pele a insuficiência e perigosidade em que se tornou esta estrada, e são as entidades (algumas obrigatóriamente) que referi acima, que TÊM que fazer alguma coisa ( para isso existem e são pagas por todos nós) para defesa dos cidadãos que neles confiaram e votaram.
Não metam á "guerra" os Elvenses porque eles já têm auto-estradas que cheguem, e certamente terão outros problemas com que se preocupar...
Sempre se ouviu dizer que "o dinheiro puxa dinheiro" mas o marasmo também, e esse não dignifica ninguém...
Cumprimentos a todos.

Elvascidade disse...

É realmente uma estrada muito perigosa, já que não vejo a possibilidade da construção de uma nova (estamos no interior não se esqueçam), penso que deveria ser repensada a sinalização de alguns locais. Através de sinais luminosos, lombas, sei lá alguma coisa deveria ser feita, porque colocar um sinal de proibição com 50 não chega. Toda gente sabe que a 50 ninguém passa ali.

Três horas da manhã disse...

Existe um projecto, que seria uma nova ligação entre Badajoz e Portalegre, a mesma passaria por Campo Maior, mas como quase tudo nesta terra, esta em projecto!
O "interior" esquecido...

Anónimo disse...

É verdade.

Os Autarcas de CampoMaior e Elvas têm responsabilidade política.
Não defendem os munícipes. Defendem outros interesses.
Nós que fazemos a estrada, sabemos dos perigos e armadilhas.
Campo Maior faz corridas em prol da saúde mas esquece-se da saúde da estrada;
Elvas faz Coliseus e Viagens para Fátima, o resto é mentira.

Zé Camões disse...

Ora viva, muito bom dia.
A estrada CM - Elvas está mesmo mal, em primeiro a marcação recente está uma autêntica m... e depois esta situação tão tipicamente nossa, os atrasos ou faz de conta que não está.
É triste se acontecer novo acidente e as proteções não extiverem lá.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Parabéns pelas fotos, não deve ser tarefa fácil, ainda para mais em movimento. É uma vergonha esta situação, já tinham tempo de se ter melhorado a estrada toda!

Anónimo disse...

Concordo integralmente com o post de hoje!
O acidente a que se refere aconteceu em Julho e desde essa data a curva em questão apresenta-se mais perigosa do que nunca...
Vamos a caminho dos três meses e a situação continua por resolver.
Não sei de quem é a responsabilidade, mas acho que alguém deve resolver o problema.

Anónimo disse...

Já algum tempo tinha reparado no trajecto, apesar de nao o fazer muitas vezes. Neste caso aplica-se o ditado "foi pior a emenda que o soneto", creio que a antiga sinalização e marcação da estrada eram melhores, o que prova a quantidade de acidentes que ocorreram desde que a estrada foi arranjada! Gostaria de ouvir da voz do Sr. Eng. ou Desenhador que projectou a estrada desta forma! È ridiculo as marcações que existem quando se cruzam as pontes, só passam um de cada vez numa estrada nacional!! Pelo amor de Deus antigamente passavam dois veiculos! Agora sim é uma vergonha que as duas Autarquias não se mobilizem para efectuar as devidas alterações de marcação, no minimo, o que devido à falta de dinheiro seria muito bom, ou em ultimo caso façam a marcação que a estrada tinha antes de arranjada.

Anónimo disse...

Esta situação é vergonhosa.Mas as autarquias não têm competências para tal.É da responsabilidade das Estradas de Portugal. Faço muitas vezes essa estrada e na curva das fotografias já cheguei a ver dois camiões TIR entalados por se "enfiarem" ao mesmo tempo na curva. Também os condutores muitas vezes não têm o devido cuidado. Vejam o caso de Elvas.Todas as estradas da camara foram arranjadas.Vejam a estrada da barragem para santa eulalia.Foi a camara de Elvas.E a de Campo Maior para a barragem népias.Ai cabe à autarquia de Campo Maior arranjar mas nada fez. Vejam a estrada de Elvas para a Ajuda.Está a ser toda arranjada pela autarquia e a de Elvas para Santa Eulália também. No entanto a Camara de campo Maior não faz nada pelas estradas estando a propria vila "esboracada".Ora vem o gas, ora vem o cabo, ora vem a EDP e planeamento não há. E a estrada para badajoz???Isso sim é vergonhoso, mesmo que seja da competência das estadas de Portugal a autarquia tem de intervir e deixar-se de brigas politicas.Entretanto vamos dando cabo dos carros e grande risco de ter acidentes. Já agora quem "lixar" um pneu ou jante chame as autoridades e tire fotos. Depois apresente na camara com um orçamento que eles são obrigados a pagar o arranjo, no caso de ser estrada municipal. Senão apresentem às estradas de Portugal.

Anónimo disse...

Não nos podemos agarrar a ladainha do "interior esquecido" para não fazer nada. Hoje a comunicação é fácil. Critiquemos, denunciemos, alertemos,quando houver motivo... para também podermos apoiar e aplaudir quando for o caso.
Há comunicação social (sempre sedenta p/ noticias), há que enviar e-mails para ministérios, Estradas de Portugal ( no caso)ou para onde for necessário. Não podemos estar sempre a carregar as culpas para cima dos autarcas ( se as tiverem tudo bem) e nós á espera que tudo nos caia nas mãos sem nada fazer... até porque os autarcas somos todos nós, porque se lá os pusemos também os devemos tirar quando se mostrarem incompetentes.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Boas tardes a todos
Quando a estrada em questão e mesmo a estrada de Campo Maior - Ouguela e Campo Maior - Retiro foram arranjadas, perguntei a alguem da empresa que a arranjava, o porquê de não tirarem as curvas e alargarem as pontes, por exemplo a curva da Meia Legua, duas pontes da estrada do Retiro, a ponte da Ribeira de Caia, e esta ponte, mais algumas que agora não vem ao caso. Sabem qual foi a resposta que obtive? Para se mexer em pontes e curvas, tinham que acertar as cartas topograficas, podem rebaixar lombas( estrada de Campo Maior - Arronches), mas mais nada. Arranjaram estas porque morreu alguem numa lomba perto de Arronche (Tinoca) lembram-se? Terá que morrer alguem nestas pontes para serem arranjadas? Ou vão culpar os mortos por escesso de velocidade. Se os Ministros não cumprem a velocidade, não dão exemplos, como vamos nós cumprir os 50 ( passo caracol ). É sempre a mesma coisa, só depois de haver mortes é que se resolvem as coisas.
Portugal no seu melhor. Já agora esse Cidadão das 10h19 não deve de ser de Campo Maior, ou não utiliza a referida, mas olhe que passa aqui muita gente de Elvas, inclusivamente a ultima morte nessa estrada( 1000 mtr.do local em questão) foi um Elvense. Não
serve isto para gloria, se não pesar, sempre é uma morte seja de Elvense ou Camponês, como o amigo refere, agora o que se devia, era irem todos no mesmo sentido, se houver outras situações iguais, mesmo eu não passando lá, seja em qualquer estrada do destito, tambem farei força para, perante o Governo Civil e Associssões de Municipios a nossa Camara faça força. Emquanto andar-mos 100 a puchar pra frente e 80 a puchar para trás, não saimos do mesmo "Marasmo".

Anónimo disse...

três horas da manhã se ñ sabes ñ fales, é verdade que há um projecto de uma ligação entre portalegre e badajos que passa pela nossa vila, mas a culpa ñ é das entidades da nossa terra, a culpa disto tudo é do governo civil de portalegre, pois o projecto existe, falto so o sim para o EP iniciar a construção.

Anónimo disse...

Do anónimo das 10:19 para o anónimo das 13:56.
Seja bem vindo á luta e traga "mais cinco" ou 5.000 Elvenses.
Um abraço.

Dr. Estranho Amor disse...

É uma autêntica estrada da morte. Ultrapassar é um acto para pessoas mentalmente desequilibradas e cada curva um convite para ir fazer uma excursão campestre. Sei que não é competência autárquica mas creio que as CM de Elvas e Campo Maior devem fazer pressão para que a situação seja, pelo menos, atenuada

Anónimo disse...

Anónimo das 14:44, deve andar a ver mal onde foi que leu Câmara, o 3 da matina nem fala disso, enfim...assim se vê que isto mexe com muitas pessoas, estão incomodas, aqui não mandam né?
Passei agora nessa estrada, vinha um louco a correr na estrada, dp queixam-se que acontecem, belo sitio para correr, logo a esta hora quem nem passam camiões nem nada!
Beijinhos para os Burriquistas!

Três horas da manhã disse...

Caríssimo Anónimo das 14:44, olhe meu amigo não disse que a culpa desse projecto não avançar fosse da Câmara, não sei porque essa exaltação toda, isso faz mal ao coração.

Já agora, o dia em que você tiver alguma autoridade sobre mim, aí diz-me que devo dizer ou não. Aposto que muitos Campomaiorenses nem sabem deste projecto, tal a informação que se dá aos mesmos!

Esclareça aqui o pessoal, sobre a final de quem é a culpa, do Governo Civil ou das Estradas de Portugal, pois no seu comentário não é possível saber com exactidão o que diz. Espero que nada tenha isso a ver com o Magalhães nem com a distribuição do 12º ano que anda para aí o Governo a dar, aí perdão... (novas oportunidades)!

Obrigado, volte sempre!
Obrigado, volte sempre!

Dr. Estranho Amor disse...

Deixe lá, Três da Manhã. Se há quem atribua à autarquia o advento do aquecimento global também os há que a consideram inimputável. Acredito que a questão esteja fora das competências da autarquia mas esta tem a obrigação para com os seus cidadãos de tentar resolver o assunto junto das entidades competentes e não cruzar os braços e assobiar para o lado. Já parece mais a Câmara Pôncio Pilatos que a Câmara Municipal de Campo Maior. Festas das Flores? Não tenho nada a ver com isso. Vacinação contra a Meningite? Está fora das minhas competências. Estradas? Como devem calcular tenho coisas mais importantes que tratar. Água? Obviamente lavo as mãos. Bailarico Pimba? Vamos a isso!!!!

Anónimo disse...

Caro Euribor tem razao o povo só quer bailaricos e o resto que se dane.E o Burrica é só o que quer. É a tal cultura que se quer em Campo Maior.

Ze de Mello disse...

copio na integra e publico!

carlos disse...

Há uns anos tive um acidente numa estrada do nosso distrito. Para além do estrago nas 2 viaturas envolvidas houve também danos na sinalização verticar e rails protectores.

Prontamente recebi carta (que reencaminhei à seguradora do veiculo causador do acidente) a reclamar o pagamento desses danos por parte da então JAE.

Tenho a certeza que esses estragos foram COBRADOS mas passado 1 ano ainda não tinham sido REPARADOS por essa empresa.
Tal como acontece agora na curva em questão.
.
Alguém com responsabilidades na autarquia (ou no Distrito) deveria fazer o seu trabalho : pedir explicações aos Ex.mos administradores da Estradas de Portugal.

Três horas da manhã disse...

Força caríssimo Zé de Mello!

Obviamente Sr. Euribor, o Zé Povinho quer é Bailarico, desde que haja baile e pimbalhada! Isto anda para frente! É o ópio do povo, até o nosso Governo faz tal, basta olhar para as noticias quando há futebol ou qualquer coisa que o povo adore!

Cumprimentos