sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Não deixem Ouguela cair ainda mais no esquecimento...


Ouguela é uma povoação da freguesia de São João Baptista, no concelho de Campo Maior, a 10 km da sede de concelho. Conta com cerca de 60 habitantes (tenho impressão que são menos).

Vila medieval, situada num monte escarpado, a 270 m de altitude, conserva intramuros casas dos sécs. XVII e XVIII. Teve foral dado por D. Dinis a 5 de Janeiro de 1298, renovado por D. Manuel em 1 de Junho de 1512, retendo até à reforma administrativa de 1836 o estatuto de vila sede de concelho independente, altura em que foi integrada no vizinho concelho de Campo Maior. Entretanto, dado o seu declínio, cerca de um século depois, em 1941, foi anexada, como mero lugar, à freguesia de São João Baptista.
O seu castelo foi uma das praças-fortes que defendia periodicamente o Alto Alentejo das invasões castelhanas. Foi mandado edificar à roda de 1300, e cercado durante a crise de 1383-85, a Guerra da Restauração (1642 e 1662, tendo desta feita sido ocupado), a Guerra da Sucessão de Espanha (1709) e a Guerra das Laranjas (1801, ano em que foi de novo ocupado)."
(Fonte: Wikipédia, para aceder à página clique aqui)

Num destes domingos, em que não apetece estar em casa, mas em que as alternativas fora desta são poucas, fui passear. Dirigi-me para os lados da Nossa Senhora da Enxara, porém o meu destino acabaria por ser outro, Ouguela. Fazia tempo que não ia até lá, quase tudo se encontra igual…quase.

A diferença reside na deterioração, cada vez maior do Castelo de Ouguela/Muralhas. É um monumento ímpar, com uma beleza fora do normal, do qual se têm uma vista esplêndida, sendo possível avistar Albuquerque (Espanha).

Um baluarte desta natureza deveria ser alvo de um maior cuidado, por parte das autoridades, sejam elas quem forem as responsáveis.

A Câmara deveria dar uma maior atenção a esquecida Ouguela, divulgar a mesma é uma prioridade.Nos itinerários turísticos disponíveis no site da Câmara Municipal de Campo Maior (pode consultar a página do Município sobre as Visitas Guiadas aqui), não é feita referência alguma a Ouguela… é pena. Poderiam levar os turistas, através deste "veículo" até este local.


Desde “Ó mê belo Campo Maiore…” fazemos um apelo, que se tenha mais em atenção Ouguela, para que não caía ainda mais no esquecimento.


Qual a vossa opinião sobre este assunto?

10 comentários:

JPS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

È vdd q a responsabilidade é também do IPPAR, mas assim se pode ver a que os nossos monumentos e baluartes históricos estão ao abandono. Como já disse, o IPPAR é também responsável por esta situação, mas cabe a Câmara desenvolver um papel de pressão sobre as autoridades competentes para recuperar a glória dos ditos.
Como já li por aí, o elo mais fraco da governação do Sr. Burrica é mesmo o Turismo.

Anónimo disse...

Façam teatros e afins e deixem as muralhas do castelo cair...Ouguela idem... os governantes não andam nas ruas? não vão aos sítios? Não olham para as coisas da mesma maneira? Sinceramente não entendo. Gestões humanizadas têm tido o maior sucesso, existe um bom exemplo de sucesso, que é a maior empresa da Vila. Sejam humanos!!!

Júlia disse...

O que se passa com Ouguela é um escândalo. Aliás, para a Câmara é como se não existisse. Aliás, é muito significativo que, no portal da CMCM, esteja completamente ausente a referência a Ouguela, mas não só, também a qualquer das freguesias do concelho. Parece que o concelho é a vila e mais nada. Comparando com portais de outros municípios, vê-se a diferença.
É verdade que o concelho é pequeno, mas ficava bem referir as freguesias e as aldeias.

João Paulo disse...

Com a crise que temos e em que estamos, não sei não!!!... ou seja mais um "temposinho" no esquecimento... o que mais me revolta é o pensamento que tenho às vezes: Se estivessemos em Espanha... será que acontecia o mesmo???

Anónimo disse...

Já escrevi e publiquei vários textos sobre Ouguela.
Já servi de cicerone a visitantes, nomeadamente um grupo de jornalistas que deram grande relevo a essa visita seu blog http://cafe-portugal.blogspot.com
o qual tem dezoito "postes" sobre Campo Maior. Mas mada consegue penetrar no muro de esquecimento que as autoridades locais ergueram em volta da desgraçada aldeia. Dá para pensar que, a atitude será a de deixar cair porque o seu destino é desaparecer. E, no entanto, em Ouguela está o único castelo medieval de que Campo maior dispôe.
Assim vão os tempos. Que poderemos mais fazer?

Três horas da manhã disse...

Talvez não aconteceria o mesmo João Paulo... É verdade que temos uma indústria com pujança, mas não podemos querer ficar por aqui, muitas "terras" não têm metade do património histórico/cultural que Campo Maior têm, é pena não ser aproveitado. Quero com isto dizer, que deveriamos apostar no Turismo, começando por dar atenção a locais como Ouguela. É triste que assim não seja.

Esperemos que alguém do "poder", abra os olhos de uma vez por todas!

Anónimo disse...

Numa visão romântica, por vezes dá vontade de pegar nestas ideias que aparecem nos blogues e fazer um programa de acções necessárias ao desenvolvimento de Campo Maior.
Espero sinceramente que os governantes olhem para as ideias. Tenho gostado muito de ler o blog, pois raras vezes é que aparece algum comentário "parvo", visto na maioria aportarem ideias e criticas construtivas.

CONTINUEM SEJAM QUEM LÁ FOREM!!! - isto também serve para os outros blogs

siripipi alentejano disse...

Costuma-se dizer que a culpa não fica solteira, o património monumental de uma povoação, antes demais é dos residentes e como tal a competência de reivindicar junto do IPPAR é da Câmara Municipal como legítima representante dos seus municipes.
Já também escrevi sobre este tema, até referi que em tempos constava no programa do Partido que actualmente governa a Câmara, a recuperação da Casa do Governador.
Há uns anos falou-se num projecto que se denominava "Mil Aldeias" e que tinha como objectivo principal recuperar a povoação (Casas, Castelo e Muralhas), transformando-a numa Aldeia Turística. Quando esta ideia foi lançada, apareceram imensas pessoa interessadas em adquirir casas em Ouguela, o que muitos fizeram, sempre com a mira de um lucro fácil. Importa ainda referir que nessa altura foi constituído um Gabinete, instalado no Centro Histórico de Ouguela, que funcionou durante algum tempo.
Infelizmente não passou de uma ideia falaciosa e Ouguela continua no mesmo marasmo, degradando-se dia-a-dia sob pena de se perder um vasto e rquissimo património monumental.
Reitero de novo o meu apelo, a Autárqia tem a obrigação de zelar pelo seu Património Monumental e é a ela que compete alertar as Autoridades responsáveis "IPPAR e Governo" para que com a necessária urgência procedam à sua recuperação e não nos podemos olvidae que como Ouguela estão o nosso Castelo, Muralhas, Igreja do Mártire Santo e Igreja da Misericórdia.
Campo Maior, 29 de Agosto de 2008
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

E mais uma vez há gente q pensa s fossemos espanhóis estavamos melhor! Somos portugueses! em espanha há do msm ou ainda pior, basta ligar a tv! Já começa a fartar o "E se fosse em Espanha, na França ou nos "Staits""... Claro q é lamentável o estado das muralhas de Ouguela, custa-me tanto cm as d CM, podem ñ acreditar mas ali ta um bocado da nossa história! O problema não são a falta de projectos, é a vontade de trabalhar d quem quer fazer, as ideias surgem, mas qd toca a drobar as costas e tomar reponsabilidades, tds abanam as mãos! Uma de mts solução e das q eu tenho conhecimento, seria uma parceria entre câmara e privado de forma a q os gastos do projecto não fossem só sorpotados por uma entidade! Passando posteriormente aos poucos para a entidade privada, q até pode ser qualquer um d nós! OUGUELA: Paisagem, castelo, história, rio, santuário, Alentejo, "turismo??", entre outras! Já muitos outros gostavam de ter pelo menos estas condições!