terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mártir Santo...Martírio para muitos...Soluções necessitam-se!

Este tema não é novo, porém não têm havido resolução à vista, como tal, trago-o à baila. Desde que me lembro de mim próprio… recordo-me da comunidade cigana instalada no “Mártir Santo”, perto de alguns “pedaços da História” de Campo Maior e das queixas de alguns moradores pelo incómodo causado pele dita comunidade.

Um cheiro impossível de suportar, barracas feitas com restos de todos os materiais que se possam imaginar, dezenas de ratazanas. É o que podemos encontrar, junto às muralhas do nosso Castelo de Campo Maior. Vivem nestas condições dezenas de famílias ciganas.

Lurdes Rasquilha Trindade reside numa dessas barracas há quase vinte anos. Sem água nem luz, esta mulher diz que “aqui não há higiene, as crianças sofrem muito e nem podem tomar banho para ir à escola”. Lurdes Trindade refere que “já fomos falar com o Presidente da Câmara de Campo Maior, mas ele nem aparece por aqui, ele esconde-se de nós”.
(…)
"O mesmo acontece com os habitantes de Campo Maior, principalmente, aqueles que habitam perto daquela zona degradada. Algumas pessoas queixam-se de pequenos furtos, rixas, destruição de património e até tiroteios.
(retirado do sitio tudoben.com, reportagem de Susana Chambel com o título “À Espera de Melhores Dias”)

Os meus pais trabalharam, os pais dos meus também o fizeram… É assim que funciona!!! TRABALHAR!!! Não me lembro de ouvir dizer aos meus pais, vamos falar com o Presidente da Câmara para nos arranjar seja lá o que for. É claro as crianças é que sofrem, vindo a tornarem-se no espelho das condições em que vivem.
Concordo que a Câmara deveria tomar alguma iniciativa, mas o que? E de que forma?
Discordo que a Câmara deva "oferecer" casas, seja a esta “gente” ou a qualquer outra, esta então não traz nenhuma riqueza a Campo Maior ou será que estou errado?

  • O Nosso património
O Castelo de Campo Maior, é um dos maiores símbolos e baluartes da nossa Vila. No século XX o castelo foi classificado como Monumento Nacional e na primeira metade da década de 1940 a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais iniciou obras de consolidação e restauro do conjunto. As muralhas deste encontram-se degradadas e cheias de lixo, que bela imagem para os turistas!!! Assim sim!
A Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, conhecida também como Igreja de São Sebastião – o Mártir Santo, é o maior afectado por toda a degradação naquela parte da vila, servindo de dormitório para uma família do acampamento. Uma capela datada do século XIII, parcialmente destruída e totalmente saqueada, que luxo viver num monumento histórico, não acham? Foi pena terem abalado com a decoração!

Para o BE é necessário “criar projectos e meios financeiros de forma a encontrar habitações condignas a estas pessoas, que paguem as respectivas rendas sociais, à semelhança do que aconteceu, por exemplo, em Elvas, Nisa ou Castelo Branco”. (retirado do sitio tudoben.com, reportagem de Susana Chambel com o título “À Espera de Melhores Dias”)

Bem o Bloco de Esquerda sabe dar exemplos, mas não passa disso, uma vez não saber a realidade desses projectos, aliás o insucesso que foram. Alguns desses bairros tornaram-se locais intransitáveis, onde se dão negócios, que por acaso não metem nem cuecas nem meias.

  • O que diz o Município?
Por sua vez, a autarquia sustenta que não tem possibilidades de resolver este caso, remetendo responsabilidades para o Instituto Português do Património Arquitectónico (no que diz respeito à recuperação das muralhas) e para a Segurança Social. Segundo o presidente da câmara, João Burrica, é a Segurança Social que deve encontrar soluções para realojar os ciganos da vila.” (Fonte: retirado do sitio do Diário de Notícias, reportagem intitulada “Lixo e mau cheiro recebem turistas em Campo Maior”)

A Câmara diz não ter nada a ver com a situação, eu pensava que aquilo ainda fazia parte da Vila (óbvio que estou a ser irónico)!
Todos sabemos que a presença desta comunidade na vila não é pacífica. Grande parte da criminalidade registada, parte dos indivíduos de etnia cigana. Tente passar de carro por lá, pode ser que não sejam apedrejados e assaltados. Soluções são necessárias.

Na vossa opinião caríssimos, qual ou quais seriam as melhores opções?

Cumprimentos.


Nota: Peço-vos que mantenham a discussão em moldes correctos, uma vez que se tratar dum tema delicado. Quero aqui deixar bem claro, que não sou xenófobo, porém considero-me realista!

15 comentários:

Anónimo disse...

"pequenos furtos" penso que estão a ser muito benevolentes com a realidade dos factos!
Vão ao local e vejam a realidade!

siripipi alentejano disse...

O Mártir Santo e o nosso Património são dois temas que também mereceram a minha atenção. Em 13 de Maio sob o título "A insegurança é uma constante de Campo Maior" falei do problema dos cidadãos de etnia cigana e sugeri soluções, além de como membro da Assembleia Municipal ter chamado a atenção do Presidente da Câmara para este assunto. Aquando da visita do Bloco de Esquerda ao Mártir Santo, tive a oportunidade de os informar das demarches encetadas pelo MICM, enviando-lhes um DVD que então foi produzido e que também mereceu referência na comunicação social nacional.
Na verdade é um assunto premente e cuja resolução deveria merecer a atenção da nossa Autarquia, pois é a ela que compete a resolução dos assuntos do seu concelho, designadamente a segurança e bem estar de todos os Cidadãos.
Quanto ao Património, não nos podemos esquecer que a riqueza de um Povo assenta na sua história e essa é-nos transmitida, ao longo dos tempos, por via oral, escrita e monumental. É aqui que reside o problema, a maioria dos monumentos estão classificados e como tal têm um organismo estatal a superitendê-los, o IPPAAR. Se bem que esses Monumentos também pertençam ao património do nosso Concelho, compete à Câmara chamar a atenção de quem de direito para proceder à sua manutenção e consequente recuperação, é efectivamente um crime de lesa pátria o estado em que se encontram.
Também se torna imperioso alertar todos os Municipes para a necessidade de preservar este precioso patrimómio monumental, respeitando-o e com alguma pedagogia e bom senso tentar educar as pessoas.
A nossa Autarquia deveria prestar-lhes mais atenção.
Campo Maior, 26 de Agosto de 2008
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Quanto a mim a solução passaria pela construção de uma bairro nos arredores de CM, mas só para aqueles ciganos registados no concelho e o resto, q metam as malas as costas e procurem outro lugar! Já o bairro podia ser financiado pela Segurança Social e pelos das Minorias Etnicas(q tanto os defendem), claro a Câmara, dava o terreno. Nao m to a esquecer, teriam, cm é obvio, q pagar uma renda, como fazem as pessoas normais!

Anónimo disse...

tive pena, mas não me arrependo! Ontem, segunda-feira 25 Agosto, junto ao covento ao passar de automóvel vi dois "camones" dirigirem-se para o Mártir Santo, com máquina fotográfiva vistosa a tiracolo. Achei que os devia avisar que poderiam por ali perder os seus haveres e assim fiz!
Senti em mim o papel de quem gosta de receber mas que tem uma pedra no sapato!

Não aceito que o problema do Mártir Santo seja pedra de arremesso politico. Fizeram-se coisas utilizando a comunidade cigana inaceitáveis!

Gavião disse...

Este é um dos mais graves problemas do concelho e é muito importante que seja discutido.
O que me parece, pelo que escreveu e pelo comentário do Siripipi, é que tem havido um "sacudir da água do capote" no que respeita à solução do mesmo, sobretudo da parte da autarquia.Outros concelhos já tentaram resolver problemas semelhantes, às vezes com resultandos que não eram os esperados. Mas, pelo menos, houve vontade de acabar com situações completamente degradantes.
Quanto ao património, no caso especifico do baluarte do Mártir Santo, mas, em geral, das muralhas, o abandono a que tem sido votado devia envergonhar todos os campomaiorenses. É ver alguns comentários de pessoas que por cá passaram e viram o estado da antiga fortaleza.

Anónimo disse...

Um bairro social, bem poderia ser uma solução, mas se fizermos isso significa que nada apreendemos com o q acontece nos bairros sociais. Conhecem casos de sucesso desse género de bairros? Se sim, quais?

Como diz o/a chiculatera, faz-se o bairro e pagam uma renda, não tenho a menor dúvida que o fariam...mas só nos primeiros meses, dp já não pagam..e quem os tira de lá dp?

A localização seria outro tema, de certeza quem ninguém os quer como vizinhos.

É por estas razões que axo que não seria plausível um bairro social para os ciganos em Campo Maior. Infelizmente a maneira como gostava que fosse resolvido este problema é eticamente errada.

Anónimo disse...

O título tá bem esgalhado.

Muitos roubos têm sido efectuados por estes indivíduos.
Eu gostava que eles se metessem daqui pra fora, não fazem cá falta nenhuma.

Anónimo disse...

Metam os ciganos daqui pa fora. Só roubam e arranjam confusao.

Anónimo disse...

E quem os defende que os leve lá pra casa!!!!

oINDIEpendente disse...

Como é dito no post, que vai fazer a câmara? Oferecer casas? Criar um bairro social? Para quê se eles possivelmente preferem viver em condições desumanas, para além de não merecerem...
Furtos, ameaças, mais uma Cidade de Deus, não?
Cuidado que o 'Zé Piqueno' anda por aí! LOL

Anónimo disse...

Pois, os exemplos d bairros sociais no nosso pais ñ são os melhores, mas ñ vejo outra solução mais humana, pelo menos em Elvas deu algum resultado! O q eu to a ver, é q um dia destes as muralhas vão abaixo levando consigo as barracas e uma data de ciganos! E os culpados quem serão???

Anónimo disse...

se o presidente não é responsável por resolver o problema dos ciganos (diz ele que é com o instituto do patrimonio e com a segurança social), então que tal ele ser responsavel pela ausência de qualidade de vida, de todos os que vivem na zona, ou que lá têm que passar em trabalho, ou até mesmo, se quiserem lá passar por lazer. Muito possivelmente, dali partiram alguns votos, para o colocar onde está. será que foram merecidos? será que mereçe confiança de alguém na próxima vez?

Anónimo disse...

Ola, ja vi que se quer mexer num ponto muito importante da nossa vila que é o Marti Santo, masi conhecido mar de santo, onde param todos os ciganos que estão fujidos de bairros de Lx e Porto e incluso da nossa vizinha espanha sim não tenham duvidas de isto que os vos digo.È por aquilo que sei estão a ser protegidos por pessoas importantes.
E uma vergomha o que la se passa naquele sitio tão bonito, sim pk que o conhece sabe bastante bem que possui umas vistas muito tipica dos nossos campos. Eu conheci Aquilo sempre assim mas gostria de levar la os meus filhos para verem aquele sitio tão bonito e cargado de Historia e por culpa de uns poucos somos privados todos de ver e de lembrar o que realmente era aquele sitio; digo eu a essas pessoas que levem lá os seus filhos ou os netos, ou talvez alguem de fora,( os amigos politicos que vão a nossa vila de surra para la comer ums bons petiscos a casa de estas pessoas importantes.
Pergunto eu, a quem direito, quem paga os perjuizos causados por estes poucos aos moradores de esta zona da vila, o os incomodos causados aos moradores da Rua dirieta, sim p~k no meio disto tudo esses moradores sofrem com isto, ainda não a muito tempo prrecensiei uma situação um pouco desagradavel para mim eu estava ali de visita a um amigo quando um grupo quae vinha a subir a rua se ia meternto com os mnoradores desta arteria e incluso riscavam as viaturas que lá se enocntrtavam estacionadasa e niguem lhes podia dizer nada pk se não dava-se uma briga na Rua, querem saber outra meus amigos ja nem se pode sentar ao fresco como se faxia antigamente pk os mesmos quando vem de outras zonas de Bares"TABERNA" dos Caantos de Baixo ja Alcoolizados vãop imbiraando e tentando arranjar confusão com os moradores.
Bom com tudo isto como di8z outro comentario eu não so XENOFOBO so apenas realista este Grupo de minorias devia sair de alí e ser realojados noutra zona da vila para se poder valorizar essa zona tão Bonita.

Anónimo disse...

vao pa rua!!! so fazem confusao, roubam, agridem, e nao fazem falta nenhuma! era bom k se fossem embora!! e kem os defende k os meta a viver la em casa! isso era giro!!

Anónimo disse...

pah rua!!! a mim gamaram me o carro e gamaram me a carteira!! nao os keremos ca!!! estragam, roubam e prjudicam em tudo!! so dao jeito no mercado quando a minha maria me vai comprar a camizinha e um brinhol!! mai nada! pa rua. CDSPP! CDSPP! CDSPP!