domingo, 31 de agosto de 2008

Comentário da Semana (1)

Inauguramos hoje, uma nova secção n' "Ó mê belo Campo Maioré...".
Todos os Domingos, vamos escolher um comentário que na nossa opinião achamos pertinente e iremos expor o mesmo.
Esta semana o comentário escolhido, foi escrito no Post "Mártir Santo...Martírio para muitos...Soluções necessitam-se!", por um Anónimo.


"Olá, já vi que se quer mexer num ponto muito importante da nossa vila que é o Martir Santo, mais conhecido mar de santo, onde param todos os ciganos que estão fugidos de bairros de Lx e Porto e incluso da nossa vizinha Espanha sim não tenham duvidas de isto que os vos digo. É por aquilo que sei estão a ser protegidos por pessoas importantes.
É uma vergonha o que lá se passa naquele sitio tão bonito, sim porque que o conhece sabe bastante bem que possui umas vistas muito típica dos nossos campos. Eu conheci Aquilo sempre assim mas gostaria de levar lá os meus filhos para verem aquele sítio tão bonito e carregado de Historia e por culpa de uns poucos somos privados todos de ver e de lembrar o que realmente era aquele sítio; digo eu a essas pessoas que levem lá os seus filhos ou os netos, ou talvez alguém de fora, (os amigos políticos que vão a nossa vila de surra para lá comer uns bons petiscos a casa de estas pessoas importantes."

Pergunto eu, a quem direito, quem paga os prejuízos causados por estes poucos aos moradores de esta zona da vila, o os incómodos causados aos moradores da Rua direita, sim porque no meio disto tudo esses moradores sofrem com isto, ainda não a muito tempo presenciei uma situação um pouco desagradável para mim eu estava ali de visita a um amigo quando um grupo que vinha a subir a rua se ia metendo com os moradores desta artéria e incluso riscavam as viaturas que lá se encontravam estacionadas a e ninguém lhes podia dizer nada porque se não dava-se uma briga na Rua, querem saber outra meus amigos ja nem se pode sentar ao fresco como se fazia antigamente porque os mesmos quando vem de outras zonas de Bares"TABERNA" dos Cantos de Baixo já Alcoolizados vão p embirrando e tentando arranjar confusão com os moradores.
Bom com tudo isto como di8z outro comentário eu não sou XENOFOBO sou apenas realista este Grupo de minorias devia sair de ali e ser realojados noutra zona da vila para se poder valorizar essa zona tão Bonita. "

Anónimo, 30 de Agosto de 2008 17:57

Parece-me interessante, a maneira simples e directa como é relatado o problema, o facto das pessoas não poderem estar "à fresca" porque estes marmelos(leia-se indivíduos de etnia cigana) vêm com os copos e querem arranjar confusão, é um pormenor deverás interessante.

Comentem sff.

Cumprimentos.

Nota: O texto foi exposto tal como o autor escreveu numa primeira fase, depois da sugestão de um dos nossos visitantes, decidi corrigir o mesmo para melhor compreensão, isto sem alterar nem uma única palavra. Podem consultar o comentário no post.

13 comentários:

Anónimo disse...

Carlos Costa diz:
A ideia é boa. Mas, francamente, não teria sido melhor expurgar o texto dos erros de que está sobrecarregado?
Todos não somos demais para a defesa de um bem comum a todos os muitos milhões de falantes e escreventes da língua portuguesa.

Três horas da manhã disse...

Sr. Carlos Costa, sinceramente acho que têm razão. Pensei em fazê-lo, não o fiz por respeito a quem o escreveu. Futuramente se tal acontecer irei corrigir..alias vou fazê-lo. obrigado pela sua atenção.

Gavião disse...

Permita-me uma sugestão que é, ao mesmo tempo, um reconhecimento da correcção que tem usado no seu blogue: ajude a divulgar a questão do apelo da irmãs concepcionistas do convendo de Campo Maior.
Não se trata de uma acção de proselitismo religioso. Mais do que isso, é uma acção ditada pelo dever cívico que a todos assiste: a defesa do nosso património cultural.

Três horas da manhã disse...

O texto está corrigido.

Três horas da manhã disse...

irei abordar o assunto ainda hoje se possível. obrigado de campo maior.

Todas as sugestões são bem-vindas.

JPS disse...

Penso que a situação da população de etnia cigana está intimamente ligada ao abandono da vila histórica. Por outro lado, não concordo que sejam colocados noutro sítio, pois os ghettos nunca foram solução para nada.
Também acho que não se trata de um problema local mas se, neste caso, as autoridades não resolverem rapidamente qualquer dia vai dar-se uma desgraça.

Anónimo disse...

Então Sr. João Paulo, se a deslocação não é a solução...qual é?
Sinceramente só existe uma, mas essa não pode ser feita...

JPS disse...

Pois Sr. Raiano, será que está a pensar em correr com eles à porrada? Ou alguma limpeza étnica à boa moda do Kosovo?
Fora de brincadeiras(?) se o problema fosse de fácil resolução já alguém teria chegado lá.

Anónimo disse...

Pois olhe que não está longe da minha ideia....em frente, eu só acho mesmo que ficar parado sem nd fazer é que não é mesmo solução. Aquele sitio merece melhor. q os metam fora de ali. os recenseados no concelho ficam os outros q os metam a andar.

Anónimo disse...

Existem pessoas em Campo Maior, que há anos não passam no Martir Santo, só assim posso entender certos comentários!!!
O problema da comunidade cigana de Campo Maior, é igual ao de muitas outras que existem neste país. Simplesmente há presidentes de câmara que entendem por bem não construir casas, para estas pessoas.
Isto porque estas pessoas habituaram-se a que lhes dessem tudo de mão beijada, mais os tais rendimentos.
Vou dar uma sugestão, passem à noite na zona, e verifiquem com os vossos próprios olhos, o parque automóvel estacionado no local, e vão constatar que ali existe veiculos "novos", que custam mais de 30 mil euros. Eu sei que há pessoas que não ligam aos veiculos de mercadorias, mas certas carrinhas que ali se vêem, custam mais do que adiantei.
E agora eu pergunto, quem é afinal a minoria, quem não conhece um familiar ou vizinho idoso, que trabalhou a vida toda e não tem direito a reforma condigna, onde tem de pagar renda de casa alimentação saúde!, onde está moral de se dar dinheiro a pessoas na força da idade 18... 20..25...30...40 anos, que nada produzem para este país, que só têm como finalidade aumentar o agregado familiar, para mais receberem.
Vejo muita gente a falar em resolver o problema, mas depois ninguém os quer por perto, porque será?

JPS disse...

Em http://marebaixa.blog.com/3434595/ podem ler um artigo do Mário Crespo acerca do problema

Anónimo disse...

Eu sei q o assunto dos ciganos já começa a fartar, mas não pude deixar de ler o artigo sugerido pelo Sr. Saragoça! Tendo enconta esse mesmo artigo e da realidade que fala, eu peço aqui se não for muito, que esse mesmo artigo fosse exposto aqui no blog! Para ver a vergonha que é por vezes o nosso país!

Três horas da manhã disse...

Irei proceder ao seu pedido Sr./Sra. Chiculatera.