quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Campo Maior e Elvas querem saúde (à) espanhola!

Pediatria. Junta da Extremadura já foi contactada

Perante o que adjectivam de "falta de respostas de Portugal", os municípios de Elvas e Campo Maior querem que as crianças dos seus concelhos passem a ter acesso à pediatria do Hospital Infanta Cristina, em Badajoz, como forma de evitar deslocações a Portalegre e Évora (60 e 100 quilómetros, respectivamente).

Os autarcas já enviaram uma petição à Junta da Extremadura espanhola, onde pedem que o convénio celebrado há dois anos, que permite às portuguesas irem ter os filhos a Espanha seja alargado à especialidade pediátrica, sobretudo no que respeita aos serviços de otorrinolaringologia e cirurgia.
(...)
Segundo apurou o DN, os responsáveis espanhóis admitem "estudar" a proposta, lembrando que qualquer criança portuguesa "será atendida normalmente"nas urgências de badajoz. Contudo, contactada pelo DN, a Administração Regional de Saúde do Alentejo diz não haver necessidade de recorrer à pediatria em Espanha, porque "Évora não tem lista de espera"

(Fonte in Diário de Noticias, Roberto Dores, Setúbal; aceda à página aqui)

Eu prefiro ir a Badajoz, em detrimento a Portalegre, porém começo a sentir que o governo português se está nas tintas aqui para o nosso cantinho.

E vocês campomaiorenses, estão de acordo com que tenhamos estes serviços no outro lado da raia?

Cumprimentos.


ACTUALIZAÇÃO (16h40)
"(..)Apesar desta noticia mencionar Campo Maior, o Região em Notícias de Campo Maior contactou o presidente da Câmara Municipal, João Burrica que disse desconhecer qualquer tipo de contacto feito com a Junta da Extremadura nesse sentido, estranhando o porquê de Campo Maior ser referenciado na notícia uma vez que a autarquia não tem conhecimento de nada."

(Fonte: Rádio Campo Maior, clique aqui)

Parecia-me uma boa noticia, afinal o Sr. João Burrica desconhece este facto.

Já o Sr. Rondão Almeida, Presidente do Município de Elvas, afirma que: "Ficou estabelecido que seria assinado um acordo com o Hospital Infanta Cristina para dar assistência a todas as crianças dos concelhos da raia. Não aceitamos que uma criança que necessita de assistência tenha de fazer mais de 100 quilómetros, tendo a especialidade aqui ao lado", diz o autarca, que pretende agora aproveitar a recém criada "euroregião", que envolve vários concelhos do Alentejo e da vizinha Extremadura, para alcançar "um estatuto especial nos diversos serviços".

Estou confuso. Vocês não?

Quem andará a falar de Campo Maior em vão?


7 comentários:

Anónimo disse...

O governo devia ter vergonha, também somos portugueses e pagamos impostos. Deveriam ter atenção à raia.
Qualquer dia até a cagar temos de ir à Espanha.

Júlia disse...

Não venho comentar, mas informar que estamos prestes a retomar as actividades da AAC e, também, deste blogue colectivo sobre as tradições de Campo Maior.

Anónimo disse...

Eu préfiro ir a Badajoz.Sempre me sai mais em conta...filhóóósss.

Anónimo disse...

Quem manda em Campo Maior, pelos vistos é o Rondão. LOL

Anónimo disse...

EU tb tou confuso. Espero q esta noticia se venha a confirmar.

Anónimo disse...

Eu cá prefiro ser atentido em PORTUGAL! Os espanhóis tão-se aproveitar do "portuga"! Até já operam por desporto, para não falar das pessoas que estão a ser operadas a males que nem se quer têm! Isto é simplesmente por culpa do nosso governo que se está "marimbando" para o interior do pais! Tem q se investir mais no pouco que temos de forma a criar melhores condições! Os espanhóis que se lixem, até faz de contam que eles são a solução para tds os nossos problemas!

Anónimo disse...

O meu pais é Portugal. Eu concordo com o Chiculatera, devemos usufruir dos serviços nacionais tal como o fazem os restantes dos portugueses. ou seremos portugueses de segunda?