segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Campo Maior - Ocupação hoteleira esgotada num raio de 100 quilómetros

A poucos dias das tradicionais Festas do Povo de Campo Maior, «vive-se um sentimento de azáfama» num ambiente de «alegria» pelas ruas da localidade do norte alentejano. Quem o confirma é João Rosinha, presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior. De 27 de Agosto a 4 de Setembro, a vila raiana estará ornamentada com milhares de flores em papel, feitas pela população. O Turismo aproveita o evento. «Num raio de 100 quilómetros, a ocupação hoteleira está completamente esgotada», garante o responsável.

«Para já, do que pude perceber, 90 a 95% das ruas estão terminadas. Estão a ultimar-se apenas os pormenores de última hora de algumas artérias, que estão mais atrasadas. Esta é também a fase do início de montagem de todas as estruturas. Desde os restaurantes aos espaços, passando pela preparação do planeamento do trânsito com as devidas autoridades ao apoio médico, é o normal nestes últimos dias», relata João Rosinha.

Quanto às ornamentações e, como sempre, adianta João Rosinha, «o segredo é a alma destas festas». Segredo esse que continuará intacto até ao dia da ‘enramação’, horas antes do início dos festejos.

O presidente da Associação das Festas do Povo, evento que não se realiza desde 2004, refere que a procura tem sido «muito intensa» o que faz prever uma «afluência recorde» a Campo Maior na edição de 2011. «Para cima de 1 milhão e 200 mil pessoas», antecipa o responsável.

O Turismo já se sente, garante João Rosinha, frisando que, a uma semana dos festejos, «toda a restauração e hotelaria, num raio de 100 quilómetros da vila de Campo Maior, está totalmente ocupada».

«Estas Festas têm um impacto muito grande em toda a região do Alto Alentejo, inclusive, dentro da própria Estremadura espanhola. Isto revitaliza não só Campo Maior como todo o Alentejo», considera.

Depois de sete anos de interregno, devido à «desactivação» da Associação das Festas do Povo, João Rosinha refere que «é uma enorme satisfação ter hoje, de novo, esta grande festividade. Depois de termos conseguido eleger uma direcção em 2010, conseguimos organizar e realizar estas Festas, muito importantes para o povo», constata.

Inicialmente as Festas do Povo de Campo Maior, acontecimento que se vive na vila raiana desde o século XIX, coloriam a vila com ramos de árvores e flores naturais, mas ao longo dos tempos, introduziram o papel na decoração das ruas. E realizam-se, como «manda a tradição, quando o povo quer».

Este ano cerca de 23 toneladas de papel irão ornamentar as 104 ruas, trabalhadas por oito mil voluntários, sendo que cada dia das Festas será dedicado a uma flor em particular.

Ao todo, salienta João Rosinha, o investimento total do certame ronda os 800 mil euros, entre apoios do Turismo de Portugal, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, da Câmara de Campo Maior, da Associação das Festas do Povo de Campo Maior e da Delta Cafés, o maior patrocinador do evento.

(in Café Portugal: http://www.cafeportugal.net/pages/noticias_artigo.aspx?id=3897)

Sem comentários: