segunda-feira, 3 de maio de 2010

Especulador?!?!?

Este escalonamento dos juros da ” nossa” dívida pública, e, a intervenção externa na Grécia, é algo que é necessário perceber, não basta culpar o alvo mais fácil.

A Grécia, Portugal e Espanha, combinam a falta de competitividade aliada a um descontrolo das contas públicas e ainda um crescimento económico quase nulo. Como estes países estão no Euro não podem desvalorizar a sua moeda, para se tornarem mais competitivos.

As agências de rating chamam a atenção para as debilidades dos países referidos acima, pondo em causa que os prazos e os compromissos sejam honrados. Acreditam mesmo que a dívida pode deixar de ser paga e apostam no seu reescalonamento.

Os “benfeitores” que emprestaram dinheiro, recorrem então aos CDS (credit default swaps), que funcionam como seguros para protegerem os credores em caso de incumprimento. Os especuladores aproveitam então para anteciparem prováveis colapsos e ganharem muito dinheiro. Ao venderem dívida, os títulos de empréstimo sobem. Os governos então para se financiarem necessitam de oferecer juros mais altos.

Os governos poderão colapsar, cedendo à vontade do mercado, que especulando leva a que os países não se consigam financiar e consequentemente tenham de pedir ajudar à União Europeia ou ao FMI.

Tanto Portugal como a Grécia não são países exemplares, porém estão a ser vitimas dos especuladores. Estes especuladores tem vindo de todos os locais, até os próprios ministros, por vezes, tem dado o seu contributo negativo.

Qualquer um pode ser um especulador, caso para dizer, cuidado que com a língua…

2 comentários:

Anónimo disse...

http://futsalcampomaior.blogspot.com/

Três horas da manhã disse...

Obrigado José Saramago, pelos vistos ainda vives na blogosfera ;)