quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pensar Campo Maior...Novas oportunidades para Campo Maior!


Dia 1 de Outubro, às 21.30 Horas, no Hotel Santa Beatriz


O professor Rui Nuno Baleiras é convidado de honra do Fórum Especial “Pensar Campo Maior” que se realiza hoje no Hotel Santa Beatriz, promovido pela candidatura de Ricardo Pinheiro à presidência da Câmara Municipal de Campo Maior e pela Comissão Concelhia do Partido Socialista.

O professor universitário Rui Baleiras, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional no XVII governo constitucional, é o orador principal da conferência “Novas Oportunidades para Campo Maior – Ganhar os desafios do desenvolvimento”, que encerra o conjunto de debates e reflexões promovidos pelo PS no decurso da pré-campanha para as Autarquias Locais.

Nesta ocasião, o candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara de campo Maior, Ricardo Pinheiro, apresentará o balanço dos três fóruns.

Recordamos que durante o 1º Fórum “Pensar Campo Maior”, sobre Urbanismo, Habitação, os participantes manifestaram a necessidade de o próximo executivo municipal proceder à requalificação das entradas na vila e à recuperação patrimonial do centro histórico de Campo Maior.

A necessidade de Campo Maior dispor de um sistema público de transportes colectivos e de prever o impacto decorrente da requalificação da denominada Estrada do Retiro, recentemente assumida pelo governo português, foram duas das preocupações reveladas pelos participantes no 2º Fórum “Pensar Campo Maior.

No último fórum realizado no dia 25 de Setembro, subordinado ao tema da Acção Social, foi realçada a necessidade de o Município resolver o grave problema habitacional existente no centro histórico, tanto das famílias de etnia cigana que ali residem, como de outras pessoas que residem em condições muito precárias no mesmo local. Os participantes tomaram conhecimento do projecto “Coimbra, Cidade de Todos” que, em quatro anos, permitiu resolver um problema idêntico na cidade de Coimbra, naquela que é considerada uma experiência pioneira muito bem sucedida a nível nacional e internacional.

A necessidade de criação de mais estruturas de apoio social, designadamente jardins-de-infância e creches, e de melhorar a articulação entre os parceiros da rede social, para melhorar os serviços de assistência, foram outras notas saídas do debate.

----

Os Fóruns “Pensar Campo Maior” enquadram-se no primeiro compromisso assumido pelo PS/Ricardo Pinheiro de aplicar a metodologia do Orçamento Participativo, caso vençam as eleições municipais.

A gestão participativa defendida pelo Partido Socialista passa pelo envolvimento dos cidadãos na definição das prioridades da acção municipal, durante todo o mandato e não apenas de quatro em quatro anos.

O PS e Ricardo Pinheiro comprometem-se a incluir no programa eleitoral do Partido Socialista as prioridades definidas pela população durante a realização destes fóruns.

Estão todos convidados a estarem presentes.

(Fonte: Comissão Organizadora P.S. Campo Maior)


Saber ouvir... entender... percepcionar... e agir!

Urge que tal aconteça, pois todos queremos o melhor para a nossa vila! Aqui está a solução!

Cumprimentos.

10 comentários:

Anónimo disse...

Gosto desse primor de prosa, o PS e o candidado Ricado Pinheiro "comprometem-se" a verter para o seu programa, que por acaso à data dos foruns já estava elaborado, "as opiniãos e anseios da população", de que população? Da maioria da população ou das dezenas de apoiantes da candidatura que têm assistido aos debates (e que nada dizem)? E se è da opnião da população como referenda as questões para os ouvir?
Claro que essas "intenções" não passam de demagogia barata e de tentativa de enganar os tolos como, aliás, è hábito fazerem alguns dos seus ideólogos.
Deixemo-nos de demadogias e de pseudo orçamentos participativos, digam o que vão fazer que não seja "continuação de. . .", mas que sejam apostas firmes e que não sejam promessas de cumprimento impossivel por serem da esfera do Estado, logo, a inscrever pelo Governo no Plano de Investimentos da Administração Central ou, por serem únicamente possíveis de realizar pelo sector privado.
Sejam sérios senhores.

Anónimo disse...

É proibido, proibir ...

...mas se há posts censurados, porque-carga-de-água se faz aqui propaganda politica ( nesta fase) sempre ao candidato detentor de maiores recursos financeiros ?

...não me parece que o “omebelo” esteja especialmente vocacionado para espalhar panfletos, a não ser que tenha sido já objecto também de alguma OPA amigável... ou terá sido hostíl ?

...e fico-me por aqui...

... porque “tou” cá com uma preguiça...

Anónimo disse...

Por acaso já reparou que o PS é a última das organizações que se candidatam Nas autárquicas, no concelho de Campo Maior, vai ser a que mais tarde apresenta o seu programa? Será que podia haver no seu conceito um pouco de atitude critica para perceber que há programas que são elaborados com base na participação das populações a que se destinam?
Porque não foi às várias sessões organizadas constatar que não foram sessões de propaganda e doutrinação mas espaços de troca de informações e opiniões? Não foi porque tinha medo de ser convencido ou porque prefere criticar sem ver e sem analisar?
Acredite que nem todos pensam que a política consiste numa série de truques e de habilidades para enganar os papalvos.
Olhe: muitos do que foram têm dito que muito aprederam com a sua participação nesses encontros. Acredite que foram do melhor que politicamente se tem feito em Campo Maior.

Anónimo disse...

Não me parece que o primeiro anónimo aqui a escrever não tenha ido às sessões. Pelo que li acho que foi e concordo com o que ele diz... principalmente quando afirma que estavam lá os de sempre, e que não têm autorização para falar.

Por isso as ideias não são da população mas, no máximo, dos convidados que por lá passaram para dizer dos bons projectos de outros lados, mas que depois não são exequiveis em Campo Maior.

Um abraço

Três horas da manhã disse...

Quando se têm convicções devemos seguir as mesmas e lutar para que sejam uma realidade.

Todas as formas são respeitáveis desde que sejam correctas!

Anónimo disse...

Sabemos que quer o Eng Ricardo e mesmo o Eng Burrica serem pessoas crediveis mas temos que ter no principal orgão da autarquia quem não esteja ligado com o sector privado. Torna-se permiscuuo a mistura do publico com o privado. Não se saba onde começa um e acaba outro. Vejamos o ex das psicinas cobertas e qual será o papel do grupo Nabeiro nestas eeições pelo grande empenho que estão ao dar.
O senhor Comendador é uma pessoa digna e com papel na historia do Concelho e a importancia que ele tem para o Concelho deverá continuar a dar a sua colaboração ao concelho como até aqui.Será ser respeitado e admirado sem culto de personalidade..
Nesta mistura entre o privado e o publico quem sai prejudicado é o Estado a Camara que é gerido com dinheiro de todos nós. Para não sairmos prejudicados tem-se que separar o trigo do joio e termos na presidencia da autarquia quer no municipio quer na assembleia pessoas que não estejam ligadas a nenhum interesse privado.
Assim amigos Camponeses votemos em concsciencia e não nos esquecendo deste promenor.
Vote na CDU vote na independencia em relação ao mundo privado.
Cordiais saudações democraticas e solidarias

Anónimo disse...

há o burrica é tambem engenheiro? não sabia ou técnico?

GARCIA GORDO disse...

BE. vai organizar um jantar de convivio no restaurante..LIRA DOURADA, na rua rua da moagém em CAMPO MAIOR no dia 9-10-2009 ás 20 horas... queria a confirmação até ao dia 7-10-2009 preço por pessoa é de 4 euros tel 964737411 ou 268687367 obrigado

Anónimo disse...

Força Ricardo.Vamos trabalhar em prol de uma terra melhor.

Anónimo disse...

Quem necessita mais de quem?
O Comendador porque precisa muito de se beneficiar à custa do município, ou o município porque precisa da capacidade organizativa e da visão estratégica do Comendador?
Costuma dizer-se que "ninguém é profeta na sua terra". Será porquê?
Porque os profetas não conseguem convencer os seus ou porque os seus não têm capacidade para entender as palavras dos seus profetas?
"O Comendador Rui Nabeiro reuniu, no passado mês de Setembro, com o presidente da Câmara de Santiago do Cacém , na Sala de Sessões da autarquia com o objectivo de discutir um futuro investimento do Grupo Delta-Cafés no Parque de Empresas de Santiago do Cacém." (RNCM)
Isto deve-se a quê?
- Ao facto do Comendador estar a ficar farto de tanta ingratidão e a achar que há outros que apreciam mais os seus investimentos?
- Ou será porque, nós, que somos mais espertos, é que o topamos e não consentimos que ele ganhe mais preponderância no nosso concelho?

Sabe-se que o Comendador vai ser agraciado com uma das mais altas condecorações do Estado Espanhol: a medalha de Isabel a Católica que lhe vai ser entregue pelo rei de Espanha.
Isto deve-se a quê?
- À parvoíce dos espanhóis que andam a condecorar quem não tem mérito nenhum porque não passa de um prepotente e de um ambicioso que quer dominar tudo, incluindo o poder político no importante concelho de Campo Maior?
- Ou porque nós é que somos suficientemente esclarecidos e bem informados e bem educados, para não deixarmos que certos galos venham s enxotar do poleiro os galarozes que lá estão instalados?

Haja paciência para aturar tanta ignorância, tanta trafulhice e tanta estupidez!