terça-feira, 15 de setembro de 2009

2º "Fórum Pensar Campo Maior" - Trânsito e Infra-estruturas viárias

A necessidade de Campo Maior dispor de um sistema público de transportes colectivos e de prever o impacto decorrente da requalificação da denominada Estrada do Retiro, recentemente assumida pelo governo português, foram duas das preocupações reveladas pelos participantes no 2º Fórum “Pensar Campo Maior”, promovido pela candidatura de Ricardo Pinheiro à presidência da Câmara Municipal de Campo Maior e pela Comissão Concelhia do Partido Socialista.

O Fórum dedicado ao tema do Trânsito e Infra-estruturas viárias, realizado na noite de sexta-feira nas instalações da CURPI, contou com a participação de Maria Leal Monteiro, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, e de Angel Caballero, director-gerente dos Transportes Urbanos do Ayuntamento de Mérida e ex-director de Transportes e Infra-estruturas Viárias no governo regional da Extremadura, além de Ricardo Pinheiro e de Paulo Estadão, candidato socialista nas listas para a Assembleia Municipal de Campo Maior.

Defendendo o envolvimento estratégico de Campo Maior com as localidades vizinhas do outro lado da fronteira, através de parcerias e articulação de políticas, os oradores sublinharam a necessidade de renovação das vias de comunicação e deixaram algumas sugestões, como a renovação da Zona Industrial de Campo Maior, tendo em vista um previsível aumento do tráfego internacional de pesados. A criação de um parque de estacionamento e descanso foi outra das sugestões.

Com a requalificação da EN371, que deverá ficar concluída no próximo ano, a ligação Campo Maior-Espanha far-se-á de forma mais rápida e curta, facto que, na opinião dos participantes, obrigará as autoridades municipais campomaiorenses a planearem atempadamente o impacto que terá no concelho a circulação de mais viaturas e de muito mais tráfego pesado.

Também a proximidade da estação do TGV e da plataforma logística em Elvas devem merecer a atenção dos campomaiorenses, pelos novos fluxos de tráfego que irão comportar.

Este encontro foi o segundo de um conjunto de três fóruns agendados pelo PS no decurso da pré-campanha eleitoral para as Autarquias Locais.

O último fórum está marcado para o dia 25 de Setembro e será subordinado ao tema "Acção Social".
Os Fóruns “Pensar Campo Maior” enquadram-se no primeiro compromisso assumido pelo Partido Socialista e por Ricardo Pinheiro de aplicar a metodologia do Orçamento Participativo, caso vençam as próximas eleições municipais.

A gestão participativa defendida pelo Partido Socialista passa pelo envolvimento dos cidadãos na definição das prioridades da acção municipal, durante todo o mandato e não apenas de quatro em quatro anos.

(Fonte: Comissão Organizadora P.S. Campo Maior)


É por aqui o caminho, sem dúvida.


Que opinam vocês?


Cumprimentos

12 comentários:

Anónimo disse...

Este mesmo tema é muito bem abordado, pelo Jack The Ripper no blogue decampomaior.

Façam favor de passarem por lá também!

Anónimo disse...

Quando não há vergonha, mentir é fácil...

Realmente o PS tem dado sempre grandes exemplos aos cidadãos nos “orçamentos participativos” nos anos anteriores de governação;

... de participação em participação "pedida" aos trabalhadores, o governo do Sr. Sócrates fez-nos por ultimo participar - com o dinheiro dos nossos impostos - no pagamento da crise bancária aos “infelizes” Srs. Banqueiros do centrão.

Anónimo disse...

Então vamos lá falar seriamente, sem pensar em votos...

Discutiu-se (bem) no “fórum pensar Campo Maior” o ;

“atempadamente o impacto que terá no concelho a circulação de mais viaturas e de muito mais tráfego pesado”.
e
“Também a proximidade da estação do TGV e da plataforma logística em Elvas devem merecer a atenção dos campomaiorenses, pelos novos fluxos de tráfego que irão comportar.”

... e sendo assim, não será melhor vincar já uma posição concludente dos autarcas interessados , perante a EP, de que é preferível pararem-se as obras-do-faz-de-conta, e alterar-se o projecto que redimensione uma rodovia num futuro breve, que albergue em segurança o actual, e o já previsível aumento do tráfego pesado ?

É que se se deixarem fazer os “remendozecos” previstos agora, depois vêm “os politicamente correctos “ com a lenga-lenga habitual , que já investiram milhões nas estradas do distrito, e então não haverá verbas para mais trabalhos durante mais um século.

Anónimo disse...

Estes foruns são em minha opinião bastantes importantes porque servem para recolher opiniões sobre os temas apresentados e também para nos esclarecerem.
Deixamos de parte se o momento é o mais oportuno porque estamos em campanha eleitoral mas val mais tarde do que nunca.
É necessário antever o futuro pois se vierem a concratizar as obras que estão anunciadas é possivel que a nossa terra venha a beneficiar de alguma coisa então devemos estar minimamente preparados para aproveitar e desenvolver o nosso concelho.
A critica fácil não tem nenhum interesse temos que reconhecer que as politicas do PS não foram assim tão màs como se querem pintar.

Anónimo disse...

Realmente estes socilaistas andam distraídos... Vejam o programa do PSD e aí encontrarão a proposta dos transportes urbanos, com veículo eléctricos, amigos do ambiente e, segundo sugerem gratuitos para os cidadãos, em percursos pelos principais locais da vila.
Isto sim é uma proposta válida para a vila. O PSD parece ser uma proposta de alternativa, com ideias válidas.
Não se esuqeçam disso.

Anónimo disse...

Afinal ainda têm adeptos...


“A critica fácil não tem nenhum interesse”

Pois então bora lá todos complicar as criticas para ver se ninguém percebe o fácil...

“temos que reconhecer que as politicas do PS não foram assim tão màs como se querem pintar”.

Se não foram assim tão más pode enumerar uma boa ?

Não. Não me venha com a história dos “Magalhães” que essa é muito fácil de argumentar e não tem interesse... só, muitos e muitos interesses!!!

Anónimo disse...

Adeptos ?? O PSD ?? Em Campo Maior ?? Se calhar tem alfguns, mas nasvotações não se nota , vão sempre votar noutros candidatos ....

GARCIA GORDO disse...

olá PS. vez o condico do trabalho que tirou regalias a quem trabalha, aumentou o desemprego foi contra todos os professores, vez a reforma das pensôes daqui a 10 anos as pensões são mais pequenas, por amor de deus quem nao vei é quem não quer ver a verdade, primeiro ministro diz nos aumentamos aqui e ali, o que me interessa fazer um aumento de 1 euro a miséria está há vista de todos, é uma maneira de dizer que aumentou ai está o partido socialista, e o PSD É IGUAL, QUEM MANDOU EM PORTUGAL DESDE O 25 DE ABRIL? ai está a prova, o portugal que temos mais pobre mais, agora há alternativas para inverter esta politica de sempre do mesmo

Anónimo disse...

Então, estavam a pensar que o PS já não existia, as sondagens não lhes diz nada.
O PS fez três reformas bastantes importantes e que o país estava necessitado na educação, na saúde, na Segurança Social e recuperou as finanças.
Claro que não vão querer que vá aqui discutir agora a governação do PS que teve uma governação com momentos bons e outro menos bons como é natural ainda está para nascer quem não erre.
O candidato do Bloco de esquerda à Junta da Expectação não vai ser com os argumentos e a linguagem que utiliza que vai receber votos.
Os votantes da freguesia que eu nasci são pessoas moderadas e não gostam de esquerdismos.

Anónimo disse...

16:33 BE. é um partido democrata e não neoliberal, primeiro ponto,2ª dia 11 de outubro logo se vê o resultado, eu já disse que não tenho inimigos tenho só adversários, eu só falo a verdade para os campomaiorenses, aqui em campo maior, o meu adversário principal é o movimento do sr. presidente, sabe porquê? pela politica desse sr.estão a sofrer muita gente na parte velha da vila, e penso que vc sabe do que estou a falar.. um abraço

mariana disse...

O eng. ricardo mostra inteligência que o sr. burrica nunca teve em 12 anos. Com fatinhos de ganhão e das cassetes das saias tem o sr. burrica transformado a nossa terra num monte. para que precisamos de estradas?

Anónimo disse...

o senhor burrica que explique aos campomaiorenses porque nao pode abrir as piscinas cobertas, ele que fale a verdade.