segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Festival do Norte Alentejano


Este ano o Festival do Crato celebra o seu vigésimo quinto aniversário, sinceramente não me recordo de todos os cartazes do referido, recordo sim os últimos cinco, os quais foram todos de muito boa qualidade.

Fica aqui o Cartaz e a hiperligação, para que se possam informar (Site da C.M.Crato).

São estes exemplos, que em algumas das suas vertentes deveríamos seguir em Campo Maior. Reparem neste pormenor, festival de gastronomia e artesanato, qual foi a última vez que Campo Maior promoveu estes seus legados? Pois....

Qualidade, promoção, organização e visão, necessitam-se urgentemente, chega de inutilidades!


Cumprimentos.

5 comentários:

Silvestre disse...

O que mais choca a sã consciência de um qualquer campomaiorense que seja pessoa de discernimento, honestidade e sãos princípios, é constatar que, sendo o Crato um concelho muito extenso, tendo no seu território um número considerável de lugares e aldeias, sendo que usufrui orçamento bastante mais reduzido que o de Campo Maior, tendo passado por um período dramaticamente crítico por ter perdido as suas principais indústrias, apareça agora com uma projecção muito superior à de Campo Maior.
Porquê?
Porque há uma grande diferença entre uma gestão improvisada ao sabor dos apetites dos que se apoderaram da autarquia e a gestão estratégica desenvolvida por homens que se sabem rodear dos mais competentes para desenvolverem uma gestão estratégica orientada para a solução de problemas reais, ao encontro de verdadeiras necessidades da população, com objectivos claros e planos adequados à sua consecução.
Pobre Campo Maior que tal sorte tiveste!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Três horas da manhã disse...

Meu caro Anónimo,


Só dei a conhecer um evento que decorre no nosso Alto Alentejo, que é um exemplo de como é possível fazer MAIS e MELHOR!


A crítica construtiva é sempre positiva, mesmo que não se concorde com ela.

Cumps

Anónimo disse...

então o sr. burrica já não É DO PS? que pouca vergonha, vai pagar bem caro a 11 de outubro

siripipi alentejano disse...

Por se tratar de um evento que ajudei a criar, nutro por ele um carinho muito especial. Decorria o ano de 1983 e tinha-se realizado a 1ª Mostra de Artesanato da Região de Sâo Mamede e no final daquele certame que se realizou no Crato, em conversa com o Presidente António José Leitão sugeri-lhe que em 1984 se realizasse a 1ª Feira do Artesanato e Gastronomia do Crato,
assim nasceu. No primeiro ano (1984) contamos com uma mostra de artesato das Freguesia, havia 7 Expositores representando cada uma das Freguesia e um outro expositor para os Artesão já com alguma experiência noutros certames. Na Gastronomia socorremo-nos da prata da Casa, fizemos um levantamento junto dos mais idosos e recolhemos inumeras receitas gastrómicas. No primeiro ano começamos por servir 200 refeições porque não havia capacidade para mais. A par da gastronomia e artesanato, o Municipio do Crato não quiz descurar a Cultuta e nesse ano actuaram os GNR e o Paco Bandeira, bem como a Filarmónica do Cratro e alguns Ranchos Foclóricos e o Grupo de Cantares de Castelo Branco.
Foi uma semente lançada à terra que germinou com uma força anímica quase igual à que os Campomaiorenses têm pelas suas Festas do Povo. Em 1994 por força da minha aposentação deixei o Crato (os meus filhos são todos Cratenses)mas a Feira continuou e cada vez com mais qualidade e atingiu um nível tal que hoje é considerada um dos maiores eventos Culturais do Alentejo, é uma Feira que se Internacionalizou e que apesar dos custos elevados, tem saldo positivo.
Campo Maior é um concelho que detem elevadas potencialidades, possuimos uma riquissima gastronomia, possuimos artesanato de qualidade (os nossos ferros forjados são do que melhor há em Portugal) possuimos tradições e os nossos usos e costumes fazem dos Campomaiorenses verdadeiros arauos de uma das maiores expressão Cultural - A Festa da Flores ou dos Artistas.
A conjugação de tudo isto e a vontade Politica dos nossos Autarcas poderia contribuir para a realização de um Evento, talvez convidando os nossos vizinhos da Extremadura Espanhola e em alternância, criar-se uma Feira Luso Espanhola da Gastronimoa e Artesanato.
A idéia fica, haja quem lhe pegue.
siripipi-alentejano