sexta-feira, 3 de abril de 2009

Não diria melhor...

"Depois de uma fase de grande euforia em que surgiram vários blogues elaborados em Campo Maior e em que, cada um deles postava quase diariamente, suscitando alguns uma razoável panóplia de comentários, por vezes interessantes e de boa qualidade, assistimos agora a uma retracção assinalável.
Por um lado, há os que foram desactivados, outros reduziram e espaçaram os textos publicados e, em todos eles, se nota como que um desânimo, uma acomodação conformada como se estivessem cansados de lutar contra moinhos que nem se movem nem se manifestam, instalados que estão na sua pesada imobilidade.
Os que subsistem apresentam-se agora com muito menos qualidade, suscitam comentários escassos que, na maioria dos casos, são de uma mediocridade confrangedora.
Claro que há excepções, embora me pareça que os que atingem qualidade digna de destaque, são seguidos por grupos restritos de gente que tem uma atitude cultural algo distinta do que é usual entre a população dominante em Campo Maior.
Enfim… sem que eu compreenda bem porquê, a vila parece-me conformada com o seu triste destino de sentir que não tem destino nenhum. É triste, muito triste, assistir à aceitação de tão conformada fatalidade."
(Texto retirado do blogue De Campo Maior)

Onde andas ó salvador desta vila, que se encontra afundada na ingenuidade de quem pensa saber?

16 comentários:

Anónimo disse...

Sabem que vos digo....

Como diz a frase que celebrizou os Gato fedorento: "Falam, falam, falam, mas eu não os vejo a fazer nada!"

Assim somos nós. Inconformados e conscientes do atraso da nossa terra, mas nada fazemos para dar a volta à questão.

Maria Antónia a Justa

Avisador disse...

O problema está em que uma terra que pensa que poderá ter os seus problemas resolvidos por "um salvador", é uma terra que efectivamente não pode ter grande futuro. Os problemas de uma terra são gerados na e pela comunidade que nela vive. Por isso só colectivamente poderá resolver os seus problemas.Vejam como tanto o introdutor do tema como Maria Antónia se mostram tão incomodados com o texto e tão pouco opinam sobre as causas que geraram e sustentam esta situação de passividade em que caiu a vila. Porque não reflectir sobre as lideranças negativas que arrastam comunidades inteiras para esta monotonia? Esses falam, falam,mas só os vejo fazer aquilo que é menos importante e menos necessário.
Se vos consola muito continuar a pensar que tudo vai "no melhor dos mundos posível", deixem-se ficar "à espera de D. Sebastião quer ele venha ou nâo".
Ou será que tudo vai por este caminho porque é esse o caminho que conduz ao que mais convém aos que decidem qual o caminho por onde iremos seguir?
A questão essencial é esta: optamos por nos subjugarmos á vontade de alguns porque essa é a maneira mais cómoda de viver, ou entendemos que temos de lutar pelo bem da nossa terra?

Avisador disse...

Já agora mais um aviso:
São criaturas como a Daloendro que, entrando nos blogs como um virus de destrição, vão causando o seu descrédito. Estas mentes doentias, funcionam sempre a partir de obcessões que as fazem explodir em ataques de louca raiva sempre que se referem os objectos da sua fixação.

salvador disse...

Salvador é no sentido figurado.

...dealoendro. disse...

Com permissão do Sr. Rapaz...

Sr. Avisador:

1º post.
“Quase” completamente de acordo, mais uns pozinhos e assinamos o contrato.

2º. Post.

Não fui eu; Foi o seu ”amo-dono-senhor” que lhe colocou o freio nos dentes, ele puxa a “arreata” ou rédea, e a você só lhe resta é obedecer-lhe, obedecer-lhe, obedecer-lhe, e salivar, salivar, salivar... Ponto final.

Boa tarde.

Anónimo disse...

vocês tornaram-se uns chatos do caraças!!!!

Anónimo disse...

Todos os comentadores, mesmo os que o fazem da maneira mais bestial, dão razão ao autor do texto.
Sabem que mais? Vou passar a ir com mais frequência ao "De Campo Maior". Estou farto de aturar parvoíces.

Anónimo disse...

2ª feira - 14.00 hora, e ainda com a postagem de 6ª feira?

Já temia uma situação destas...

Maria Antónia a Justa

P.S. - será que vou ter que criar um blog?

Anónimo disse...

Maria Antónia!!! Querida!!! Isso é que eu queria ver, amor!!! anda... chega-lhe... mostra lá do que és capaz... vá, anda, Maria... anda...

Anónimo disse...

promessas é só promessas...

Apoiante da Maria Antónia

...dealoendro. disse...

Num curto período de tempo, assisti a diversas modificações nos “donos” do, e no “omêbelo...”

... mas não posso deixar de assinalar a forma surpreendente como passei (amos) a dispor de um espaço onde coloco as minhas ideias e opiniões, de forma livre, (tem dias) sobre a nossa” terra” e não só...

Dessa partilha vão-se estreitando “laços” entre “bloggueristas” ...

Isso não deixa de ser algo estranho, se pensarmos que muitos de nós utilizamos pseudónimos, para não ser-mos reconhecidos (democracia de merda) pelos nossos vizinhos, amigos, colegas de trabalho, patrões, e mesmo de familiares.

E é ainda mais estranho se pensarmos que todos nós podemos induzir em erro quem nos lê, - depende muito da “disposição” e como se lê – e dar uma ideia de realidade ( liberdade) que cada um interpreta a seu belo prazer.

Por exemplo; para alguns sou o diabo mascarado de gaja boazona, para outros serei um ancião com os pés para a cova, para outros um(a) jovem com ideias vanguardistas ou retrógradas, um “camaranês” da câmara para despistar, natural de C. Maior, Ouguela, Argélia, Arronches, Angola, enfim ...

Mas, no fundo, tudo isso não passa de um absurdo, e de uma capa.
Cada um de nós, neste espaço de liberdade, pode ter um nome diferente, mas os pensamentos não diferem muito.

Podemos ocultá-los, por medos de pressões (está na moda) pelas mais variadas razões, mas não deixamos de os ter, não deixamos de defender esta ou aquela ideia concreta, e essa essência, somos nós.

Ainda que “anónimos” porque a tal nos obrigam , não deixamos de ser, muito da verdade que somos, e que temos direito.

Do que mais gosto – neste deserto que se tornou CM – é ter (mos) ganho este ( e outros) espaço de liberdade para poder dizer sempre o que penso, e de “ler” com prazer TODAS as pessoas quer comungue ou não dos mesmos pontos de vista.

Faço pois um apelo, para que todos os; Latinos, Faustos, Joaquins, Carlos, 3HM, Avisadores, Marias Antónias, Joãos Paulos, Rapaz..., Zé Camões, Passa por...,A Guidinha de CM ( Um Bj.que bem que escreves) “Anónimos” etc.etc., façamos um esforço para que o “omêbelo” - que parece estar a passar por uma fase critica de remodelação - não venha também ele a sucumbir aos inimigos da liberdade.

Boa tarde

Anónimo disse...

Caro deAloendro, quem é não me importa, gosto da maneira como escreve, umas vezes concordo consigo, outras nem tanto, o que realmente importa é a sua participação. Eu continuei a escrever no meu blogue http://vilaraiana.blogspot.com/, se quiser passe por lá e diga de sua justiça. Quanto ao Ó mê belo... não se esqueçam que estamos a entrar numa semana de festejos e que provavelmente quem está à frente do blogue pode também ter ido festejar, afinal de contas são pessoas e não máquinas que estão por detrás de cada blogue.

carlos disse...

Amigo Deloendro
Já participei mais nos blogs de Campo Maior.
Se agora nao o faço tanto é por nao me identificar com muito do que por aqui se escreve. Não que naó ache alguns temas interessantes. Mas a deriva que se faz a partir daí, e o tipo de dialogos em que invariavelmente se cai é que náo fazem muito o meu género e daí abster-me.

carlos disse...

Mas já agora, e aproveitando a época "Enxareira" aproveito para deixar aqui o apelo:

Por favor, vão prá ribeira, comam bebam, divirtam-se.... mas por favor NÃO CAGUEM AQUILO TUDO DE LIXO COMO VEM SENDO HABITUAL!

UM POUCO DE CIVISMO.
POR FAVOR!!!

carlos disse...

.
obrigado
.

Anónimo disse...

Será que o facto de haver menos comentários, menos "bloguistas" e menos gente a manifestar-se no mundo internauta não se deve ao facto de nos estarmos a aproximar das nossas autárquicas e a um sem fim de actos eleitorais e políticos que vão preencher este ano de 2009?
Quem sabe se cada um não está a tomar posições estratégicas?
Ou quem sabe se simplesmente as pessoas se querem expôr menos?
Porque digam lá, apesar do anonimato que por aqui se demonstra mais ou menos toda a gente sabe quem é quem!!! Certo!!
Só é pena quando mais precisamos de luta garra e opiniões toda a gente tenha medo de dizer o pensa e o que sente...
Pois é meus amigos CAMPO MAIOR ESTÀ A FICAR PARA TRÁS...

E.Q.