segunda-feira, 30 de março de 2009

V Encontro de Teatro de Campo Maior

Terminou o V Encontro de Teatro de Campo Maior, que teve lugar no Centro Cultural.

Que acharam deste V Encontro de Teatro?

Assistiram aos espectáculos?

Esta iniciativa á para seguir?

O que pode melhorar?

“Abreijos”

37 comentários:

Anónimo disse...

O Melhor: o Festival no seu todo.

O Pior: Pouco público... nada de enchentes!!

A desvirtuação: Está cada vez mais "profissional". Ainda que com grupos amadores são os "profissinais" que aparecem em alguns desses grupos.

O Momento: As estreias. Bla, Bla, Bla, Mini-Bla e Axpress Arte com Yerma.

A melhorar: Teatro não é só no "Centro". Há o Teatro de Rua, o teatro descentralizado. Porque não levar ao Teatro a instituições, ao Jardim, à Zona Histórica, aos "Cantos de Baixo", aos Carvajais??

O sentimento: Foi bom mas pode ser muito melhor.

Anónimo disse...

Como já tive oportunidade de escrever no Vila Raiana, este festival foi fantástico, e certamente é uma iniciativa que deve ter continuidade. O Anónimo anterior já frisou os destaques, eu apenas acrescento a peça do Sábado, simplesmente fabulosa. Quanto a melhorar, obviamente que há sempre coisas que podem ser revistas, mas apenas a experiência de organizar eventos deste tipo dá o "calo" necessário para que tal aconteça. Venha de lá a 6ª Edição.

Parabens disse...

Está de parabens a organização do festival. Foi um sucesso! Asisti a todas as peças dos fins de semana.

Quero dar os parabens a todos os campomaiorenses que participaram neste festival. Quero destacar ainda aquele que para mim foi o espectáculo que mais me maravilhou, surprendeu e que teve uma qualidade de profissionais: YERMA - Axpressarte. Toda a historia, cenário, vestuário, musica ao vivo, bailarinas, actores... uma mistura linda, de arrepiar e prendernos à cadeira durante uma hora e pouco. Espero voltar a ver esta grande produção da Axpressarte.
Parabens a todos.

Anónimo disse...

OLá a todos,

Nao posso opinar sobre este post, pois nao assisti nem a uma peça. Teatro é uma daquelas artes que nada me diz, mas respeito de quem dela goste.

Avaliando apenas o evento: não poderia ter melhor calendarazição, pois coincide sempre com o dia mundial do teatro.
Vale a pena a continuaidade da iniciativa, pois longe da metropole, a cultura cénica não chega a todos.

Parabéns por isso.

Maria Antónia a Justa

Carlos Semeão disse...

Se aquela palerma que dá pelo nome de Urtiga e que escreve no "Decampomaior" tivesse ido ao teatro, talvez tivesse aprendido alguma coisa e deixasse de escrever daquela maneira. As coisas de que ela se lembra... Sim! As coisas de aquela criatura se lembra!

Lamium disse...

Sr. Carlos Semeão fique a saber que fui ao teatro e gostei muito agora não percebo o que é que uma coisa tem a ver com a outra ou seja como é que eu posso escrever de outra maneira só por ir ao teatro ou será que lá ensinam a escrever?

Eu estive lá! disse...

Foi uma semana espectacular!
Em relação ao público a única secção que teve menos gente foi a peça de Portalegre, as outras estiveram mais de 90% de ocupação e algumas estiveram esgotadas.

E viva ao teatro!

Anónimo disse...

era para isso sr, das 11,22, como o teatro podia vir para a parte historica? aqui se pertence ao terceiro mundo, lixo e mais lixo e tudo ao abandono, e o sr. queria o teatro para esta zona, nem pensar, todo o mundo fala de teatro, é normal há teatro todos os dias em campo maior, vamos todos dizer fim ao terceiro mundo em campo maior, o que acham? do sul ao norte de portugal, toda a gente conhece esta situação aqui da parte velha da nossa vila, os responsáveis haviam de ter um pouco de vergonha, está a chegar a hora dos campomaiorenses dizerem basta a esta situação, nunca vi na europa uma vila com tanto lixo com a nossa, castelo e muralhas tudo ao abandono, esgotos a céu aberto, lixo por todo o lado, é pior que angola é terceiro mundo, vergonhoso, é este o teatro que temos......

Anónimo disse...

Da-se !!!!! Falem do tema "FESTIVAL DE TEATRO"

Anónimo disse...

o anónimo 19,29 não gosta de ouvir a verdade' eu falei em teatro por isso estou dentro do tema

EU TIVE LA disse...

bem ja nao vinha aki algum tempo e vejo k isto levou uma grande kebra de comentarios depois do latino dar o fora ... ehehehe pois foi inteligente. agora vamos la falar da semana da cultura no nosso campo maior... sim foi maravilhoso a todos os niveis. começando por kem organizou ( esta de parabens)aos actores veteranos e aos k se estrearam no mini-bla. tiveram mt bem sim senhor, pk havemos de dar valor so aos de fora??? pois, este é um dos grandes defeitos desta terra... criticar os de dentro e aplaudir os de fora. eu fui a alguns espectaculos e tava casa xeia, kem aki diz k nao havia publico nao deve ter ido a nenhum e fala por falar... enfim .... gentinha... PARABENS AO BLA BLA BLA, AO MINI-BLA E AO AXPRESS-ARTE. FORÇA PRO ANO MAIS

VOLTA 3 AM disse...

A saída do 3h am é que fez com que houvesse uma quebra, essa do latino é de rir! Lá está mais um que não vê ou prefere não ver! As pessoas com valor em cm são banidas ou afastadas, foi o caso de certeza.
O teatro foi giro, mas não é isso que vai fazer desta CAMPO, Melhor e Maior.
Volta 3h am.

Anónimo disse...

Hó Sr. VOLTA 3 AM!
Há para aí muita dor de cotovelo!
Muita inveja de as coisas correrem bem, e as pessoas aderirem.
Viva ao teatro!

Anónimo disse...

Sr. Eu estive lá!

Antes de mais, uma saudação. Mas o que eu sinto é isto: Campo Maior tem 8000/9000 habitantes???

O CCCM leva 200 pessoas????

90% de lotação é... 180, mais ou menos???

Agora diga-me: já filas a sairem do CCCM para comprar bilhetes para as Revistas que se fazem em CM.

Onde está o público e a formação de públicos que a Câmara tanto apresenta como bandeira da cultura. Que me perdoem: Há público? Há. MAs quem é esse público? Os mesmos 180/200 que vão a tudo. E quando no 5.ª aniversário se falava em 40 mil entradas no CCCM... temo que os mesmo duzentos/trezentos, tenham entrado lá, umas 2000 vezes (é claro que é o número é excesso, até para mim. Apenas evocativo, mais nada). Mas o facto é que a formação de públicos que se fala atingiu uns 500 dos 8000/9000!!!! Talvez mais ou menos.

Um abraço.

eu tive la disse...

bem ja vi k este senhor para alem de observador deve ser matematico ( contablista) para fazer tanta conta.... mas quem disse que as pessoas sao sempre as mesmas a ir aos espectaculos? por acaso o senhor e porteiro la?? ate parece.. mais ainda, o senhor k saiu ( uma saida inteligente)3 horas da manha nao deu tanto nas vistas a sua saida como a do latino... pois foi bem dito kd se referem á dor de cotovelo de alguns ... hehehehehe

Anónimo disse...

Quem diz que nao havia muito publico esteve lá na maioria dos espectáculos. Eu não acho que tenha estado pouco publico. Acho que esteve o mesmo de sempre, o unico que vai a tudo, e que são poucos, isso sim, relativamente a uma população que, na sua maioria, não procura os espectáculos do CCCM.

E por isso digo: a formação de publicos está a falhar. Mas isso não quer dizer que seja culpa exclusiva do municipio. Há outros culpados que são os responsáveis pelas forças culturais.

Infelizmente e sem ser uma critica negativa alguns grupos fazem cultura para os amigos. e não vamos falar dos grupos mais ligados à Câmara. Por exemplo: A Ad Septem Ars. Ainda não vi nada e o que me vou apercebendo, que é pouco, parece-me que é mais uma associação para juntar meia duzia de "cultos" e pouco mais.

Há que descer ao nivel do povo, para cativar o povo. E depois formar o povo. E quem não perceber isto está a realizar uma má politica cultural e educacional. Não s epode dizer ao "povo" que subam ao nivel dos culto. Não se lhe dá pérolas à espera que eles lhes digam o valor delas. Para eles as pérolas, se não lhes forem mostradas desde a sua concepção, serão apenas pedras e mais nada.

Se querem que os "incultos" percebam a cultura temos de começar por lhe dar "pedras da calçada" mas não podemos deixar-nos ficar por aí, por perguiça apenas. Aos poucos vamos subindo os padrões.

Levar cultura ao Centro histórico, sim. Fazer um concerto ao lado do "desparecido" relógio dos Cantos de Baixo, por qe não. Colocar ali alguém a cantar e a tocar, coisas sem ser "pimba". Levar a dança ao terreiro. Levar mais espectáculos ao jardim. "Ah, mas é Inverno"!!! Azar. Não fizeram as crianças andar no Natal, ao frio e ao nevoeiro, de noite, pelas ruas, quando isso (isso sim) não faz sentido nenhum.

Formação de públicos não é formar "um" público que vai a todas. É formar todos para quererem ir a todas. Mesmo que cheguem à bilheteira e já não haja bilhetes e tenham de esperar pela reposição, e obrigar a fazer a reposição.

Os jovens da Secundária foram execráveis numa tarde no CCCM ao verem a excelente peça do Bla, Bla, Bla, "Pessoas". E eu pergunto-me: então a Câmara não apregoa a formação de públicos? Onde está? Não vejo? É que se andam a formar aquele grupo que vai sempre ao teatro (e que, mesmo esses, tenho as minhas duvidas sobre a sua formação, ao lembrar-me do barulho em algumas peças, deste V Encontro, ao lembrar-me que, com os actores em palco, houve gente a sair e a entrar da sala. Em Inglaterra não saiam e não entravam, de certeza).

Não me alongo mais. Mas muito mais teria para dizer. Esqueçam o que eu disse, se quiserem, porque é mais fácil fechar os olhos e dizer que está tudo bem. Mas eu não critico só por criticar. Nada tenho contra este executivo, ou qualquer outro. Acredito que fazem o que podem. Ainda quero acreditar na boa vontade. Apenas todos têm as suas limitações. E os que vierem a seguir serão iguais ou piores, garanto-vos. Apenas não pensem que só porque são amigos do Presidente não podem dizer-lhe e dar-lhe ideias. Ele até agradece.

um abraço

sou o anónimo das 11.22 e das 21.34

Anónimo disse...

Senhor eu Estive Lá. Se não se sabe comportar, é problema seu. Estou a tentar manter uma conversa aqui. Não sou matemático, mas vou ao Centro Cultural. Sou mais um desse numero que são sempre os mesmos. E não é preciso ser porteiro para reconhecer caras e ver que, na base do centro cultural está sempre um unico grupo de pessoas.

E para si não falo mais.

Um abraço

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 22:44, concordo em pleno consigo quando diz que se deve levar o teatro às pessoas, aliás, o teatro, a música, a fotografia ou a pintura. Qualquer tipo de arte deve ir também ao encontro das populações, essa é sem duvida uma ideia a considerar. Quanto ao facto de serem sempre os mesmos, confesso que desta feita vi por lá muitas caras novas, o que muito me apraz, mas concordo consigo no facto de não serem ainda as suficientes.

P.S. - Aos que ainda falam sobre a minha saída, esse é um tema que já foi mais que debatido, e não foi certamente por eu ter saído que o blogue ganhou ou perdeu. Saí, como já o disse inúmeras vezes, porque em determinada altura deixei de me identificar com o projecto, projecto aliás a que dou continuidade no meu blogue blogue Vila Raiana (http://vilaraiana.blogspot.com/).
Sou pelo debate de ideias, sou pela discussão de ideias e ideais FUNDAMENTADOS, não sou pela brejeirice nem tampouco pela ofensa fortuita e gratuita. Só não erra quem não trabalha, só existe evolução se houver debate de ideias, mas também só há evolução se houver civismo na maneira como lidamos uns com os outros apesar das diferenças.

(Aos donos do blogue as minhas desculpas pelo testamento e por na parte final me ter desviado do assunto o tópico)

Ao teu lado disse...

lixo na zona antiga de campo maior?? numca vi, ate pk somos elogiados pelos forasteiros pelas ruas limpas de lixo, a nao ser k se refiram a outro tipo de lixo. Por favor moderem essa raiva. Quanto ao Senhor Latino eu so comentei a sua saida pk foi notoria. Peço desculpa se por acaso o ofendi com as minhas modestas palavras.

Três horas da manhã disse...

Boas noites meus caros,

Muito me preza voltar por aqui e comentar, não que não venha cá, mas na verdade não tenho comentado.

Quanto ao tema do post, bem a V semana de Teatro parece ter sido uma aposta ganha, tal como se esperava, pois existe um grupo de pessoas que gostam e seguem com esmero a maioria das peças.

Obviamente, que se os que forem sempre ao Teatro forem os mesmos não existe uma formação de público, mas nem talvez seja por aí o caminho, pois é bem mais complexo e requer iniciativas de outra índole.

Nunca fechei a porta ao blogue, talvez um dia volte. Quanto à saída do Latino, foi algo que "empobreceu" o blogue, pois editores com qualidade são sempre uma mais valia para os blogues.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro(a) Ao Teu Lado, claro que não me ofendi, nem sequer levei as coisas para esse lado, apenas me limitei a explicar mais uma vez o motivo da minha saída, bem como o dizer que na minha também modesta opinião não ache que o blogue tenha perdido com a minha ausência. :)

Dar nozes a quem não tem dentes!! disse...

Onde pára o trabalho da Ad septem ars?????????
Os "salvadores da pátria"?
Até agora tiveram uma iniciativa, mas realizada com pessoas alheias à associação!
Ja está agendado um novo espectáculo. Um concerto coral, novamente com musicos alheios à associação!
Será que o objectivo desta associação é ser uma Agência de espectáculos???????

Anónimo disse...

Lamento que se continue a denegrir e a enaltecer pessoas, factos e situações de forma sectária e consoante o lado do "hemisfério" em que se encontram e sem sentido critico das situações.
Nem o Centro histórico está tão sujo nem se formam culturalmente "tantos" públicos.
Tem razão quem diz que em cada sessão mais de 60% do público são os habituais espectadores, os que vão a todas.

Anónimo disse...

Lamento que se continue a denegrir e a enaltecer pessoas, factos e situações de forma sectária e consoante o lado do "hemisfério" em que se encontram e sem sentido critico das situações.
Nem o Centro histórico está tão sujo nem se formam culturalmente "tantos" públicos.
Tem razão quem diz que em cada sessão mais de 60% do público são os habituais espectadores, os que vão a todas.

Anónimo disse...

o anónimo das 23,19 o sr. não conhece campo maior de certeza, diz que a parte histórica que está limpa, não diga mentiras parece mal, venha aqui á porta da vilajá vei a lixeira, e toda a parte velha da vila está ao abandono, ruas cheias de buracos, está há vista de toda a gente e só lixo, agora vem a dizer que está tudo limpo, por favor fale a verdade, este é o nosso teatro que tem o nome «TERCEIRO MUNDO»

Viva ao teatro! disse...

Sr. anónimo 12:11

Para si só tenho a dizer as palavras que os actores dizem antes de entrarem em palco!!!
O que tem a vêr o que está para aí a dizer com o post, a sua casa é que deve estar um pouco suja!

Cumprimentos,
e viva ao teatro!

Anónimo disse...

12,24 já vi que você é um triste, nem merece resposta a minha cultura não deve ser a sua, se diz que a parte histórica está limpa se a sua casa estiver assim, já percebi tudo, é o seu teatro «O LIXO«

Anónimo disse...

o joaquim é o rapaz que está sempre a referir a expressão "terceiro mundo" e chato para caraças... xiça. ainda não o vi varrer nada e já agora... fale teatro e não da sua rua...

já estou mesmo a ver aqui um post no blog que o tema seja "hoje vamos falar sobre alimentação saudavel, quais axam que são os alimentos mais saudaveis?" lá vem logo o rapaz a dizer:

"saudavel?? aqui na zona histórica é só lixo, nada é saudavel, isto é o TERCEIRO MUNDOOOOO!!!"

por amor de deus... já chega.

você está muito pouco saudavel da cabeça... desapareça do blog. já cança.

o bloco está mt mal representado

Anónimo disse...

cansa*

sou aqui o de cima

Anónimo disse...

você está muito mal enganado, põe-se advinhar, não sei como não lhe sai a lotaria, não é só você que não gosta de ouvir a verdade, há mais, é por isso que temos uma vila muito agradavel, sr. 15,02 veja a realidade por favor, de campo maior, depois fale honestamente, o sr. não deve ganhar 300 euros, senão falava doutra maneira, a verdade um abraço

Anónimo disse...

Mas que raio de conversa para aqui vai hein!!! O que o senhor diz não é verdade nem mentira... mas o que é de facto é completamente fora do contexto do tema. É isso que lhe estão a querer dizer joaquim. O que tem os 300 euros a ver com o encontro de teatro.

Será de lamentar, concerteza, mas o que tem isso a ver com isto?

Mas que diabo hein!!! O senhor parece não acordar... há problemas em muitos lados, e não só à sua porta. E há outras coisas bem feitas que, se não sair pela sua porta, nunca verá.

Quanto aos problemas sociais... concerteza que é lutar para eles. Mas diga-se de passagem que nem o seu partido o parece querer fazer. Se quisessem já tinham arranjado um candidato para ir para a rua começar a apresnetar propostas. O facto é que continuamos apenas a poder votar em dois: burricam ou branco/nulo. Irra... falam, falam, falam, mas não os vejo a fazer nada. E o outro (burrica) fala, fala, fala e faz alguma coisa. Mal feita ou bem feita, mas faz...

O senhor já devia era ter saido dos blogs e ido para a rua a presentar o seu programa eleitoral.

Já chega Joaquim. CHEGA!!! Estamos fartos de si, e da sua incapacidade para ver para lá da sua porta. Se o senhor fosse presidente da Câmara deus nos livre!! Era tudo feito, mas à sua porta. O resto da vila ia pó ca...... comporte-se homem!!!!

Anónimo disse...

21,30, já vi que o sr. percebe um pouco de politica, mas tem que respeitar as ideias de cada um, só assim pode ser democrata, em breve vai conhecer o candidato há junta de freguesia da expectação pelo BE. um abraço

Anónimo disse...

olha que engraçado amigo joaquim. Logo quem para falar de respeitar as ideias dos outros. Um homem que sabe sempre mais que os outros sobre a vila, a democracia, as temáticas todas. Um homem que sabe tudo sobre tudo e que mais respeita as ideias de todos neste forum de debate...

Ora... olhe para si... limpe o seu quintal antes de querer limpar o dos outros.

E já agora: Vamos conhecer o candidato à junta da expectação??? Que bom!!! Mas então isso quer dizer que para o restante está complicado. Em particular para a Câmara, não!!! É que, caso não saiba, as juntas pouco ou nada decidem. As decisões tomam-se na Câmara. Do que me serve um presidente de junta??? Olhe que também, se o melhor que tem para jogar para cima da mesa é um candidato a uma junta, tenho a dizer-lhe que o senhor tem para ai um fraco jogo. O "Stright Flush" está noutras mãos.

WAKE UP!!! (Eu traduzo: ACORDE!!!)

Anónimo disse...

o amigo nesse sentido conhece muito pouco o que está a dizer, dos poderes das juntas, é o poder que está mais perto das pessoas e com vontade de trabalhar para bem do povo, para mim tem muito valor, o povo já está cheio do socialismo de meia tejela, nós temos um bom programa para a parte velha da vila para limpar a cara de campo maior, e fazer outra imagem de desenvolvimento para a nossa vila, o BE. quer inverter a politica em campo maior, o amigo podia apoiar o BE. era bom para campo maior, dêem força aos partidos mais pequenos para nós ter uma palavra a dizer, xau

Anónimo disse...

E no dia em que o partido mais pequeno se tornar um partido maior, podemos deixar de o apoiar... ah... não me venha com tretas. Mais perto das pessoas??? sim, tem razão... Mas em termos de decisão... decide o que??? Nada de nada...

Anónimo disse...

terceiro mundoooooooo

Anónimo disse...

ola a todos, nunca vim aki comentar mas venho hoje porque adorei o encontro de teatro...todos muito bem...sim senhora!!!!

em relação ao publico...pois realmente é sempre o mesmo, mas são as pessoas que gostam e apreciam este tipo de espetáculos....é como tudo...a quem goste de futebol e á quem não....mas enfim.....

tambem em relação ao teatro na rua...ouvi um passarinho dizer que a proxima produção da axpress-arte vai realizar-se na rua......

gente que inova!!!!!

um abraço a todos