terça-feira, 31 de março de 2009

Refinaria na Extremadura Espanhola...

“O ministro do Ambiente remeteu hoje para "no máximo daqui a duas semanas" a divulgação do parecer da tutela sobre o impacte ambiental que a refinaria Balboa, na Extremadura espanhola, irá ter em território português.

Francisco Nunes Correia falava hoje em Lisboa à margem da cerimónia de assinatura de protocolos de duas medidas de desincentivo do uso do transporte individual, que envolvem a Galp Energia, a Carris e o Governo.
Questionado pelos jornalistas sobre se o parecer já está concluído, Nunes Correia disse que estará pronto dentro de pouco tempo. "Estamos a trabalhar nele. Dentro de, no máximo, duas semanas ele deverá ser conhecido. Em princípios de Abril deverá ser conhecido", disse o ministro.
A 10 de Março, o ministro tinha dito que Portugal iria pronunciar-se até ao fim deste mês sobre os efectivos impactos ambientais. "Portugal irá pronunciar-se sobre este assunto até finais de Março de 2009 e fá-lo-á com toda a competência e objectividade e com base numa análise rigorosa sobre os efectivos impactos que essa refinaria terá em Portugal", garantiu em sede de comissão parlamentar o ministro Nunes Correia.

A 27 de Fevereiro, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, tinha adiantado que o parecer seria divulgado na primeira quinzena de Março.
A refinaria está projectada para o município de Santos de Maimona, província de Badajoz (Extremadura), a cerca de 100 quilómetros da fronteira com Portugal, e a sua construção tem suscitado críticas dos dois lados da fronteira, de ambientalistas portugueses e espanhóis, assim como de autarcas alentejanos e investidores turísticos em Alqueva.
Os receios são que a refinaria prejudique o ambiente e a saúde pública, sobretudo com a contaminação do ar e da bacia hidrográfica do rio Guadiana e da albufeira de Alqueva, para onde estão previstos projectos turísticos.

O primeiro-ministro, José Sócrates já sustentou que a refinaria Balboa não deverá ser construída "se puser em causa os valores ambientais" de Alqueva.

O parecer do ministério sobre a refinaria projectada para a fronteira luso-espanhola tem em conta os vários pareceres de outras entidades, incluindo de associações ambientalistas, que foram entregues no âmbito do período de consulta publica que terminou em finais de Fevereiro.”
(in Linhas de Elvas)

Refinaria sim ou não?

Cumprimentos

10 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com o nosso PM, se se puser em causa os valores ambientais do Alqueva, refinaria não, obrigado.

Anónimo disse...

claro que não

ass. de la rocha

Anónimo disse...

claro que não

ass. de la rocha

Anónimo disse...

claro que não

ass. de la rocha

Anónimo disse...

claro que não

ass. de la rocha

Anónimo disse...

14,03 uma coisa é certo, se o governo espanhol, se tem essa ideia de fazer a refinaria, faz e o governo potuguês diz que sim, não tenho qualquer dúvida o PM. é só política falsa, ainda se fia nesse homem?

Anónimo disse...

TERCEIRO MUNDOOOOOOOOO...

Anónimo disse...

oi

...dealoendro. disse...

Perfeito pá ! Também penso que não há petróleo que nos desconstrua !
... boa tarde também para ti.
Volto(amos) depois da escuridão.

Boa noite.

carlos disse...

"O parecer do ministério ... tem em conta os vários pareceres ... incluindo de associações ambientalistas ..."

Num país de "paus mandados" como é o nosso, se o projeto da Refinaria dependesse apenas dos protestos ambientalistas estavamos confessados...
Mas como sabemos, têm mais peso os interesses de um homem do que o interesse comum pelo ambiente (para além do desprezo a que se costumam votar as causas ambientalistas no nosso portugal).

Há horas felizes e por sorte saiu já a terreiro o protesto de José Roquette, empresário com interesses turisticos e comerciais na bacia do Alqueva. E aí a coisa pia mais fino.
Um sinal para estarmos otimistas!