segunda-feira, 9 de março de 2009

Campo Maior tem FAME...

"Trata-se de um financiamento que pretende estimular a inovação e orientar investimentos a realizar por Micro e Pequenas Empresas para a melhoria dos produtos/serviços prestados, com vista à modernização das empresas e a adaptações empresariais decorrentes de imposições legais. É simultaneamente um produto financeiro inovador e atractivo comparativamente aos produtos da mesma natureza disponibilizados no mercado. Podem ser financiados pequenos projectos de investimento, de uma forma exclusiva ou complementar aos capitais próprios ou a capitais provenientes de outros mecanismos de apoio.

No Norte Alentejano o FAME encontra-se em funcionamento nos municípios de Avis, Alter do Chão, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Marvão, Gavião, Nisa e Sousel.”
(in site Câmara Municipal de Campo Maior)

Já algumas vezes, aqui se falou da falta de iniciativa do Município, ao nível de questões relacionadas com o desenvolvimento local e as poucas ajudas que este prestava. Pois bem, aqui temos uma iniciativa muito boa a esse nível.

Não é a solução para todos os problemas, mas poderá significar uma ajuda muito importante na procura de oportunidades que vem com esta crise

Espero que as empresas campomaiorenses saibam aproveitar.

Que opinam sobre o FAME?

Cumprimentos

PS:Não se esqueçam de ler as letras pequeninas!

4 comentários:

Zé Camões disse...

Meu caro é uma mais valia, no entanto devo deixar aqui o aviso à navegação, esse tipo de incentivo quase não tem divulgação, se me permite a expressão, “É para inglês ver”.
Existe outro grande programa que apoia o investimento mas de uma forma mais específica, o Programa Leader +.
Este programa que eu bem conheço aposta no investimento em meio rural, visa desenvolver projectos de cariz local que tenham um impacto que assegure o desenvolvimento sustentado da comunidade, criando postos de emprego, divulgando produtos e serviços regionais, apostando no investimento em desportos de aventura e proporcionando o contacto com a natureza e meio rural envolvente.
É uma pena que ninguém recorra a esses fundos para elaborar um projecto de qualidade, sabemos que Campo Maior tem matéria-prima, falta o espírito de risco e de coragem que procure uma aposta no meio rural.
No entanto critico fortemente as entidades locais que nada fazem para divulgar tal iniciativa, cabe-lhe o dever de difundir este bem precioso, esta oportunidade de futuro. Longe vai o tempo em que só os agricultores recebiam para semear, com programas deste género, ou melhor, com subsídios para jeeps e para piscinas e para o raio que os parta.
Meus caros deixo-lhe aqui o link para que possam dar uma vista de olhos e quem sabe se não lhes surge alguma ideia interessante.
Boa semana.

http://www.leader.pt/

Anónimo disse...

Aliado a esse projecto há também o MODCOM (http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=2481), onde é possível recorrer a subsídios para a Modernização de Empresas, com fundos perdidos até 50%.
Sem duvida boas noticias para quem se quer modernizar e evoluir de maneira a poder competir com a demais concorrência.

Anónimo disse...

Isso é mesmo para Ingles ver.
Quem quer investir numa area que não exista no nosso concelho ou fazer novas instalações já não pode concorrer ao fundo, ou então tem que adquirir o terreno e fazer a construção primeiro através de um emprestimo bancario e só depois pode concorrer ao FAME.
Se já se endividou com o banco para que quer ele o FAME?

Kustanilha disse...

É uma mais valia sem dúvida!
Agora se os campomaiorenses vão beneficiar, isso já não sei.
Eu quando vejo algo que traz mais valor elogio.