quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

De Blogue a Blogue... Dualidades

Hoje trago até vós outro blogue, este de origem Elvense. O Dualidades é composto por dois editores, o NP e o JP. Ambos são naturais de Elvas, porém o JP reside em Lisboa. Neste blogue os temas abordados são variados, tendo a perspectiva de duas pessoas que vivem em dois pontos distantes que tem tanto de igual como de diferente, uma Dualidade!

----
Como surgiu o “Dualidades”?
NP / JP : O Dualidades surgiu por acaso, num almoço de amigos com a Maria do Consultório e o Eskisito, dois ilustres bloggers com raízes familiares em Elvas mas a residirem no Ribatejo por razões profissionais. Conseguiram despertar-me a curiosidade para o mundo da blogosfera. Daí até à ideia final com o sócio JP foi questão de dias.
Recomendo a leitura do post do dia 11/01/2008 (http://asdualidades.blogspot.com/2008/01/porque-que-eu-tenho-um-blog.html), que explica um pouco como isto começou.


Qual o objectivo do “Dualidades”?
NP : O Dualidades pretende espelhar duas vivências, uma na capital e outra em Elvas, com as semelhanças e divergências que elas podem apresentar.

JP: O primeiro objectivo do Dualidades, pelo menos da minha metade, é pôr por escrito algumas ideias e opiniões que me vão surgindo pela cabeça e desta forma dar azo ao gosto por escrever e partilhar essas ideias e opiniões com outras pessoas.


NP/JP: Passado um ano e alguns meses desde a abertura do “Dualidades”, que balanço fazem do blogue?
NP : Na minha opinião o balanço só pode ser muito positivo. Temo-nos divertido muito a mandar “bitaites” e a ouvir outras opiniões de amigos e conhecidos e de perfeitos desconhecidos que descobriram o nosso estamine e fazem o favor de ir passando por lá.

JP: Exceptuando algumas parvoíces que já aqui foram ditas/escritas, resultado de dias menos inspirados e da obrigação que nos colocámos a nós próprios de todos os dias publicar um post, o balanço é bastante positivo. É enorme o prazer de ver que já temos leitores assíduos, que conseguiram encaixar na sua rotina diária o hábito de dar um saltinho ao Dualidades e já conseguimos passar para lá do universo inicial de amigos e familiares que eram coagidos a vir visitar o Dualidades. :)


Qual o seu post preferido até hoje?
NP : Bom…os meus posts preferidos são aqueles em que consigo transmitir estados de alma e esses mesmos estados chegam às pessoas que o lêem. Por esse motivo escolho o post do Dia de Pendões (20 de Setembro) ou o post do meu balanço ao ano 2008.


Qual o seu post preferido até hoje?
JP: A escolha não é fácil e podia escolher vários, mas porque foi um tema que me tocou de alguma forma, embora não directamente, escolho o post do dia 07/01/2008 (http://asdualidades.blogspot.com/2008/01/at-que-o-registo-civil-nos-separe.html), com o título “Até que o Registo Civil nos separe”.


O Dualidades venceu o prémio Zé de Mello, na categoria Blogosfera Local (Elvas), o que é fruto do reconhecimento que o blogue tem, que significado tem este feito?
NP : A nomeação já nos deu uma grande satisfação, atendendo ao prestígio que o blog Zé de Mello tem na blogosfera elvense e regional. A vitória deveu-se, com certeza, à dedicação de amigos e familiares aos quais coagimos. :)

JP: Significa que este quase ano e meio tem valido a pena. Que estamos a escrever e que há pessoas que lêem e gostam.


Como se vê desde Lisboa o Alentejo?
JP: Apesar de já não ser tão evidente como acontecia há 10 anos atrás, quando me instalei aqui pela capital, noto que ainda existe algum desconhecimento daquilo que é o Alentejo e aquela ideia associado do “lá longe”, “as planícies”, “a calmaria” e “onde não se passa nada”. Noto também que o Alentejo é visto num sentido bastante lato. Regra geral, as pessoas não têm a noção de Alto Alentejo ou Baixo Alentejo, de Portalegre, Évora ou Beja. É apenas o Alentejo. Uma região que existe numa parte do país, por onde alguns até já passaram mas outros nem por isso.


O Dualidades trata de vários temas, fugindo às “polémicas locais”, durante as eleições locais, o blogue irá ficar a imune ás referidas?
NP : O Dualidades visa valorizar Elvas e destacar o muito que tem de bom, dando-a a conhecer a quem nos lê, o seu património, os seus usos e costumes, o seu cartaz cultural. Polémicas nunca foram o nosso forte e não me parece que venham a ser…

JP: Ao contrário de outros blogues amigos, que já tiveram alguns dissabores por simplesmente quererem discutir questões relacionadas com Elvas e a vida do Elvenses, nós não queremos entrar muito por aí. Não significa, claro, que todo e qualquer tema que seja polémico esteja afastado do Dualidades. Apenas não fazemos disso uma linha de orientação.


Elvas em si não será uma dualidade?
NP : Com certeza que sim. Tudo na vida cabe dentro do conceito de dualidade. A maior dualidade que Elvas tem é o seu imenso potencial e o pouco que tem sido valorizado pelos sucessivos governos de Lisboa.


TGV significa esperança?
NP : Com certeza que sim. Tudo o que atraia investimento para a região é sinónimo de esperança. Esperemos que o TGV e a Plataforma logística passem depressa das intenções para as concretizações.

JP: Eu tenho uma opinião um pouco reservada e céptica em relação a isso. Espero estar enganado. Mas quando foi construída a A6 também se pensava que iria mudar muita coisa. No entanto, creio que pouco mais mudou do que a velocidade com que se vai de Lisboa a Madrid e vice-versa. Vejo o TGV um pouco por aí. Vai permitir que as pessoas viajem com maior rapidez entre as duas capitais mas não acredito que Elvas retire grandes dividendos desse investimento. Creio que seria bem mais importante para Elvas e criação do já várias vezes falado eixo estratégico que iria Elvas ao porto de Sines.


Conhecem Campo Maior? Que imagem tem de Campo Maior?
NP : Conheço Campo Maior há muitos anos, desde os tempos em que “O Elvas” ia jogar ao Estádio Capitão César Correia, enquanto o nosso Municipal estava a ser relvado. Além do mais, por motivos profissionais, tenho relação diária com Campo Maior há 13 anos. Considero Campo Maior uma terra de gente determinada e bairrista onde tenho alguns muito bons amigos.

JP: Conheço Campo Maior desde os tempos em que era miúdo e ia com os meus pais visitar uma tia que aí vivia e também de irmos à Festa da Flores. Uma das imagens de marca da Vila. Outra imagem de marca da Vila, e que é incontornável, é a indústria do café e marca Delta (mas não só). Creio que isso, de certa forma, faz de Campo Maior um pequeno oásis no Alentejo no que toca a oportunidades de emprego.

Elvas e Campo Maior, como concelhos vizinhos não deveriam ter uma maior unidade?
NP : Sem dúvida. Na verdade existe uma complementaridade entre ambos os concelhos que se revela nas relações quotidianas. Para que tenhamos voz e possamos ser tidos em conta, precisamos ter massa crítica e essa só pode advir da união. Juntos somos mais e mais fortes.


Querem deixar alguma mensagem aos leitores do "Ó mê belo Campo Maiore…"?
NP : Aos autores do blog um agradecimento pelo simpático convite, uma vez mais os parabéns pelo título de melhor blog da região atribuído pelo Zé de Mello e os votos de que continuem como até aqui a fazer um bom trabalho em prole da vila de Campo Maior. Aos leitores do blog convido a que passem no Dualidades e deixem os vossos bitaites sobre os temas que diariamente pomos a debate.

JP: Que contribuam, de forma construtiva, para que continuem a ser tratados e discutidos, os problemas e todos os pontos de interesse para Campo Maior. E já agora, para aqueles que ainda não conhecem, que dêem um saltinho ao nosso espaço Dual e deixam a sua opinião. São sempre bem-vindas. :)

Dualidades
----

Estão à vontade para comentar.


Cumprimentos.

PS: Visitem o Dualidades.

10 comentários:

Anónimo disse...

Gostei, embora teho gostado mais das entrevistas iniciais, mas esta segue muito esse tipo.

Anónimo disse...

Mais um...

Anónimo disse...

Parabéns ao Dualidades!

Parabéns Ó mê belo Campo Maiore!

MS

Elvascidade disse...

Parabéns pela entrevista, outro grande blog.

Anónimo disse...

Gostei muito das respostas do JP emboras as do NP também não sejam más. :)

Obrigado.

Zé Camões disse...

É um local que está de parabéns.
Ontem a sua postagem rolou : )
Cumprimentos

Sr Inspector Elvense disse...

Muito interessante a leitura de esta entrevista.
Estão de parabens os 2 blogues participantes.

Kustanilha disse...

Boa entrevista e realço a união que deve existir entre todos os concelhos vizinhos

Anónimo disse...

Parabéns, às estrelas entrevistadas!!Conseguiram muito bem retratar a Dualidades!!
Parabéns tb à inciativa do "Ó mê Belo Campo Maiore" :o)
E já agora, aproveito para os congratular aos dois espaços por divulgarem o nosso alentejo!
AP

Scottish disse...

Não poderia deixar de passar por aqui e dizer que a entrevista está bastante interessante! O NP e o JP conseguiram retratar o que é o Dualidades.
E foi uma entrevista de gente importante :) Nada menos que os premiados Zé de Mello a nível da blogosfera local e regional.
Continuem ambos blogues a promover as nossas terrinhas!
Grande Abraço