quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval Campomaiorense...


A pedido de várias famílias aqui vai…

Eis que chegámos ao final de mais um Carnaval, em Campo Maior o saldo é muito positivo, todavia deveremos dividir esta análise em duas, por um lado analisar o que foi o desfile em si e outra o Baile de Carnaval e o Concurso de Máscaras.

O nosso Carnaval na minha opinião, peca pela falta de sátira social, porém é algo nosso, é mais na base da brincadeira, é também um pouco "tosco", o que lhe confere veracidade, alegria e diversidade.

Tudo se iniciou na passada sexta-feira, com o desfile das crianças, o qual foi muito animado.
No sábado, foi a vez dos mais graúdos desfilarem pelas ruas de Campo Maior, estiveram presentes dezanove carros alegóricos e cerca de mil comparsas (não os contei...), tendo sido ontem a vez de Degolados de ver passar o corso, embora este fosse notoriamente mais fraco do que o do Sábado.

Os Campomaiorenses, saíram à rua em massa para participarem e assistirem ao desfile, foram de facto tardes bem passadas. Não me recordo de um desfile com uma dimensão tal, uma boa iniciativa da Câmara Municipal, poderemos mesmo afirmar com segurança que Campo Maior assistiu ao maior Carnaval de sempre, isto sem necessidade alguma de recorrer a comparsas espanhóis.

Quanto ao Baile no Centro Comunitário, foi de salutar ver tanta adesão também. O senão deste Carnaval, vai mesmo para o Concurso de Mascaras, o qual ano após ano é sempre entregue a um grupo restrito de pessoas, deveria ser um concurso democrático e justo. Deixo aqui uma sugestão, para o próximo ano deixem ser os comparsas através de votação a escolherem os vencedores, seria sem dúvida mais justo.

Esta última situação não escurece o Carnaval 2009 em Campo Maior, estão de facto todos os participantes de parabéns, a extensão do Carnaval a Degolados é também sem dúvida uma aposta ganha, para o ano há mais…

E vocês que acharam do Carnaval Campomaiorense?

Cumprimentos.

19 comentários:

Anónimo disse...

O concurso de máscaras é sempre para os mesmos!

Zé Camões disse...

Sabe meu caro, a cultura e (quase) tudo em Campo Maior é feito por interesses, neste caso não posso deixar passar sem ter de dizer que o concurso de máscaras, semelhantemente aos anos anteriores, está “amanhado”.
Como é possível até numa merdinha como é um (desculpe o termo), CARALHO de um baile de máscaras, haver afilhados. A senhora vereadora devia ter vergonha na cara, ser honesta e ter um pouco de integridade.
Estou-me completamente nas tintas para o carnaval, mas roubar 1 euro baseia-se no mesmo princípio de roubar 1 milhão, o roubo. É tão vergonhoso e escandaloso que as pessoas já nem se manifestam, já estão habituadas.
A senhora, que de senhora nada tem devido a estas MERDAS, bem podia ver o exemplo do marido, um homem excelente, bom professor, humilde, brincalhão e acima de tudo honesto.
Se a nossa vereadora até tem feito bastante no que toca à cultura, trabalho que é de elogiar, no que toca a baptizados também não se fica atrás. Será que em Campo Maior haverá uma revolução cultural Maoista, seguida de uma ditadura?
Meus senhores, isto está a mudar, no outro dia uma brincadeira de carnaval sobre o “Magalhães”, deu barraca, mas ainda pior foi um livro sobre arte ter sido apreendido em Braga. Eu não deixo que isto mude, cabe a cada um de vocês fazer o mesmo.
“(…)Uma gaivota voava, voava,
assas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.(…)”

Cumprimentos meu bom amigo.

Anónimo disse...

Vou pegar em duas opiniões criticas retiradas do seu texto:
- " O nosso Carnaval na minha opinião, peca pela falta de sátira social, porém é algo nosso, é mais na base da brincadeira, é também um pouco "tosco", o que lhe confere veracidade, alegria e diversidade."
- "O senão deste Carnaval, vai mesmo para o Concurso de Mascaras, o qual ano após ano é sempre entregue a um grupo restrito de pessoas, deveria ser um concurso democrático e justo."
Ninguém em seu perfeito juizo se põe a censurar que se façam manifestações tão arreigadas na cultura popular como é esta de celebrar o Carnaval.
A questão não é esta, mas o "modus operandi" e as intenções com que são feitas as coisas. Claro que não existe a sátira social porque isso pressupõe liberdade de critica, de expressão de opiniões e da aceitação democraticamente assumida dessas críticas. Pergunta: Há condições plenas para tal, neste momento em Campo Maior? Ou existe apenas lugar para a bajulação e as cócegas que os "bobos da corte" estão autorizados a fazer para provocarem o riso dos que se sentam nas cadeiras do poder?
Claro que ao "nosso" carnaval falta "veracidade, alegria e diversidade", porque falta liberdade e democraticidade na nossa pequena comunidade.
Se analisarmos com atenção e consciência crítica, o que acontece é que tudo é feito com ostentação, daí o ser necessário gastar rios de dinheiro, única forma de camuflar a falta da criatividade que teria uma autêntica participação popular, a qual não se mede pelo número de pessoas mas pelo papel que que elas desempenham nas realizações. Porque, uma coisa é estar presente; outra coisa é ser parte integrante na concepção e desempenho de um projecto.
Mas os projectos como estes têm outras intenções. São engodos ao serviço de objectivos e orientações politicas claramente definidos. Elas destinam-se a causar um deslumbramento que que se fixe subliminarmente nas consciências, preparando-as para que se tornem receptivas para certas propostas no futuro.Só aparentemente são actos ao seu serviço. Destinam-se mais propriamente a predispor o povo a prestar determinados serviços.
Apesar de tudo, VIVA O CARNAVAL.
Outros tempos hão-de vir em que o povo terá nele mais empenhada, livre e criativa participação.

Anónimo disse...

Gostei de ler José Matias...

Mas necessitamos de mais “José Matias” .

Mas necessitamos que eles apareçam aqui (existem mais) a “falar.”

Mas necessitamos que atirem para trás das costas os seus “medos”.

Mas necessitamos que se libertem fisicamente.

Mas necessitamos das suas opiniões (boas e más).

Mas necessitamos dos seus ensinamentos.

Mas necessitamos de todos, que possam contribuir para que o “ar” que respiramos em C. Maior seja mais limpo, fresco, sadio, agradável.

Mas necessitamos que todos se movimentem, pensem, e falem livremente, sem “contrapartidas”...

Mas necessitamos de respeitar a pessoa que há em cada um de nós para que possamos aceitar ou contrariar educadamente a opinião contrária.

Mas necessitamos de um “grupo” e não de dividirmo-nos “brejeiramente” em grupos.

Mas necessitamos que todos (repetir até á exaustão) tenhamos a consciência que não somos nada uns sem os outros.


Não gostei de ler Zé Camões:

Porque o considero, não gostei da expressão “ a senhora que de senhora nada tem ”.

É... “beber” Mao no carnaval só poderia dar nisto...


Nem uma coisa nem outra Sr. 3 hm.

... foi a 2ª parte da entrevista. Lamento ir “contra” a maré uma vez mais.

NB. Campo Maior tem segundo a história mais de 800 anos, não é honesto (nem há necessidade) circunscrevê-la ao “messianismo” dos últimos 50 anos.

...lá tenho que engolir o almoço por vossa causa.

Um abraço para todos

As Chamas do Fénix disse...

Olá Amigos...

Passem lá pelo meu ninho... têm convite espero que aceitem...

Uma grande Chama para ti...abreijos

Anónimo disse...

Sim concordo no que diz o Ze Camões e o Zé Matias.
E digo mais nunca em tempo algum o juri deveria ser da casa, pois claro os afilhados da senhora vereadora ganham sempre, é vergonhoso, mas para que comentar ja vamos estando tão habituados que a mim pessoalmente nada me ademira...
Tenho visto nestas pessoas ( presidente e veradora ) coisas bem piores, como o professor de ginastica que tira-te lá tu para meter o meu filhote.
Enfim é o que temos!

Anónimo disse...

Pois é o carnaval foi muito bom, mas o concurso de máscaras foi outra vez uma vergonha!!!! Lá foram outra vez os meninos da vereadora ao pódio. Como é possivel, depois de tanta barraca que deu a entrada dessas personagens para o centro cultural, terem coragem de lhes atribuir o primeiro prémio?????
Será para cotinuarem a andar na boca do povo? Em que terra vivemos???

Anónimo disse...

Os senhores que aqui estão a comentar foram ao concurso de máscaras?
Então quem merecia ganhar?
Será que os que ganharam não mereciam!
Ou estão só criticar por criticar....

Anónimo disse...

pois é realmente esses meninos devem ser os maiores,são grandes!
ganharam o concurso, mas a mim não me pareceu que eles tivessem precisado de cunhas, pois estavam realmente muito originais,até porque o júri não era da casa...acho eu, que a D. Teresa das fotografias e o seu marido não trabalham para a câmara, nem o António, nem a filha do sr. Morais, acho que o namorado desta ultima está de estágio na câmara, mas ele não foi o único voto. emfim...as votaçôes foram feitas e pelo que assisti não ouve qualquer intervenção da senhora vereadora.
para finalizar quero dizer que o carnaval de 2009 correu bastante bem , PARABÉNS

Zé Camões disse...

SR.Dealoedro, a consideração é recíproca, leio sempre que tenho oportunidade os seus comentários e gosto da forma clara e explicita de como nos dá o seu ponto de situação, neste caso e invocando a liberdade que proclamo e quero dividir por todos, terei de respeitar a sua opinião no que toca ao meu comentário.
Sei que à primeira vista parece vulgar e brejeiro o meu comentário, mas todavia se me permite, saliento que a minha afirmação se refere apenas à senhora enquanto vereadora e nunca no plano pessoal. Sei que o comentário deixou lugar à ambiguidade, por isso peço desculpa aos leitores e à própria Senhora.
Sr.Dealoedro espero que este assunto tenha ficado esclarecido, aproveito e deixo-lhe os meus cumprimentos.

Anónimo disse...

Ora anónimo das 20.50

Eu estive no baile e achei os que ficaram em 3º deveriam ter ficado em 1º. Além disso o grupo dos fadistas (afilhados como alguns lhe chamam) apareceram só no final e depois ganham? não há paciencia.

Aliás, mais digo, o Zé Soutino, nem se devia ter colocado a concurso, depois admira-se de andar na boca do povo. Mas há quem goste.

Maria Antónia a Justa

Anónimo disse...

Essa é a enorme verdade, Maria Antónia. Estes meninos e a vereadora deverião pensar que, mesmo que fosse o disfarce mais falado, deveriam ter a decência de nem se meter "a jeito" Assim, agora, não se admirem. Só espero que por causa destas coisinhas que nem têm imortância (mas têm) não esteja a "lixar" a sua "cerreira política" D. Golaio. Acho que não merece a pena só por causa de meia dúzia de "meninos" que até podem fazer umas coisas engraçadas, mas não passam de munícipes, como qualquer um de nós...

Enfim...

Anónimo disse...

Ora anónimo
Concordo plenamente consigo.
O 3º lugar devia ter sido o 1º
O 2º lugar foi bem atribuido a moça estava de facto original.
O 1º lugar sinceramente que de originalidade tinha???
(Como se diz cá na minha terra com as botas do meu pai sou eu um homem)Pois os fatos segundo me pareceu já os tinha visto nos espectáculos do centro cultural, vestidos nos respectivos participantes.
Nada tenho contra o pessoal que ganhou, mas que foi mal ganho foi.
Não levem a mal mocitos é a minha opinião e de muita gente.
Sorte para eles na mesma, e que gozem bem do premio eu até gosto muito deles.

Anónimo disse...

EU ACHO QUE DEVERIAM DAR MAIS IMPORTANÇIA AOS FATOS QUE SÃO REALIZADOS PELAS PESSOAS E NÃO COMPRADOS, POIS OS QUE GANHARAM O 1º PRÉMIO DE ADULTOS OS FATOS NÃO FORAM REALIZADOS POR ELES, MAS SIM COMPRADOS

Anónimo disse...

oh!oh!oh!intã não vem voces isto, ai ta o mundo roto!!
mas o que sabem voces se os fatos foram comprados, feitos, ó o raio que os parta!!
não, não sabem não estão constipados!

Anónimo disse...

Oh D. Amalia
Tão claro que o fatos não foram comprados!!!
São do Centro Cultural.
A D. Amalia não vai ver os teatros? olhe devia ir que não perdia nada pois tem qualidade.
Como vê não é só dizer mal como a senhora esta a mandar quem dá a opinião para o raio que os parta.
Porque está ferida D. Amalia?
Olhe que o 1º premio foi mal dado isso foi e não tenha duvida eu estava lá e não é dizer mal mas sim o que é justo.

Anónimo disse...

D. Amália Reburdão ou Amálio, vamos lá sabê-lo!!! Quem diz que se puseram "a jeito" tem razão, mesmo que fossem os melhores não deveriam ter concorrido. já basta a celeuma que se levantou com os Babysitters, e ainda foram por gasolina na fogueira, não protegeram quem os tem protegido.

ARay disse...

QUE CELEUMA DOS Babysitters É ESSE A QUE SE REFERE SR. ANÓNIMO DAS 10:51H?
NÃO ESTOU A PERCEBER ESSA PARTE...

Anónimo disse...

sem palavras, o carnaval, realmente foi muito bonito, mas o concurso uma vergonha.
tanto o das crianças como o de adultos.
falo porque concorri e porque tenho olhos na cara como muitos k ja falaram aki e mto bem, é uma vergonha, po ano kero ir cantar eu, pode ser k depois ganhe o meu filho, nem k seja o 3º premio...
actualizem-se e mudem a rotina...
deem valor ao trabalho e nao as caras das pessoas