terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Campo Maior... queria o Coreto!

A maioria dos Campomaiorenses que votaram não concorda com a demolição do Coreto (66%), por outro lado 28% concordou com a demolição do referido.

É inevitável imaginar a nossa Avenida e não termos a recordação do Coreto, obviamente que não será por isso que vamos ser mais ou menos felizes, porém o dito fazia parte do "nosso íntimo".
Neste caso, talvez tivesse sido oportuna uma consulta pública, a verdade é que nunca ninguém (que eu saiba) se opôs energicamente a este acto. Por outro lado, não deixa de ser verdade que o Coreto desapareceu do dia para a noite.

Os povos para seguirem em frente, para evoluírem, necessitam de reconhecer antes demais o seu próprio passado e salvaguardar assim a sua história, o Coreto era parte de Campo Maior, deveria ter sido estudada uma alternativa, se achavam que esta peça não era digna da nova Avenida, deveriam ter transladado a mesma para outro local.

Acham que Campo Maior perdeu um pedaço importante da sua identidade?

Daqui a uns anos alguém se vai lembrar do Coreto?

Cumprimentos

25 comentários:

Anónimo disse...

metam aqui os olhos ò burricas!

Anónimo disse...

Digam-me lá para que servia o coreto como estava?
Não fica muito melhor o que estão a fazer, com todas as condições.
Em quanto esteve lá o antigo nunca ninguém se preocupou se era preto ou branco, se estava todo podre ou não.

João Paulo disse...

pois o mal foi esse mesmo, caro anónimo. ninguém se preocupou com ele! e digo eu: até quem devia, não olhava para ele, e pelos vistos nem teve a preocupação de perguntar qual a melhor solução! quer dizer, se calhar até perguntou, mas parece que o melhor foi o "bota abaixo, pá! é o melhor! mais uma obra!" isto é, digo eu, né?

Zé Camões disse...

Eu não apreciava o coreto, no entanto respeito a opinião de quem gostava de o ver.
Claro sempre se podia arranjar uma solução que agradasse a "gregos e a troianos", coloca-lo noutro local.
Meu caro deixo aqui um apelo para se ir concentranto nas eleições, sugiro que assim que se saiba os nomes dos candidatos à câmara, que o senhor lhes faça uma entrevista.
Era ineressante fazer no seu Blog, semanalmente até às eleições, uma rubrica que se chamasse "Conversas com ...".
Um abraço.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:31
Seguindo a sua lógica, porque não se destrói tudo o que em C.M. não serve para nada?
Ex.
- o castelo
- o pelourinho
- as muralhas
- os baluartes
E porque foram recuperar a capela de S. Pedro se não serve para nada?
E para que recuperar o Assento se não faz falta nenhuma?
Bem faz a câmara que deixa Ouguela ao abandono até que desapareça completamente.
Se o moderno é que é bom, porque não deitar abaixo a parte velha da vila e contruir lá uns prédios com apartamentos modernos e com todas as condições?

Anónimo disse...

Temos que conservar a nossa Vila, esses exemplos citados pelo último anónimo são os suficientes para ver que estamos a retroceder e não a evoluir.

Anónimo disse...

Sinceramente habituei-me a ver ali o coreto desde sempre, se o admirava ou se me lembro da cor, confesso que não, sei apenas que sempre ali esteve. Compreendo os que defendem que se perdeu mais um pedaço de identidade da vila, da mesma maneira que compreendo aqueles a quem não faz a mínima diferença se o coreto ali está ou não, por isso creio que o meio termo teria sido o mais indicado, ou seja se ali não se adequava por qualquer motivo, então que pelo menos fosse transferido de local.

Kustanilha disse...

Eu sou daqueles que espero para ver o que dali vai sair!
Mas prefiro muito mais o actual jardim ao antigo.
Vou continuar á espera. Em relaçao ao antigo coreto nao tenho muitas preocupaçoes, mas faz-me impressão o tempo que levam para acabar o jardim no seu todo.

Anónimo disse...

Se mudassem o antigo coreto para outro sitio, quanto custava?
Hoje teriam aqui a debater porque se gastou tanto dinheiro para mudar um coreto que não servia para nada.

portas.da.vila disse...

Kustanilha voce levantou o maior problema de todos. Não é o coreto se é novo ou velho mas sim o tempo que levam para fazer um jardim!
Para quando aquele lado do farinha e do lado dos correios! Não percebo estas obras!
Será por sermos alentejanos que temos que fazer devagarinho para nao nos cansarmos?

Anónimo disse...

meus amigos o poder local não respeita nada do nosso patrimonio, e está vista de toda a gente, temos tudo a cair, e tudo abandonado, que é uma vergonha, e o CORETO é mais uma vítima dessa política enganosa do sr. burrica e companhia...

Anónimo disse...

TINHAMOS UM CORETO DE SÓ 1 MUSICO , AGORA VAMOS PASSAR A TER UM CORETO PARA UMA BANDA COMPLETA MAIS OS WC , JÁ AGORA ALGUNS DE VOCÊS SE RECORDAM DE ALGUM ESPECTACULO NO CORETO ANTIGO? PROVALVELMENTE NÃO .......... POIS É O ANTIGO ERA SÓ DE DECORAÇÃO ... DEIXEM-SE DE MESQUINHICES ...........

Anónimo disse...

Para o el tombo,

No pequeno não havia espectáculos - correcto

e no que estão a fazer será que tem dimensões para os ter?
Pelo consigo ver palpita me que não.

Mas pronto o que interessa são as casas de banho, disfarçadas de coreto. As outras, que estão a menos de 50 metros para que irão servir depois?

Anónimo disse...

Eu lembro, António Pinto Basto, e havia muita gente a ver! Depois de se fazer o CC nunca mais se lembraram do Coreto a não ser derrubarem o mesmo.
Como Campomaiorense sinto vergonha do que foi feito.
As WC's são para os bares, deviam era tarem munidos de condições os Bares ou então contribuir d alguma forma para a manutenção das ditas WC's.
O Sr. Burrica mete aqui os olhos... garanto-vos que mete.

Anónimo disse...

Hum casas de banho na avenida...Debaixo do coreto...Não gosto da ideia, não sei porquê dá-me a sensação de jovens e menos jovens de volta de estupefacientes...
Mas com a devida higiene e manutenção as casas de banho são sem dúvida uma mais valia para quem frequenta as esplanadas em redor e também para pessoas incontinentes (distância mais curta do local de saneamento em prol de quantidades reduzidas de excreções liquidas).

Quanto a uma possível transferência do coreto, esta já foi realizada, ou pelo menos parcialmente. Podemos encontrar a estrutura metálica na empresa Ferros Candeias Lda.

s.joao baptista disse...

Caro anonimo, quanto á utilidade do coreto deve ser igual á do outro, pouca ou nenhuma, agora quanto ás casas de banho, penso q vao ser uma mais valia, pois as q estao a 50 metros tem um cheiro agradavel e apresentam-se sempre limpas!!

s.joao baptista disse...

3h da manha sabe alguma coisa porque é que o coreto antigo esta nos ferros candeias?

Anónimo disse...

Tanta coisa agora com o coreto!
Mas quando esteve um mamarracho no meio da avenida(FESTAS DO POVO) que custou alguns 75.000€ ninguém se preocupou se aquilo ficava bem ou mal!
Olhem podem aproveitar o coreto novo para as próximas festas(se houver), sempre fica muito mais barato!
Já agora pergunto também onde está o mamarracho que estava nas festas do povo?
Também está nos ferros candeias.

Três horas da manhã disse...

Não faço ideia onde quer chegar, S.João Baptista.
O que sei é que estão lá as Ferragens, não o Coreto por inteiro como é lógico...

Cumps

Anónimo disse...

Elvas tem dois desses mamarrachos. Um estva na praça, perto da Sé e o outro, por sinal tão pequeno quanto o que foi abatido em Campo Maior,tocaram lá as melhores bandas desta região, é o que foi construido na Piedade.
Deixem-se de argumantos e de hipocrisias: o Munhós que governava C.M. em nome de um ditador, deitou abaixo um que estava degradado porque era de madeira na patre de cima, fez um melhor. Agora em "nome do povo" foi abaixo. Manda quem pode...

Sr Inspector Elvense disse...

Eu votei claramente contra a destruição daquele espaço. Foi parte do patrimonio que foi "á vida" e podia ter sido requalificado ou mudado de sitio.
No entanto e dada a requalificaão produzida naquele espaço envolvente, o novo tera seguramente uso e aceitação da parte do povo (que por vezes e infelizmente depressa esqueçe o passado).
Cumprimentos

Anónimo disse...

Pois, esse senhor que aí falou no caso de Elvas, mais valia estar calado. Se lá não tivessem quem têm, podiam fazer como se fez aqui em Campo Maior. Já viram aquele jardim cheio de àrvores velhas, todo às estradinhas de terra que aquilo é uma poeirada que só visto.
Pena têm eles de não terem um passeio direito, largo, empedrado como o nosso. E aqueles lagos no jardim e na Piedade? Uma vergonha. Por isso as pessoas passam à roda de Elvas para virem admirar o que se está fazendo em Campo Maior. É ver as camionetas de excursões que atafulham ali a Avenida. Sim, porque isso é que dá fama e vida à vila. E vão ver agora o ror de gente para assistir ao Carnaval. Isso é que é dinheiro bem gasto. E mais... muitos não vêm porque se enjoam com o cheiro a café. Se as torrefações fechassem, a vila dava um salto que só visto. Podiamos tornar Campo Maior uma espécie de exposição permanente de festas assim como a Disneilândia. Só homens de visão é que fazem obras como as que temos em Campo Maior. Eles em Elvas têm a cidade sufocada de muralhas. Já viram aquelas portas onde os carros mal podem passar? Porque não deitam aquilo abaixo? Nem a cidade pode crescer à vontade nem nada. Sim, para que serve aquela porcaria toda? Vão ver quando deitarmos abaixo o Mártir Santo e a Porta da Vila...
Vão ver agora quando passarem as eleições.Qual crise qual nada. A gente vamos vencer a crise a cantar a rir e a bailar. Nem mais.
Tristes, vocês, os que dizem mal, são uns tristes.

Anónimo disse...

Ó Sr. Presidente isto faz-se ???

O Senhor que esteve tão bem ao mandar demolir aquele mamarracho mandado construir na altura por algum “pato bravo” (uns míseros tijolos, forrados com uns reles azulejos do pior refugo, com uns tubos de ferro espetados para o céu, cobertos com uma chapa manhosa e mal amanhada) que os mais optimistas chamavam de coreto – que nunca o foi – vai agora propor-se, ou autorizar, fazer esta maldade a CMaior ?

É pessimamente mau Sr. Presidente.

É mostrar que não tem fôlego para resistir e gerir a pressão do programa eleitoral que se avizinha, ao permitir, e ceder ingloriamente e incompetentemente a algumas tristes almas penadas , mandando fazer outro coreto, que toda a gente com um dedo de testa sabe que não vai servir absolutamente para nada, a não ser para estoirar com mais alguns milhares de euros, que neste tempo de crise - e numa pobre terra com tantas carências como a nossa -é pouco menos que vergonhoso...

...e vamos lá a ver quem de nós, por muito ignorante, – por muito mau gosto que tivesse - projectaria fazer na nossa casa nova ( jardim ) a retrete bem no meio da nossa sala de estar (visitas) ?

Quem é o responsável (engenheiro, arquitecto ou Presidente) por este aborto estético, arquitectónico, paisagístico ou seja lá o que for que lhe queiram chamar ?

...e é com inteligências deste calibre que C.Maior tem pretensões a ser uma terra com futuro ?

Se quem ambiciona tanto por um coreto, porque não o manda fazer ao seu gosto , com dinheiro próprio, no seu quintal, na sua quinta, no seu olival, na sua cabeça, ou onde lhes apetecer?

Quem é que os impede?

Ou tem que ser a Câmara com o dinheiro que é de todos, - e o Presidente foi eleito com a responsabilidade de saber geri-lo -a fazê-lo, só porque alguns “camponeses”- ainda que se intitulem de maioria - se arroguem parolamente de quererem uma me... dessas?

Santa Beatriz-de-todos-os-mártires-de-Campo-Maior, como estás tão próxima... ou sai daí... ou não permitas que te ponham de faxina ás retretes-coreto, e... dá a estes pobres algum espírito, alguma luz, e alguma paz que eles bem precisam...

Boa noite.

Anónimo disse...

Realmente para que queriam um coreto daqueles... sinceramente! se ele ficasse.. criticavam porque temos um jardim novo e um coreto velho, como vão fazer um novo, queriam o velho....vai-se lá saber o que estas pessoas querem.

Anónimo disse...

sei k nada tem a ver com o post

Mas alguem sabe do sr siripipi?

será k nao pagou a conta da net?