quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Um pontapé na Indiferença e na Pasmaceira….

Através de um dos colaboradores do blogue, recebi alguns excertos de textos retirados da última edição do Jornal Expresso. Os quais passo a citar:

Texto 1: “José Maria Pós-de-Mina, Presidente da Câmara Municipal de Moura”

“Foi considerado uma das dez personalidades do ano pela One Worl, devido ao projecto da central fotovoltaica da Amareleja, que entrou em pleno funcionamento no final de 2008. A OneWorld tem como objectivos a defesa dos direitos humanos e o combate à pobreza e destaca o facto de Pós-de-Mina ter lançado um dos maiores negócios "verdes" a nível mundial num dos concelhos mais pequenos e pobres de Portugal.”

Texto2: “Aldeias organizadas em rede”

“Soajo e Lindoso, fazem parte de uma rede europeia de aldeias com tradição. Mais a Sul, no Alentejo, também Telheiro ou o Crato funcionam em estreita cooperação com outras aldeias europeias, na Toscania ou na Lapónia com o objectivo comum de atrair turistas”
----

Duas excelentes iniciativas do interior profundo!

No primeiro texto, é de destacar a acção e o interveniente da acção, o Sr. Pós-de-Mina, o autarca de Moura, que viu esta oportunidade e concretizou-a, sendo reconhecida tal acção até pela "One World".

Aqui ao lado, na Estremadura Espanhola, pelo menos que tenha conhecimento existem duas estações deste género, uma delas em Olivença. Isto deixou-me a pensar… e o nosso Concelho??? Não poderia ter um projecto desta índole??? Temos as condições necessárias, falta é alguém com visão, pode ser que o próximo regedor da nossa Câmara, pense em investir num projecto desta natureza!

No segundo texto, parece-me ser uma situação mais óbvia e mais ao alcance do nosso Município, pelo menos de concretização mais simples. Para tal, seria “simplesmente” fazer um ou vários protocolos com localidades estrangeiras (de preferência), de maneira a existir uma troca cultural (bem ao jeito da Vereadora) e também uma maior atractividade de turistas oriundos dessas "paragens" (agora que as muralhas vão ser limpas...).

Até podíamos ir mais além, porque não unir intimamente laços com o nosso Campo Maior irmão no Brasil? Se bem, que não fosse tão vantajoso ao nível do turismo como com outras localidades europeias.

Ficam aqui estas duas ideias. Algo deve ser feito para tornar a nossa Vila Maior e Melhor, não podemos continuar indiferentes a assobiar para o ar. O contributo do “Ó mê belo Campo Maiore…” está aqui. Pode ser, que alguém os inclua no seu próximo programa eleitoral.

Não podemos, nem devemos ficar contentes com o óbvio, devemos exigir mais! Gostava de ver um Campo Maior a caminhar para Cidade e não para Aldeia! Existem muitos projectos que se poderiam realizar, porém não parece haver vontade nem visão estratégica para tal.

----

Não custa nada fazer ”Benchmarking”, ou seja, copiar as boas iniciativas dos outros, basicamente é inovar sem praticamente investir em tal, pois todos sabemos que muitas vezes se gastam milhões em investigação, em programas e estudos que nunca vão a lado nenhum.

Não olhem para este texto, somente como uma critica ao nosso executivo camarário, olhem sim, como uma critica a "todos nós", pois muitas vezes deixamos ficar-nos pelo óbvio em detrimento de uma exigência que nos leve à excelência. É preciso acordar Campo Maior!

Deixem aqui as vossas ideias e opinem sobre as citadas acima.


Cumprimentos

10 comentários:

Anónimo disse...

Óptimas ideias, bem levantadas, é preciso despertar os nossos concidadãos, quando somos tão ciosos da nossa liberdade e da iniciativa privada, não podemos assacar às entidades públicas todo o peso de incitiva de investimento, que passa, quer na área das energias alternativas, quer na área do turismo e do lazer, muito mais pela iniciativa dos privados do que pelo poder e iniciativa das autarquias.
Cabe às autarquias "descobrir" os investidores, facilitar a sua instalação, acompanhar e facilitar o acesso ao poder central a quem se propõe criar emprego e aportar riqueza ao seu concelho.
O Sr Pós-de-Mina (presidente de Moura) foi isso que fez, já que o investimento caiu-lhe de mão beijada, não fosse Amareleja (uma freguesia do seu concelho)a localidade com mais horas de exposição solar em Portugal e a estação fotovoltaica noutro lado brilharia.
Quanto á geminação de localidades não seria preferível pensarmos, todos, em canalizar as nossas sinergias para a recuperação de Ouguela e criarmos um núcleo de desenvolvimento e riqueza turistica, em vez de pensarmos no Brasil?
Ouguela e as zonas envolventes têm todas as potencialidades para se tornarem num caso de sucesso a nivel nacional, assim saibamos, todos nós, procurar quem queira ali investir.
Aconselho-vos a irem ao Google e pesquisarem "Povoa Dão" e vão ver como um a empresa privada criou ali um núcleo importante de fluxos turisticos.

Anónimo disse...

É fácil dizer que se pode promover o turismo em CM como estão a fazer outras terras e algumas aqui bem perto. Só não dizem o trabalho que já se fez nessas terras no que respeita à recuperação do património. Veja-se o caso de Óbidos, também muito falado ultimamente na comunicação social. A vila está muito bem recuperada e promovem-se eventos que atraem multidões de turistas. Mas isto é trabalho não de ontem mas de muitos anos, seguindo projectos bem concebidos, perfeitamente coordenados e executados com todo o rigor.
Concordo com o Anónimo das 9:35 no que respeita à recuperação de Ouguela. Mas a vila de CM também merecia melhor sorte e não estar à mercê de gente que, por qualquer razão, ou destrói o património ou não faz nada para o recuperar.
No que respeita ao autarca de Moura, ele soube encontrar uma actividade importante para o seu concelho. Não quer dizer que todos os concelhos instalem centrais fotovoltaicas. O que é preciso é encontrar a especifidade que permita melhorar as condições económicas e sociais de cada um.
No que respeita concretamente a CM, não haverá qualquer potencialidade de desenvolvimento de projectos turísticos enquanto o património for demolido para em seu lugar serem construídas modernices iguais a todas as outras modernices que, noutras terras, são feitas por autarcas com a mesma perspectiva de gestão. Assim, não se atraem turistas para virem ver aquilo que é igual ao que existe em muitos lados. Mas, todos sabemos que a questão é outra. Trata-se de um jogo de ilusionismo em que se constroem cenários de espavento para garantir o apoio da população votante.
Em conclusão: o problema de Campo Maior não está na existência ou não de projectos - pelos vistos até vão executando alguns - mas na filosofia de base que orienta esses projectos. Precisamos é de uma nova visão e de uma melhor perspectiva de gestão que se projecte numa ideia clara daquilo que se pretende que a vila seja no futuro.

Anónimo disse...

Miranda Calha pisca o olho

Miranda Calha pisca o olho

Miranda Calha pisca o olho

a toda a naçao...


ass. jesus cristo superstar

Anónimo disse...

Que tristeza!
No meio de uma conversa séria vem um pateta achincalhar!
É dificil saber que temos de conviver com coisas de tão baixo valor.

Anónimo disse...

esta é uma conversa séria

esta é uma conversa séria

esta é uma conversa séria

esta é uma conversa séria

pros entendidos na matéria...


ass. jesus cristo superstar

Anónimo disse...

COM ESTE ELENCO A MANDAR EM CAMPO-MAIOR NÃO VAMOS LONGE, NÃO TÊM IDEIAS NEM A COPIA É BOM, CAMPO-MAIOR SE ENCONTRA NESTA SITUAÇÃO SEM FUTURO SEM DESENVOLVIMENTO PODEMOS DIZER QUE O GRANDE RESPONSAVEL FOI OS SENHORES DO PARTIDO SOCIALISTA AO LONGO DESTES ANOS SÓ FIZERAM MÁS POLITICAS PARA A NOSSA TERRA, POR ISSO SE ESTÁ HAVER O RESOLTADO, É TEMPO DE MUDAREM DE POLITICA E DE SISTEMA PARA CAMPO-MAIOR, NÃO É SÓ O CULPADO O SR. BURRICA MAS SIM TODOS OS QUE PASSARAM PELA AUTARQUIA DESDE O 25 DE ABRIL, SÃO TODOS OS GRANDES RESPONSAVEIS DA SITUAÇÃO, COMO POR EXEMPLO AQUI NO MÁRTIR-SANTO ERA MAIS FACIL RESOLVEREM OS PROBLEMA DOS CIGANOS, QUANDO HAVIA AQUI MEIA DÚZIA DO QUE AGORA COM 2 CENTENAS PORTANTO ESSES SENHORES QUE ESTIVERAM A MANDAR NA CAMARA ANTES DO SR. BURRICA TAMBEM SÃO OS CULPADOS DESTA ZONA DO TERCEIRO MUNDO EM CAMPO-MAIOR, O POVO JÁ ESTÁ A CONHECER BEM O PARTIDO SOCIALISTA OBRIGADO

Anónimo disse...

... sabemos que a brincar se dizem muitas verdades...

...e o “jesuscristosuperstar” está ( ASSIM ) ensinando-nos a olhar, e a perceber melhor as “nuvens” que se aproximam no horizonte.

... hoje já temos posts bem elucidativos...

... vou estar atento ás suas mensagens...

Bom almoço.

Três horas da manhã disse...

Boas,

Congratulo-me pelas boas ideias que aqui andam e pelas diferentes opiniões, longe do que aconteceu nos outros dias.

Miranda Calha... hummm, dá que pensar, será que vamos ter uma surpresa?
Todavia, eu não diria Miranda Calha pisca o olho, mas sim Miranda Calha abre o olho!

Cumprimentos

Três horas da manhã disse...

Mais uma coisa, quanto ao Paulo Carrilho, amanhã irei falar dele.

Cumps

Anónimo disse...

O próximo elenco camarário.

Presidente -Sr. Joaquim "Bloco Esquerda"

Vereadores - Ciganos do Martir Santo