quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Responsabilidade do caso "Mártirio" Santo...

Hoje, trago até vós, uma troca de e-mails, entre um cidadão Campomaiorense e o IPPAR, os referidos fazem alusão à responsabilização do assunto do Mártir Santo.

Mail 1: 16/05/2006

E-mail enviado ao IPPAR:

Eu Garcia Gordo, moro na Rua 5 de Outubro n. 14 em Campo Maior, estive no Luxemburgo 34 anos e agora estou numa situação grave. As muralhas aonde estão as pessoas etnia cigana estão todas a cair, o lixo é muito e as moscas são tantas que não posso ter as janelas a abertas, o cheiro é tanto! Bem é uma vergonha. Peço por todo amor de deus que façam qualquer coisa.

Sr. Garcia Gordo


Resposta do IPPAR
:

Ex.mo Senhor:

O IPPAR tem conhecimento da situação descrita, tendo já efectuado uma reunião entre a Câmara Municipal de Campo Maior, a Segurança Social e um representante da comunidade de etnia cigana para tentar solucionar o problema. Não é, no entanto, da competência deste Instituto resolver situações que passam pelo realojamento das pessoas que, indevidamente e sem quaisquer condições de habitabilidade, ocuparam o espaço junto ao baluarte de S. Sebastião. Da reunião ocorrida, foi registado que a entidade a quem cabe encontrar resposta para este caso é a Câmara Municipal, visto a Segurança Social não ter previsto, de momento, qualquer programa que possa enquadrar a situação. Sugere-se que o requerente exponha, de novo, as suas queixas à Autarquia, disponibilizando-se também esta Direcção Regional para, uma vez mais, alertar o Sr. Presidente da Câmara de Campo Maior para a necessidade de resolver um problema de saude pública que afecta não só os próprios habitantes da zona em causa, como a população vizinha, como o próprio monumento.


Com os melhores cumprimentos,


Representante do IPPAR


Mail 2: 03-04-2007


E-mail enviado ao IPPAR:
EX.SENHORES, venho por meio pedir alguma informação, sobre o problema aqui das muralhas de Campo Maior, se já têm alguma iniciativa para o problema, agora é a revisão do PDM, gostava de saber como vai a situação, as mura lhas estão todas a cair e é uma pena um património que é de nós todos, a igreja é do século XIII, está toda a cair, esta comunidade, espera pela vossa resposta que aqui vive dentro das muralhas sem um mínimo de condições é lixo por toda a parte viaturas abandonadas por toda a muralha. É um atentado há saúde pública o poder local diz quem é o culpado é o IPPAR. O IPPAR diz que é o poder local, ASSIM NÃO VAMOS A LADO NENHUM, por favor a sentem-se numa mesa todos em conjunto, e resolvam o problema de uma vez, que é uma vergonha no século XXI existir ainda estes problemas, peço desculpas pela minha critica, espero pela vossa resposta os meus cumprimentos.

Sr. José Garcia Gordo.


Resposta do IPPAR
:
Ex.mo Senhor:

Obrigada pela preocupação demonstrada face à situação do Castelo de Campo Maior que, como sabemos, não é nova; já por outras vezes recebemos os seus apelos para que se resolva a questão da ocupação indevida da zona do baluarte de S. Sebastião, e temos conhecimento do que se passa. No entanto, e contrariamente ao que lhe foi transmitido, só a Câmara tem competências para obrigar as famílias que ocupam indevidamente aquela parte da cidade a abandonarem aquele espaço, para proceder ao seu realojamento e para recorrer a programas de realojamento que lhes assegurem as mínimas condições de habitabilidade e dignidade humanas!

Ao IPPAR compete, entre outras atribuições, cuidar, zelar e manter o património nacional; e é um facto que as muralhas se encontram em mau estado, em parte devido à sua ocupação indevida. No entanto, não pode o IPPAR substituir-se à autarquia, ou à segurança social, nem sequer proceder a obras de conservação enquanto a situação se mantiver. Estamos cientes da nossa parte de responsabilidade, e não temos dúvidas quanto à importância deste património, e à necessidade de proceder à sua conservação e salvaguarda, e por isso tentaremos, de novo, dialogar com a Câmara para que, de uma vez por todas, se comecem a implementar as medidas necessárias para resolver este grave problema.

Mais uma vez, os nossos agradecimentos pela chamada de atenção quanto a um caso deveras preocupante para todos; se houver alguma evolução positiva, esteja certo de que o contactaremos.

Com os melhores cumprimentos,

Representante do IPPAR

---

Espero que estes e-mails esclareçam algumas pessoas...


Cumprimentos.

PS: Agradeço cordialmente ao Sr. Gordo que cedeu os e-mails.

25 comentários:

Anónimo disse...

E o Delegado de Saúde, Dr. Paula Campos, não tem uma palavra a dizer?

Anónimo disse...

Ora aí está a Seg Social tem mt culpa pk essa Benedita da aos 1500Eur de Rendimento Minimo. E a Camara o que pode fazer? Nada. Nem Assistente Social tem. A Amelie paga advogados para os ciganos ficarem no marte santo. O que fazes? Metes uma bomba la???

Anónimo disse...

Por todos os deuses!
Deixem-se de hipocrisias, parem com esse empurrar dos problemas de uns para outros, porque é evidente que a sua solução pertence apenas a uma entidade: a Camâra Municipal de Campo Maior.
Nem "amelies", nem advogados, nem nada pode servir de desculpa para tal desleixo.
A verdade é que aqui, como em muitas outras coisas, o que prevalece é a falta de coragem política daqueles a quem cabe tomar decisões e as não tomam.
E quem paga as consequências é este povo mártir e apático de Campo Maior.
Por mais terra que nos atirem para os olhos, haverá sempre alguns com eles bem abertos para denunciarem todas as incompetências que vão descaracterizando a nossa querida vila.

Kustanilha disse...

È mais uma prova do pais q temos. É um jogo do empurra q só ajuda os satisfeitos. Ninguem quer fazer nada, tanto ippar, camara , seg. social, etc.
Acredito veamente q os ciganos continuem ali por muitos e mais anos, pq eles é q sao o patrimonio, desde q nasci me lembro de haver ali ciganos por isso, todos os esforços d sr gordo, nao infrutiferos. Só vejo uma soluçao p este senhor, volte p o estrangeiro, pq sera a forma mais rapida de ver resolvida a sua situaçao.

Anónimo disse...

Por todos os deuses!
Parem com o empurrar das responsabilidades de uns para os outros.
Não há "amelies" nem advogados que possam impedir de se fazer o que deve ser feito.
A responsabilidade deste caso cabe por inteiro à Câmara Municipal de Campo Maior. Mas a habitual falta de coragem política impede a sua solução como acontece com muitas outras situações.
O resto são manobras e astúcias que não convencem nem calam os que andam de olhos bem abertos.
Entretanto, este povo sofre o martírio apáticamente e a nossa querida vila vai-se descaracterizando.

Rapaz deixa a Rapariga disse...

Anti-Muacho, então quando em 2006 houveram aquelas intempéries que abalaram com metade das barracas do Mártir Santo, quem pagou a reparação? Quem deu o material?
Sim, foi a Câmara... e agora de quem é a culpa?

Anónimo disse...

Sim foi o Muacho que pagou mas contra a vontade do presidente. O pobre do burrica foi uma vitima nas maos desse Muacho. Quantas vezes houve decisões que foram tomadas à força. É que ninguem imagina o que é o Muacho de perto. Era só governar a vida dos outros.

Anónimo disse...

senhor anti muacho nem tudo foi a camara k deu pro martir de santo nessa altura, o senhor nao lenbra de ouvir dizer k a Amelia lhe deu abrigo nas instalaçoes do campo da bola?? anda mal informado o senhor, ate pk eles todos falam mal mas na hora da verdade estao todos a mesma mesa em grandes almoços e jantares e o ze povinho anda nestas guerras do diz k diz e eles a rir... vamos ter calma e deixar k entre eles se mordam ate fikarem so as orelhas .

Anónimo disse...

Quando os “políticos” nos Governos, nos IPPAR, nas Autarquias, têm como prioridade, ou desleixo, ou incompetência, - para culturas diferentes - a marginalização, e a exclusão social, todos sabemos as consequências a que conduzem tais caminhos...
...assim, e em vez de perder-mos tempo a arranjar culpados “aqui no òmêbelo” vamos ser todos mais inteligentes e actuantes como o “ Sr.Garcia Gordo” e encher com emails as caixas da Câmara...Governação Civil... S.Social... IPPAR...Governo... Assembleia e Presidência da República... e denunciar esta vergonhosa situação em Campo Maior.

Boa tade.

Anónimo disse...

SR. DEALOENDRO, Gostei muito do seu comentário, nós não estamos aqui a culpar ninguem que não sejao responsavel da da autarquia, esse sim que é o grande responsavel desta vergonha, agora nós temos o direito e o dever denunciar o que está mal para o povo de campo-maior. esta gente que aqui vive uma gente humilde que está a sofrer muito por esta situação, praticamente toda a parte velha da vila, por isso esta situaçâo tem que acabar uma vêz por todas, portanto peço a toda a gente que mande e-mailes para todo o lado desta vergonha que é o MÁRTIR-SANTO, eu estou a lutar por esta causa que é de nos todos, agradeço a comprienção de todos todos em conjunto por a mesma causa, para bem do povo de campo-maior, muito obrigado

Anónimo disse...

Sr. Joaquim!!!
Se gosta tanto deles faça um peditorio para comprar um terreno para essa cambada de merd... ou leve-os para sua casa, haver se gosta!!!

A sorte é que a maior parte das pessoas não pensa como o Sr.!!!

Anónimo disse...

Oh Sô Anónimo!è bom o anonimato pra esconder a cara porque por muito mau carácter que se tenha ningué se expõe co atitude tão primitivas como a sua. E uma ciosa lhe garanto: está redondamente enganado, pois há muito pouca gente a pensar assim em Campo Maior que é terra de gente boa.

Anónimo disse...

olá o anónimo das 15,51 parece que nao compriende o portugues,ninguem está a defender os ciganos, só sei que as pessoas da parte velha da vila estão já saturadas desta situação, e o que o povo quer é simples, é acabar com a lixeira e limpar toda a muralha, para que as pessoas possam vir para aqui passar o seu tempo de lazer e para o turismo em geral, não é gostar nem deixa de gostar de alguem, meta isso na sua cabeça por favor uma abraço

Anónimo disse...

Quantos ciganos á em St.Eulalia?
Como limparam essa gente?
0.
a população juntou-se e mandou-os embora, não foram a bem foram a mal.
a união faz a Força.

Anónimo disse...

como diria um prof meu: " aquilo tem de ser como eu ja vi fazer numa terra em que dei aulas, pegarlhe fogo numa ponta e deixar arder ate a outra e depois ninguem sabe de nada nem ninguem viu nada".
ainda que defenda o direito a vida, aquela comunidade esta a prejudicar a vida da nossa vila.

joão

Anónimo disse...

Pelas opiniões que vou vendo aqui, não me parece que o povo de campo maior esteja assim tão conformado com a presença de tal "elite" na sua terra.

O sr. Joaquim: vai candidatar-se à Câmara pelo Bloco de Esquerda???? É que se vai terá de, primeiro, aprender a escrever "compriação" e outras "calinadas" que por ali vi. Desculpe a dureza das palavras, mas um homem que se dedica tanto à "política" deveria ter um pouco mais de cuidado na "iscrita" não acha???

Quanto à "ciganagem"... acho que a maioiria dos comentários aqui resume o que muitos pensam, mas não dizem na rua. É que, apesar de tudo, quando eles se lembram de baixar lá de cima até aqui abaixo, em "manada" é um ver se te "avias" como foi ai num Natal não muito distante!!!

Abraço

Anónimo disse...

olá anónimo das19,35 em primeiro não sou candidato há camâra, uma coisa tenho a certeza, posso escrever mal mas sou transparente e uma pessoa de progresso, e se fosse eu a mandar aqui em campo-maior este problema já não existia há muito tempo do mártir-santo e não só, agora esses senhores que escrevem bem incluindo você, não fazem nada para que campo-maior se desenvolva e está há vista de toda a gente, é uma tristeza para todo o povo de campo-maior e para quem nos vem visitar os meus cumprimentos

Anónimo disse...

Meus caros amigos, o problema do Martir Santo é um problema que nos aflige A TODOS e é um problema que tem de ser resolvido por todos.
As politicas sociais e as directivas comunitárias para a protecção das minorias étnicas, impõem ao governo e aos outros orgãos de soberania, nomeadamente às autarquias, regras e principios de tratamento dessas mesmas minorias.
Os técnicos de inserção social entendem que as familias ciganas devem ser disseminadas pelo aglomerado urbano e não serem "metidos" numa barriada, que a curtissimo prazo se tornaria num ghetto, noutro Mártir Santo, quer dizer, mudariam sé de vizinhos.
O problema é real e tem de ser resolvido, e não compete exclusivamente à Câmara resolvê-lo.
Têm de ser chamadas a participar e comparticipar, na sua resolução muitas entidades, não esquecendo o IPPAR, dono das muralhas e o Alto Comissariado para as minorias étnicas além da Seg. Social e demais entidades regionais e nacionais que tenham que ver com o tema.
A cèsar o que é de Cesar e a culpa a quem é culpado.

Anónimo disse...

Esta questão dos ciganos é desde sempre uma problematica mas resta dizer que a culpa não morre solteira....coitado do senhor Joaquim Gordo que tem de viver ao lado deles esse é o que esta pior de nos todos...Em situações similares noutos concelhos quem resolveu a situação dos ciganos foram AS AUTARQUIAS E DELEGADOS DE SAUDE QUERAM OU NAO.... em Campo Maior tudo se consegue e esta situaçao ainda não esta resolvida porque a autarquia não faz frente...A amalie pouco tem a ver ela ajuda estes como deve ajudar outros quaisquer que lhe irão pedir apoio tenha a certeza que ela nunca disse a estes para andarem a sujar as muralhas... Entao a culpa também é daqueles que lhe dão emprego sempre ouvi dizer que quando era tempo da colheita da azeitona havia mais ciganos ..porque será????
é uma situaçao complicada em qualquer outro concelho quaquer sujeito não pode "acampar" mais de 48 horas num determinado local então atribuam competencias aos guardas estes em vez de andarem a passarem multinhas que passem a ir lá mais vezes porem ordem naquilo....
Enfim também não concordo que os encostem a um canto fora da vila sem controlo assim formariam um gueto tipo as favelas do rio... ha que haver um acompanhamento nestas situações, nao será so um novo sitio para acamparem que resolve esta situação...

Anónimo disse...

A solução é facil. A ilha da barragem e rezar que chova muiiiiiito.
O Senhor Joaquim é candidato a quê? Só se for a exame da 2 classe. ehehhehheh
Onde andam os tomat..... dos campomaiorenses? vamos juntos toda a vila la acima e vai mocada com aquela gente e fresco....
se fosse no norte iam ver como era o arroz...

Anónimo disse...

olá o sr aguas desculpe mas as vozes de burro não chegam ao céu, deve ter muita cultura um abraço

Anónimo disse...

credo mas ainda agora passou o natal onde so se pensa fazer o bem e ja voces estao a pemsar em mandar esta gente pra ilha da barragem??? nao os estou a defender mas por favor nao seria capaz de participar numa coisa dessas. Porke nao se juntarem sim para dar soluçao? numca uma massacre, isso numca. Pensem la se gostavam k eles um dia fizessem o mesmo com a gente????? ah pois e... kem somos nos para virar do avesso a vida de outras pessoas? por favor pensem com o coraçao e numca com o odio, isso nao leva a lado nenhum. e com tudo isto nao estou do lado deles, mas tem direito a vida, com uma cultura diferente mas tem. pensem bem

Anónimo disse...

E MUITO FACIL FALAR ASSIM POR QUE NENHUM DE VOSES ESTA A SOFRER NA PELE O PROBLEMA DE ESES ANIMAIS (DESCULPEM A PALABRA ) MAS NAO TE-EM OUTRO NOME, QUEM GOSTA MUITO DELES QUE OS LEVE LA PARA O PE DE CASA E DEPOIS QUE OPINE .

Anónimo disse...

Essa da bomba, não era mal pensada...

Anónimo disse...

Deixar arder, também não é má ideia...
Desde que desapareçam todos...
Ou então que se civilizem e paguem impostos como todos nós...
Que paguem água e luz e a prestação da casa ao banco!
Mas não! Dão-lhes tudo de graça!
Cheques da Seg. social, para não trabalharem (assim têm mais tempo livre para roubar :), a água vem da boca de incêndio que têm no Martir Santo e a luz, fizeram ligação directa!
Só falta a net no burro e estão muito melhor que nós!
Burro??? Quer dizer nas grandes carrinhas que eles têm!!!!
Porque raios se hão-de eles ir embora se aqui têm tudo de graça!
E ainda li vi no outro dia na TV que os ciganos em Campo Maior estão no limiar da pobreza sem água nem luz!!!

Sim, uma bomba, era uma excelente ideia...

E, já agora ponham também uma no Parlamento...

Para terem ideias mais explosivas!!!
:)